Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

18
MARÇO Análise © Artigo publicado em 38 MARÇO Análise www.futbol-tactico.com 39 C omo treinador, Ancelotti debutou em 1995, treinando ao AC Reggiana 1919, conseguindo o ascenso a Serie A. Em 1996 entrenó ao Parma FC clube donde iniciou a carreira de jogador, para passar posteriormente a Juventus. Depois de um passo sem resultados positivos, em 2001 foi fichado pelo poderoso AC Milan, para substituir a Fatih Terim na direção técnica do clube. Com Ancelotti no banquinho, e com jogadores como Andriy Shevchenko, Manuel Rui Costa,Paolo Maldini, em 2003 logrou a Liga de Campões da UEFA, trás derrotar na tanda de pênaltis a Juventus. Ao ano seguinte logrou o Scudetto (2004), e em 2005 viu como se escapou-lhe o título de campeão de Europa trás ir ganhando por 3-0 e ao final trás uma heroica remontada do Liverpool FC, o Milan caiu na tanda de pênaltis. Em 2007 repetiu a mesma final da Champions League e esta vez sim se impôs ao Milan ao Liverpool, tomando-se a revanche por 2-1, conquistando assim Ancelotti seu segundo título da máxima competição europeia. Carlo Ancelotti converteu-se a sua vez em uma das seis pessoas que conseguiram ganhar o título máximo de clubes europeus como jogador e como treinador. O lograrão também Miguel Muñoz, Johan Cruyff, Giovanni Trapattoni, Frank Rijkaard e Josep Guardiola. O 1 de junho de 2009 oficializou- se sua contratação pelo Chelsea FC, abandonando assim o AC Milan, o clube de toda sua vida. Em sua primeira temporada conseguiu o dupleto (Liga e FA Cup). O dia 22 de maio de 2011 anuncia-se sua saída da equipe londrinense, depois de não ter logrado nenhum título na temporada 2010-2011. O 30 de dezembro de 2011, O Paris Saint-Germain anunciou sua contratação como novo técnico do conjunto parisiense. Análise estatística: Autor: David Le Moel O ataque e a defesa do Paris Saint Germain

description

www.futbol-tactico.com/pt apresenta-lhes o seguinte artigo. Como treinador, Ancelotti debutou em 1995, treinando ao AC Reggiana 1919, conseguindo o ascenso a Serie A. Em 1996 entrenó ao Parma FC clube donde iniciou a carreira de jogador, para passar posteriormente a Juventus. Depois de um passo sem resultados positivos, em 2001 foi fichado pelo poderoso AC Milan, para substituir a Fatih Terim na direção técnica do clube. Com Ancelotti no banquinho, e com jogadores como Andriy Shevchenko, Manuel Rui Costa,Paolo Maldini, em 2003 logrou a Liga de Campões da UEFA, trás derrotar na tanda de pênaltis a Juventus. Ao ano seguinte logrou o Scudetto (2004), e em 2005 viu como se escapou-lhe o título de campeão de Europa trás ir ganhando por 3-0 e ao final trás uma heroica remontada do Liverpool FC, o Milan caiu na tanda de pênaltis. Em 2007 repetiu a mesma final da Champions League e esta vez sim se impôs ao Milan ao Liverpool, tomando-se a revanche por 2-1, conquistando assim Ancelotti seu segundo título da máxima competição europeia. Carlo Ancelotti converteu-se a sua vez em uma das seis pessoas que conseguiram ganhar o título máximo de clubes europeus como jogador e como treinador. O lograrão também Miguel Muñoz, Johan Cruyff, Giovanni Trapattoni, Frank Rijkaard e Josep Guardiola. O 1 de junho de 2009 oficializouse sua contratação pelo Chelsea FC, abandonando assim o AC Milan, o clube de toda sua vida. Em sua primeira temporada conseguiu o dupleto (Liga e FA Cup). O dia 22 de maio de 2011 anuncia-se sua saída da equipe londrinense, depois de não ter logrado nenhum título na temporada 2010-2011. O 30 de dezembro de 2011, O Paris Saint-Germain anunciou sua contratação como novo técnico do conjunto parisiense.

Transcript of Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

Page 1: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 38

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com39

Como treinador, Ancelotti debutou em 1995, treinando ao AC Reggiana 1919, conseguindo o ascenso a Serie A.Em 1996 entrenó ao Parma FC clube donde iniciou a carreira de jogador, para passar posteriormente a Juventus.

Depois de um passo sem resultados positivos, em 2001 foi fichado pelo poderoso AC Milan, para substituir a Fatih Terim na direção técnica do clube. Com Ancelotti no banquinho, e com jogadores como Andriy Shevchenko, Manuel Rui Costa,Paolo Maldini, em 2003 logrou a Liga de Campões da UEFA, trás derrotar na tanda de pênaltis a Juventus. Ao ano seguinte logrou o Scudetto (2004), e em 2005 viu como se escapou-lhe o título de campeão de Europa trás ir ganhando por 3-0 e ao final trás uma heroica remontada do Liverpool FC, o Milan caiu na tanda de pênaltis. Em 2007 repetiu a mesma final da Champions League e esta vez sim se impôs ao Milan ao Liverpool, tomando-se a revanche por 2-1, conquistando assim Ancelotti seu segundo título da máxima competição europeia.Carlo Ancelotti converteu-se a sua vez em uma das seis pessoas que conseguiram ganhar o título máximo de clubes europeus como jogador e como treinador. O lograrão também Miguel Muñoz, Johan Cruyff, Giovanni Trapattoni, Frank Rijkaard e Josep Guardiola.O 1 de junho de 2009 oficializou-se sua contratação pelo Chelsea FC, abandonando assim o AC Milan, o clube de toda sua vida. Em sua primeira temporada conseguiu o dupleto (Liga e FA Cup). O dia 22 de maio de 2011 anuncia-se sua saída da equipe londrinense, depois de não ter logrado nenhum título na temporada 2010-2011.O 30 de dezembro de 2011, O Paris Saint-Germain anunciou sua contratação como novo técnico do conjunto

parisiense.

Análise estatística:

Autor: David Le Moel

O ataque e a defesa do Paris Saint Germain

Page 2: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 40

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com41

(Tábua do www.soccerway.com)

Esta análise tenta mostrar o tipo de jogo que desenvolve o PSG. Analisamos suas saídas de bola, os ataques, perdidas e recuperações e suas ações trás as perdidas e recuperação, centro, entradas a zonas de penal e a bola parada na forma de escanteios e faltas laterais.

Gols marcados

Saídas de bolaEsta tabela mostra a frequência de suas saídas pelos lados, seus êxitos e também onde finalizam essas saídas e seus êxitos.

Podemos ver que a maioria de seus gols obtém-se trás um contra-ataqueObservamos que o PSG inicia mais saídas para a esquerda que terminam em finalização. As saídas por banda direita são menores em número mas finaliza-se mais por essas zona, é dizer, tem mais êxito.

Page 3: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 42

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com43

A tabela mostra a frequência e o

porcentagem de êxito onde finalizam suas

saídas ante os3 tipos de defesa.

Êxito das saídas contra os distintos tipos de defesas Ante as defesas repregadas, o PSG finaliza em maior números seus jogadores pela zona central, ainda que tem mais êxito pela banda direita. Contra defesas pregadas a frequência com que o PSG finaliza saídas pela banda esquerda é mínima em comparação com o centro e a direita.

Como saem os rivais ante a defesa do PSGEstas tabelas mostram as frequências das saídas dos rivais por ambas as partes do terreno de jogo, seus êxitos e também onde produzem-se as finalizações e seus êxitos. Os rivais do PSG iniciam e finalizam menos por zonas que por bandas. Têm mais êxito pela banda direita

Page 4: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 44

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com45

Saídas desde o goleiro

Os rivais do PSG têm menos êxito quando finalizam seus ataques pela banda esquerda se o PSG defende em repregado. Mas ao defender em pregado, o êxito pela zona central e banda direita dos rivais, diminui.

As tabelas que seguem mostram as zonas do campo onde a bola cai ao terreno de jogo. (os resultados mais interessantes estão destacados em vermelho).

Saques de porta – esquerda

Page 5: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 46

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com47

Saques de puerta - derecha

Observamos que o goleiro, em seus saques de porta, inicia a jogada preferentemente pelo centro do terreno de jogo e pelo lado do saque.

Saques de mão

Saques curtos

Poderíamos dizer que os saques em curto produzem-se pela banda esquerda ou centro do campo, mas não acostumam fazer saques pela banda direita.

Saques de porta – direita

Page 6: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 48

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com49

Recuperações

O gráfico mostra as distintas zonas em que nos baseamos para a confecção das tabelas seguintes, onde mostraremos as zonas de perdida e recuperação da bola. Não consideramos recuperação o saque de meta trás um disparo de nível, qualquer outra ação se estão contemplados como recuperação.Recupera el balón más por la banda derecha que por la banda izquierda.

Recuperações

Perdidas

Podemos ver que perde a bola mais pelo centro do campo que pelas bandas.

Page 7: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 50

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com51

PerdidasA tabela mostra que faz o PSG trás uma recuperação nas distintas zonas do campo e que faz quando está baixo pressão alta, meia e sem pressão... (Os resultados só incluem quando recupera-se a bola e está em disposição de ser jogada. Não inclui se o goleiro recupera a bola, se existe impedimento ou se é uma jogada a bola parada).

A tabela mostra que faz o PSG trás uma perdida nas distintas zonas do campo e que tipo de pressão aplica-se trás ataques diretos, combinativos e contra-ataques nas 3 zonas distintas.

(Os resultados só incluem quando perde-se a bola e está em disposição de ser jogada. Não incluem se o goleiro recupera a bola, se existe impedimento ou se é uma jogada a bola parada)

Trás uma ataque combinativo em qualquer das distintas zonas do terreno de jogo e trás uma perdida o PSG aplica uma pressão alta ou meia. O mesmo podemos dizer trás uma perdida em seus ataques diretos. Suas reações trás um contra-ataque não têm um padrão fixo. Podemos observar que quando recupera a bola baixo os 3 tipos de pressão, o PSG tenta sair mediante

ações combinativas.

Page 8: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 52

MARÇOAnálise© Artigo publicado em www.futbol-tactico.com53

Ataques a favor

O PSG utiliza mais os ataques combinativos e contra-ataques e com maior êxito.

Atacam mais vezes por banda direita, mas tem mais êxito por zona central.

Ataques diretos por zonas

Ataques combinativos por zonas

Page 9: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 54

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com55

Também realizam maior numero de ataques diretos pela zona central e a totalidade das finalizações com êxito encontram-se nesta mesma zona.

Contra-ataques por zonas

O PSG finalizam mais pela zona central ainda que o porcentagem de êxito é muito similar em cada zona.

Ataques em contra

Os rivais utilizam mais ataques combinativos e diretos. Surpreende observar que o porcentagem de êxito dos rivais em cada forma de ataque é maior que o do PSG.

Page 10: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 56

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com57

Combinativos em contra

Os rivais atacam mais pela banda direita ainda que têm mais êxito pela zona central em seus ataques combinativos.

Ataques diretos em contra

Os rivais não têm êxito em seus ataques diretos pela banda direita.

Contra-ataques em contra

Os rivais têm mais oportunidades de marcar quando finalizam os contra-ataques pela zona central.

Page 11: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 58

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com59

Produzem-se centros desde as bandas igualmente por ataques combinativos, diretos e contra-ataques. Sem embargo, não há êxito nos centros que produzem-se desde a banda esquerda a raiz de ataques combinativos.

CentrosA tabela mostra todos os centros durante os jogos (êxito é um centro que acaba em um remate a porta ou em um escanteio…..um centro interceptado não é contabilizado como centro exitoso)

(* Na tabela superior vamos a ter em conta os centros que se produzem como segunda jogada trás uma bola parada, é dizer, que não são ataques combinativos, diretos nem contra-ataques. Na tabela inferior não os temos em conta.)

A tabela mostra só os centros de seus ataques.

Page 12: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 60

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com61

Centros em Contra

Desde a banda direita recebem um maior número de centros.

Page 13: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 62

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com63

Entradas a zona penal

PSG tem menos entradas pela banda esquerda mas tem um porcentagem de êxito mais alto. O PSG tem os porcentagem de entradas com êxito mais altos na zona central do campo e a través de ataques combinativos e contra-ataques. Por exemplo no caso dos ataques combinativos, por cada 4 ataques pela zona central, vai a ter uma entrada com êxito.

Page 14: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 64

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com65

Seus rivais têm mais êxito pela esquerda e zona central.

Entradas a zona penal em contra

O PSG sofre mais nos contra-ataques pela zona central do campo e a banda esquerda.

DisparosO gráfico seguinte mostra as zonas de disparo e a tabela mostra os disparos exitosos nas distintas zonas.

Page 15: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 66

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com67

A tabela mostra os disparos do rival realizados a partir dos 3 tipos de ataque.

É interessante ver a frequência, muito similar, dos disparos a favor e em contra na zona A.

A tabela mostra os disparos do PSG realizados a partir dos 3 tipos de ataque.

Seus rivais realizam mais disparos na zona de penal a través de seus ataques combinativos. Sem embargo, cada disparo realizado dentro da zona de penal e precedido de um contra-ataque, tem êxito.

A tabela mostra os disparos em total do PSG

O PSG desenvolve mais disparos na zona de penal a través de seus contra-ataques.

Page 16: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 68

MARÇOAnálise© Artigo publicado em www.futbol-tactico.com69

Escanteio do PSG

O PSG lança a pé natural desde a banda esquerda e a pé mudando desde a direita.

A zona onde produz-se o maior número de primeiro contato está compreendida entre o ponto penal e a área pequena.

A zona onde produz-se o maior número de primeiro contato está compreendida entre o ponto penal e a área pequena.

Page 17: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 70

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com71

Faltas Laterais ofensivas

As faltas laterais as executam a pé natural desde a zona esquerda e a pé mudado desde a direita.

ResumoGols marcados• A maioria obtém-se trás um contra-ataque

Saídas da bola• Iniciam mais por banda esquerda que

terminam em finalizações.

• Têm mais êxito pela banda direita

Êxito das saídas contra os distintos tipos de defesas• Ante as defesas repregadas têm mais êxitos

pela banda direita.

• Contra defesas pregadas suas saídas pela banda esquerda são mínimas em comparação com as do centro e a direita.

Como saem os níveis ante a defesa do PSG• Têm mais êxito pela banda direita

• Têm mais êxito quando finalizam seus ataques pela banda esquerda, se o PSG defende em repregado.

• Em pregado, têm menos êxito pela zona central e banda direita.

Saídas desde o Goleiro• Inicia a jogada preferentemente pelo centro

do terreno do jogo r pelo lado do saque.

Saques curtos• Produzem-se pela a banda esquerda ou o

centro do campo.

• Não acostumam fazer saques pela banda direita.

Recuperações• Mas pela banda direita que pela banda

esquerda.

• Quando recupera a bola baixo os 3 tipos de pressão, o PSG tenta sair mediante ações combinativas.

• Tentam sair mediante ações combinativas ou contra-ataques, quando recupera a bola baixo pressão meia em posição de repregado e inter meio.

• Baixo pressão intensiva em posições repregadas e inter meias iniciam-se ataques combinativos.

• Quando recuperam a bola sem pressão, o PSG inicia ataques combinativos ou contra-ataques.

Perdidas• Perde a bola mais na zona central do terreno

do jogo.

• Trás um ataque combinativo e trás uma perdida o PSG aplica uma pressão alta ou meia.

• Suas reações trás um contra-ataque e têm um padrão fixo.

Ataques a favor• Utiliza mais os ataques combinativos e

contra-ataques e com maior êxito.

Ataques combinativos por zonas• Atacam mais vezes por banda direita, mas

têm mais êxitos por zona central.

Ataques diretos por zonas• Realizam maior numero pela zona central

e a totalidade das finalizações com êxito

Page 18: Análise estadístico: O ataque e a defesa do Paris Saint Germaine.

MARÇO Análise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com 72

MARÇOAnálise © Artigo publicado em www.futbol-tactico.com73

encontram-se nesta mesma zona.

Contra-ataques por zonas• Finalizam mais pela zona central.

• O porcentagem de êxito é muito similar em cada zona.

Ataques em contra• Os rivais utilizam mais ataques combinativos

e diretos.

• O porcentagem de êxito dos rivais em cada forma de ataque é maior que o do PSG.

Combinativos em contra• Os rivais atacam mais pela banda direita.

• Os rivais têm mais êxito pela zona central.

Ataques diretos em contra• Não tem êxito pela banda direita

Contra-ataques em contra• Têm mais oportunidades de marcar

quando finalizam pela zona central.

Centros• Produzem-se centro desde as

bandas igualmente por ataques combinativos, diretos e contra-ataques.

• Não têm êxito nos centros que produzem-se desde a banda esquerda a raiz de ataques combinativos.

Centros em contra• Desde a banda direita recebem

um maior numero de centros.

Entradas a zona penal• Dão-se entradas pela banda esquerda mas

têm um porcentagem de êxito mais alto.

• Os porcentagem de entradas com êxito mais alto dão-se na zona central através de ataques combinativos e contra-ataques.

Entradas a zona penal em contra• Seus rivais têm mais êxito pela esquerda e

zona central

• O PSG sofre mais nos contra-ataques pela zona central do campo e a banda esquerda.

Disparos• Existe uma frequência, muito similar, dos

disparos a favor e em contra na zona A

• O PSG realiza mais disparos na zona de penal a raiz de seus contra-ataques combinativos.

• Cada disparo de seus rivais realizado dentro da zona de penal e precedido de um contra-ataque, tem êxito.

Escanteios do PSG• Lança a pé natural desde a banda

esquerda e a pé mudado desde a direita.

• A zona onde produz-se o maior numero de primeiro contato está compreendida entre o ponto penal e a área pequena.

Faltas laterais ofensivas• As faltas laterais as executam a pé

natural desde a zona esquerda e a pé mudado desde a direita.