Download - Sabadao do povo 40

Transcript
Page 1: Sabadao do povo 40

LENÇÓIS PAULISTA - BOREBI AGUDOS - MACATUBA

TEMPO ETEMPERATURA

Máxima: 33C°Minina: 20C°

Máxima: 31C°Minina: 19C°

HOJE AMANHÃ

Fonte: Climatempo

www.farmaciahomeopaticalp.com.br

SÁBADO, 16 DE NOVEMBRO DE 2013 - EDIÇÃO Nº 40 - ANO 2 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

CINZAS E ROSAS - Pedra de crack, plástico para embalar e cigarros. En-quanto preparava para venda, rapaz fazia uso da droga perto de seus filhos

QUENTE - Os embates em campo chegam a reta final no Campeonato Amador de Futebol. O Bregão será o palco dos desafios e a torcida se reúne para ver quem vai levantar o caneco. Prestigie seu time, assista aos jogos aos domingos no Bregão. Página 4

ARTIGO - Aline Sousa escreve seu artigo direto dos Estados Unidos da América e Billy Mao aponta que pode ser perigoso exercer a profissão de jornalista tanto no Brasil, quanto em ou-tros paises da América do Sul. Confira na Página 3

NOEL - A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada para o interior de São Paulo na terça-feira, dia 12. As cartinhas serão recebidas até o dia 6 de dezembro e os padrinhos têm até o dia 13 de dezembro para entregarem os presentes.

...Mais de 6 mil no sorteio

452 CASAS NO MINHA CASA MINHA VIDA...

TARJA PRETA - Tramitam nas comissões da Câmara dois vetos apresentados pela prefeita Izabel Lorenzetti (PSDB) a dois projetos apresentados pelos vereadores do PV Anderson Prado de Lima e Ailton Tipó Laurindo, e pelo tucano Francisco de Assis Naves. O primeiro veto é parcial e o segundo, ao projeto de Chico Naves, é total.

Depois de analisados pelas comissões, os vetos da prefeita Izabel aos dois projetos vão para votação em plenário, quando os vereadores poderão acatar a decisão ou derrubá-la, dando ao presidente da Câmara Humberto José Pita (PR) a missão de promulgar os projetos da forma como foram apresentados.

Historicamente, os projetos vetados, total ou parcialmente, q u e foram promulgados pelo Legislativo lençoense são

questionados na Justiça pelo Executivo, através de Adins (Ação Direta de Inconstitucionalidade). “Pro-curo olhar pelo ângulo do vereador, apesar de não

votar”, disse o presidente. Págiana 3

Mon

tage

m P

anor

âmic

a so

bre

foto

de

Billy

Mao

Um homem foi preso e grande quantidade de crack foi apreendida na divisa dos bairros Cecap e João Paccola, na quinta-feira, dia 14. A casa onde M.T., de 34 anos, foi preso vinha sendo monitorada pela Força Tática da Polícia Militar. Sua companheira, J.L.O., de 27 anos, e duas crianças de sete e um ano de idade também estavam no local. O casal tem mais dois filhos, de 12 e três anos.

Foram localizadas 63 pedras de crack não embaladas, uma pedra pequena ainda bruta e 110 pedras embaladas e pron-tas para a venda. Página 4

Força Tática age novamentee prende mais um por tráfico

Falta de calçadas dificulta a vida do pedestre Matéria especial mostra pontos para caminhada e dificuldades para pedrestres. Confira na página 6

Cerca de seis mil pessoas lotaram a Praça da Concha Acústica para acompanhar o sorteio, em um clima bem mais tranquilo que os tradicio-nais sorteios promovidos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento

Habitacional e Urbano), do governo estadual, que conta com apresentador animador e muita música.

Antes do início do sorteio, a prefeita Izabel Lorenzetti falou rapidamente aos presentes sobre o evento e sua im-

portância para as famílias. Durante seu pronunciamento, a prefeita indicou que novos anúncios sobre a construção de moradias devem ser feitos em breve, embora tenha afirmado que ainda não pode divulgar oficialmente. Página 5

TROPEÇO - Estrutura metálica deixada na calçada da Rua Otaviano Brizolailustra muito bem os perigos que o pedestre enfrenta no dia a dia

Page 2: Sabadao do povo 40

FALE CONOSCO

CNPJ: 14.647.331./0001-22 IE: 416.050.229.111

Jornalista Responsável: Tânia Morbi - Mtb: 52.193Redação e administração Lençóis Paulista

Av. José Antonio Lorenzetti, 537–Telefone – (14) [email protected]

CONTATO COMERCIAL: [email protected]

Sugestão de Pautas: 14 - 3263.1740

Registrado no Cartório de Registros de Pessoas Jurídicasde Lençóis Paulista sob número 008 - Folha 15 - Livro B1

TODOS OS ARTIGOS SÃO DE RESPONSABILIDADEDE SEUS AUTORES

Lençóis Paulista - Borebi - Agudos - Macatuba

EDITORIAL

www.sucatanovaquadrinhos.blogspot.com

LENÇÓIS PAULISTA, 16 DE NOVEMBRO DE 2013OPINIÃO2

Sabadão online: issuu.com/billymao/docs/

Reflexão“Não se implora

por direitos,

se luta por eles.”

Crianças e crack

O mercado de trabalhoALINE SOUSA

O direito de viverWELLINGTON ANSELMO MARTINS

Ser jornalista pode te colocar em riscoBILLY MAO & TANIA MORBI

NOTA DA REDAÇÃO - As colunistas Aline Sousa, dos Estados Unidos, e Aline Goes, da Espanha, escreveram esporadica-mente suas colunas. Para os leitores que a acompanhavam, As Alines explicam que devido seus horários de trabalho - Aline Sousa ela é gerente de marketing e Aline Goes, estudante, - ficou difícil para manter a coluna semanal. A redação optou por fazer um rodízio e publica-las quando for possível.

Polícia, pai, mãe, crianças, drogas. Nenhum sentido ou ordem familiar. Bagunça e sujeira.

O cenário da mais recente apreensão de drogas em uma residência entre os bairros Cecap e João Paccola, em Lençóis Paulista, mostra um dos lados mais horríveis e dano-sos do tráfico e do uso de drogas em socieda-de: a influência sobre crianças com idade de plena formação de caráter e personalidade.

Quando a sociedade se depara com um ga-roto de 11, 12 ou 15 anos empunhando um re-vólver e levando embora o fruto de trabalho de comerciantes, empresários e do próprio traba-lhador, o primeiro desejo é que ele seja preso e afastado do convívio social. Muitas vezes, além do dinheiro vai embora a vida de alguém.

Para ninguém é fácil aceitar que o jovem pobre, sem oportunidades e orientação fa-miliar, e que teve seus direitos mais básicos desrespeitados durante toda vida se torne o agressor da mesma sociedade que o criou. São tantos na mesma situação que não se-guem o mesmo caminho.

Mas, a cena revelada por policiais militares esta semana esclarece um pouco de como sur-gem esses violentos e assassinos “di menores”. Crianças de um a 12 anos conviviam diária e cotidianamente com o ‘trabalho’ do pai e da mãe – separar em pedras pequenas e embalar o produto a ser vendido, o crack. Isso na sala, cozinha ou na área de serviço do pequeno imóvel. Desordem doméstica e desarranjo fa-miliar imperavam no ambiente, onde também havia forte indício de que além de trabalho, o produto também era consumido ali.

Qual pode ser o resultado sobre essas crianças que, na maioria das vezes, têm toda a sua vida marcada por esse cotidiano? A má formação de valores, que transforma sua percepção da realidade diferente de todo o resto da sociedade é um deles.

Para onde vão crianças como estas com a prisão do pai ou da mãe? Crescer e intera-gir com o único universo que eles realmente conhecem: a violência. A não ser que a so-ciedade seja mais eficaz em impedi-los. Caso contrário, resta lamentar o roubo, o furto e a morte. Mas, de quem?

Ser jornalista em uma democracia capen-ga e viciada pode colocar o profissional da informação em risco de vida. Também em risco de ver sua reputação indo pelo ralo. A possibilidade de um jornalista levar um tiro, sem saber de onde veio (embora isso não faça diferença), ou ter seu veículo recheado por uma quantidade de droga, para ser incrimi-nado, não é pequena. Todos os profissionais que não se curvam perante a desigualdade com que o país, empresas e órgãos públicos e privados tratam o cidadão, estão sujeitos a amargar essa terrível realidade.

Em outros paises, daqui mesmo, da Amé-rica Latina, pode ser ainda pior. Mas, como vivemos aqui, em Lençóis Paulista, medi-mos a liberdade que temos, onde nascemos, estudamos e exercemos nossa profissão. Desde que entramos para o jornalismo, per-cebemos que essa profissão que fascina pela possibilidade de mostrar a verdade através de informação, textos e imagens, também exclui. Quando tudo é mostrado como lindo e maravilhoso, todos ou parte desse todo, torcem e aplaudem. Quando a verdade dos fatos aparece e não é tão agradável assim, ai o jornalista e seu jornal vão sendo excluídos, cerceados e colocados na mira. Viram alvo.

Soube recentemente que mesmo jornalis-tas que atuam aqui, vindos de outras para-gens, não vêem com bons olhos o trabalho de parte da imprensa. Para pessoas que pensam assim, em peneirar o que é bom apenas para si, e não o que é publicado para uma co-munidade, não levando em conta o serviço social que está sendo feito (isso mesmo: serviço social, levando informação de forma realmente democrática com informação com qualidade) temos um notícia muito boa: aqui é nossa terra; aqui temos nossos filhos e nos-sos amigos; aqui construimos nossos sonhos e nossas vidas e é por este lugar que vamos lutar até quando for necessário ou possível. Até quando não houver mais força para digi-tar o teclado, apertar o botão de disparo, não da arma de fogo, mas da máquina fotográfica. Mas, não vamos lutar apenas pelos nossos interesses, não só pelos nossos filhos, mas pelo interesse de uma comunidade. Pelo interesse do nosso próximo. Sem hipocrisia. Mesmo assim, sempre receberemos de bra-ços e corações abertos quem vem de outros mundos, outros sonhos. Venha de onde vier.

Uma sociedade digna e democrática presa por seus meios de comunicação. O cercea-mento do cidadão é uma afronta aos seus direitos, que pelo menos por enquanto, estão “protegidos” na Constituição.

O jornalista Diego Vacchi faz um relato estarrecedor em um artigo onde mostra a reali-dade horripilante com que jornalistas da Amé-rica Latina convivem. Exceto alguns pontos, não é tão distante de uma realidade próxima. Só depende daquilo que podemos fazer para que não nos igualemos. Veja o que ele escre-veu: “O artigo 2º da Declaração da Unesco sobre os Meios de Comunicação defende um princípio essencial para o fortalecimento da paz: a liberdade. Em especial, a de expressão. Segundo o documento, “o exercício da liber-dade de opinião, da liberdade de expressão e da liberdade de informação, reconhecido como parte integrante dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, constitui um fator essencial do fortalecimento da paz e da compreensão internacional”.

“A atividade de informar está norteada por tais princípios. Na América Latina (AL), con-tudo, a prática de uma comunicação demo-crática tem sido constantemente ameaçada por diversos fatores. Se, há poucas décadas, a imprensa no continente era controlada por regimes ditatoriais militares – que marcaram a trajetória política de diversos países com

seus órgãos de censura – hoje os jornalistas são cerceados por outras instituições. Re-presentações de poderes políticos e econô-micos, também interessadas no controle da informação, estimuladas pela impunidade, atuam sobre os profissionais – que recebem ameaças ou são mesmo assassinados durante o exercício de suas funções. México e Co-lômbia são os países latinoamericanos onde há mais assassinatos e ameaças a jornalistas e veículos de comunicação, ambos por mo-tivos semelhantes.

Representantes de uma Missão Inter-nacional de Jornalistas composta por 13 organizações internacionais concluíram, em 2008, que o México é o país mais perigoso para o exercício da profissão na América Latina e Caribe. Em apenas oito anos – desde 2000 – foram assassinados 24 jornalistas no país, oito estão desaparecidos e dezenas receberam ameaças. Uma coalizão de organizações que visitou cinco cidades mexicanas, incluindo a capital, foi formada por entidades como a Federação de Jorna-listas da América Latina e Caribe (Fepalc), junto com a Federação Internacional dos Jornalistas (FIP) e o Comitê de Proteção aos Jornalistas. Baseado em reuniões com esses jornalistas, familiares de vítimas e autoridades locais, foi elaborado o informe “Liberdade de Imprensa no México: a som-bra da impunidade e a violência”, entregue à Secretaria de Relações Exteriores daquele país. O texto cita como principais obstáculos ao exercício do jornalismo no México o crime organizado, a corrupção, a impuni-dade, as agressões por parte de corporações policiais e a falta de empenho político estatal para resolver os ataques contra a imprensa mexicana”.

O jornalista continua ainda mostrando a truculência com que os profissionais daque-les países são tratados. No Brasil, a sutileza com que acontecem os cerceamentos são mais constantes, porém, o estrago que essas ações contra a liberdade fazem já foi sentido também na pele em outras épocas e permane-cessem gravadas na memória de muita gente.

“Na Colômbia, durante os últimos 20 anos, mais de 150 jornalistas foram mortos e, na maioria dos casos, os homicídios es-tão relacionados ao exercício da profissão. De acordo com a Federação Colombiana de Jornalistas (Fecolper), apenas em 11 destes casos foi determinada a autoria dos crimes. Ainda conforme a entidade, deste total, apenas seis investigações foram re-solvidas, porque paramilitares de extrema direita confessaram seu envolvimento.O presidente da Fecolper e vice-presidente da Fepalc, Eduardo Márquez, avalia que, na Colômbia, todos os protagonistas da “guer-ra” instaurada no país tentam manipular a informação e os altos níveis de impunidade estimulam os crimes. “A impunidade é um convite para que qualquer intolerante que se sinta afetado por denúncias feitas através dos meios de comunicação – sem importar sua ideologia ou posição social – mande assassinar ou ameaçar um jornalista”, res-salta. Entretanto, Márquez afirma que os principais algozes da imprensa colombiana não são os guerrilheiros ou narcotraficantes, mas os funcionários corruptos. Desde o ano 2000, as investigações que colocaram em evidência roubos e desvios de recursos do Estado resultaram em repórteres assassina-dos, ameaçados ou demitidos”.

Acredite. Ser jornalista preocupado com o bem comum, preocupado em informar com responsabilidade e lutar para defender o direito do cidadão, no Brasil, em São Paulo e em Lençóis Paulista, pode ser perigoso também!

A economia americana não está lá aquelas maravilhas, mas mesmo quem não tem um emprego formal, consegue se virar com em-pregos informais aqui e ali. Mas como tudo nessa vida, é necessário querer e correr atrás!

Os Estados Unidos é um país de oportuni-dades para aqueles que estão a procura, e estar a procura não significa simplesmente procurar por um emprego, mas se qualificar e conhecer pessoas. Muitos americanos já tem diploma superior de quatro anos, o que é necessário para pelo menos chegar até uma entrevista de emprego numa compania. Os diplomas de mestrado e doutorado crescem cada vez mais, e assim como no Brasil, o salários dependem do grau de formação, e todo americano quer ganhar mais e trabalhar menos.

Alguns leitores me perguntam como conseguir um emprego nos Estados Unidos, e a primeira coisa que se deve pensar, sendo um estrangeiro, é no visto de trabalho. A imigração proíbe as empresas de contratarem pessoas que não tem autorização de trabalho, e a multa chega a 50 mil dólares se a empresa for denunciada por violação desta regra. Para o estrangeiro, o preço é a prisão seguida de deportação, que é um processo legal de expul-são do país. Como todo mundo sabe, os Es-tados Unidos tem muitos imigrantes ilegais, e todos trabalham irregularmente violando as leis e correndo o risco de serem expulsos, mas a maioria deles diz que não tem nada a perder, por serem miseráveis no seu país de origem, e encontrarem na América uma vida que jamais tiveram, mesmo trabalhando duro e ilegalmente. Geralmente eles fazem os trabalhos mais pesados, os que americanos se recusam a fazer, e talvez essa seja uma das explicações para tanta vista grossa do gover-no – se os imigrantes ilegais forem expulsos, o país para por falta de mão de obra.

Eu vim para os Estados Unidos com um visto que inclui autorização de trabalho e es-tudo. Quando meu programa de intercambio acabou, busquei oportunidades para estender meu visto, e assim o fiz! Fui contratada por uma churrascaria brasileira que me ajudou muito com o processo, onde comecei como recepcionista, fui promovida para a adminis-tração, e depois para o marketing e propa-ganda. Hoje, estou de gerente de marketing e eventos em um restaurante Tailandês muito popular na cidade. Ainda estou na faculdade, mas já me formo no ano que vem, e com a benção de Deus, terei mais oportunidades para conseguir um emprego melhor. Meu sonho? Trabalhar para a Google, que está no topo da lista das melhores empregadoras dos Estados Unidos, onde só é possível ser contratado com estudos e indicação de outros funcionários, assim como toda grande empre-sa. Por isso mencionei no início a necessidade de se qualificar e conhecer pessoas. Essa é a chave que abre muitas portas no mercado de trabalho de todo o mundo.

Aline de Carvalho Sousa é lençoense e mora atualmente nos Estados Unidos da América / Perguntas e curiosidades: [email protected]

O ser humano é um animal dominador. Mas o ser humano possui racionalidade e, por isso, consegue e deve refletir sobre os meios usados para a dominação, pois nem toda forma de dominação é moralmente aceitável.

Os animais sempre foram explorados pelo homem como meio de transporte, alimentação e também para experiências científicas. Atual-mente, entretanto, com o crescimento do am-bientalismo, o ser humano está desenvolvendo uma ética de maior respeito com a natureza, de maior valorização da vida como um todo.

A visão positivista da ciência, que ganhou força com o filósofo Augusto Comte, hoje é fortemente criticada. Após a invenção da bomba atômica, por exemplo, a sociedade mundial começou a questionar os limites éticos do desenvolvimento tecnológico. Tal questio-namento respalda-se pelo direito de viver, este direito que não é só humano, mas que pertence a todos os seres que são viventes, o que inclui os animais.

Diante desse debate ambientalista e pela defesa do direito de viver, é preciso que as li-deranças políticas e econômicas se abram para um diálogo bioético sério com as comunidades científicas, especialmente as que fazem pesqui-sas com animais, e com a sociedade de modo geral. O direito de viver é do interesse de todos, pois se os mais frágeis não forem respeitados, quer seja um bebê humano ou um filhote de animal, então toda a nossa ética e legislação precisarão ser revistas.

Wellington Anselmo Martins, professor, mestrando em Filosofia, graduado em Filoso-fia, estudante de Jornalismo / www.cafe-com--politica.blogspot.com

Page 3: Sabadao do povo 40

POLÍTICA 3LENÇÓIS PAULISTA, 16 DE NOVEMBRO DE 2013

SOLIDÁRIO | Jonadabe discursa durante aparte cedido pelo vere-ador Tipó, sobre as constantes mudanças no trânsito da cidade

NÃO | Veto da prefeita sobre proje-to de Chico Naves foi in-tegral

Trânsito e bairros pautam sessãoReivindicações por melhorias nos bairros e, principalmente, em sinalização foram assunto de diversos discursos

Tânia MorbiÀs vésperas da interdição

da Rua 15 de Novembro, durante o período de compras no comércio pelo final de ano, quando o trânsito no centro da cidade muda completamente, o assunto trânsito voltou a pautar os discursos de vários vereadores na sessão do legis-lativo da segunda-feira, dia 11.

Jonadabe José de Souza (Solidariedade) destacou as mudanças constantes do trân-sito no centro da cidade como um agravante na ocorrência de acidentes, ao mesmo tem-po apontou a realização de melhorias na sinalização nos bairros da cidade como uma necessidade urgente. “Eu gos-taria que a prefeitura tomasse esse cuidado. Eu vejo em outras cidades que quando a prefeitura faz mudanças, deixa uma pessoa no local indicando a alteração, mas o trânsito da cidade está complicadíssimo”, disse Jonas.

O vereador Anderson Prado de Lima (PV) relembrou que já apresentou requerimento à prefeitura sugerindo a con-tratação de um especialista em tráfego urbano, para que orientasse as adequações ne-cessárias e adequadas ao trân-sito da cidade. A resposta ao pedido, segundo ele, foi de que o município não tem dinheiro e nem previsão de contratação de um engenheiro de tráfego. “É uma discussão que vem desde o começo do ano e a gente sempre está falando dos problemas do centro da cidade. São vários vereadores pedindo. Esse seria um cargo de confiança que ninguém reclamaria”.

Os vereadores Emerson Carrit Coneglian e André Sas-so Paccola, ambo do PSDB, também já apresentaram pe-didos semelhantes.

Telefone e energiaA falta de manutenção das

redes de transmissão de te-lefone e energia, que tem causado com que fios fiquem dependurados ao alcance das mãos em diversos pontos da cidade também foi duramente criticada pelo vereador Prado, e já recebeu diversos pedidos feitos por outros vereadores. Recentemente, uma motoci-clista foi atingida por um fio que se desprendeu de um poste, próximo ao Jardim Itamaraty, e teve ferimentos no pescoço.

São Judas TadeuAinda sobre os bairros

da cidade, Emerson Carrit apresentou requerimento pedindo a manutenção da Praça Maria Martha Brosco Vaz, do Jardim das Nações. Emerson também informou que a prefeitura deve trocar as lâmpadas de LED queimadas da Avenida dos Estudantes, pedido que vinha fazendo há algum tempo.

A manutenção do bairro São Judas Tadeu foi outro requerimento feito por André

Paccola Sasso, já que a ilu-minação precária e a falta de podas têm causado medo aos moradores do local ao entrar e sair de suas casas.

Sasso também reiterou pedido que vem sendo cons-tantemente feito pelos vere-adores, e que na sessão de segunda-feira foi novamente apresentado que é o recolhi-mento de veículos abandona-dos das ruas da cidade. “É um pedido que precisa ser atendido e não tem porque não ser feito”, disse.

Tramitam nas comissões da Câmara dois vetos apre-sentados pela prefeita Izabel Lorenzetti (PSDB) a dois projetos apresentados pelos vereadores do PV Ander-son Prado de Lima e Ailton Tipó Laurindo, e pelo tucano Francisco de Assis Naves. O primeiro veto é parcial e o segundo, ao projeto de Chico Naves é total.

O projeto do vereador do PSDB Chico Naves propunha isenção parcial do pagamento de ISS a academias e clubes que incentivassem a prática de esportes a pessoas com mais de 60 anos. O incentivo previsto na lei viria através de descontos de até 50% do valor de mensalidades pagas pelos idosos.

A economia de recursos investidos na saúde pública para tratamento dessas pesso-as foi um dos argumentos do vereador. Mas, o Executivo entendeu que o projeto é in-constitucional, por invadir a competência dos poderes, já

Prefeita veta projetos de Tipó e Prado, e do tucano Chico Naves

que cabe apenas ao Executi-vo legislar sobre renúncia de receita e criação de despesas.

Sem avisoJá no caso da proposta

assinada pelos vereadores Prado e Tipó, o veto é par-cial. Três artigos do projeto de lei foram censurados, dois deles integralmente. Um dos pontos centrais da proposta – de que a prefeitura e suas autarquias devem avisar com antecedência a realização de obras que possam interferir no cotidiano de cidadãos e comerciantes – foi vetado

pelo Executivo, que alegou que a administração munici-pal já faz o aviso prévio de obras e realização de servi-ços através da imprensa e de cartas que envia diretamente aos afetados por eles.

A análise do Executivo foi de que a implantação dos critérios para a comunicação, estabelecidos no projeto de lei, ocasionaria a criação ou aumento de despesas, pois acarretaria a necessidade de contratação de pessoas para efetuar a comunicação. O projeto também propunha que a prefeitura e autarquias

avisassem antecipadamente à empresa concessionária do transporte público da cidade sobre interdição de ruas, evi-tando que a mudança de trajeto repentino ocasionasse atrasos no transporte público. Também esse ponto foi vetado.

Os outros artigos vetados são os que previam o questio-namento do contribuinte no calendário de obras.

Depois de analisados pelas comissões, os vetos da pre-feita Izabel aos dois projetos vão para votação em plená-rio, quando os vereadores poderão acatar os vetos ou derrubá-los, dando ao presi-dente da Câmara Humberto José Pita (PR) a missão de promulgar os projetos da for-ma como foram apresentados.

Historicamente, os projetos vetados, total ou parcialmente, que foram promulgados pelo Legislativo lençoense são questionados na Justiça pelo Executivo, através de Adins (Ação Direta de Inconstitu-cionalidade).

CÂMARA MUNICIPAL

Repeteco - Aproveitando o final do ano e em refle-xão ao primeiro ano de seu mandato, o vereador Prado deverá reapresentar todas as indicações, transformadas em requerimentos, feitas à administração municipal. “É impossível que um dire-tor não responda porque não pintou uma simples quadra, capinou um terreno ou ta-pou um buraco”.Aqui, óh! - O resumo do trabalho desse ano deve ser apresentado na próxima se-mana, segundo Prado. Todos os requerimentos e indica-ções que não foram atendi-das pelo Executivo serão re-apresentados, exceto os que se referem a grandes ques-tões, que demandam tempo e investimento. Dos mais de 100 requerimentos assinados pela dupla verde, 40 já entra-rão na pauta desta semana.Ato comum - “Temos que nos preocupar também com o micro e por isso será feito esse trabalho. Quero que as ruas do Jardim Caju sejam tão bem cuidadas como as ruas do Village. Gostaria que tivesse na praça do Jardim América, que peço a meio ano, ao menos a metade dos bancos que têm em uma praça do Jardim Itamaraty. Queria que as coisas simples fossem atendidas, já que as grandes são impossíveis de serem realizadas. Uma hora porque não é de interesse da administração, outra porque não tem recurso”, disse o ve-reador verde.A corda - Informações de bastidores apontam para um leve distanciamento do ve-reador Anderson Prado, da Mesa Diretora. Prado estaria sentindo-se preterido em al-gumas questões. Estranho!Uni, Duni, Tè - Uma posição de independente do nova-to vereador verde, o colocaria mais próximo aos interesses do PSDB, do vice-prefeito Mari-se, deliberado desafeto político do também verde e presidente do partido, Ailton Tipó. Bambolê - Já o presidente do Legislativo estaria preo-cupado com a governabili-dade e a forma de conduzir a Câmara, como vem fazendo. E a governabilidade carece de muito jogo de cintura.A força - Uma estratégia pa-rece se repetir no Legislativo lençoense quando se trata de pensar como vereador, o que nem sempre acontece. Se-gundo informações do pre-sidente alguns vereadores da bancada do PSDB teriam feito uma reunião com ele questionando a contratação de assessores. O PSDB é contra a contratação de as-sessores, mas ao que parece, quer ter as vagas à sua dispo-sição, sem colocar ninguém para ocupá-las. Mas ainda assim, sendo detentores do passe. Com isso, continua-riam utilizando os assesso-res da Casa, que são comuns a todos os vereadores.Caixa - André Sasso disse que gostaria que não hou-

FALA - Da Tribuna da Câmara, o ve-reador Gumercindo Ticianelli Júnior (DEM) comentou matéria publicada pelo Jornal Sabadão do Povo sobre as limitações do pátio instalado na cidade, que não atende a ocorrên-cias policiais, evitando que carros que abusem do som, briga antiga do vere-ador, sejam apreendidos. “O tenente Arashiro, que é novo na cidade, me apontou o erro”. O erro, segundo Jú-nior, foi feito no edital de contratação do pátio, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública. Nele deveria con-ter a cláusula: ilícito penal de menor potencial ofensivo, para apreensão de carros que abusam do som. Júnior já apresentou projeto de outras cidades

à diretora administrativa da prefeitura, que pode resolver o problema. Com o projeto aprovado pela Câmara, a pre-feitura poderá adequar o funcionamen-to do pátio e assim coibir os excessos. “Tudo pode servir de diversão, mas da forma certa”, disse.

PRADO - Apresentará todos os pedidos, re-querimentos e indicações novamente durante as sessões, a partir de segunda-feira. Estão na pauta 40 requerimentos.

JONAS - “A prefeitura precisa começar a dar a atenção devida as necessidades do município”, disse durante discurso na sessão do dia 11 de novembro.

DR. PITA - “Se precisar derrubar o veto, será derrubado. Vejo as coisas da ótica do vereador, do legislativo”. O executivo tem recursos para isso, a Adin.

EMERSON - Preocupação constante quanto as condições de vias públicas, praças e principalmente, sobre a falta de estrutura no Parque do Povo. “Faltam lixeiras...”

NARDELI - Cobrou rapidez na divulgação de laudos de exames de diagnóstico por imagem do SUS, que hoje seria de 45 dis. “Se não é eficiente, troca o prestador do serviço”.

TIPÓ - Emenda sua e de Prado destinou mais dinheiro ao auxílio transporte que será pago em 2014 a estudantes, com objetivo de chegar a 100% do pagamento a todos

ANDRÉ SASSO - Também demonstra preocupação, em todas as sessões sobre o problema do trânsito lençoense. Cobrou atenção especial ao bairro São Judas Tadeu.

Fotos: Billy Mao

vesse mais contratação para que sobrasse mais dinheiro no final do ano para ser de-volvida para a prefeitura.Tem sim - Procurado, o pre-sidente informou à Coluna que diante da necessidade de assessores para o PSDB, as vagas seriam remaneja-das. “Em nenhum momento apontaram que queriam as-sessores. Caso agora queiram, é só fazer o pedido que terão. Não me neguei a isso”, garan-tiu o presidente.Maria do Bairro - A Coluna já publicou a novela em que se transformou no passado, o aluguel do novo prédio da Câmara. E os vereadores a utilizam hoje, como devem, com seus gabinetes instala-dos. Estaria novamente se iniciando uma trama, onde o papel de vilão caberia ao atual presidente? Seria mais uma vez o mesmo roteiro ba-tido nos novelões mexicanos, onde os personagens tentam passar a imagem de moci-nhos colocando em maus lençóis àqueles que estão pre-ocupados em fazer o bem? E os que fazem o bem, no final são os vilões? São as cenas dos próximos capítulos!Chunbo - O problema é que se o assunto não for muito bem explicitado e contar com um discurso muito bem em-basado, poderá ser um tiro a esmo, ou no próprio pé.Boleto - Como antecipado por esta coluna, a prefeitura irá apresentar em breve pro-jeto onde irá expor a forma como deve assumir, a partir do ano que vem, os custos da manutenção de parte da rede de iluminação pública.Paga o meu - Em uma reu-nião proposta pelo Executivo com vereadores e diretores municipais na semana passa-da, a prefeita Izabel expôs es-tudo feito pela administração sobre o tema, há quem diga, para garantir a aprovação do projeto que irá repassar, para os contribuintes, o custo da decisão tomada pelo Exe-cutivo de não questionar na Justiça a imposição da Aneel. Mais uma - Diferentemente do que faz a prefeitura em Lençóis, diversas cidades da região tentam na Justiça se safar da imposição, entre elas Botucatu, Agudos e São Ma-nuel, na tentativa de evitar o custo ao município. Lençóis, pelo contrário, já teria inclu-sive uma tabela com os va-lores que serão cobrados dos contribuintes lençoenses.Atento - Mesmo parecendo-sempre quietinho o vereador José Pedro Oliveira, o Coroné Bentinho, sempre se mantém antenado aos projetos que tra-mitam pela Câmara.Torneira fechada - A man-chete do Sabadão do Povo em sua última edição trouxe a notícia de quê a prefeitu-ra de Borebi economizará R$100 mil apenas em com-bustível. Parece pouco, mas para uma cidade do tamanho de Borebi esta economia é muito grande.

Page 4: Sabadao do povo 40

POLÍCIA4

A Casa Caiu

LENÇÓIS PAULISTA, 16 DE NOVEMBRO DE 2013

SERÁ? | Valor do etanol ainda é alto em relação a gasolina; consumidor desconfia do custo/benefício

Desentendimento leva a tentativa de homicídio

Polícia apreende material usado em pichação

Polícia Militar Ambientalautua propriedades

PEGA | Jogada que rendeu o 4º gol do Santa Luzia, no último domingo, no Bregão

FLAGRA | Usuário preparava a droga para venda ao lado dos filhos e esposa, em casa

Fotos: Billy Mao

Equipe Tática da PM apreende mais de 170 pedras de crack

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Mi-litar, após disparar dois ti-ros contra um veículo, na noite de terça-feira, dia 12, na Vila Repck. Ninguém se feriu. Segundo o sargento Lucas, da Força Tática, que atendeu à ocorrência, um desentendimento entre dois grupos, ocorrido no final de semana, em um local da zona rural onde as pessoas frequentam como opção de lazer, supostamente, teria motivado o rapaz a disparar dois tiros de um revólver calibre 38 contra dois ocu-pantes de um veículo, quan-do trafegavam pelo bairro. O acusado dos disparos entrou na frente do carro e

A Força Tática da Polícia Militar surpreendeu na ter-ça-feira, dia 12, no bairro Maestro Júlio Ferrari, dois indivíduos portando mate-rial usado para pichar mu-ros. O fato ocorreu depois que a PM recebeu denúncias de que dois homens esta-riam pichando prédios da cidade.No Júlio Ferrari os dois in-divíduos, de 19 e 21 anos, foram abordados e no veí-culo que eles estavam havia objetos que, segundo os po-liciais, são usados para pi-

Na terça-feira, dia 12, a Po-lícia Militar Ambiental de Bauru autuou duas proprie-dades rurais da região por infrações ambientais.A primeira ocorrência foi no município de Cabrália Pau-lista, policiais ambientais no atendimento de denúncia, localizaram o corte de ár-vores nativas no interior de uma propriedade sem auto-rização do órgão ambiental competente, no caso a CE-TESB, sendo elaborado auto de infração ambiental no valor de R$ 1.500,00 e re-alizado a apreensão de dois metros cúbicos de lenha.

teria feitos vários disparos, mas apenas dois foram efe-tivos. Os nomes dos envol-vidos não foram divulgados.Após os tiros, que não che-garam a atingir o alvo, pai e filho que estavam no veí-culo, aceleraram o carro em direção ao autor. O homem foi atropelado, mas sem gravidade. Desarmado, foi detido até a chegada da Polícia Militar. O rapaz foi levado para a delegacia onde foi autuado por tentativa de homicídio e transferido para o CDP (Centro de Detenção Provi-sórioa) de Bauru. O Revol-ver Tauros 38 foi localizado embaixo do carro e apreen-dido.

chação, como rolos e tintas. Também foram apreendidos entorpecentes e um bastão de madeira com pregos na ponta, que possivelmente poderia ser usado em uma briga, ainda de acordo com a ocorrência. O veículo em que estavam tinha os docu-mentos vencidos desde 2010.Os dois indivíduos confessa-ram serem pichadores e per-tencerem a uma gangue da cidade. Eles foram encami-nhados para a delegacia de polícia para as providências cabíveis.

A segunda ocorrência foi no bairro Pindaíba, município de Iacanga, os policiais lo-calizaram em uma fazenda dois hectares de vegetação nativa destruída pelo uso de fogo. Segundo o proprietá-rio, o fogo foi causado pela queimada de pés de laran-ja que estava ocorrendo ao lado da propriedade, quei-mada que segundo foi cons-tatado pelos policiais estava autorizada. A autuação neste caso foi de R$ 18.000,00 e ambas as ocorrências foram encaminhadas as Delegacias de Polícia locais para apura-ção de crime ambiental.

Unidade Móvel de Artes e Cultura do Sesi começa a atender na terça em Agudos

Idealizada como um instrumento para a democra-tização do acesso à cultura, a Unidade Móvel de Artes e Cultura do SESI permite também uma ação de integra-ção entre a comunidade e as manifestações culturais que promove. a unidades estará em Agudos, entre os dias 19 de novembro e 1º de dezem-bro. Ficará estacionada em frente ao ginásio municipal.

Com acervo rico e sem-pre em renovação, busca-se

disponibilizar para consulta obras atuais consagradas mundialmente nos diferentes campos da arte: literatura, cinema e animação, arte eletrônica e música.

Ao longo do período de atuação da unidade móvel, são oferecidas atividades de expressão cultural com o objetivo de fomentar a pro-dução por parte dos usuários.

Criação poética, eventos musicais, atividades de ví-deo, gravação e artes gráficas

digitais são alguns exemplos do que é oferecido.

Diariamente há horários reservados para visitas moni-toradas em que escolas pre-viamente agendadas podem levar grupos para usufruir do conteúdo da Unidade Móvel de Artes e Cultura sob orien-tação dos agentes culturais do Sesi.

A ação do Sesi em Agudos é uma parceria com a Prefei-tura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Edu-

cação e Cultura, que oferece a infraestrutura necessária para a instalação da unidade móvel.

Serviço: A unidade móvel do Sesi ficará na Rua Pedro Rudine (em frente ao Gi-násio Municipal), de 19 de novembro a 1º de dezembro (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados e domingos, das 13h às 20h). Não recomendado para me-nores de 10 anos.

Amador inicia reta final neste domingoTânia Morbi

O Santa Luzia venceu o Juventus por 4 a 0, na aber-tura da rodada do último domingo, dia 10, da Série A, do Campeonato de Futebol Amador, valendo pelo Grupo B. A competição é organiza-da pela Liga Lençoense de Futebol Amador e todos os jogos acontecem no estádio municipal Archangelo Bre-ga, o Bregão.

Os gols foram marcados por Robson Puerta, Helder Gotardi, que marcou dois, um em cada tempo da par-tida, e Roberto Berto, que fechou o placar.

Um dos destaques foi o go-leiro Lucas Hosti, que defen-deu um pênalti contra o Santa.

No segundo jogo, o Grê-mio Cecap venceu o Alfredo Guedes por 2 a 0, com gols de

Wesley de Souza e Luís Bru-naikovics, os dois na segunda etapa do jogo.

Com o mesmo placar, na última partida da rodada, o Palestra venceu o Grêmio da Vila por 2 a 0, com gols de Narciso Pires e Fábio da Silva, os dois também no se-gundo tempo do jogo.

A próxima e última rodada do Grupo B, que será no do-mingo dia 24, Grêmio Cecap e Santa Luzia se enfrentam e quem vencer vai para a semi-final. Em caso de empate, a vantagem é do Grêmio Cecap. Palestra e Alfredo Guedes também jogam.

SemifinalNa Série B, Asa Branca e

PSG se enfrentam amanhã, pelo primeiro jogo da semi-final do Amador. O jogo está

marcado para as 9h no estádio municipal João Roberto Va-gula, o Vagulão.

A outra partida que vai definir outro finalista será no

dia 24, próximo domingo, entre São Cristóvão e Nova Lençóis.

Os dois vencedores fazem a final no dia 1º de dezembro.

A política do governo de subsídio ao preço da gasolina fez o consumo de etanol des-pencar no País. Um estudo fei-to pela Petrobras mostra que apenas 23% dos brasileiros com carros flex abasteceram com etanol este ano, porcen-tual muito inferior aos 66% registrados em 2009.

Na apresentação, a ge-rente de Planejamento de Marketing e Comercialização de Combustíveis da estatal, Rosane Piras Lodi, lembra que a perda de participação do etanol para a gasolina al-cançou patamares de períodos anteriores à popularização da tecnologia flex fuel.

O diretor da União da In-dústria de Cana-de-Açúcar (Única), Antônio de Pádua Rodrigues, reclama que a po-lítica do governo de controle do preço da gasolina tirou competitividade do setor. Isto

porque, ao contrário do etanol, a gasolina não acompanhou a tendência dos preços no mer-cado internacional.

Além da perda de compe-titividade, para Pádua o que mais incomoda é a falta de previsibilidade nos preços. Cenário que pode melhorar com a perspectiva de a Petro-brás adotar uma nova meto-dologia de reajustes. A maior previsibilidade é bem-vista pelos produtores de etanol, que não abandonam a cautela.

Plínio Nastar, da consulto-ria Datagro, também acredita que a simples adoção de uma nova metodologia de preços não é suficiente para resolver os problemas de desequilíbrio criados ao longo de anos de subsídios à gasolina. A estra-tégia de controlar o preço do insumo tirou competitividade da indústria de etanol no País, jogando por terra as esperan-

ças do setor de decolar, o que parecia bem encaminhado no início do primeiro governo Lula com o apoio a expansão dos carros flex.

Com o subsídio, o governo mirou o controle da inflação. Modelo que deteriorou o ba-lanço financeiro da Petrobrás e deixou a companhia sem

poder de fogo para tocar seu pesado plano de investimento, orçado em US$ 236,5 bilhões até 2017. Para se ter ideia da crise no setor, nos últimos dois anos, apenas duas novas usinas foram abertas. No mes-mo período, 57 fecharam as portas, segundo dados da Da-tagro. (Fonte: Agência Estado)

Etanol é usado em apenas 23% dos carros no BrasilFoto: Shutterstock

Um homem foi preso e grande quantidade de crack foi apreendida na divisa dos bairros Cecap e João Paccola, na quinta-feira, dia 14. A casa onde M.T., de 34 anos, foi preso vinha sendo monitorada pela Força Tática da Polícia Militar. Sua companheira, J.L.O., de 27 anos, e duas crianças de sete e um ano de idade também estavam no local. O casal tem mais dois filhos, de 12 e três anos.

Foram localizadas 63 pedras de crack não embaladas, uma pedra pequena ainda bruta e 110 pedras embaladas e pron-tas para a venda. Ainda foram apreendidos sete celulares, uma câmera fotográfica, um notebook, uma máquina fura-deira, sete facas sujas de drogas e R$ 290. A polícia acredita que os equipamentos apreen-

didos são produtos de furtos.De acordo com o sargento

Lucas, o local vinha sendo mo-nitorado por sua equipe, forma-da pelos policiais Marcelino e Vinícius. “Tínhamos várias denúncias que ocorria tráfico no local e hoje observamos a movimentação de vários usu-ários de drogas já conhecidos nossos. Ao nos aproximarmos da residência observamos a mulher entrando no local, enquanto dois usuários saiam. Com autorização, entramos na residência e deparamos com acusado picando o entorpecen-te”, contou o sargento.

Segundo informação do policial, o casal seria respon-sável pela venda da droga, que não seria de sua propriedade, mas de outro suspeito que já foi identificado e vem sendo procurado pela PM.

A região onde ocorreu a apreensão, de acordo com a po-lícia, é local de intenso tráfico de drogas. Além da casa onde o acusado foi preso, a praça próxima é muito frequentada

por usuários e pequenos vende-dores, que escondem pequenas porções em arbustos ou enter-radas na grama para facilitar a venda sem serem flagrados pela polícia.

Page 5: Sabadao do povo 40

GERAL 5LENÇÓIS PAULISTA, 16 DE NOVEMBRO DE 2013

URBANIDADE

MORADIA | Multidão acompanhou o sorteio das 452 casas; déficit de moradias ainda é muito alto na cidade; cerca de seis mil pessoas apareceram

ESPERA | Uma tarde quente e uma espera angustiante. Cada minuto era contado para saber se sairia triste ou feliz do sorteio das casas construidas no novo Jardim Carolina; Entre um beneficiado e outro, uma lágrima, um sorriso. Um abraço forte ou um grito de felicidade por ter conquistado o sonho de ter seu lar, seu chão. O dia terminou ainda quente e apenas 452 pessoas voltaram para a sua vida diária tendo muito mais para comemorar neste natal.

Moradia é início de nova vida para sorteadosMisto de apreensão, alegria e tristeza se misturam durante sorteio de casas do Minha Casa Minha Vida; prefeita sinaliza com possibilidade de novas moradias enquando deficit continua alto no município

Tânia MorbiAinda em recuperação pelo

parto de sua primeira filha - que permanecia internada no hospital Nossa Senhora da Piedade por ter nascido prematura - Tamires Ribeiro Novaes, de 18 anos, come-morava discretamente por ter sido sorteada e assim poder contar com a casa própria, a partir do ano que vem.

“Nossa família é nova, estamos começando bem, só quero agora ter a minha pe-quena perto de mim”, disse. A jovem família de Tamires é uma das 452 famílias, cujos representantes tiveram seus nomes anunciados e projeta-dos em dois telões da Praça Comendador José Zillo, na tarde de terça-feira, dia 12, durante o sorteio do programa Minha Casa Minha Vida. Os imóveis irão compor o bairro Jardim Carolina.

Cerca de seis mil pessoas lotaram a Praça da Concha

Acústica para acompanhar o sorteio, em um clima bem mais tranquilo que os tradicio-nais sorteios promovidos pela CDHU (Companhia de De-senvolvimento Habitacional e Urbano), do governo estadual, que contam com apresentador animador e muita música.

Antes do início do sorteio, a prefeita Izabel Lorenzetti falou rapidamente aos pre-sentes sobre o evento e sua importância para as famílias. Durante seu pronunciamento, a prefeita indicou que novos anúncios sobre a construção de moradias devem ser fei-tos em breve, embora tenha afirmado que ainda não pode divulgar oficialmente.

Após o sorteio, as famílias contempladas tinham à dispo-sição um posto de informação montado pela diretoria de As-sistência e Promoção Social, responsável pela organização das inscrições e do sorteio, onde agentes orientavam as

famílias sobre os próximos passos para oficializar o fi-nanciamento junto à Caixa Econômica Federal. A dire-toria entrará em contato com

quem foi contemplado e não pode acompanhar o sorteio.

O sorteio das três urnas – Grupo I (Idosos), Grupo II (pessoas com deficiência) e

Grupo III(demanda geral) - foi fiscalizado por representantes dos Conselhos Municipais de Habitação de Interesse Social, Idoso e Pessoa Portadora de

Deficiência, além da Assis-tência Social e da Ordem dos Advogados do Brasil.

No total foram feitas 3.557 inscrições e sorteadas 14 moradias para cada um dos grupos I e II, com 10 famílias como suplentes para cada grupo, e 424 residências para o Grupo III, com suplência de 297 famílias.

Em todos os casos, a famí-lia suplente passa a ter direito à moradia caso as famílias sor-teadas não consigam atender as exigências do programa, através da apresentação de documentos que comprovem as informações prestadas du-rante a inscrição, e posterior avaliação da Caixa.

É o caso de Aparecida de Fátima Pacola, que atualmen-te reside na zona rural, e que morando na cidade terá mais facilidade de locomoção com o filho deficiente físico e para se tratar da grave doença a que foi acometida.

PMCMV – JARDIM CAROLINAIDOSOS / TITULARESOrdem de Sorteio Nº Inscrição Nome CPF1 2915 MARIA JULIA TANGERINO GARCIA 068.050.208-402 1982 LUIZ FRANCISCO ROQUE 041.297.598-093 1999 NATALINO DE LIMA 141.299.588-444 2803 ADILSON MARTINELLI LEITE 923.999.248-005 3506 HELENA NASCIMENTO 190.958.178-066 3499 MARIA JOSE FERRAZ 131.016.018-007 1153 MARIA JOSE PEREIRA FONSECA 170.598.478-988 388 ESMERINDA SOARES DE OLIVEIRA RODRIGUES 314.084.078-099 2905 MARIA APARECIDA FERRARI NUNES 104.155.978-0310 1258 ZAFIRA CIRILO DOS SANTOS 156.090.018-0311 1892 VANDERLEI ROBERTO PELETEIRO 046.028.698-6612 2307 CICERO ZACARIAS DA SILVA 695.502.809-0013 3323 MARIA FERREIRA MEDRADO RODRIGUES 141.302.738-5014 2861 CREUSA APARECIDA PALACIO DE JESUS 170.952.308-54IDOSOS / SUPLENTESOrdem de Sorteio Nº de Inscrição Nome CPF15 2462 MARIA APA. DE VASCONCELOS BARBOSA 123.129.708-5616 1260 NADIR GARAVELLO CAMILO 145.793.888-0117 2827 APARECIDO DE LIMA 604.175.108-1018 800 LUIZ FIOCCO 623.557.678-1519 2144 WALDOMIRO BIAZI 145.672.868-7120 137 JOAO PEREIRA NETO 709.155.808-1021 858 JOAO PASQUALINOTO FILHO 073.778.918-2322 2723 ONEIDE SUZANNA 079.253.918-4723 1826 MARIA DA CONCEICAO ROCHA CORREA 251.647.948-4524 1768 CLEUZA MARIA DO PRADO 792.425.618-00PCDTITULARESOrdem de Sorteio Nº Inscrição Nome CPF1 1287 SOLANGE MARIA DA CONCEICAO SILVA 287.459.538-132 28 JOSE CICERO DOS SANTOS 080.121.238-353 2436 APARECIDA DE FATIMA FOGACA PACOLA 145.981.958-604 1420 MARIA ROSA CATARINO MESSIAS 312.670.578-235 315 RAQUEL RODRIGUES DE ALMEIDA 190.954.828-636 1987 DIVA APARECIDA DE OLIVEIRA 145.982.908-547 2411 ANGELA MARIA DE SOUSA 228.295.948-518 693 SANDRA REGINA FERNANDES DOS SANTOS 313.491.668-129 2045 TATIANE REGINA ALVES 295.476.478-3010 341 CARMEM PINTO DE ARAUJO 180.966.678-3111 470 JOSE ILTON MOREIRA SILVA 924.015.898-7212 296 PATRICIA GREGORIO 343.699.658-0213 288 WILLIAN CARLOS DOS SANTOS 347.689.378-2914 1943 CAMILA STEFANE SILVA DOS SANTOS 397.045.638-09

PCD / SUPLENTESOrdem de Sorteio Nº Inscrição Nome CPF15 178 ANGELITA FERREIRA DE SOUZA 161.969.238-4616 2955 JUCILEIDE GALDINO DOS SANTOS 306.466.878-1617 90 NEUSA ROSA BORGATO 173.920.848-0118 2470 GRAZIELLA CRISTINA FRANCISCO 318.491.628-6719 634 ROGERIO CRISTIANO MARTINS 225.602.908-5520 2490 MARIA ORLANDINA REIS 557.481.395-5321 1175 LUCIMARA APARECIDA CAMILLO 195.422.028-6522 3244 EVA PAULA PACCOLA 361.814.498-9223 761 SALETE RIBEIRO CORREA 324.334.208-2224 827 CRISTIANE BRASILIO 336.439.738-45DEMANDA GERAL TITULARESOrdem de Sorteio Nº Inscrição Nome CPF1 1116 ELISANGELA CRIS SEMENSSATO RIBEIRO 289.533.758-602 3349 JANAINA FERNANDA RIBEIRO SANCHES 457.683.768-013 642 ANA CAROLINA DE NARDI 402.002.638-624 2966 MARLI MARIANO LOPES 145.678.368-805 3481 CATIA APARECIDA DOS SANTOS AQUINO 380.860.318-616 2245 TEREZINHA LUIZ 221.956.878-437 2361 ANA PAULA DOS SANTOS 299.147.418-198 607 RAFAEL GERACINDO 055.634.068-069 1859 LISANDRA GOMES 332.963.808-7610 1347 ISABEL ALVES 161.969.178-7011 421 ELAINE CRISTINA RODRIGUES DA SILVA 170.478.498-0712 390 IDALINA DUARTE CAMPESATO 231.290.538-8313 2167 ALBARI GONCALVES 037.299.858-5014 450 ALEX JOHN FERNANDES 397.230.048-4415 1753 MICHELE PEREIRA NASCIMENTO 319.873.528-9016 1087 VANDERLEIA CRISTINA LINO 329.603.508-7117 1681 FERNANDA ELOISA SANTANA 406.765.308-5018 472 JOSE INACIO DOS SANTOS 367.052.448-7919 2468 THAMIRES RIBEIRO NOVAIS 416.840.828-0320 2830 CRISTINA DE FREITAS BARBOSA 395.925.898-4421 3468 SIMONE DE FATIMA ALVES 303.550.228-5022 1786 ANGELICA ANTUNES DIAS 424.508.858-3823 2205 RAFAEL RODRIGUES MURSA 313.991.828-3824 2533 CRISTIANE QUERINO DA LUZ ALMEIDA 370.678.458-0725 2153 SILMARA FERREIRA DUETE 120.212.368-6226 1589 ROSEMIRO MANUEL ASTORGA 289.498.718-8227 2946 EDNA PEREIRA 107.301.938-1028 1129 ANTONIO CARLOS REZENDE 096.116.978-8029 1201 ROSELI APARECIDA BUENO 068.090.128-0030 2660 APARECIDA RODRIGUES TABORDA 180.968.268-1631 383 SAMARA APARECIDA LEITE ROSA 387.184.498-5932 3120 MARLY DA CONCEICAO DOS SANTOS SILVA 297.396.668-0933 1761 ALINE FERNANDA CASAGRANDE 371.922.188-1234 702 ANGELICA CRISTINA YUNG 382.296.088-8135 3408 NATALIA PIRES DA SILVA 382.346.638-0136 661 MARIA TERESINHA CORREA ALVES 287.686.498-3537 2679 JOSE CARLOS PEREIRA 015.773.718-7938 2114 SONIA REGINA DE JESUS 295.704.278-9239 2294 SILVANA APARECIDA MARCELINO 396.282.748-0540 2789 JOCIVALDA JESUS DE SOUZA 290.903.528-0541 2799 DARLENE GLORIA BARNABE 170.478.478-6342 2268 REGIANE CRISTINA MORAIS 288.123.438-0543 745 PALMIRA VIZONI OLIVEIRA 078.864.358-4244 3231 GABRIELA RIBEIRO DE ALMEIDA 363.718.428-1145 1594 LUANA PATRICIA ALVES 308.458.998-4846 3116 KELLY FERREIRA NEVES 399.657.508-4047 1276 RENATA DUARTE MARIANO DA SILVA 360.116.218-0548 1841 MARIA RITA RAMOS 035.778.148-1049 2631 AMELIA CAROLINA DA SILVA 072.009.038-5050 3274 PATRICIA DANIELA TONIOLO 368.366.508-4651 185 MARTA RIBEIRO DIAS AZEVEDO 221.525.938-8052 339 PAULA FRANCINE PAULINO 381.493.378-8153 2585 SARA FERNANDA CASTANHEIRO LIMA 397.177.318-4554 2252 MAIANE DUARTE DE MELO 401.972.978-6255 416 CARINA RENATA ESTEVAM 346.321.948-4056 2534 MONICA ALVES DE SOUSA 374.973.888-2757 1688 SIMONE TREVELINO 200.775.408-8358 2562 SUZANA APARECIDA VIEIRA 289.881.538-1259 1296 ROSALI BORGES CARVALHO DA SILVA 365.386.758-4060 2236 SUELI SOARES DOS SANTOS 096.342.118-2861 2930 ROSENILDA CUNHA 191.455.098-67

62 2801 FRANCISCO RUBENS DOS SANTOS 049.552.748-3863 3101 MARIA JOSE DE OLIVEIRA MORETO 068.050.878-3064 2767 MARLI APARECIDA DA SILVA 289.997.788-1965 1323 SABRINA PATRICIA DA SILVA 412.284.248-4566 2611 CELIA APARECIDA TIBURTINO 055.634.178-3267 2565 ANA PAULA DA SILVA 338.714.018-5468 72 ROSEMEIRE F. RODRIGUES 171.734.568-9469 3541 MARIA LUIZA DOMINGUES 068.124.188-8970 52 ELAINE R THEODORO 286.104.978-2871 1837 CAMILA DENISE M PROENCA 397.740.268-4572 825 GISLENE DE SOUZA LIMA 326.244.198-8873 1918 SELMA MARIA DA SILVA 038.288.054-4274 1263 FLAVIA CONEGLIAN 330.308.738-5475 1751 EDENILDA R BITU DO CARMO 120.193.738-8276 2954 CLEIDE VALENTE 826.953.938-4977 402 FRANCISCA BENTO DA COSTA 825.417.798-8778 1608 CRISTIANE M DE A CORREIA 317.871.818-4779 2475 TEREZINHA MENDES LIMA 170.285.678-0080 3352 NATALIA DE C O MARTINS 400.618.658-4281 228 PATRICIA C DOS S VIANA 364.215.048-9282 378 BRUNA CRISTIANE CANDIDO 412.848.378-8283 1634 FERNA AP. DE S TEODORO 407.288.868-0484 660 MARIA APARECIDA PACCOLA 061.798.398-4085 341 CARMEM PINTO DE ARAUJO 180.966.678-3186 2080 SIMONE FER DA SILVA 346.491.298-1887 2672 JOSIANE C S VENERANDO 293.333.178-0588 391 NEUMA DE LIMA 280.989.138-9989 312 MAIARA KARINA PORTELA 387.184.528-0990 2751 CAMILA PEREIRA DAMIRCO 421.827.348-0591 2827 APARECIDO DE LIMA 604.175.108-1092 1495 CLEONICE RODR. DA SILVA 130.811.558-0093 455 LILIAN REGINA PASSAIA 303.487.208-9094 1996 CAMILA COUT. LOURENCAO 373.846.988-5595 1781 MARIANA PASSAIA 359.709.388-4096 1615 CLEONICE PEREIRA DA SILVA 140.669.108-9097 1666 CARLOS NAZARIO FERREIRA 699.065.489-9198 1576 JOANA CARNEIRO DO VALE 487.886.519-9199 1417 PAULO VINI. TEODORO VAZ 387.927.668-46100 935 SILVANA APARECIDA SOARES 385.131.078-08101 503 JULIANA CAROLINA DA SILVA 383.573.608-66102 1912 LAUDICEIA FER. DA SILVA 272.205.908-81103 3027 ADRIANO ANTONIO DA SILVA 304.985.838-99104 2261 MARIA AM. VIEI. MACHADO 131.014.148-73105 1557 ABEGAIL MORENO 171.793.508-77106 778 DEBORA CRIS. DUETE DIAS 443.714.788-08107 2633 ADEILDO RODRI CARVALHO 376.809.434-00108 2620 ROGERIO DE OLIVEIRA 333.859.668-50109 3233 ROSENILDA APA. RODRIGUES 312.092.358-38110 524 MARINA A. R. MARTINELLI 079.001.258-84111 1715 ANA P. FERRAZ MENDONCA 343.675.038-79112 2895 LUCIANA BEN DE OLIVEIRA 269.668.608-40113 2957 ELISANGELA BISPO 180.962.668-45114 2043 SILMARA DIAS DA ROCHA 377.652.158-92115 3105 REGINA AP B DA S EMILIANO 324.023.878-07116 234 ELIANA AP DE OLI RIBEIRO 189.278.448-31117 2454 FLAVIA PEREIRA MACHADO 271.165.108-85118 1692 DANIELA LOUISE ARNOLD 170.474.458-03119 2711 ANA PAULA PINI 309.520.488-41120 1289 ORLANDA LUQUEZE GAMITO 053.443.968-30121 1291 VIVIANE DE ARAUJO 361.026.488-89122 3456 TATIANA REGINA CORDEIRO 309.813.098-95123 36 JOSE FERREIRA DE SOUZA 187.164.928-54124 2720 LORENA FONTES 387.603.548-10125 1849 MARIA AP CANT CADASTRO 236.594.098-63126 204 RENATA DIAS 337.439.738-71127 3297 PATRICIA ELE PINT BATISTA 266.839.988-25128 533 ADRIANA CRIS DOS SANTOS 386.483.478-31129 405 MARCELA P DA SILVA LEMOS 408.035.248-46130 3334 MARIA LUIZA PEREIRA 190.954.458-28131 2553 SOLONIA MARQUES DO REIS 398.233.003-30132 154 ANDRESSA DINIZ 377.387.448-04133 278 RAIMUNDO WE VIT DA SILVA 414.244.108-60134 2179 SIMONE DE C. BOAVENTURA 340.046.598-41135 2670 MARIA ALICE FR DOS SANTOS 195.418.118-33136 353 JOSILAINE ALVES DA SILVA 321.857.388-28137 1507 MARIA CEL ANGELICO COSTA 313.228.098-44138 1130 FERNANDA GRAZIELLA DIAS 231.151.278-12139 1246 MARCIA P DOS SANTOS 170.286.038-81140 1516 ELAINE CRISTINA RIBEIRO 263.396.158-48141 2657 LUCELIA CUSTODIO 305.158.018-01142 2202 MARIA P SANTOS GOMES 377.890.188-50143 287 REGIANE DE F S CARBELOTTI 372.864.268-18144 1335 ANDRESA DA SILVA BARBOSA 369.907.068-99145 3170 LUIZ FERNANDO AOYAMA 411.309.428-48146 1891 JESSICA REGIANE DE LIMA 420.786.728-74147 800 LUIZ FIOCCO 623.557.678-15148 3526 ROSANGELA AP FERNANDES 381.444.348-97149 953 ANA CAR DE OLIVEIRA NEVES 424.136.528-09150 2754 VERA LUC DA C DOS SANTOS 145.671.658-10151 3346 LUZINETE LIMA 103.028.508-05152 2138 VANESSA CRI MORAES 385.728.228-28153 253 EULA PAULA DE OLIVEIRA 368.015.928-58154 2045 TATIANE REGINA ALVES 295.476.478-30155 2736 LUANA VIR CAM DE FREITAS 420.788.948-50156 1674 JANAINA DE P BERTUSSO 409.748.668-30157 1342 RAQUEL M Machado 306.580.308-92158 2886 DENISE AP ANTUNES BARNE 079.055.248-50159 1978 ANDRE LUIS CRIZOSTOMO 331.972.318-99160 1101 EZEMIRA LEME 170.510.848-28161 1359 IVANIA M GALVAO DE FARIAS 054.212.544-70162 2399 SABRINA CRISTINA MILANI 338.761.548-55163 1437 MARCELA ROSELI CUNHA 329.830.968-07164 2700 FERNANDO HE DA SILVA 358.191.448-48165 3411 GILIAN DA SILVA ALCANTARA 066.329.774-56166 827 CRISTIANE BRASILIO 336.439.738-45167 2923 MARIA LUISA DIAS BATISTA 106.300.928-69168 3438 PRISCILA SILVANA DA SILVA 373.219.568-65169 3517 DORIVAL DA SILVA JUNIOR 339.427.138-96170 1691 JOICE CRIS PARIZOTO LOPES 411.816.108-77171 1448 IRACI ALVES 171.735.898-51172 1000 MARIA C CAVALIERI DA SILVA 043.435.808-81173 1084 DANIELE AP CRIZOSTOMO 409.903.848-37174 2300 BRUNA MA DE OLIVEIRA 373.203.998-65175 3383 CARLA DE OL BERNARDO 366.827.068-63176 1588 SORAIA FER DDE OLIVEIRA 372.295.198-45177 3071 JOAO P DE CAMARGO PRIMO 063.380.178-07178 310 OSMAR FERREIRA PAIVA 171.266.733-53179 1637 CASSIA REGINA MORETTO 311.133.508-90180 493 LETICIA FERREIRA DUETE 359.976.128-05181 1076 CIBELE A FERREIRA CHICO 291.535.708-04

182 1210 MATEUS ALMEIDA DA SILVA 310.995.858-99183 1376 JOAO VAZ 066.334.188-41184 1095 ANDERSON C DO VALE 412.773.158-33185 2182 LUCIMARA JULIO 190.960.678-27186 1777 CELIA DIAS DELFINO 327.869.208-09187 1633 LUCINEIA DE SOUZA SANTOS 297.194.898-63188 3356 MARA SILVIA RIBEIRO 180.804.318-92189 2602 CONCEICAO C DE OLIVEIRA 960.903.838-72190 3567 LUAN WELLINGTON POLA 409.791.798-66191 2028 MARCIA F DA SILVA BARBOSA 349.487.988-51192 3248 LUIS CESAR DO CARMO 131.007.238-80193 561 CRISTIANE PAULA DA SILVA 345.366.378-00194 950 DIRCE ANDRE DE LIMA 065.536.818-30195 3151 ELIETE J DE FRANCA SOUZA 215.692.648-48196 1371 DARCI BICUDO DE ALMEIDA 827.447.508-91197 3312 LILIANA DE OLIVEIRA MORELI 362.353.648-22198 2343 LILIANA C. G. BORG. SOUZA 353.504.168-63199 2818 VALDECI MARQUES NUNES 131.840.988-85200 974 VALERIA LEITE DA CRUZ 354.577.628-07201 2516 NADIR FERREIRA 068.124.348-17202 146 JULIANA NUNES 344.855.078-74203 1779 HELENA DE OL. DE ALMEIDA 051.635.548-16204 1176 KARIN CORDEIRO 334.193.948-29205 588 CRISTIANI BRITO DE SALES 342.508.288-40206 3241 FLAVIA GOMES DA SILVA 415.578.428-92207 2145 ANDERSON HE. FONSECA 433.971.498-43208 728 ADRIANA PINHEIRO 180.966.668-60209 707 LUCIANA P. DE MORAES 345.472.288-84210 1820 SABRINA FERREIRA DUETE 323.809.488-28211 520 NAIARA CRISTINA DE CASTRO 386.372.318-02212 1209 JUCENILDO CARLOS DA SILVA 215.596.088-38213 859 MONALISA STER DE SOUZA 380.545.998-03214 1480 ANGELA LOPES DA SILVA 145.981.218-23215 2275 APARECIDA BAR.GONCALVES 180.966.968-58216 2052 CAMILA R. DA SILVA 442.219.278-79217 476 JOAO DE OLIVEIRA 049.552.678-90218 3519 LUCILENA AP. MANOEL 317.505.658-03219 513 LILIAN A. NASCIMENTO 187.985.538-01220 3086 ADRIANA M. DE ALMEIDA 345.053.638-99221 1456 MARIANA C. SOU. MEDEIROS 413.157.378-41222 1501 FABIO GONCALVES RIO 398.120.928-11223 2283 ADRIANA CON.SANTOS 411.900.138-51224 3366 ELZA NEVES S OLIVEIRA 130.811.268-86225 1066 APARECIDA F. MAX. SANTOS 056.887.348-33226 332 KATIA APARECIDA DALAQUA 374.038.758-00227 220 CLEIZIANE C. RODRIGUES 379.275.248-44228 2558 MARIA CRISTINA BADESSO 130.812.708-12229 26 MARIA AP. AL. M. GERMINO 063.683.008-09230 439 SILVANA VENANCIO DA SILVA 190.957.648-42231 2888 LEILA DE OLIVEIRA SOUZA 345.313.158-47232 797 MARIA MADALENA AMARAL 229.637.738-62233 181 MARIA APARECIDA DE GOES 321.096.378-97234 1352 ANA PAULA ROMAO 376.743.418-01235 549 SIMONE APARECIDA DE ASSIS 309.843.758-80236 1806 LUCIMAR BARBOSA DA SILVA 044.120.138-55237 3340 RONY LUIS MILANESI 368.834.268-25238 862 VIVIANE F. RODRIGUES 404.777.888-58239 78 MARIA APARECIDA CARDOSO 256.750.298-00240 1906 EDLEN MAIARA DA CUNHA 407.447.968-06241 2706 EVELIN DE P. M. OLIVEIRA 416.100.008-11242 2856 MARIA BENEDITA DA SILVA 130.821.188-01243 1567 JESSICA ROMANO 404.777.848-60244 1974 MICHELE ADRIANA BORIN 301.140.428-37245 1902 LUCILENE S. RODRIGUES 315.614.688-94246 387 LUANA PRISCILA JANA 411.292.748-70247 3516 DELVANIA DE J. DAMASCENO 396.372.188-07248 2813 VALDICLEIA R. DELFINO 039.952.479-70249 3518 ALISSON EV. AL. GUILHEN 408.979.758-63250 2761 ELISANGELA AL DOS SANTOS 228.689.828-67251 1662 BEATRIZ AP MAC MIRANDA 382.074.098-86252 1994 JOSE BERNARDES NUNES 960.677.808-87253 706 MARIA CRISTINA DA SILVA 085.896.014-12254 2088 REGINA AP DOS SANTOS 115.382.928-23255 3457 SELMA EL CARVALHO 317.187.918-28256 1617 VALDIRENE AP DOS SANTOS 986.736.022-20257 1783 AMANDA SI PO JORDAO 384.420.338-90258 1697 JULIANA B PEREZ BRANCO 269.659.538-02259 2893 SEBASTIAO AP FLORENCIO 825.464.018-15260 724 DULCICLEA CUBA DA SILVA 346.959.758-82261 160 LUCIANA CRISTINA DA SILVA 384.420.348-62262 2632 ANA CA DA CRUZ GOMES 412.590.988-18263 847 KERULEN M F ALMAZZANATI 448.470.198-73264 1293 MARIA APARECIDA RIBEIRO 170.621.518-58265 1147 BARBARA R DANELON 329.934.228-20266 538 CONCEICAO AP MANOEL 331.755.188-77267 492 SIMONE R DE OLIVEIRA 389.771.868-54268 470 JOSE ILTON MOREIRA SILVA 924.015.898-72269 477 JOSE DE OLIVEIRA 835.641.878-04270 164 GISLENE MARIA BARIERO 314.921.108-50271 2106 APARECIDA DE J B MARIANO 161.907.678-00272 1183 KATIA CRISTINA VAZ 434.497.878-10273 3337 MONALISA F DISANTOS 330.262.188-47274 1641 ELIZABETE CRISTINA PERES 384.304.068-08275 426 ELOISA F ARRUDA DUTRA 366.832.158-20276 415 ANITA FDOS SANTOS 619.594.489-00277 3344 MARIA CARLA DOS SANTOS 350.652.488-77278 820 MARISA AP OLIVEIRA SILVA 326.060.358-10279 1467 JULIANA BENTO COSTA 141.341.718-30280 1675 GLAUCIA L DOS SANTOS 377.697.848-16281 668 KATIA K M MIRANDA 357.870.198-06282 1110 MARIA AP DE OL RODRIGUES 096.322.528-61283 2266 GIZELE AP DE SOUZA LIMA 381.277.798-30284 1758 EDNA NARCISO 195.425.768-62285 2815 LEONARDO F CABRAL 029.357.854-01286 2512 ELAINE CRISTINA GERALDO 329.517.388-54287 565 ADRIANA ARAUJO DE SOUZA 283.692.488-88288 2405 LUCIANA FATIMA DE PAULO 324.394.558-57289 2151 NATALIANA F MAZZTI MAX 366.207.308-09290 3003 EMILY DIAS ALVES 053.212.401-40291 394 PAULO CESAR DEZIDERIO 379.275.298-03292 1989 ISABELA PIRAS NOGUEIRA 324.023.868-35293 3489 JOSE MANOEL DE CARVALHO 058.540.148-90294 2871 GILMA MARIA DE CARVALHO 195.418.928-17295 3440 APARECIDA DE FAT A SILVA 200.708.478-35296 2851 ALINE MARTINS 355.951.618-84297 2561 ANGELA MARIA BISPO 380.408.228-90298 2806 SOLANGE AP GOMES 120.208.038-36299 1255 MARIA AP CASTRO 567.783.508-06300 2921 NUBIA DOS SANTOS ARAUJO 343.316.718-44301 2384 MARIA M P DE MIRANDA 377.841.448-81302 1125 TANIA APARECIDA DA SILVA 382.948.818-13303 359 DAMARILZA LOPES DE SOUZA 306.999.548-94

304 3470 DEBORA JACINTO PEREIRA 362.381.158-07305 1487 TABATA AP C LACERDA 420.987.338-10306 2634 CASSIA AP LOURENCO 061.798.528-63307 2485 FATIMA AP F DO AMARAL 200.771.668-25308 782 MARISA APARECIDA PERINO 200.203.998-47309 2825 HELEN D SILVA SOARES 384.832.358-38310 3165 JAQUELINE DE O R MENDES 332.319.018-12311 384 JANAINA CRISTINA PIRES 421.672.928-21312 205 LETICIA ROCHA SABINO 361.147.328-63313 994 ANGELA M F ZEFERINO 130.877.068-50314 2655 MARCIANO FR MARTINS 338.468.588-11315 1970 HEVILIN SVICERO DA SILVA 326.245.808-24316 1015 JOAO PARRA 030.977.538-85317 3537 JUCILEIA REGINA LAZARINI 180.804.788-56318 2258 LUCIMARA DA SILVA 417.122.018-16319 2388 MARIA S RIBAS CAMPOS 170.476.108-55320 365 FRANC CHAGAS DE JESUS 392.362.108-64321 83 KARINA LIMA DA SILVA 430.628.088-88322 3099 FRANC M DA CONCEICAO 350.119.448-08323 2178 WILL MICHEL GRANADO 429.955.738-77324 2131 JAQUEL SOUZA SOARES LIMA 375.514.298-83325 838 SUNELI BARBOSA DA SILVA 259.349.128-01326 2127 ZELIA AP PER DOS SANTOS 145.981.748-62327 1742 FRANCISCA XAVIER DE LIMA 487.964.929-53328 1506 ELIANE CRUZ DE ASSIS 384.091.178-86329 3375 MICHELE CRI PIE SILVA 334.569.438-73330 2481 PATRICIA AP CONC SANTANA 309.679.798-62331 3330 ERICA RAQUEL DO CARMO 395.126.698-89332 3327 MARIA RO OB DA SILVA 288.102.478-50333 576 LINDAURA COSTA LIMA 303.762.288-14334 1678 IVANIR TOMAZ 190.962.198-64335 763 AMANDA VENTURA 415.235.348-18336 2694 MAIARA PLACCA RODOKAS 409.331.438-18337 2072 ARIANE SUELEN CAMPESATO 372.295.208-51338 594 SANDRA ANT DE OLIVEIRA 265.485.138-94339 1007 LAIZE CRISTINA WERNECK 386.108.908-48340 876 ROSANA PEREIRA MARTINS 333.287.468-38341 2141 LUZIA APARECIDA GALEGO 280.129.838-77342 952 ANDREIA CRIS MANTOAN 279.809.908-03343 1733 DULCIMAR M JULI PEREIRA 380.806.578-82344 1949 ZELINDA AP AFFONCO 145.669.778-11345 605 ROSANGELA MARIA DA LUZ 288.780.538-05346 735 FRANCIELE RODRIGUES 430.945.868-80347 2445 JOICE THOME LOPES 315.669.028-78348 3307 DEIVID A GOULART JULIAO 420.857.318-05349 1677 MARLI BUENO DE MORAES 364.782.478-05350 461 FAUSTINA MARIA DE JESUS 329.722.258-13351 1672 ROSEMEIRE M ARAUJO 325.534.388-77352 2605 JESSICA R ALMEIDA LAURA 402.779.578-42353 3225 TANIA DE FATIMA LAURINDO 104.356.858-13354 342 ELISANGELA ISABEL R MORBI 317.547.308-33355 3084 VERA RODRIGUES 297.863.308-54356 3113 SIMONE APARECIDA SANTOS 324.023.838-10357 473 ANTONIA ALVES SEVERIANO 276.202.388-24358 1050 EDILEUZA JULIA DE FRANCA 910.511.507-87359 1740 NARRIMAN R FEDE OLIVEIRA 410.107.458-59360 670 CRISTIANA MARIA DA SILVA 291.544.108-19361 1420 MARIA ROSA C MESSIAS 312.670.578-23362 1682 EDILEUZA RODRIGUES VIANA 329.544.078-67363 314 VIVIANE A DE FARIA ESP 180.962.378-29364 3069 LEILIANE DIAS BARBOSA 375.705.348-67365 2601 ANGELA T DE CA ROSA 380.234.128-76366 2691 FRANCISCA L F SIL SOUSA 216.474.858-19367 2901 SOLANGE DE F FERNANDES 309.413.928-05368 2208 FERNANDA DA S BENEDITO 446.309.658-82369 532 JUCIMARI DE SOUZA DIAS 333.063.588-60370 2187 MARIA TEREZA BOINS 286.030.858-03371 323 LETICIA MARA CILLI 442.291.338-71372 958 ALINE GRAZIELE DE OLIVEIRA 386.617.548-52373 1712 ANA PAULA F MEIRA 434.288.988-93374 1997 ELIANE CRISTINA ANHOLETO 246.124.958-02375 3169 NEUZA FERREIRA DE SOUZA 067.991.498-67376 2975 MARIA APARECIDA DA SILVA 289.988.438-70377 1067 TAMIRES CAMARGO 345.956.428-81378 2190 MARCIA SILVA 161.967.548-07379 2387 STEFANI CH DA SILVA SANTOS 425.046.708-26380 2574 ELIZABETE AP NOGUEIRA 038.043.958-13381 1005 GESSICA DENISE LAZARINI 359.295.478-40382 2448 SIMONE MATIAS DA SILVA 351.854.688-07383 1494 EVA DE JESUS 083.279.268-37384 1182 GILDA DE JESUS LOPES 364.475.598-13385 629 FLAVIA FANTINATTI 316.572.178-50386 1012 ELAINE AP O. SPADOTTO 145.678.478-14387 2020 REGINALDO C JORDAO 152.191.458-35388 1113 PATRICIA APARECIDA GODOY 248.100.608-96389 3300 DEBORA CRISTINA TROIANO 368.671.008-05390 1488 PAULA C LOPES DOS SANTOS 352.772.518-04391 1985 VALQUIRIA C RIB DA SILVA 348.952.498-59392 1745 JANAINA AP CAR DO VALE 233.269.748-92393 664 CAMILA REG CONCEICAO 354.021.918-83394 3202 SILMARA DE ALMEIDA 309.198.978-00395 2596 LAUDELICE AND FE TOMAZ 290.913.208-00396 81 DEBORA CRISTINA TALARICO 334.494.468-19397 589 MARCIA REG FA DE SOUZA 263.165.248-70398 1639 GABRIELA B OLIVEIRA 334.632.018-95399 190 JULIANA D S DEZIDERIO 415.843.958-26400 2771 DAIANA JAQ NASCIMENTO 360.262.548-62401 1609 NATALIA TUDICAKI PEREIRA 277.348.428-28402 2021 ALZENIR VAL DOS SANTOS 286.688.178-84403 2419 ELISANGELA A CRISOSTOMO 354.115.258-37404 3367 ESTER GARAVELI 077.877.688-35405 1167 SEBASTIAO DO C TOMAZ 004.791.988-45406 757 LUCILENE M R DOMINGUES 145.678.428-55407 3147 DAIANA DE P GERMINIO 357.955.048-90408 753 MARIA DE L B RODRIGUES 271.755.998-11409 777 DANIELA C FERNANDES 460.742.988-07410 2896 ESMERINDA N FONSECA 275.612.968-27411 1847 PRISCILA CRISTINA ZAPAROLI 180.807.438-60412 2527 LUCIMARA DA SILVA 300.788.048-33413 2289 JOAO BATISTA DOS SANTOS 331.211.339-34414 2022 MARIA LUCINDA DA SILVA 180.962.338-31415 1770 THAIS REBECA AVELINO 406.754.048-51416 1645 MARIA GICELI D DE OLIVEIRA 302.895.818-00417 1642 THAIS REGINA M SILVERIO 283.672.328-95418 2001 ROSILDA DOS SANTOS 145.980.378-73419 2068 SILMARA CAETANO 384.127.838-83420 2972 VIVIAN B DOS S DA SILVA 356.191.468-39421 2795 MARIA RITA PINTO 195.418.358-56422 3465 LOREDANA M LORENSONI 414.065.268-35423 3206 SILVANA DA SILVA 302.951.478-14424 3106 DANIELA T DA SILVA LOPES 424.568.258-29

Lista dos sorteados no ‘Minha Casa, Minha Vida’

Fotos: Billy Mao

Page 6: Sabadao do povo 40

ESPECIAL6LENÇÓIS PAULISTA, 16 DE NOVEMBRO DE 2013

SAÚDE PÚBLICA/BEM ESTAR

Da reportagemUma caminhada no final

da tarde pode ser coisa sim-ples em muitas partes do mundo. Em Lençóis Paulista, dependendo do trajeto que o caminhante pretenda, não. As zonas Sul e Sudeste da cidade são as áreas com maior facilidade para quem pretende fazer uma caminhada. Desde o bairro Cecap até o Parque do Povo, situado no bairro Lago da Prata, existe calçamento adequado às margens do Cór-rego da Prata. A dificuldade para adeptos à boa forma se complica quando o trajeto pre-tendido atinge outros bairros e outros percursos.

O Sabadão do Povo percor-reu alguns pontos utilizados por pessoas que buscam na caminhada uma forma de manter a saúde e o bem estar, e conseguiu flagrar alguns obstáculos nesta caminhada.

Para quem pretende fazer um percurso sem obstáculos e de longa distância a melhor opção é fugir do centro da cidade e de alguns bairros. Da Avenida Orígenes Lessa, na Cecap até a Rua Miruna, no Jardim Itamaraty, é possível percorrer uma distância de mais de dois quilômetros de forma sossegada. Há calça-mento em toda a extenção das ruas que margeiam o Córrego da Prata sem nenhuma obstru-ção. Acessos para cadeirantes também foram construídos seguindo a Lei de Acessibi-lidade. O importúnio desse trajeto é a falta de sinalização das faixas de pedestres em alguns pontos, dificultando a travessia.

No trajeto entre a Cecap e Itamaraty existe ainda a questão da qualidade da cami-nhada. Por margear o Córrego, a respiração flui melhor e quando o caminhante alcança o Parque do Povo a caminhada entra no estágio social, onde outras pessoas buscam aquele local para caminhar e fazer exercícios, apenas no parque.

Para quem mora na zona Norte da cidade, nos bairros que compreendem a Rondon, Núcleo, Maestro Júlio Ferrari e Jardim das Nações, a história já é outra. Vários trechos, que poderiam servir de trajeto para uma boa caminhada, sofrem com a obstrução de calçadas por mato, terra e entulho, entre outras coisas. Mas o pior de tudo é que em vários pontos não há nem mesmo o próprio calçamento.

Na Rua Lafayette Leal Muller existe calçamento des-de a Avenida Jácomo Nicolau Paccola, até a altura da Rua José Antunes. Pelo menos de um lado da rua o calçamento está adequado neste pedaço. Depois, até o início da Ave-nida Adriano Foganholli, o pedestre precisa ficar atento quanto a grande quantidade de veículos que trafegam pela via. Principalmente, nos horá-rios de pico, no final da tarde.

A falta de calçadas na La-faiette Muller Leal se estende até vários trechos da Avenida Adriano Foganholli. Na ave-nida, do lado que margeia a Rodovia Marechal Rondon, não há nenhum tipo de cal-çamento e do outro lado as calçadas são intercaladas entre calçada e mato, exigindo que o pedestre utilize parte da via expressa, ficando assim, sob risco de atropelamento.

Diante desta dificuldade e perigo, muita gente daquela região se concentra ao redor e na Praça de Esportes e Lazer

Falta de calçamento dificultaa vida do pedestre em Lençóis

lista, principalmente no centro da cidade, pelo

desnível dos terrenos as calça-das foram

construídas de forma que di-ficulta o trânsito de pedestres.

Para portadores de deficiência física

é praticamente impossível o tráfego, ex-pondo o tran-

seunte a r i s c o s c o n s -

tantes como quedas, tropeções e desequilíbrios.

Durante esta semana, uma senhora teria sofrido uma queda quando trafegava pela Rua 15 de Novembro, que corta o centro da cidade, pelo fato da calçada que estava em péssimo estado de conservação. Nestes casos, o cidadão poderá entrar acionar a

Justiça para se ressarcir de pos-sívei sdanos. Outro problema flagrado pela equipe do Jornal Sabadão do Povo é quanto a obstrução da via pública. Existem empreendimentos na cidade que não respeitam o direito do cidadão e depo-sitam na calçada materiais de construção, entulhos e em al-guns casos, instalam tapumes fechando completamente a calçada, dificultando o trânsito e obrigando o pedestre a tran-sitar pela via expressa.

No Parque do Povo a repor-tagem constatou que durante a semana o local é frequentado por pessoas que buscam nos exercícios físicos uma distra-ção ou uma forma de manter a saúde. No Parque do Paradão a constatação foi a mesma.

Nos dois casos a reporta-gem constatou, depois que re-cebeu reclamação de pessoas que frequentam esses lugares, que nos finais de semana a frequência muda. Nestes dias, o abuso deliberado de bebidas e algumas drogas se tornam comum. A reportagem flagrou vários grupos, no Par-que do Povo, em um domingo à tarde, usando maconha. Outros grupos preparando a droga - enrolando o cigarro - para o posterior consumo. Isso, entre famílias, adultos e crianças que estavam no local. O consumo de bebidas alcoólicas e a poluição sonora são percebidos quando da chegada ao parque.

A falta de opção para a juventude lençoense vai ao encontro à carência de lo-cais onde a família possa se divertir. No Paque do Povo, enquanto crianças brincavam

no playground, um grupo bebia ao lado. No Paradão, enquanto algumas pessoas caminhavam e as crianças brincavam no parquinho, um grupo de jovens fumava o que parecia ser um cigarro de maconha não muito distante.

Muita gente se incomoda com a situação, como as que o jornal ouviu em off – quando as declarações das pessoas não são publicadas – mas nem todas tem a disposição de fazer algo.

As diferenças de estilos e faixa etária nestes locais pode-ria acontecer normalmente se fosse respeitado alguns limites de convívio em sociedade. Uma área no Parque do Povo que poderia atender as neces-sidades da família está menos favorecida. Próximo ao jardim ecológico não há bancos ou árvores que tornem o local mais atrativo para famílias.

Onde existe árvore, água potável e bancos é justamente onde os jovens se encontram. Fosse dada a devida atenção para todo o local, poderia ser mais bem explorado por aque-les que dão nome ao lugar: o Povo.

No Parque do Povo uso de drogas ebebida se misturama famílias e crianças

“Devanir Moretto”. Em alguns pontos da

região das zonas Sul e Sudeste da cida-de, as principais vias utilizadas por aqueles que buscam na caminha-da uma for-ma de lazer, a situação p o d e s e r ainda pior. Na Rua Um-berto Pelegrino existe calçamen-to – irregular- ape-nas em um lado da via, o que dificulta para qualquer pedes-tre. Na rua, existem trechos onde é prati-camente impossível atravessar, obrigan-do o caminhante a trafegar literalmente pela rua, dividindo espaço com carros e motocicletas que trafegam pelo local.

Já na Avenida Jacomo Augusto Paccola, o lado da via que contém calçamento, sofre com a intercalação de terrenos que ainda não as construíram. Do lado contrário da via não há calçamento e o pedestre também tem dificuldade de tráfego.

No Jardim Ubi-rama, zona Oeste, na Rua Marechal Rondon, a prefei-tura construiu cal-çadas acessíveis em toda a exten-são que margeia a Rodovia Osni Matheus, desde a Rua Castro Alves até a Rua Cândido Alvim de Paula. Uma excelente opção para moradores da região.

O Parque do Povo, no Lago da Prata e Parque Pa-radão, no final da Rua 15 de Novembro, são pontos apro-priados para a boa prática de caminhadas. Nestes locais existem os calçamentos apro-priados em grande extensão, além de iluminação e pontos com água potável.

O problema com calçadas é muito amplo em muitas cida-des do país. Em Lençóis Pau-

Parque Paradão - O Parque é uma ótima opção para quem pro-cura exercícios leves, caminhada. Tem es-tacionamento e pista para caminhada.

Parque do Povo - Situado no Lago da Prata o local é propício para o lazer em família. Frequentadores reclamam da falta de quiosques, bancos e árvores em

parte do parque. Falta banheiros públicos e lixeiras. Por outro lado, além de uma pista para caminhada, há uma ciclovia e decks às margens do lago

Jácomo Nicolau Paccola - Quem busca aquela via para caminhadas precisa dividir espaço com veículos a todo instante. Não há calçadas e nem iluminação em grande parte da via.

Av. Adriano Foganholli - Se hou-vesse calçadas, seria ótima opção para caminhadas. No entanto, até para motoristas a via é complicada. Na foto, mato cobre a sinalização de trânsito e avança pela calçada.

Av. Adriano Foganholli - No trevo que dá acesso à Rod. Marechal Rondon, a situação é complicada. O pedestre não tem opção neste trecho a não ser invadir a via expressa e colocar em risco sua integridade física. Muita gente utiliza a avenida para caminhadas sujeitos a acidentes.

XV de Novembro - O centro da cidade deve ser evitado por aqueles que procuram locais para caminhadas. No centro existe o problema das calçadas irregulares que dificultam a vida do pedestre. Durante a semana uma senhora teria sofrido uma queda na 15 devido a buracos em uma calçada. Como as calçadas da rua são estrei-tas, durante o horário comercial é comum as pessoas andarem pela rua, se sujeitando a acidentes. Apesar de pontos de acessibilidade para cadeirantes, a dificuldade de locomoção para essas pessoas ainda é muito grande.

Córrego da Prata - Uma margem do Cór-rego da Prata é o único local completo para a prática da caminhada. Sua calçada se extende da Cecap até o Parque do Povo. Existe boa sinalização, bebedouro e arborização. Apenas onde a calçada termina na Avenida Lázaro Brígido Dutra é que fica complicado para o pedestre. De um lado da via há a passagem em nível, sinalizada para pedestre,, mas do outro, não. O pedestre fica sem saber ao certo o que deve fazer. A localização da passagem deveria ser outra. Outros cruzamen-tos desse trajeto mantém a sinalização correta.

Ruas da Cidade - Esta é na Vila Cruzeiro, Rua Uruguai. Caso o pedestre passe pelo local, precisa caminhar pela rua, o que acontecesse constantemente. Além de um tapume diminuindo o tamanho da calçada, o mato toma conta do espaço.

Fotos e ilustrações: Billy Mao

Enquanto calçadas são obstruídas para a passagem de pedestres, parques da cidade são tomados por abusos

Page 7: Sabadao do povo 40

Mundo SustentávelGERAL 7

LENÇÓIS PAULISTA, 16 DE NOVEMBRO DE 2013

CORDEIRO NO FORNO

Receitaspara você!Por Paulo Campanholi [email protected]

Estranha Noite Michel Ramalho - michelramalho.blogspot.com

HORÓSCOPO

ARI

ES

TOU

RO

GEM

EOS

CAN

CÊR

LEÃ

O

VIRG

EM

LIBR

A

ESCO

RPIÃ

O

SARG

ITÁRI

O

CAPR

ICÓ

RNIO

AQU

ÁRIO

PEIX

ES

Um pouco de distância pode ser bom para o casal. Só tenha cuidado para não se envolver com alguém comprometido. A intimidade vai esquentar. No trabalho, terá alguns de-

safios. Use a disciplina para vencê-los. A família pode precisar de atenção, então, pro-cure conciliar as obrigações do lar com seus ideais fora de casa.

Com seu par, se algo estiver in-comodando, conversenuma boa para se entenderem. Na intimi-dade, siga os seus instintos e se dará bem. No trabalho, podem ocorrer alguns imprevistos, por-

tanto, mantenha a calma e não aja por impulso. A convivência doméstica será sua prioridade nesta semana.

Aposte no romantismo para se aproximar ainda mais do seu amor e não tenha medo de declarar seus sen-timentos. No trabalho, não fique medindo forças com ninguém para não se preju-

dicar. Confie no seu poder de negociação e assuma as rédeas da sua vida financeira. Procure envolver-se mais em seus compro-missos familiares.

Sua sensualidade está em evidência e se pintar um clima com alguém do seu trabalho, não se surpreenda. Vá em frente, mas seja dis-creta. No trabalho, com a criatividade em alta, deix-

ará uma marca no que fizer. O setor das finanças e o comercial ganharão um im-pulso. Em família, evite as discussões e converse mais.

Prepare-se para surpresas, pois uma nova paixão deverá invadir seu coração. Se já tem compromisso, evite discutir à toa com quem ama. Saberá usar sua criatividade no tra-balho e terá habilidade para

lidar com assuntos materiais. Alguns as-suntos familiares não resolvidos podem vir à tona. Tenha cautela na hora de agir para não se arrepender.

A dois, essa será uma ótima fase: chamego, atenção e muito amor irão reforçar os laços com seu par. Cuidado para não deixar sua vida pes-soal afetar a sua produtividade no trabalho. Organize-se e

procure concluir o que estiver pendente. A família poderá dar conselhos valiosos: ouça os mais velhos.

Se vive uma relação a dois, não queira controlar seu par. Leve a vida amorosa de um jeito mais leve. Bom momento para assumir mais responsabilidades no trabalho. Reveja suas finan-

ças e coloque suas contas em ordem. Em família, seu espírito solidário e seu coração generoso darão as cartas, aproveite para fortalecer os laços de afeto.

Confie mais em sua sensibi-lidade nas questões amorosas. Fale o que sente a seu amor e tudo ficará melhor. No tra-balho, procure se aproximar dos colegas e ajudá-los no precisarem e pode se dar bem.

Não espere pela sorte e pense em como au-mentar seus ganhos. Em família, esqueça os atritos do passado.

Há possibilidade de ter um ro-mance com alguém de destaque ou influente, mas mantenha os pés na realidade. Se está só e sente solidão, procure os ami-gos e saia para se divertir. No trabalho, concentre-se nas suas

atividades e faça o que precisa ser feito. Tudo indica que receberá carta branca para tomar de-cisões sobre algum assunto familiar.

A dois, mostre o quanto ama seu parceiro. Uma pessoa que estava distante poderá tentar reatar os laços. No tra-balho, terá que investir agora para colher os frutos depois. Poderá ter boas ideias para

ganhar um dinheiro extra. Desentendimen-tos com parentes pode tumultuar o clima doméstico. Cuidado com o que fala para não causar brigas em casa.

Procure abrir seu coração e enxergar o lado bom da sua relação amorosa. Bom momento para tirar a sua vida sexual da rotina. No trabalho, a melhor forma de

evitar contratempos será agir com calma. Administre bem o seu dinheiro para não ter perdas e se prejudicar. Poderá ter aborreci-mentos com parentes.

Se já tem um romance, será uma ótima fase para firmar compromisso, mas nada de cobranças, senão, podem surgir brigas. No serviço, avalie bem as suas chances de

crescer na profissão e aja. Um sonho antigo deverá virar realidade se mostrar seu talento. Terá alegria, diversão e ótimo entrosamento com pessoas da família

Ingredientes

1 kg batatas cortada em chips150 g cogumelos em lâminas02 cebolas grandes fatiada500 g carne de cordeiro emcubos peq. ( paleta ou pernil)Quanto baste sal Qb pimenta do reino 2 col. sopa manteiga1 col. sopa salsinha picada

Planeta poderá ficar ainda mais quente

TIRINHAS

O Monica Parade, evento que espalhou 50 bonecos da Mônica, personagem dos quadrinhos de Maurício de Sousa, para comemorar os 5a anos da personagem, ganhou, aléma das ruas da capital Paulista, as telas de compu-tadores de todo o mundo. O Monica Parede Virtual foi criado à partir do site de

relacionamentos Facebook. Na página foi disponibilizado uma base já pronta de dois desenhos da Mônica. um de frente e outro de perfil, onde os artistas podem colocar a criatividade em prática.

Em Lençóis Paulista o desenhista Michel Ramalho, que publica uma tira sema-nal (logo abaixo), participou

da brincadeira e estilizou um desenho da personagem.

“Fiz a Mônica em um es-tilo gótico, que é um estilo que trabalho e enviei. Gosto muito de desenho e participo de todos os eventos que posso. Contou Michel.

Confira a roupagem que o artista deu para personagem cinquentenária.

Mônica vira gótica nos traços do desenhista Michel Ramalho

O mundo ficará, a longo prazo, 3,6 graus Celsius (ºC) mais quente se os governos simplesmente mantiverem os seus objetivos atuais alertou, ontem (12), a Agência Inter-nacional de Energia (AIE). Os representantes da agência participam em Varsóvia (Po-lônia) das discussões sobre as alterações climáticas.

No cenário estabelecido pela AIE para os países desen-volvidos, as emissões de gases que provocam o efeito estufa relacionados com a energia, que representam cerca de dois terços do total das emissões, sofrerão um aumento de 20%

até 2035, mesmo com os esforços já anunciados pelos países comprometidos com as preocupações ambientais.

Este cenário ” leva em conta o impacto das medidas anunciadas pelos governos para melhorar a eficiência energética, o apoio às energias renováveis, a redução dos subsídios aos combustíveis fósseis e, em alguns casos, a colocação de um preço nas emissões de gás carbônico”, disse a AIE no relatório anual de referência, apresentado nesta terça-feira em Londres.

No entanto, o aumento de 20% nas emissões de energia –

principalmente as geradas pelo carvão e pelo petróleo e, em menor grau, do gás – dentro de 20 anos “deixa o mundo a ca-minho de temperaturas médias globais de 3,6°C, bem acima da meta de 2ºC definida interna-cionalmente”, informou a AIE.

Observando o papel funda-mental do componente energé-tico no sucesso ou no fracasso da política climática inter-nacional, o departamento de energia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimen-to Econômico (OCDE) apoiou as iniciativas recentes, entre as quais o plano de ação apresen-tado pelo presidente americano

Estudo aponta que aquecimento pode chegar até 3,6° devido a grande quantidade de emissão de gás carbônicoBarack Obama; o anúncio de Pequim relativo a uma limi-tação de carvão; e o debate europeu sobre metas climáticas

para 2030, salientando que “to-das têm o potencial de limitar o crescimento das emissões de gás carbônico”.

Matéria da Agência Lusa / ABr, publicada pelo EcoDe-bate, 13/11/2013

Cristiano TaioqueOs espantalóides

Modo de fazer

1. Unte uma forma refratária.2. Arrume no fundo da refratária um pouco de batatas.3. Faça uma camada de cogumelos em cima das batatas.4. Faça outra camada de cordeiro temperado com sal a gosto e pimenta do reino a gosto e cebolas.5. Cubra com mais fatias de batatas e repita todas as outras camadas.6. Finalize a última camada com batatas e pedaços de manteiga.7. Adicione 500 ml de água, cubra com papel alumínio e leve para assar por cerca de 90 minutos.8. Destampe depois de estar tudo macio somente para corar as batatas. Bom apetite!

Page 8: Sabadao do povo 40

LENÇÓIS PAULISTA, 16 DE NOVEMBRO DE 2013Sua Imagem8

AvilapanAvilapanPRODUTOS DE PADARIAS E CONFEITARIASFERMENTO FRESCO LEVASAF

Elson Avila

(14) 99643.4517

Rua Otaviano Brizola, 168 - Vila Mamedina _ Lençóis Paulista - SPFone: 14-3263.7300 - e-mail: [email protected]

ACEITA-SE CARTÕES DE CRÉDITO

FESTA - A universitaria Letícia Oli-ver comemora neste domingo (17) com os amigos, seu aniversário de 19 anos (na foto, Letícia e seu primo André)

MERECE - Nelson Faillace receberá homenagem da Câmara Municipal de Lençóis Paulista pelos feitos pela cultura, pela escrita e pelo esporte de nossa cidade. Carioca ‘naturalizado’ lençoense, fez sua história em Lençóis e diz que nem bebeu água da Biquinha.

GAROTO - Lucas Ferreira é o garoto propaganda dos Consórcios Proeste Divelpa. O rapaz usa seu carisma para vender os produtos da rede de seu empresário, José Antonio Foganholi (Pardal). Jà está fazendo sucesso também nas redes sociais, como Facebook.

GAROTO - A Prefeita Izabelel Lorenzetti esteve em São Paulo na quarta-feira, 13/11, onde participou de uma reunião com o Secretário de Turismo, Cláudio Valverde, para discutir a sinalização das rodovias que cortam as 10 cidades que fazem parte do Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista. A prefeita dividiu o encontro com outros prefeitos.

Uma cachorrinha sumiu no Parque Elizabeth, por favor, se alguem encontrar, entre em contato 9674-9955 ou 9774-0696 pode ligar a qualquer hora !!!O nome dela é Thifani

DUPONT - A 6ª edição do projeto Dupont Na Escola premiou na ter-ça-feira, dia 12, os alunos da rede municipal de Lençóis Paulista, realizado em parceria entre a empresa multinacional a Ascana e a diretoria de Educação. Participam cerca de 800 alunos dos quintos anos do ensino fundamental. Rayane Campos da Silva, da escola Ida-lina Canova de Barros (foto) ficou em 1º lugar da rede e ganhou um notebook e um computador para sua escola. Em 2º lugar ficou Lívia Caroline Blanco Andreotti, que ganhou um tablet. Já os responsáveis pelos melhores trabalhos de cada uma das 13 escolas participantes foram premiados com um MP4 (foto).