Download - THANK GOD OU THANKS GOD - circuitomt.com.brcircuitomt.com.br/flip/489/files/assets/downloads/page0018.pdf · um cordel de algodão, traz na sequência ligeira das notas musicais a

Transcript

CIRCUITOMATOGROSSOCUIABÁ, 22 A 28 DE MAIO DE 2014

CULTURA EM CIRCUITO PG 7www.circuitomt.com.br

Anna é doutora emHistória, etnógrafa e filatelista.

[email protected]

TE

RR

A B

RA

SIL

ISPo

r A

nna

Mar

ia R

ibei

ro C

osta

TSIDUPO

THIN

K A

ND

TA

LKPo

r L

aura

San

tiag

o

Laura é diretora da Yes!Cuiabáe apaixonada pelo Mickey Mouse ...”

[email protected]

THANK GOD OU THANKS GOD ?

Wania Monteiro deArruda é nutricionista funcional,aficcionada em receitas saudáveis

e saborosas, que divulga em seusite e no Insta @wmarruda

NU

TRIT

IVA

Por

Wan

ia M

onte

iro

de A

rrud

a

CARBOIDRATOS, POSSO???

TGIF é a abreviação para“Thank God, It’s Friday”, emportuguês “Graças a Deus é Sexta-Feira”. Portanto, trata-se de ummodo simples da maioria daspessoas dar graças a Deus peloúltimo dia de trabalho da semana.

Note, porém, que a expressãocomeça com “Thank God…”.Dizemos “thank” e não “thanks”.Isso faz com que muita gentequestione o porquê de ser “thank”e não “thanks”. Outros afirmamcategoricamente que não estáerrado dizer “Thanks God”; afinal,podemos dizer “thank you” ou“thanks”, logo “Thanks God” estácorreto também. Para começarbem, saiba que o correto naexpressão será sempre “ThankGod...”.

Ao dizermos “Thank God…” écomo se estivéssemos dizendo

“Agradeça a Deus…”. Assim,“Thank God, It’s Friday” pode sertraduzida como “Agradeça a Deusque hoje é sexta-feira”.

O verbo “thank” na expressãoestá no imperativo. E como diz agramática da língua inglesa, oimperativo não é flexionado, isto é,ele não é alterado em sua formabase. Portanto, essa é a razão pelaqual, na expressão, o certo é “ThankGod” e não “Thanks God”. Mas,muita atenção agora! Se podemosdizer “thank you” e “thanks”, porque não podemos dizer “ThanksGod”? Na frase “thank you”, temosum verbo (thank) seguido de umpronome (you). A tradução seria algocomo “Eu sou grato a você!”. Opronome “I” (eu) que deveria estarno começo da sentença – I thankyou – sumiu. Esse sumiço se deveao fato das pessoas saberem a ideia

sendo transmitida: eu sou grato avocê. Em português, traduzimos o“thank you!” como “obrigado” porser uma das maneiras comoexpressamos gratidão às pessoas.

Sendo assim, note que ninguémdiz “Thanks you!”. Isso significaque se pudéssemos dizer “ThanksGod”, poderíamos também dizer“Thanks you!”. No entanto, comovocê bem sabe, isso não acontece.Então, nada de dizer “Thanks God”.

Mas, será que não podemosdizer “Thanks God”? Será que nãopodemos expressar gratidão a Deuspelas coisas que acontecem emnossa vida? Yes!Quando queremosagradecer alguém, nós podemosdizer “Thanks, Clara!”(Obrigado,Clara!), “Thanks, Luis!”(Obrigado, Luis!), etc. Nessescasos estamos agradecendo umapessoa diretamente. Ou seja, a

Clara, o Luis, ou qualquer pessoaque esteja ouvindo o nossoagradecimento sendo feitodiretamente a ele/ela. Assim,quando queremos agradecerdiretamente a Deus por algo,dizemos “Thanks, God”. Oagradecimento está sendodirecionado a Ele.

A diferença entre Thank Godou Thanks God está portanto naideia sendo expressa. “Thanks,God!” significa que estamosdizendo “Obrigado, Deus!”. Seriao mesmo que dizer “Thank you,God!”. Já ”Thank God” é omodo como dizemos “Graças aDeus” em inglês. Veja algusexemplos:

» Thank God I found you.(Graças a Deus eu te encontrei.)

»Thank God he´s here.(Graças a Deus ele está aqui.)

A Casa do Parque apresentaTsidupo, uma dupla de índios daetnia Xavante, formada porMiguelio Hãwi e Paulo Rãirité.Foi a melodia do toque do celulardo Professor Xisto Xavante queme chamou a atenção. Enquantotocava, tentei, sem sucesso,identificar a procedência daquelesom indescritível. Meu tantogostar fez com que Xistotransferisse doze composições deseu pen-drive para o meucomputador que, incontáveis eincansáveis vezes as escutei.Xisto passou a falar dos músicosMiguelio e Paulo, seus primos,quando sentimos que suasmelodias, quase mantras,

deveriam ocupar outros espaços.E assim aconteceu: do CentroCultural Ikuiapá à Casa doParque o sonho se concretizou.

A produção musical deMiguelio Hãwi e Paulo Rãiritéespelha a pluralidade cultural

brasileira. O universo da músicaXavante, já esplendidamenteestudado pelo húngaro eetnomusicólogo Desidério Aytai,ainda tão pouco explorado pelasgentes não índias, se faz presenteem letras e músicas queintercalam às suas vozesinstrumentos musicaistradicionais – flauta e chocalho –e o violão.

Tsidupo, uma flauta formadapor dois tubos que se unem porum cordel de algodão, traz nasequência ligeira das notasmusicais a lembrança do canto doinhambu. Dzo, um chocalho, éconsiderado pela sociedadeXavante como um importante

símbolo de posição social.Pertencente aos homens de idadeavançada, ao ser entoado exige orespeito dos ouvintes. Cabaça ehaste de madeira são unidas porum preparado de base vegetalcom propriedades mágicas.Acreditam os índios que seudono está protegido de doenças.

Suas composiçõesexpressam, em língua Xavante,paixões, amores proibidos,desamores, jovialidade e belezafemininas, enfermidade, saudadede quem partiu e influênciascitadinas. Sons da aldeia e dacidade unem-se em nome dasensibilidade musical dosmúsicos. É preciso conhecer.

Hoje vou explicar um poucosobre os carboidratos na nossaalimentação e por que eles são tãoimportantes!

Os carboidratos são asbiomoléculas mais abundantes danatureza e têm como principaisfunções:- fornecimento de energia;- reserva de energia como glicogêniono fígado e nos músculos;- combustível para o SistemaNervoso Central (pensar, falar,andar);- preserva as proteínas corporais;- melhora a recuperação muscular;

Esses carboidratos sãodivididos de acordo com o tamanhoda molécula e por isso temos ossimples e os complexos.

Normalmente formas dealimentação com grandes restriçõesacabam por quase eliminar essesnutrientes da dieta, porém éimportante saber que nãoconseguimos permanecer nessasdietas por muito tempo. Uma dasações dos carboidratos é a liberaçãode serotonina*, o hormônio doprazer. Por isso aquelas pessoas queinsistem com dietas restritivas ficamsuper irritadas e de mau humor. Jáno exercício, esse nutriente éimportante para a recuperaçãomuscular e fornecimento de energiadurante os treinos. Atualmente osestudos vêm relacionando oconsumo de carboidratos até com aimunidade de atletas de endurance.

Quando se trata do

emagrecimento, esses nutrientestambém são importantes, porém asnossas escolhas devem ser maiscuidadosas ainda. Devemos escolheros carboidratos integrais nas nossasrefeições, pois assim não vamos teruma liberação tão alta de insulinapelo pâncreas. Toda vez que a gentefaz picos de insulina grandes comalimentos que contêm açúcarsimples, como o refrigerante, atendência é ganharmos peso.

INCLUIR NA ROTINACereais integrais (arroz, pão,macarrão, granola sem açúcar, chia,linhaça etc.)Mandioca, aipo, inhame, batata-doceTapiocaObs.: Deve-se adicionar nas frutas a

canela ou castanhas para diminuir aliberação de insulina.

NÃO DEVEM ENTRAR NAALIMENTAÇÀO DIÁRIA

O açúcar é um dos grandesinimigos da saúde. Além do aumentode peso, o açúcar aumenta ainflamação corporal, ou seja, produzcitocinas pró-inflamatórias e isso aolongo dos anos contribui para aformação de doenças crônicas nãodegenerativas como diabetes,hipertensão, câncer etc. Atualmenteo açúcar está presente em diversosalimentos, a exemplo de sucos emcaixinha como o de soja,refrigerantes, bolos prontos ebolachas.