006B Ingles

Post on 19-Dec-2015

28 views 2 download

description

mnbmnb

Transcript of 006B Ingles

  • PROCESSO SELETIVO 2015

    Edital 14/2014 - NC Prova: 02/11/2014

    Conhecim

    ento

    s G

    era

    is

    INSTRUES

    1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado.

    2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova.

    3. A prova desta fase composta de 80 (oitenta) questes objetivas sobre as seguintes matrias: Portugus (Compreenso de Texto, Lngua Culta Contempornea e Literatura Brasileira), Lngua Estrangeira Moderna, Histria, Geografia, Matemtica, Fsica, Biologia e Qumica.

    4. Nesta prova, as questes so de mltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

    5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova.

    6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

    7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao.

    8. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato.

    9. No ser permitido ao candidato manter em seu poder relgios, aparelhos eletrnicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrnica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

    10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do carto-resposta, de 5 (cinco) horas.

    11. Antes de iniciar a prova, confira a numerao de todas as pginas.

    12. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova e o carto-resposta.

    13. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

    DURAO DESTA PROVA: 5 horas

    B Ingls

    NMERO DE INSCRIO

    TURMA

    NOME DO CANDIDATO

    ASSINATURA DO CANDIDATO

    RESPOSTAS

    01 - 11 - 21 - 31 - 41 - 51 - 61 - 71 -

    02 - 12 - 22 - 32 - 42 - 52 - 62 - 72 -

    03 - 13 - 23 - 33 - 43 - 53 - 63 - 73 -

    04 - 14 - 24 - 34 - 44 - 54 - 64 - 74 -

    05 - 15 - 25 - 35 - 45 - 55 - 65 - 75 -

    06 - 16 - 26 - 36 - 46 - 56 - 66 - 76 -

    07 - 17 - 27 - 37 - 47 - 57 - 67 - 77 -

    08 - 18 - 28 - 38 - 48 - 58 - 68 - 78 -

    09 - 19 - 29 - 39 - 49 - 59 - 69 - 79 -

    10 - 20 - 30 - 40 - 50 - 60 - 70 - 80 -

    ..........................................................................................................................................................................................................

  • 2

    FORMULRIO E CONSTANTES (FSICA)

    0 0

    212

    x x v t at Fd cos 1 2

    2

    e

    q qF k

    d

    1 1 1

    o if d d

    0v v at 21

    2cE mv

    9 2 21 9,0 10 . /4

    o

    o

    k N m C

    i

    o

    d iA

    d o

    2 2

    0 2 ( )ov v a x x pE mgh eF qE 1 1 2 2n sen n sen

    omed

    o

    x xv

    t t

    atF N

    qV k

    d v f

    omed

    o

    v va

    t t

    at c pE E

    qC

    V

    1f

    T

    vtxx 0 2Mm

    F Gr

    peE qV ' som R

    som f

    v vf f

    v v

    rv NF

    pA

    q

    it

    E hf

    2

    T

    md

    V

    VR

    i

    2340 /somv m s

    F ma 0p p dgh L

    RS

    8c 3 0 10 m s, /

    Q C T

    22VP Vi Ri

    R

    211

    2

    mG 6 67 10 N

    kg,

    I F t p

    Q L T cosB BA

    p mv TmcQ B

    t

    2

    c

    mvF

    R 273k cT T

    F qvBsen

    med medP Fvt

    pV nRT c

    nv

    RASCUNHO

    A partir de 24 de novembro de 2014, o candidato ter acesso ao seu desempenho individual no site do NC (www.nc.ufpr.br). Para obter essa informao, dever ter mo os seguintes dados:

    n de inscrio:________________________________ senha de acesso: ________________________________

    mgP

  • 3

    01 - Um dos exemplos de cultura produzida durante o perodo do imprio islmico foi o Cnone de Medicina, escrito pelo mdico e filsofo muulmano Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura mdica siraca, helenstica e bizantina, e foi muito empregada por sbios ocidentais at o sculo XVII. Sobre o imprio islmico no perodo do sculo VII a XV, considerando o exemplo da obra de Avicena, correto afirmar:

    a) O imprio islmico permitiu uma grande circulao de culturas da Europa at a China, devido a sua relativa tolerncia religiosa e a seu incentivo assimilao e transmisso de conhecimentos dos diferentes povos conquistados, como atesta a obra de Avicena.

    b) O imprio islmico permitiu grande circulao cultural por se expandir lentamente durante sua existncia, ao ritmo da converso e assimilao dos povos e das culturas da Europa sia, devido estratgia de no-violncia e de tolerncia religiosa pregada pelo Coro, e presente na obra de Avicena.

    c) O imprio islmico permitiu uma grande circulao de culturas da Europa China devido sua rpida expanso em menos de um sculo com o apoio de exrcitos cristos, o que explica a presena de obras como a de Avicena em territrio europeu cristo.

    d) Durante seu apogeu, o imprio islmico restringiu a circulao de obras europeias crists em territrios muulmanos e imps a adoo de obras cientficas islmicas, como a de Avicena, ao povos no-islmicos.

    e) O imprio islmico, durante seu apogeu, incentivou a busca pelo conhecimento cientfico nos territrios conquistados, como atesta a obra de Avicena, mas no logrou sucesso na Europa ocidental, devido ao bloqueio religioso estabelecido pela Igreja Catlica.

    02 - Tendo em vista diferentes contextos histricos em que predominou a escravido, identifique como verdadeiras (V) ou

    falsas (F) as seguintes afirmativas que comparam a escravido na Roma antiga e a escravido no perodo colonial da Amrica portuguesa:

    ( ) Na Roma antiga os escravos eram mercadorias obtidas no comrcio triangular, enquanto que no perodo colonial brasileiro os escravos eram prisioneiros de guerra ou apreendidos por motivo de dvida.

    ( ) Tanto no perodo antigo de Roma quanto no perodo colonial brasileiro, os escravos obedeciam a uma hierarquia de funes, sendo utilizados para vrios tipos de atividades afazeres domsticos, comrcio e trabalho na agricultura.

    ( ) Tanto no perodo antigo de Roma quanto no perodo colonial brasileiro, a escravido era considerada uma realidade natural, justificada por pensadores e por sacerdotes, mas tambm era questionada por opositores da escravido dentro das prprias elites.

    ( ) Na Roma antiga, as rebelies de escravos eram raras, pois eles viviam em boas condies e tinham a compra da alforria facilitada, enquanto que no perodo colonial brasileiro, as rebelies eram constantes devido s condies desumanas de tratamento e impossibilidade de alforria.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

    a) F V F V. b) F V V F. c) V F F V. d) V V F F. e) F F V V.

    03 - Leia o texto abaixo sobre prticas protecionistas recentes:

    (...) Tanto o Brasil quanto os EUA adotaram medidas protecionistas nos ltimos cinco anos. As duas principais razes foram a crise econmica internacional e a concorrncia da China. Do lado americano, o principal instrumento foi a concesso de subsdios. J o Brasil fez uso de tarifas de importao, defesa comercial e requisitos de contedo local.

    BONOMO, Diego. Protecionismo brasileiro e americano. Folha de S. Paulo, 10 de outubro de 2012, p. 3.

    Assinale a alternativa correta que identifica as diferenas de contexto histrico e econmico em que a prtica do protecionismo foi adotada no perodo atual e no perodo da Idade Moderna europeia (sculo XV-XVIII).

    a) No perodo moderno, o protecionismo era parte integrante do renascimento comercial, caracterizado por intervencionismo estatal, balana comercial favorvel e imperialismo; no perodo atual, o protecionismo alvo de contestaes em nome da liberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro neoliberal.

    b) No perodo moderno, o protecionismo era parte integrante do iluminismo, caracterizado por polticas fisiocrticas, subsdios estatais agricultura e manufatura, pacto colonial e metalismo; no perodo atual, o protecionismo alvo de aes antidumping por parte de pases em desenvolvimento, num contexto de capitalismo financeiro globalizado.

    c) No perodo moderno, o protecionismo era parte integrante do mercantilismo, caracterizado por intervencionismo estatal, metalismo, balana comercial favorvel e colonialismo; no perodo atual, o protecionismo alvo de contestaes em nome da liberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro globalizado.

    d) No perodo moderno, o protecionismo era parte integrante do mercantilismo, caracterizado por imperialismo, padro-ouro e intervencionismo estatal; no perodo atual, o protecionismo alvo de contestaes de pases desenvolvidos em nome da liberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro monopolista.

    e) No perodo moderno, o protecionismo era parte integrante do liberalismo, caracterizado por fisiocracia, metalismo, incentivo maquinofatura e pacto colonial; no perodo atual, o protecionismo alvo de aes antitruste em nome da liberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro globalizado.

  • 4

    04 - (...) a aldeia um espao escolhido e organizado pelo prprio ndio, e o aldeamento resultado de uma poltica feita por

    vontade dos europeus para concentrar comunidades indgenas." (Aldeias que no esto no mapa. Entrevista com a Profa. Dra. Nanci Vieira de Oliveira por Maria Alice Cruz. Jornal da Unicamp. 197, novembro de 2002, p.5.).

    A afirmao acima refere-se aos aldeamentos missionrios e s transformaes que eles trouxeram vida dos indgenas no perodo colonial da Amrica portuguesa. Os objetivos das misses jesuticas eram

    a) a catequese e a escravido dos indgenas como mo-de-obra para a monocultura, o que implicou para os ndios a mestiagem com os escravos negros e a modificao de sistema de trabalho e organizao social.

    b) a aculturao, a converso religiosa e a escravizao dos indgenas para extrao do pau-brasil, o que implicou para os ndios a mestiagem com os brancos europeus e a modificao da sua organizao social.

    c) a catequese, o isolamento poltico e cultural dos jesutas e o controle das reas de fronteiras com as colnias espanholas, o que implicou para os ndios uma grande mortalidade por conta dos confrontos com os espanhis.

    d) a aculturao e a proteo dos indgenas perante os bandeirantes, o que implicou para os ndios a converso religiosa e a formao de clrigos e de novias para a Companhia de Jesus.

    e) a catequese, a proteo dos indgenas e a assimilao dos nativos ao sistema colonial, o que implicou para os ndios a modificao de hbitos, crenas religiosas, sistema de trabalho e organizao habitacional.

    05 - A realizao da Copa do Mundo no Brasil reacendeu o debate sobre os usos polticos do futebol. Sobre as relaes

    histricas entre poltica e futebol, considere as afirmativas abaixo:

    1. Durante o governo de Jnio Quadros (1961), o futebol era um esporte mais praticado pelas elites, e por isso os negros foram proibidos de compor a seleo brasileira de futebol.

    2. No primeiro governo Vargas (1930-1945), durante a Segunda Guerra Mundial, houve a proibio de times fundados por imigrantes adotarem nomes estrangeiros, como os dois Palestra Itlia o paulista, que virou Palmeiras, e o mineiro, que virou Cruzeiro.

    3. O governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas, alm de constituir em 1971 o Campeonato Brasileiro, dentro da poltica de integrao nacional, com o objetivo de envolver o maior nmero de estados.

    4. Com a redemocratizao, o futebol continua visado pelo poder poltico, porm h uma distncia maior entre poltica e futebol, em comparao a perodos anteriores.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras.

    06 - Em maro de 2014, o Senado Federal cogitou aprovar uma lei antiterrorismo, o que gerou muita polmica entre a

    sociedade e provocou a discusso sobre a definio de terrorismo e de atos terroristas. Considere as afirmativas abaixo sobre as relaes entre o poder institudo e manifestaes de terror em diferentes momentos histricos:

    1. Durante a Revoluo Francesa, na fase jacobina, houve o perodo do Terror, em que o governo institudo perseguiu os seus opositores mesmo aqueles que colaboraram com o incio da revoluo.

    2. No perodo nazista, um dos instrumentos dos Estados foi o terror, com a perseguio poltica (aos opositores do regime) e racial (aos judeus), entre outros tipos de perseguio, instaurando um estado de permanente vigilncia sobre os cidados.

    3. Nos regimes ditatoriais da segunda metade do sculo XX na Amrica Latina, qualquer organizao armada, guerrilha ou mesmo opositores aos regimes eram considerados terroristas pelo Estado, o que justificava sua perseguio e aniquilao.

    4. Depois da Segunda Guerra Mundial, instituiu-se a Guerra ao Terror, encampada pela URSS e pelos Estados Unidos para combater os neonazistas; aps a queda do muro de Berlim o terrorismo voltou a crescer mundialmente.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

  • 5

    07 - Considere a charge abaixo, publicada na revista humorstica brasileira Pif-Paf, em 27 de julho de 1964:

    CARDOSO, Oldimar. Tudo histria (9o ano). S. Paulo: tica, 2006, p. 231.

    A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o perodo da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) A charge faz referncia ao smbolo da sustica nazista, pois iguala a cassao de direitos civis e polticos que ocorreu aps o golpe militar brasileiro com a cassao de direitos civis dos judeus alemes no regime nazista.

    ( ) A direita na Amrica Latina, durante o perodo da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da Unio Sovitica para instituir governos autoritrios que afirmavam proteger o bem maior da populao contra inimigos comunistas.

    ( ) A charge faz referncia ao carter do governo institudo ser de direita, para proteger o pas de uma alegada ameaa comunista, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente deposto Joo Goulart e demais grupos de esquerda.

    ( ) Eventos como a Revoluo Cubana (1959) no somente inspiraram diversos movimentos de esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o estreitamento de laos com a direita na Amrica Latina.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

    a) V F V V. b) V V V V. c) F V F F. d) F V V F. e) V F F V.

    08 - O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era Paz, Po e Terra, conhecido tambm como Teses de Abril.

    Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do lema tem correspondncia direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.

    a) A palavra Paz, pois reivindicava que a Rssia conduzisse o Tratado de Versalhes, e retirasse vantagens dos pases perdedores.

    b) A palavra Terra, pois reivindicava que a Rssia fizesse reforma agrria nas terras conquistadas durante o conflito. c) A palavra Terra, pois reivindicava que a Rssia anexasse territrios para a constituio da Unio das Repblicas

    Socialistas Soviticas. d) A palavra Paz, pois reivindicava que a Rssia se retirasse imediatamente da guerra, para livrar sua populao do

    sofrimento e iniciar uma nova ordem socialista. e) A palavra Po, pois reivindicava que a Rssia se retirasse da guerra para cessar o desabastecimento que ocorreu no

    pas aps a invaso alem.

  • 6

    09 - Considere o texto abaixo:

    O surgimento das moedas liga-se (...) a trs transformaes culturais notveis da Grcia nos idos do sculo VII a.C. (...): o desenvolvimento da plis (...) e da vida poltica (...), a complexificao crescente das trocas comerciais (...) [e] a alfabetizao.

    FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clssica: a Histria e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995, p. 50.

    A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a Grcia antiga, assinale a alternativa que relaciona corretamente a plis, a expanso grega e o desenvolvimento das moedas.

    a) A plis desenvolveu-se como uma cidade fortificada, caracterizando a ocupao da Magna Grcia por Esparta. A expanso grega ocorre devido insuficincia de escravos nas cidades-Estado. Nas guerras realizadas no Mediterrneo, milhares de prisioneiros foram feitos escravos e vendidos nas colnias gregas, o que intensificou a circulao de moedas.

    b) A plis era um tipo especfico de organizao social encontrada em Atenas e Esparta. No perodo em questo, essas duas cidades-Estado rivalizaram-se na expanso territorial, gerando a Guerra do Peloponeso. Ao final deste conflito, os atenienses derrotados fundaram colnias em regies do Mediterrneo e do mar Negro, aumentando a circulao de moedas.

    c) A plis foi a principal forma de organizao social na Grcia, constituindo-se em cidades autnomas com governos e leis prprias. No sculo VII a.C., com o aumento demogrfico e a concentrao latifundiria, houve a expanso grega para regies do Mediterrneo e do mar Negro, causando intensa circulao de moedas para o comrcio martimo e terrestre.

    d) A plis surgiu como soluo para os conflitos entre Esparta e Atenas pelo domnio do restante da Grcia, constituindo-se como cidade autnoma fortificada, cujo isolamento a protegia de agresses. Isso permitiu a expanso comercial martima de Atenas pelo Mediterrneo, levando formao de colnias e ao aumento da circulao de moedas nas trocas comerciais.

    e) A plis era um tipo de cidade-Estado que se desenvolveu em decorrncia da expanso comercial grega, ocasionando a fundao de colnias na Magna Grcia. Por conta de seu carter autnomo, algumas cidades-Estado uniram-se na Liga de Delos para conquistar territrios no Mediterrneo, gerando aumento na atividade comercial grega e o uso de moedas.

    10 - Gelo de fogo escondido em permafrost fonte de energia do futuro? Conhecido como "gelo que arde", o hidrato de metano

    consiste em cristais de gelo com gs preso em seu interior. Eles so formados a partir de uma combinao de temperaturas baixas e presso elevada e so encontrados no limite das plataformas continentais, onde o leito marinho entra em sbito declive at chegar ao fundo do oceano. Acredita-se que as reservas dessa substncia sejam gigantescas. A estimativa de que haja mais energia armazenada em hidrato de metano do que na soma de todo petrleo, gs e carvo do mundo. Ao reduzir a presso ou elevar a temperatura, a substncia simplesmente se quebra em gua e metano muito metano. Um metro cbico do composto libera cerca de 160 metros cbicos de gs a presso e temperatura ambiente, o que o torna uma fonte de energia altamente intensiva.

    Disponvel em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140421_energia_metano_ms.shtml. Acessado em 21/04/2014. Texto adaptado.

    Dado: R = 8,2 x 10-5 m3 atm K-1 mol-1

    Para armazenar todo o gs do interior de 1 m3 de gelo de fogo num cilindro de 1 m3 e a temperatura de 0C, necessria uma presso (em atm) de

    a) 160. b) 146. c) 96. d) 48. e) 1.

    11 - guas termais, exploradas em diversos destinos tursticos, brotam naturalmente em fendas rochosas. O aquecimento

    natural dessas guas, na sua grande maioria, deve-se ao calor liberado em processos radioativos de elementos presentes nos minerais rochosos que so transferidos para a gua no fluxo pelas fendas. O gs radnio (222Rn) o provvel responsvel pelo aquecimento de diversas guas termais no Brasil. O 222Rn se origina do rdio (226Ra), na srie do urnio (238U), naturalmente presente em granitos. O tempo de meia vida (t1/2) do 222Rn de 3,8 dias, e esse se converte em polnio (218Po), que por sua vez possui um t1/2 de 3,1 minutos. Considerando as informaes dadas, considere as seguintes afirmativas:

    1. A converso de 222Rn em 218Po um processo exotrmico.

    2. A converso de226Ra em 222Rn emite quatro partculas .

    3. Na srie de decaimento, do 238U ao 218Po, cinco partculas so emitidas. 4. Aps 3,8 dias da extrao da gua termal, a concentrao de 218Po atingir a metade do valor da concentrao

    inicial de 222Rn.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

  • 7

    12 - A biodegradao da matria orgnica produz substncias hmicas, nas quais os principais componentes so os cidos hmicos. Estes correspondem a diversas estruturas complexas, que possuem na maioria substituintes fenlicos (pKa = 8) e carboxlicos (pKa = 4). Alm de alterar o pH do meio, tambm so capazes de se ligar a ons metlicos formando coloides. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

    1. A presena de substncias hmicas torna o pH menor que 7. 2. A presena de substncias hmicas ligadas a ons metlicos detectada pelo turvamento do meio. 3. O valor medido de pH 6 em uma amostra indica que praticamente todos os substituintes fenlicos esto

    protonados, enquanto que os substituintes carboxlicos esto desprotonados. 4. O valor medido de pH 4 em uma amostra indica que 50% dos substituintes carboxlicos esto protonados.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

    13 - Recentemente, a produo fotocataltica de hidrognio vem

    atraindo ateno devido ao processo que gera um combustvel limpo, o qual utilizado em clulas a combustvel. O processo se baseia na separao da gua nos seus componentes, conforme equilbrio inserido no esquema, utilizando luz solar e um fotocatalisador (p. ex. NaTaO3:La). O processo extremamente endotrmico, necessitando 1,23 eV para ocorrer. Num experimento, o processo foi realizado num sistema fechado, como esquematizado ao lado. Considerando essas informaes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) A quantidade de fotocatalisador limita a converso. ( ) O aumento da temperatura ir favorecer a converso. ( ) A diminuio do volume do sistema ir favorecer a

    converso. ( ) condio necessria para a produo de hidrognio que o

    fotocatalisador absorva energia solar superior a 1,23 eV.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

    a) F V V F. b) V V F V. c) V F F V. d) V V V F. e) F F V V.

    14 - O palito de fsforo um dos artigos mais teis no nosso cotidiano. Na sua composio, possui fsforo vermelho,

    enxofre e clorato de potssio. A cabea de um palito de fsforo pesa aproximadamente 0,05 g. A reao que ocorre na queima da cabea de fsforo est representada a seguir:

    O cheiro caracterstico de fsforo queimado se deve ao dixido de enxofre formado.

    Dados: No palito de fsforo, os componentes esto em quantidades estequiomtricas. M (g mol-1): Cl = 35,5; K = 39; O= 16; P = 31; S = 32.

    A massa (em g) de dixido de enxofre produzido ao queimar uma cabea de fsforo aproximadamente:

    a) 3 x 10-2. b) 9 x 10-3. c) 2 x 10-3. d) 9 x 10-4. e) 4 x 10-5.

    3 P4 + S + 10 KClO3 + O2 3 P4O10 + 10 KCl + SO2

  • 8

    15 - O salicilato de metila um produto natural amplamente utilizado como analgsico tpico para alvio de dores musculares, contuses etc. Esse composto tambm pode ser obtido por via sinttica a partir da reao entre o cido saliclico e metanol, conforme o esquema abaixo:

    A reao esquematizada classificada como uma reao de:

    a) esterificao. b) hidrlise. c) reduo. d) pirlise. e) desidratao.

    16 - A reao de hidrlise da acetilcolina, esquematizada abaixo, fundamental na transmisso de impulsos nervosos nos seres vivos. A reao promovida pela enzima acetilcolinesterase (AChE).

    Considere as seguintes afirmativas sobre o papel de AChE nessa reao:

    1. AChE catalisador da reao. 2. AChE aumenta a energia de ativao da reao. 3. AChE promove caminhos reacionais alternativos. 4. AChE inibe a formao de intermedirios.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras.

    17 - A retina do olho humano contm dois tipos de clulas especializadas: os cones e os bastonetes. Nos bastonetes

    acontece uma transformao qumica fundamental para a qumica da viso. Trata-se da converso do retinol (Vitamina A) em retinal que, na sequncia, sofrer outras transformaes.

    Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

    1. O grupo funcional lcool no retinol convertido a aldedo no retinal. 2. A ligao dupla entre os carbonos 11 e 12 sofre uma reao de isomerizao. 3. A molcula do retinal apresenta um grau de oxidao superior ao do retinol. 4. A molcula do retinol apresenta um centro quiral no carbono 15.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente a afirmativa 3 verdadeira. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

  • 9

    18 - A anlise dos dados termodinmicos de reaes permite a previso da espontaneidade. Na tabela a seguir esto apresentados os dados termodinmicos de duas reaes qumicas.

    Reao Hr, kJ/mol Sr, J/mol

    Gr, kJ/mol

    200 K 2800 K

    (i) N2(g) +3H2(g) 2NH3(g) - 20,0 - 25 - 15,0 + 50,0

    (ii) MgO(s) +CO(g) Mg(s) + CO2(g) + 30,0 + 5 + 29,0 +16,0

    A partir dos dados apresentados, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) A diminuio da temperatura desfavorece a espontaneidade da reao (i). ( ) O aumento da temperatura favorece a espontaneidade da reao (ii). ( ) Na temperatura de 400 K, a reao (i) ser espontnea. ( ) Na temperatura de 4000 K, a reao (ii) ser espontnea.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

    a) V V V F. b) V F V F. c) F V F V. d) F V V F. e) V F F V.

    19 - Leia a notcia abaixo:

    Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutansia canina

    Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as polticas pblicas que dizem respeito leishmaniose em animais. As indicaes atuais so de que todos os ces afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.

    Revista Veja So Paulo. http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013.

    A razo do sacrifcio dos ces que esses animais oferecem riscos populao, pois apresentam o parasita

    a) na saliva e pode ser transmitido por meio da mordida. b) nas fezes e pode ser transmitido pela ingesto de alimentos contaminados. c) nas fezes e pode ser transmitido pela penetrao ativa atravs da pele. d) no sangue e pode ser transmitido pela picada de um carrapato. e) no sangue e pode ser transmitido pela picada de um mosquito.

    20 - A narcolepsia um distrbio de sono que acomete a espcie

    humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doena, pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) introduziram ces narcolpticos em sua colnia de animais saudveis e realizaram cruzamentos, alguns deles representados no heredograma ao lado. Os animais 1, 2, 4 e 11 so os animais narcolpticos introduzidos na colnia. Aps anos de pesquisa concluram que nos ces a transmisso da narcolepsia resultante da ao de um par de alelos.

    A partir dessas informaes, responda: Qual a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia?

    a) 0%. b) 25%. c) 50%. d) 75%. e) 100%.

    21 - A presso parcial de oxignio (pO2) no sangue foi medida simultaneamente em diferentes pontos do sistema

    circulatrio de um mamfero. Em condies normais espera-se que

    a) pO2 Veia pulmonar < pO2 Ventrculo direito. b) pO2 trio esquerdo > pO2 Veia cava. c) pO2 trio esquerdo < pO2 Ventrculo direito. d) pO2 Artria pulmonar > pO2 Veia pulmonar. e) pO2 Artria pulmonar > pO2 Veia cava.

  • 10

    22 - Plantas da mesma espcie foram submetidas a trs condies experimentais e a taxa de fotossntese avaliada em

    funo da intensidade luminosa.

    Assinale a alternativa que associa corretamente cada condio respectiva curva.

    a) 1-A; 2-B; 3-C. b) 1-A; 2-C; 3-B. c) 1-B; 2-C, 3-A. d) 1-C; 2-B; 3-A. e) 1-C; 2-A; 3-B.

    23 - As enzimas encontradas nos rgos de diferentes espcies de animais

    apresentam atividade prxima do timo nos valores de temperatura e pH encontrados nesses rgos. Baseado nesse preceito, um pesquisador realizou um estudo traando o perfil cintico de quatro enzimas (I a IV) presentes em aves e peixes da Antrtida, encontrando os resultados apresentados nos grficos ao lado.

    As enzimas provenientes do intestino de peixe e do estmago de ave da Antrtida so, respectivamente.

    a) I e II. b) I e IV. c) III e II. d) III e IV. e) IV e I.

    24 - Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em clulas com o propsito de

    determinar a localizao dos cidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotdeo, utilizando uma tcnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrnica.

    Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrar cidos nucleicos radioativos.

    a) Ncleo e mitocndrias. b) Citosol e mitocndrias. c) Ncleo e retculo endoplasmtico. d) Citosol e retculo endoplasmtico. e) Peroxissomos e retculo endoplasmtico.

    25 - Numa plancie alagada, bastante estvel h milhes de anos, existe uma espcie de arbusto txico que produz flores com 10 variedades de cores distintas (fentipos). Sabendo que as cores das flores em questo so determinadas geneticamente, um pesquisador lanou a seguinte pergunta: por que arbustos que produzem flores azuis so mais abundantes que os que produzem flores de outras cores? Para tentar responder a essa pergunta, o pesquisador investigou cinco parmetros nos arbustos que apresentam esses 10 fentipos distintos. De acordo com a teoria da seleo natural, qual parmetro levantado pelo pesquisador imprescindvel para responder pergunta formulada?

    a) Forma de polinizao. b) Tempo mdio de vida. c) Quantidade de toxinas. d) Sucesso reprodutivo. e) Resistncia decomposio.

    Condio Concentrao de CO2

    no ar Temperatura

    1 0,03% 20C

    2 0,08% 20C

    3 0,15% 20C

  • 11

    26 - O processo de desaparecimento de animais em um ambiente, conhecido por defaunao, pode causar um dano profundo aos ecossistemas. Em florestas tropicais, muitas rvores dependem de animais como macacos e antas. Na agricultura, a produo de muitas culturas depende das abelhas, que esto desaparecendo.

    Os animais citados no texto, mamferos e abelhas, atuam, respectivamente,

    a) na disperso das sementes e na polinizao. b) na disperso das sementes e no controle de pragas. c) na polinizao e na disperso das sementes. d) no controle de pragas e na disperso das sementes. e) no controle de pragas e na polinizao.

    27 - Durante dcadas, seres parasitas foram omitidos das teias alimentares, com base na ideia de que eles teriam pouca influncia

    na biomassa do ecossistema. Entretanto, quando a biomassa dos parasitas medida, esta noo desafiada. Em alguns sistemas estuarinos, por exemplo, a biomassa dos parasitas comparvel dos predadores no topo da cadeia.

    Traduzido e adaptado de: PRESTON, D. & JOHNSON, P. Ecological Consequences of Parasitism. Nature Education Knowledge 3(10):47, 2010.

    A respeito da insero dos parasitas nas teias alimentares, considere as seguintes afirmativas:

    1. Parasitas podem regular o tamanho da populao de hospedeiros. 2. Parasitas podem atuar como presas. 3. Parasitas podem alterar o desfecho de interaes competitivas interespecficas.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

    28 - O motivo de uma pessoa ser destra ou canhota um dos mistrios da cincia. Acredita-se que 11% dos homens e 9%

    das mulheres so canhotos. Supondo que 48% da populao brasileira constituda de homens, e que essa crena seja verdadeira, que percentual da populao brasileira constitudo de canhotos?

    a) 9,60 %. b) 9,96 %. c) 10,00 %. d) 10,40 %. e) 10,56 %.

    29 - Qual o nmero mnimo de voltas completas que a menor das

    engrenagens deve realizar para que as quatro flechas fiquem alinhadas da mesma maneira novamente?

    a) 14 voltas. b) 21 voltas. c) 57 voltas. d) 60 voltas. e) 84 voltas.

    30 - Um kit para impresso vem com oito cartuchos de tinta, de formato idntico, para impressora. Nesse kit h dois

    cartuchos de cada uma das quatro cores diferentes necessrias para uma impressora caseira (ciano, magenta, amarelo e preto). Escolhendo aleatoriamente dois cartuchos desse kit, qual a probabilidade de se obter duas cores distintas?

    a) 6/7. b) 1/12. c) 15/56. d) 1/48. e) 1/64.

    31 - Um crculo, com centro na origem do plano cartesiano, tangente reta de equao y = 2x + 2. Qual o raio desse

    crculo?

    a) 2

    b) 2

    c) 10 / 2

    d) 2/5

    e) 2 5 / 5

    20 dentes

    30 dentes

    7 dentes

  • 12

    32 - O ngulo de viso de um motorista diminui conforme aumenta a velocidade de seu veculo. Isso pode representar riscos para o trnsito e os pedestres, pois o condutor deixa de prestar ateno a veculos e pessoas fora desse ngulo conforme aumenta sua velocidade. Suponha que o ngulo de viso A relaciona-se com a velocidade v atravs da expresso A = k v + b, na qual k e b so constantes. Sabendo que o ngulo de viso a 40 km/h de 100o, e que a 120 km/h fica reduzido a apenas 30o, qual o ngulo de viso do motorista velocidade de 64 km/h?

    a) 86o. b) 83o. c) 79o. d) 75o. e) 72o.

    33 - Um tanque para armazenamento de produtos corrosivos possui,

    internamente, o formato de um cilindro circular reto com uma semiesfera em cada uma de suas bases, como indica a figura. Para revestir o interior do tanque, ser usada uma tinta anticorrosiva. Cada lata dessa tinta suficiente para revestir 8 m2 de rea. Qual o nmero mnimo de latas de tinta que se deve comprar para revestir totalmente o interior desse tanque? (Use

    =3,14).

    a) 3 latas. b) 4 latas. c) 5 latas. d) 7 latas. e) 10 latas.

    34 - Num laboratrio, sensores so colocados no topo de dois pistes para analisar o desempenho de um motor. A

    profundidade do primeiro pisto no bloco do motor pode ser descrita, de maneira aproximada, pela expresso

    H = 12 cos(2 t/60)1 , e a profundidade do segundo, pela expresso H = 12 sen 2 t/602 , sendo t o tempo medido em milissegundos a partir do acionamento do motor. Quanto tempo levar para que os pistes estejam na mesma profundidade, pela primeira vez, aps o acionamento do motor?

    a) 5 milissegundos. b) 7,5 milissegundos. c) 10 milissegundos. d) 22,5 milissegundos. e) 45 milissegundos.

    35 - Um retngulo no plano cartesiano possui dois vrtices sobre o eixo

    das abscissas e outros dois vrtices sobre a parbola de equao y = 4 x2, com y > 0. Qual o permetro mximo desse retngulo?

    a) 4. b) 8. c) 10. d) 12. e) 17.

    36 - Duas escadas foram usadas para bloquear um corredor de 2,4 m de

    largura, conforme indica a figura ao lado. Uma mede 4 m de comprimento e outra 3 m. A altura h, do ponto onde as escadas se tocam, em relao ao cho, de aproximadamente

    a) 1,15 m. b) 1,40 m. c) 1,80 m. d) 2,08 m. e) 2,91 m.

    6 m

    2 m

  • 13

    37 - Para ir a um determinado local, um motorista consultou o aparelho de GPS (Sistema de Posicionamento Global), o qual

    indicou o caminho representado na figura a seguir.

    Sabendo que o maior segmento a ser percorrido no trajeto sugerido pelo GPS corresponde distncia de 345m, correto afirmar que a distncia total a ser percorrida de

    a) 425m e a escala utilizada de 1:1000. b) 705m e a escala utilizada de 1:5000. c) 810m e a escala utilizada de 1:2500. d) 810m e a escala utilizada de 1:5000. e) 1410m e a escala utilizada de 1:10000.

    38 - O Brasil apresenta uma situao confortvel, em termos globais, quanto aos recursos hdricos. A disponibilidade hdrica per

    capita, determinada a partir de valores totalizados para o Pas, indica uma situao satisfatria [...]. Entretanto, apesar desse

    aparente conforto, existe uma distribuio espacial desigual dos recursos hdricos no territrio brasileiro. [...] O conhecimento da distribuio espacial da precipitao e, consequentemente, o da oferta de gua, de fundamental importncia para determinar o balano hdrico nas bacias brasileiras.

    http://arquivos.ana.gov.br/institucional/spr/conjuntura/webSite_relatorioConjuntura/projeto/index.html., p.37. Acesso em 09 set. 2014

    Sobre o uso, gesto e disponibilidade dos recursos hdricos no pas, assinale a alternativa INCORRETA.

    a) A disponibilidade espacial dos recursos hdricos pode variar em funo da sazonalidade, haja vista a diferena da precipitao, segundo os meses do ano e as regies brasileiras.

    b) A regio hidrogrfica do rio So Francisco tem como caracterstica os menores ndices de precipitao do Brasil, enquanto na regio hidrogrfica da Amaznia so observados os maiores ndices de precipitao.

    c) Uma das caractersticas do sistema de abastecimento de gua para consumo humano no Brasil a preponderncia do uso dos mananciais superficiais.

    d) H uma forte relao entre cobertura vegetal e gua, pois o desmatamento pode provocar aumento do escoamento superficial e reduo da infiltrao, o que pode alterar o ciclo hidrolgico.

    e) Os problemas de abastecimento de gua observados no Brasil so consequncias de alteraes da sazonalidade das chuvas causadas pelas mudanas climticas globais, e do aumento da demanda.

    39 - As coordenadas a seguir so necessrias para o deslocamento do ponto 1 para o 5:

    Ponto 1 Lat.: 252503,56 S e Long.: 491537,15 W.Gr. Ponto 2 Lat.: 252503,01 S e Long.: 491532,03 W.Gr. Ponto 3 Lat.: 252507,31 S e Long.: 491533,77 W.Gr. Ponto 4 Lat.: 252514,16 S e Long.: 491524,17 W.Gr. Ponto 5 Lat.: 252511,91 S e Long.: 491523,01 W.Gr.

    Com base nas coordenadas dos pontos de ligao entre 1 e 5 correto afirmar que as direes a serem seguidas para realizar o trajeto so:

    a) SW, NW, NE e SW. b) SW, NW, SE e NW. c) NE, NW, SW e SE. d) NE, SW, SE e NE. e) SE, SW, NW e SE.

  • 14

    40 - A populao brasileira atingiu 202,7 milhes de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE [...] O

    volume de pessoas que vivem no pas cresceu 0,86% em relao ao verificado em igual perodo do ano anterior. So Paulo continua sendo a cidade mais populosa do pas, com 11,9 milhes de habitantes. Em seguida, no ranking de cidades, vm Rio de Janeiro (6,5 milhes), Salvador (2,9 milhes), Braslia (2,9 milhes) e Fortaleza (2,6 milhes). Os 25 municpios mais populosos do pas somam 51 milhes de habitantes e representam 25,2% da populao.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1507099-populacao-brasileira-atinge-2027-milhoes-de-habitantes-calcula-ibge.shtml. Acesso em 02 set. 2014

    Com base nos conhecimentos de geografia da populao, assinale a alternativa correta.

    a) O aumento populacional brasileiro decorrente, sobretudo, do crescimento vegetativo da populao, que incorpora os conceitos de natalidade e mortalidade.

    b) O crescimento populacional evidenciado indica uma tendncia de aumento nas taxas de natalidade e fecundidade e uma diminuio da taxa de mortalidade, associada ao envelhecimento da populao.

    c) Esse acrscimo populacional tem como consequncia a diminuio da renda per capita e o comprometimento dos recursos naturais, como evidenciado por Malthus, pois h um crescimento geomtrico da populao e aritmtico dos alimentos.

    d) O aumento da populao impulsionado pelo crescimento das periferias das grandes cidades, decorrente dos processos migratrios, que fazem com que diminua o nmero de habitantes em cidades pequenas.

    e) O fator que explica o aumento populacional a imigrao, pois o Brasil tem recebido grande contingente populacional de outros pases.

    41 - Segundo o gegrafo Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, diferentes centros de ao atmosfrica atuam sobre a

    Amrica do Sul, sendo eles: Massa Tropical Atlntica, Massa Equatorial Continental, Massa Polar Atlntica, Massa Tropical Continental e Massa Equatorial do Atlntico Norte. Com base na atuao dessas massas de ar e em suas caractersticas, considere as seguintes afirmativas:

    1. A Massa Equatorial Continental a nica massa continental do planeta com caractersticas midas, devido grande extenso da floresta amaznica e sua evapotranspirao.

    2. A Massa Polar Atlntica a responsvel pelas ondas de frio que atingem o Brasil devido ao abastecimento polar proveniente do rtico.

    3. A direo predominante dos ventos originados na Massa Tropical Atlntica sobre a fachada sul do Brasil de oeste.

    4. As massas Tropical Atlntica e Equatorial do Atlntico Norte so as formadoras, respectivamente, dos alsios de sudeste e nordeste que atuam sobre o Brasil.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

    42 - A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigo, foi condenada a pagar indenizao por dano moral coletivo de R$ 1 milho por

    condies degradantes de trabalho. A condenao resultado da ao do Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) em Umuarama (PR), ajuizada em 2012, aps investigao que flagrou trabalhadores em condies anlogas escravido [] No incio de 2012, o MPT-PR em Umuarama constatou graves irregularidades trabalhistas na Fazenda Jaragu, em Ipor. Os problemas iam desde jornada excessiva e condies precrias dos alojamentos, at a contaminao da gua fornecida aos trabalhadores para consumo. A situao encontrada configura trabalho degradante, j que foram desrespeitados os direitos mais bsicos da legislao trabalhista, causando repulsa e indignao, o que fere o senso tico da sociedade, afirma o procurador do Trabalho Diego Jimenez Gomes, responsvel pelo caso. A BRF uma gigante do ramo de produtos alimentcios que surgiu a partir da fuso entre Sadia e Perdigo, alm de ser detentora de marcas como Batavo, Eleg e Qualy. A empresa tem 49 fbricas em todas as regies do Pas e mais de 100 mil funcionrios. Em 2013, a receita lquida foi R$ 30,5 bilhes e o lucro lquido consolidado foi de R$ 1,1 bilho.

    Portal Instituto Unisinos, 29 ago.2014. Disponvel em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/534749.

    Com base no texto e no conhecimento de geografia agrria, assinale a alternativa correta.

    a) A organizao da produo agropecuria no Brasil apresenta contradies estruturais entre as formas de organizao do trabalho e as estratgias empresariais de incremento dos lucros.

    b) Apenas os estados brasileiros com formas de produo no campo mais atrasadas mantm prticas de trabalho degradantes.

    c) A expanso das relaes capitalistas no campo e a modernizao da agricultura permitiram abandonar relaes de produo pr-capitalistas.

    d) A fuso de grandes empresas produtoras de alimentos implica em uma separao entre indstria e agricultura. e) A ausncia de mo de obra capacitada para atender as novas tecnologias aplicadas produo agropecuria leva

    empresas a suprir sua demanda, utilizando trabalhadores em condies anlogas escravido.

  • 15

    43 - As formas ou conjuntos de formas de relevo participam da composio das paisagens em diferentes escalas. Relevos de

    grandes dimenses, ao serem observados em um curto espao de tempo, mostram aparncia esttica e imutvel; entretanto, esto sendo permanentemente trabalhados por processos erosivos ou deposicionais, desencadeados pelas condies climticas existentes. Esses processos, originados pelas foras exgenas, promovendo, ao longo de grandes perodos de tempo, a degradao (eroso) das reas topograficamente elevadas e a agradao (deposio) nas reas topograficamente baixas, conduzem a uma tendncia de nivelamento da superfcie terrestre. Isso s se completar caso no haja interferncia das foras endgenas, que podem promover soerguimentos ou rebaixamentos terrestres. H que se considerar, ainda, a ao conjunta das duas foras e as implicaes altimtricas geradas por ocorrncias de variaes do nvel do mar.

    Adaptado de MARQUES, J.S. Cincia Geomorfolgica. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Orgs.) Geomorfologia: uma atualizao de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand,1994, p. 23-45.

    Tendo como referncia o texto acima e os conhecimentos de geomorfologia, a cincia que estuda as formas do relevo, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) O relevo o resultado da atuao das chamadas foras endgenas e exgenas. Os processos endgenos esto associados dinmica das Placas Tectnicas e os exgenos relacionados atuao climtica.

    ( ) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande escala, permaneceram estveis em consequncia do equilbrio entre foras exgenas e endgenas.

    ( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes macios rochosos, como o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catstrofes e danos populao, podem ser processos naturais de degradao, que participam da evoluo das formas do relevo.

    ( ) Os processos de agradao ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de plancies.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

    a) V V F F. b) F V F V. c) F F V V. d) V F V V. e) V F V F.

    44 - Observe a tabela ao lado.

    Com base na tabela e nos conhecimentos de Geografia Industrial, assinale a alternativa correta.

    a) Na dcada de 70, a poltica de substituio de importaes de petrleo levou modernizao tecnolgica do setor petrolfero e ao consequente salto de produtividade expresso nos dados da tabela.

    b) Na dcada de 80, o retrocesso da indstria foi resultado da opo do governo de privilegiar as exportaes de produtos agrcolas com o fim de obter divisas para o pagamento da dvida externa.

    c) Na dcada de 90, a produtividade cresceu mais rapidamente em funo dos estmulos criados pelo controle da inflao, pela abertura da economia e tambm pela atrao de investimento direto estrangeiro.

    d) A desconcentrao espacial da indstria tem como contrapartida a reduo do ritmo de inovao tecnolgica, razo pela qual a produtividade s cresceu com fora nas dcadas de 70 e 90, quando aumentou o nvel de concentrao industrial em So Paulo.

    e) Na primeira dcada do sc. XXI, o fraco crescimento da produtividade resultou da privatizao de empresas do setor produtivo estatal, medida que implicou a desativao dos centros de pesquisa cientfica dessas empresas.

    45 - Neste fim do sculo XX, as fronteiras econmicas se ampliam, mais reas so ocupadas e pode-se mesmo dizer, [...], que o

    territrio brasileiro est inteiramente apropriado. Por outro lado, a natureza recuou consideravelmente, enquanto todas as formas de densidade humana ficam cada vez mais presentes. Ainda que sua distribuio seja desigual, h, em uma poro considervel do territrio, maior densidade tcnica, acompanhada de maior densidade informacional.

    SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil Territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 279.

    Com base na reflexo oferecida pelo texto e no conhecimento sobre geografia do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

    a) Durante o sculo XX, o Estado nacional foi responsvel por grandes projetos para ampliao das fronteiras internas de ocupao, como o caso da marcha para o oeste.

    b) A densidade humana e tcnica presentes no territrio mostram um pas regionalmente diferenciado, mas com uma economia integrada, do ponto de vista do mercado nacional.

    c) Processos de ocupao do territrio, a exemplo do avano da soja no centro-oeste brasileiro e de atividades agropecurias na Amaznia demonstram um avano contnuo sobre os espaos naturais.

    d) Do ponto de vista econmico h um desequilbrio na produo de bens e servios entre as regies brasileiras, fato que tem levado criao de polticas de desenvolvimento regional, como foi o caso da zona franca de Manaus.

    e) Considerando a extenso e a direo da ocupao do territrio brasileiro do litoral rumo ao interior h uma vasta poro por ser apropriada pelo Estado Nacional: a Amaznia.

    Taxa mdia anual de variao da produtividade por trabalhador ocupado na indstria de transformao (em porcentagem)

    Brasil 1970/2011

    1970/1980 2,4

    1980/1990 -0,1

    1990/2000 6,5

    2000/2011 0,3

    Fonte: FONSECA, R. Produtividade e crescimento da indstria brasileira. Revista Brasileira de Comrcio

    Exterior, n. 112, jul.-set. 2012.

  • 16

    46 - Um veculo est se movendo ao longo de uma estrada plana e retilnea. Sua velocidade em funo do tempo, para um trecho do percurso, foi registrada e est mostrada no grfico ao lado. Considerando que em t = 0 a posio do veculo s igual a zero, assinale a alternativa correta para a sua posio ao final dos 45 s.

    a) 330 m. b) 480 m. c) 700 m. d) 715 m. e) 804 m.

    47 - Um objeto de massa m est em movimento circular, deslizando sobre um plano inclinado. O objeto est preso em uma

    das extremidades de uma corda de comprimento L, cuja massa e elasticidade so desprezveis. A outra extremidade da corda est fixada na superfcie de um plano inclinado, conforme indicado na figura a seguir. O plano inclinado faz

    um ngulo o = 30 em relao ao plano horizontal. Considerando g a acelerao da gravidade e

    1

    3

    o

    coeficiente de atrito cintico entre a superfcie do plano inclinado e o objeto, assinale a alternativa correta para a variao da energia cintica do objeto, em mdulo, ao se mover do ponto P, cuja velocidade em mdulo vP, ao ponto Q, onde sua velocidade tem mdulo vQ.

    Na resoluo desse problema considere 1

    302

    osen e

    3cos 30

    2

    o .

    a) mgL.

    b) 1

    2mgL.

    c) 2

    3mgL.

    d) 3

    2mgL.

    e) 2 mgL.

    48 - Um bloco B de massa 400 g est apoiado sobre um bloco A de massa 800 g, o qual est sobre uma superfcie horizontal. Os dois blocos esto unidos por uma corda inextensvel e sem massa, que passa por uma polia presa na parede, conforme ilustra a figura ao lado. O coeficiente de atrito cintico entre os dois blocos e entre o bloco A e a superfcie horizontal o mesmo e vale 0,35. Considerando a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando a massa da polia, assinale a

    alternativa correta para o mdulo da fora F necessria para que os dois blocos se movam com velocidade constante.

    a) 1,4 N. b) 4,2 N. c) 7,0 N. d) 8,5 N. e) 9,3 N.

    49 - O estudo da calorimetria e das leis da termodinmica nos d explicaes para vrios fenmenos encontrados na

    natureza. Considere o seguinte texto que apresenta a explicao, do ponto de vista dessas reas da Fsica, para a formao das nuvens: Quando uma poro de ar aquecido sobe, contendo gua que acabou de __________ da superfcie, passa a estar submetida a uma presso cada vez __________. A rpida variao na presso provoca uma rpida expanso do ar junto com uma reduo de seu/sua __________. Essa rpida expanso considerada __________, isto , sem troca de calor com sua vizinhana, porque ocorre muito rapidamente. O gs em expanso __________ energia interna ao se expandir, e isso acarreta seu resfriamento at atingir uma temperatura na qual a quantidade de vapor de gua suficiente para saturar o ar naquele ponto e assim formar as nuvens.

    Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

    a) evaporar, menor, temperatura, adiabtica, perde. b) condensar, menor, volume, adiabtica, ganha. c) evaporar, maior, temperatura, isotrmica, ganha. d) condensar, maior, volume, isobrica, perde. e) sublimar, menor, temperatura, isotrmica, ganha.

  • 17

    50 - Para participar de um importante torneio, uma equipe de estudantes universitrios desenvolveu um veculo areo no tripulado. O aparelho foi projetado de tal maneira que ele era capaz de se desviar de objetos atravs da emisso e recepo de ondas sonoras. A frequncia das ondas sonoras emitidas por ele era constante e igual a 20 kHz. Em uma das situaes da prova final, quando o aparelho movimentava-se em linha reta e com velocidade constante na direo de um objeto fixo, o receptor do veculo registrou o recebimento de ondas sonoras de frequncia de 22,5 kHz que foram refletidas pelo objeto. Considerando que nesse instante o veculo se encontrava a 50 m do objeto, assinale a alternativa correta para o intervalo de tempo de que ele dispunha para se desviar e no colidir com o objeto. Considere a velocidade do som no ar igual a 340 m/s.

    a) 1,0 s. b) 1,5 s. c) 2,0 s. d) 2,5 s. e) 3,0 s.

    51 - Michael Faraday foi um cientista ingls que viveu no sculo XIX. Atravs de suas descobertas foram estabelecidas as

    bases do eletromagnetismo, relacionando fenmenos da eletricidade, eletroqumica e magnetismo. Suas invenes permitiram o desenvolvimento do gerador eltrico, e foi graas a seus esforos que a eletricidade tornou-se uma tecnologia de uso prtico. Em sua homenagem uma das quatro leis do eletromagnetismo leva seu nome e pode ser expressa como:

    =

    onde a fora eletromotriz induzida em um circuito, o fluxo magntico atravs desse circuito e t o

    tempo.

    Considere a figura ao lado, que representa um m prximo a um anel condutor e um observador na posio O. O m pode se deslocar ao longo do eixo do anel e a distncia entre o polo norte e o centro do anel d. Tendo em vista essas informaes, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) Mantendo-se a distncia d constante se observar o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horrio.

    ( ) Durante a aproximao do m espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horrio.

    ( ) Durante o afastamento do m em relao espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horrio.

    ( ) Girando-se o anel em torno do eixo z, observa-se o surgimento de uma corrente induzida.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

    a) F F V V. b) F V F V. c) V V F F. d) V F V V. e) F F V F.

    52 - A funo principal de geradores eltricos transformar em energia eltrica algum outro tipo de energia. No caso de geradores elementares de corrente contnua, cujo circuito equivalente est mostrado ao lado, onde r a resistncia interna do

    gerador e sua fora eletromotriz, o comportamento caracterstico descrito pela conhecida equao do gerador, que fornece a diferena de potencial V em seus terminais A e B em funo da corrente i fornecida por ele. Um dado gerador tem a curva caracterstica mostrada no grfico ao lado.

    A partir do circuito e do grfico apresentados, assinale a alternativa correta para a potncia dissipada internamente na fonte quando esta fornece uma corrente de 2,0 mA.

    a) 5 mW. b) 8 mW. c) 10 mW. d) 20 mW. e) 80 mW.

  • 18

    53 - Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos fenmenos que ocorrem com um feixe luminoso ao incidir em superfcies espelhadas ou ao passar de um meio transparente para outro:

    1. Quando um feixe luminoso passa do ar para a gua, a sua frequncia alterada. 2. Um feixe luminoso pode sofrer uma reflexo interna total quando atingir um meio com ndice de refrao menor

    do que o ndice de refrao do meio em que ele est se propagando. 3. O fenmeno da disperso ocorre em razo da independncia entre a velocidade da onda e sua frequncia. 4. O princpio de Huygens permite explicar os fenmenos da reflexo e da refrao das ondas luminosas.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

    54 - No final do sculo XIX e incio do sculo XX, a Fsica se defrontou com vrios problemas que no podiam ser explicados

    com as teorias e modelos aceitos at esse perodo. Um desses problemas consistia em explicar corretamente o fenmeno do Efeito Fotoeltrico. Sobre esse efeito, considere as seguintes afirmativas:

    1. Esse efeito foi observado primeiramente por Henrich Hertz e sua explicao correta foi publicada em 1905 por Niels Bohr.

    2. A explicao correta desse efeito utilizou uma ideia de Max Planck, de que a luz incidente no poderia ter energia com um valor qualquer, mas sim uma energia dada por mltiplos inteiros de uma poro elementar.

    3. Segundo o modelo proposto, cada fton, ao colidir com um eltron, transfere-lhe uma quantidade de energia proporcional a sua velocidade.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 verdadeira. c) Somente a afirmativa 3 verdadeira. d) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras.

    O texto a seguir referncia para as questes 55 a 57.

    Maravilha!

    Pode-se parafrasear Winston Churchill e dizer da democracia o mesmo que se diz da velhice, que, por mais lamentvel que seja, melhor que sua alternativa. A nica alternativa para a velhice a morte. J as alternativas para a democracia so vrias, uma pior do que a outra. bom lembr-las sempre, principalmente no horrio poltico, quando sua irritao com a propaganda que atrasa a novela pode lev-lo a preferir outra coisa. Resista. [...] Diante disso, em vez de que chateao, pense que maravilha!. a democracia em ao, com seus grotescos e tudo. Saboreie, saboreie.

    O processo, incrivelmente, se autodepura, sobrevive aos seus absurdos e d certo. Ou d errado, mas pelo menos de erro em erro vamos ganhando a prtica. Mesmo o que impacienta aproveitvel, e votos inconsequentes acabam consequentes. O Tiririca, no sei, mas o Romrio no deu um bom deputado? Vocaes polticas s vezes aparecem em quem menos se espera. E melhor o cara poder dizer a bobagem que quiser na TV do que viver num pas em que obrigado a cuidar do que diz. Melhor ele pedir voto porque torcedor do Flamengo ou bom filho do que ter sua perspectiva de vida decidida numa ordem do dia de quartel. Melhor voc ser manipulado por marqueteiros polticos, com direito a desacredit-los, do que pela propaganda oficial e incontestvel de um poder ditatorial. [...]

    Certo, s vezes as alternativas para a democracia parecem tentadoras. Ah, bons tempos em que o colgio eleitoral era minimalista: tinha um s eleitor. O general da Presidncia escolhia o general que lhe sucederia, e ningum pedia o nosso palpite. Era um processo rpido e asctico que no sujava as ruas. A escolha do poder nas monarquias absolutas tambm simples e sumria, e o eleitor do rei tambm um s, Deus, que tambm no se interessa pela nossa opinio. Ou podemos nos imaginar na Roma de Ccero, governados por uma casta de nobres, sem nenhuma obrigao cvica salvo a de aplaudi-los no frum, s cuidando para no parecer ironia.

    A democracia melhor. Mesmo que, como no caso do Brasil das alianas esquisitas, os partidos coligados em disputa lembrem uma salada mista, e ningum saiba ao certo quem representa o qu. E onde, com o poder econmico mandando e desmandando, a atividade poltica termine parecendo apenas uma pantomima. No importa, no deixa de ser comparada com o que j foi uma maravilha.

    Luis Fernando Verssimo, 31/08/2014, www.geledes.org.br

    55 - Ao fazer o elogio democracia, o autor aponta, tambm, defeitos do regime. Tendo isso em vista, considere as seguintes afirmativas:

    1. A democracia apresenta grandes incoerncias internas. 2. O sistema econmico tem grande poder sobre as decises. 3. O regime democrtico tem, na sua contraparte, muitas alternativas. 4. As articulaes entre os partidos so pouco claras, dada sua indefinio.

    Comprovam a afirmao de que o autor tanto elogia quanto critica o regime democrtico as afirmativas:

    a) 1 e 4 apenas. b) 1 e 3 apenas. c) 2 e 3 apenas. d) 2, 3 e 4 apenas. e) 1, 2 e 4 apenas.

  • 19

    56 - O autor sarcstico em algumas afirmaes, como em:

    a) Ah, bons tempos em que o colgio eleitoral era minimalista: tinha um s eleitor. b) O Tiririca, no sei, mas o Romrio no deu um bom deputado? c) a democracia em ao, com seus grotescos e tudo. Saboreie, saboreie. d) A nica alternativa para a velhice a morte. J as alternativas para a democracia so vrias, uma pior do que a outra. e) Diante disso, em vez de que chateao, pense que maravilha!.

    57 - Assinale a alternativa em que a expresso entre parnteses NO tem o mesmo sentido da expresso grifada.

    a) O processo, incrivelmente, se autodepura, sobrevive aos seus absurdos e d certo. (se purifica) b) Era um processo rpido e asctico que no sujava as ruas. (certeiro) c) Mesmo o que impacienta aproveitvel... (irrita) d) A escolha do poder nas monarquias absolutas tambm simples e sumria. (rpida) e) ... a atividade poltica termine parecendo apenas uma pantomima. (um logro)

    O texto a seguir referncia para as questes 58 a 60.

    Marcha a r

    Um grupo de ativistas promover neste sbado, em So Paulo e em outras 200 cidades, a "Marcha da Famlia com Deus", para fazer frente a um "golpe comunista marcado para este ano" a ser dado, segundo eles, pelo PT e seus aliados. A passeata ser uma reedio da "Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade", que, no dia 19 de maro de 1964, protestou contra a "ameaa comunista" e contribuiu para a queda do presidente Joo Goulart.

    difcil imaginar um "golpe comunista" em que os aliados so Sarney, Collor, Maluf, Renan Calheiros e outros. Mas, quando se trata dessa turma, tudo possvel. A exemplo de 1964, os ativistas vo conclamar os militares a tomar o poder, fechar os partidos, varrer a subverso e a corrupo e, com tudo saneado, nos devolver o pas ou o que sobrar dele.

    Pessoalmente, acho a pauta at modesta. Eu pediria tambm a volta de Claudia Cardinale, Stefania Sandrelli e Vera Vianna. Dos cigarros Luiz XV e Mistura Fina e dos fsforos marca Olho. Da cuba-libre, do hi-fi e da vaca preta. Dos LPs do Tamba Trio, do Henry Mancini e do Modern Jazz Quartet. Das cuecas samba-cano, ideais para um bate-coxa, e dos penteados femininos armados com Bom Bril. Do sexo milanesa (de noite, na praia) e das corridas de submarino. Tudo isso era 1964.

    Do "Correio da Manh", do pente Flamengo e do concretismo. Da Gillette Mono Tech, da pasta d'gua e da Coca-Cola como bronzeador. Do Toddy em lata, dos trleibus e das bicicletas Monark com pneu balo. Da Parker 21, do papel almao e da goma arbica. Dos currculos com latim, francs e canto orfenico. Tudo isso tambm era 1964.

    J os militares que a "Marcha" quer chamar de volta, no recomendo. Sob eles, a famlia se esgarou, a liberdade acabou e, em pouco tempo, o prprio Deus saiu de fininho para no se comprometer.

    Ruy Castro, www.folha.uol.com.br, 19 de maro de 2014.

    58 - Nos 3 e 4 pargrafos, ao dizer que considera a pauta da manifestao modesta, o autor sugere uma lista de itens e

    pessoas a serem incorporados s reivindicaes dos manifestantes. Com isso, ele enfatiza

    a) o anacronismo da proposta. b) a insignificncia da proposta. c) a contemporaneidade da proposta. d) a sobriedade da proposta. e) a pertinncia da proposta.

    59 - No texto, o autor

    1. destaca que, 40 anos depois, as mesmas reivindicaes da marcha de 1964 ainda mobilizam a populao. 2. reitera a importncia de enfocar temas como famlia, liberdade, Deus em qualquer poca. 3. manifesta avaliao negativa em relao aos polticos que seriam aliados do PT. 4. avalia como retrocesso a manifestao feita em 2014.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 4 verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras.

    60 - correto afirmar que o tom geral que impera no texto pode ser resumido pela palavra

    a) indiferena. b) metfora. c) ironia. d) pardia. e) informao.

  • 20

    O texto a seguir referncia para as questes 61 e 62.

    Ensaio sobre a cegueira

    E ento o Congresso saltitou de alegria porque aprovou que nos prximos dez anos 10% do PIB sero destinados para a Educao.

    E ento os governadores e prefeitos trombetearam de satisfao porque o Congresso deixou para posterior regulamentao as formas de garantir a aplicao adequada desses recursos e a responsabilizao de quem no cumprir.

    E ento os empresrios serpentearam de jbilo porque as verbas no so, assim, propriamente para a educao pblica. E ento o governo federal ululou de felicidade porque a medida um resgate histrico de lutas pela melhoria da educao e

    com recursos ningum segura esse pas e esse um pas que vai pra frente e quem no gostar, ora, deixe-o. E ento as empresas de informtica e de outras parafernlias de ltima gerao para garantir ensino como nunca se viu

    nesse pas deliciaram-se com o xito da medida que gerar empregos e revolucionar para sempre a educao ptria. E ento muitos professores sapatearam frevos, polcas e mazurcas porque agora tero computadores e tablets, quadros

    digitais e outras ferramentas tecnolgicas a a sim, a educao vai deslanchar. E ento muitos pais exultaram emocionados e eufricos porque agora as crianas recebero uniforme escolar e materiais

    diversos e enfim podero aprender e tornarem-se cidados melhores e mais preparados. E ento muitos alunos festejaram e fizeram chacrinhas e chistes uns com os outros porque agora tero aulas em tempo

    integral, com muitas atividades de informtica e outras atividades ldicas e jogos e no precisaro mais ficar em casa sem fazer nada.

    E ento disse o mestre Saramago: Por que foi que cegamos, No sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razo, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que no cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos, que, vendo, no veem.

    Daniel de Medeiros, 18/06/2014, http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-no-dia-a-dia/

    61 - O autor enfatiza a euforia de diferentes segmentos da sociedade aps a aprovao pelo Congresso da destinao de

    mais verbas para a educao. Tendo isso em vista, considere as seguintes afirmaes:

    1. Com a repetio da expresso e ento, o autor sugere o encadeamento dos fatos motivados pela deliberao do Congresso.

    2. O autor destaca o efeito positivo que a destinao de 10% do PIB ter sobre a educao. 3. As citaes de Saramago no ttulo e no ltimo pargrafo evidenciam que os segmentos da sociedade citados no

    se preocupam efetivamente com a qualidade da educao. 4. Uma regulamentao mais precisa do Congresso atenuaria os interesses escusos de alguns segmentos.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

    62 - Jos Saramago, prmio Nobel de Literatura, conhecido por subverter o uso da pontuao. possvel observar isso

    na citao feita no ltimo pargrafo, retirada do livro Ensaio sobre a Cegueira. Se reescrevssemos o trecho usando as normas cannicas de pontuao, teramos que utilizar outros sinais, alm daqueles usados pelo escritor. Sem alterar a sintaxe do texto, que sinal poderia ser dispensado nessa reescrita?

    a) Ponto final. b) Ponto e vrgula. c) Travesso. d) Ponto de interrogao. e) Ponto de exclamao.

    63 - Ao anunciar que o Hotel Copacabana Palace passou por uma grande reforma para a Copa do Mundo, a revista TAM

    nas Nuvens (abril 2014) veiculou o seguinte texto:

    O Copacabana Palace daqueles hotis d para contar nos dedos pelo mundo que so ao mesmo tempo substantivo e adjetivo. Voc j deve ter lido um Copacabana Palace de Buenos Aires ou algo assim. Mas a verdade que apenas recentemente, s vsperas de essa grande senhora de Copacabana sim, porque tudo me faz crer que o Copa um substantivo feminino completar 90 anos, passei por aquela porta giratria como hspede. Porm, longe de encontrar uma old lady.

    Informe Publicitrio publicado em TAM nas Nuvens, abril de 2014.

    Sobre o texto, considere as seguintes afirmaes:

    1. Ao dizer que o Copacabana Palace ao mesmo tempo substantivo e adjetivo, mencionam-se as propriedades de nomear o local e, paralelamente, de designar qualidade quando a expresso aplicada a outro local.

    2. A publicidade argumenta que existem poucos hotis no mundo comparveis ao Copacabana Palace. 3. O texto mostra a expanso da rede do Copa, exemplificada pela filial em funcionamento na capital argentina. 4. A ideia central do informe defender que, apesar de sua tradio, o Copacabana Palace responde s exigncias

    da modernidade.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa 1 verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

  • 21

    64 - H vrios exemplos de substantivos que so usados como adjetivos. Os termos grifados das frases que seguem so exemplos disso, COM EXCEO DE:

    a) Ela arranjou um namorado gato. b) Tenho um colega mala. c) Ela sempre tem uma palavra amiga. d) Precisa ser muito homem para comprar essa briga. e) Ele tem um ar paternal.

    O texto a seguir referncia para as questes 65 e 66.

    As palavras e o tempo

    Ao chegar criana em Curitiba, em 1961, meu primeiro choque foi lingustico: um vendedor de rua oferecia dol. Para quem no sabe, era picol. O nome dol soava-me to estranho que s a custo parecia se encaixar naquele objeto que eu sempre conhecera como picol. Os anos passaram e os dols sumiram. A ltima vez que os vi foi nas runas de uma parede no litoral, onde se podia ler em letras igualmente arruinadas pelo tempo: Fbrica de dols.

    Com o tempo, as estranhezas lingusticas vo ganhando outro contorno, mas sempre com a marca que o tempo vai deixando nas formas da lngua. Lembro que, pouco a pouco, comecei a ouvir pessoas dizendo emprestei do Fulano, quando para meus ouvidos o normal seria peguei emprestado do Fulano; ou ento emprestamos a ele. Emprestar s poderia ser para algum; o contrrio seria pedir emprestado. Mas em poucos anos o estranho passou a ser pedir emprestado, e a nova forma foi para o Houaiss. Um linguista diria que se trata de uma passagem sutil de formas analticas para formas sintticas. [...]

    A lngua no para, mas seus movimentos nunca so claramente visveis, assim como jamais conseguimos ver a grama crescer sbito, parece que ela j foi trocada por outra. O advento da informtica e dos computadores um manancial sem fim de palavras e expresses novas, ou expresses velhas transmudadas em outras. Um dos fenmenos mais interessantes, e de rpida consolidao, foi tambm a criao de verbos para substituir expresses analticas. Priorizar ou disponibilizar, que parecem to comuns, com um jeito de que vieram l do tempo de Cames, na verdade no tero mais de 20 anos e tambm j esto no Houaiss. Na antiqussima dcada de 1980, dizamos dar prioridade a e tornar disponvel. Bem, as novas formas ainda tm uma aura tecnocrtica. Em vez de disponibilizar os sentimentos, preferimos ainda abrir o corao. Mas outras novidades acertam na veia: deletar entrou definitivamente no dia a dia das pessoas. J ouvi algum confessar: Deletei ela da minha vida.

    Piorou a lngua? De modo algum. A lngua continua inculta e bela como sempre, como queria o poeta. Ela segue adiante ns que envelhecemos, e, s vezes, pela fala, parecemos pergaminhos de um tempo que passou.

    Cristvo Tezza, Gazeta do Povo, 20 set.2011.

    65 - Um dos fenmenos mais interessantes, e de rpida consolidao, foi tambm a criao de verbos para substituir

    expresses analticas. Priorizar ou disponibilizar, que parecem to comuns, com um jeito de que vieram l do tempo de Cames, na verdade no tero mais de 20 anos e tambm j esto no Houaiss. A partir desse trecho, correto afirmar:

    a) Priorizar e disponibilizar so formas antigas, do tempo de Cames. b) As formas analticas so mais interessantes. c) Priorizar uma forma sinttica que veio substituir a forma analtica dar prioridade. d) Palavras com mais de 20 anos j so consideradas arcaicas. e) O desaparecimento de priorizar e disponibilizar iminente.

    66 - A partir do texto, considere as seguintes afirmaes:

    1. O tempo imprime mudanas na lngua e as inovaes no caracterizam perda de recursos ou de expressividade. 2. Ao falar de formas novas, o autor menciona duas vezes que essas formas esto no Houaiss. Com isso, quer dizer

    que as formas inovadoras j so reconhecidas como fazendo parte da lngua. 3. Segundo o autor, uma frase como Emprestei dinheiro minha me inovadora. 4. Os diferentes contornos que a lngua vai tomando no so perceptveis no dia a dia, mas somente quando o

    intervalo de tempo significativo.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras.

  • 22

    67 - Leia com ateno dois fragmentos de Lucola, de Jos de Alencar.

    Se tivesse agora ao meu lado o Sr. Couto, estou certo que ele me aconselharia para as ocasies difceis uma reticncia. Com efeito, a reticncia no a hipocrisia no livro, como a hipocrisia a reticncia na sociedade? Sempre tive horror s reticncias; nesta ocasio antes queria desistir do meu propsito, do que desdobrar aos seus olhos esse vu de pontinhos, manto espesso, que para os severos moralistas da poca, aplaca todos os escrpulos, e que em minha opinio tem o mesmo efeito da mscara, o de aguar a curiosidade. (p.253-254)

    Quando a mulher se desnuda para o prazer, os olhos do amante a vestem de um fluido que cega; quando a mulher se desnuda para a arte, a inspirao a transporta a mundos ideais onde a matria se depura ao hlito de Deus; quando porm a mulher se desnuda para cevar, mesmo com a vista, a concupiscncia de muitos, h nisto uma profanao da beleza e da criatura humana, que no tem nome. mais do que a prostituio: a brutalidade da jumenta ciosa que se precipita pelo campo, mordendo os cavalos para despertar-lhes o tardo apetite. (p. 258)

    ALENCAR, Jos de. Lucola. Fico completa e outros escritos, vol 1. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965.

    Considere as afirmativas abaixo:

    1. A estratgia narrativa de Lucola superpe, entre o real e o ficcional, trs figuras autorais: Jos de Alencar, o escritor do romance; Paulo, o autor das cartas em primeira pessoa; G.M, a destinatria que as organiza em forma de livro, atribuindo-lhe o ttulo.

    2. Apesar de situado no romantismo brasileiro, Lucola inaugura o naturalismo na literatura brasileira ao explicar a sensualidade e a prostituio da protagonista como consequncia do meio em que vive: a sociedade degradada da Corte no ano de 1855.

    3. O grande amor de Paulo por Lcia faz com que ele conhea profundamente os sentimentos e pensamentos da amada, gerando em alguns momentos uma oscilao entre a narrao em primeira pessoa e a narrao onisciente.

    4. Paulo ao mesmo tempo personagem do acontecimento passado e narrador do relato presente. A distncia de seis anos possibilita comentrios, concluses e reflexes, deixando clara a diferena temporal entre viver e narrar o vivido.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras.

    68 - Contei esta histria a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabea: Tambm eu tenho servido de agulha a

    muita linha ordinria! (Um aplogo) Adeus, meu caro senhor. Se achar que esses apontamentos valem alguma coisa, pague-me tambm com um tmulo de

    mrmore, ao qual dar por epitfio esta emenda que fao aqui ao divino Sermo da Montanha: Bem-aventurados os que possuem, porque eles sero consolados. (O enfermeiro)

    Esses so os pargrafos finais de contos do livro Vrias histrias (1896), de Machado de Assis. Sobre essa obra, considere as afirmativas abaixo:

    1. Todos os contos de Vrias histrias terminam com algum ensinamento moral, conforme preconizava a esttica realista.

    2. Na obra machadiana, a competio acirrada que caracteriza a vida humana tende a se resolver aps a morte, que serve de consolo e apaziguamento.

    3. A agulha de Um aplogo identificou-se com a reflexo do professor de melancolia: os que abrem caminho nem sempre so premiados por seus esforos.

    4. O protagonista de O enfermeiro, que cogitou no receber a herana do homem que ele matou, termina a histria rico e sem arrependimentos.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

  • 23

    69 - Em relao ao romance Fogo morto, de Jos Lins do Rego, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) Por razes de orgulho pessoal, o Mestre Jos Amaro manifesta em relao ao Coronel Lula de Holanda uma altivez inesperada, dadas suas respectivas posies de poder.

    ( ) Os destinos pessoais de Marta, Olvia e Nenm esto diretamente associados posio social da mulher no contexto histrico representado.

    ( ) Apesar das suas limitaes no presente, o romance mostra que o capito Vitorino, dada a justia das suas opinies, seria capaz de influenciar positivamente a vida poltica da regio em algum momento futuro.

    ( ) Na ltima parte da obra, os cangaceiros, liderados pelo capito Antnio Silvino, e as foras da lei, representadas pela polcia, aparecem distintamente separadas como figuraes do bem e do mal.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

    a) V F V V. b) F V F V. c) F F V V. d) V V V F. e) V V F F.

    70 - O poema Legado integra a primeira parte do livro Claro enigma (1951), a que o autor denominou Entre lobo e co.

    Legado

    Que lembrana darei ao pas que me deu tudo que lembro e sei, tudo quanto senti? Na noite do sem-fim, breve o tempo esqueceu minha incerta medalha, e a meu nome se ri.

    E mereo esperar mais do que os outros, eu? Tu no me enganas, mundo, e no te engano a ti. Esses monstros atuais, no os cativa Orfeu, a vagar, taciturno, entre o talvez e o se.

    No deixarei de mim nenhum canto radioso, uma voz matinal palpitando na bruma e que arranque de algum seu mais secreto espinho.

    De tudo quanto foi meu passo caprichoso na vida, restar, pois o resto se esfuma, uma pedra que havia em meio do caminho.

    ANDRADE, Carlos Drummond de, Claro enigma. So Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 19.

    Considerando o poema, sua relao com o livro, e a potica de Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa correta.

    a) O livro Claro enigma considerado pela crtica como um marco na redefinio da poesia de Drummond por instaurar dilogo com as poticas clssicas.

    b) Se anos antes Drummond havia escrito no meio do caminho tinha uma pedra, no verso final de Legado observa-se a opo por uma expresso mais coloquial.

    c) O poema Legado tematiza a identidade nacional, vinculando-se aos modelos e perspectivas prprios do movimento Antropofgico.

    d) O poema Legado tematiza a inconstncia do eu do poeta e das coisas do mundo e inaugura a vertente autobiogrfica da poesia de Drummond.

    e) O ltimo terceto trai a norma clssica de um soneto, pois apresenta a sntese do poema, da biografia e da trajetria potica de Carlos Drummond de Andrade.

    71 - Eles no usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, texto encenado pela primeira vez em 1958 e posteriormente

    adaptado para o cinema, trata da luta de classes no cenrio urbano do Rio de Janeiro. Sobre essa obra, correto afirmar:

    a) O emprego da lngua portuguesa em seu padro culto nas falas dos operrios atende a uma exigncia prpria da literatura e do teatro produzidos em meados do sculo XX.

    b) Prevalece na pea uma viso conciliatria j que, influenciados por Tio, no terceiro ato os moradores do morro abandonam suas principais reivindicaes.

    c) O conflito que est no centro da ao dramtica motivado pelas diferentes opes que as personagens assumem perante uma greve.

    d) As personagens femininas no participam das decises familiares nem tm opinio poltica, comportamento tpico do patriarcalismo vigente naquele perodo histrico.

    e) O sucesso do samba Ns no usa black-tie resultou em uma surpreendente ascenso socioeconmica para seu compositor, Juvncio.

  • 24

    72 - Leia o captulo 6 de Lavoura arcaica, reproduzido abaixo.

    Desde minha fuga, era calando minha revolta (tinha contundncia o meu silncio! tinha textura a minha raiva!) que eu, a cada passo, me distanciava l da fazenda, e se acaso distrado eu perguntasse para onde estamos indo? no importava que eu, erguendo os olhos, alcanasse paisagens muito novas, quem sabe menos speras, no importava que eu, caminhando, me conduzisse para regies cada vez mais afastadas, pois haveria de ouvir claramente de meus anseios um juzo rgido, era um cascalho, um osso rigoroso, desprovido de qualquer dvida: estamos indo sempre para casa.

    NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. 3a ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. pp.35/36.

    Considere as seguintes afirmativas sobre a narrativa de Raduan Nassar, publicada pela primeira vez em 1975:

    1. Em Lavoura arcaica, no h marcao temporal do narrado e a narrao no segue uma cronologia linear. Mesmo assim, o tempo uma das questes centrais na tenso entre pai e filho, entre a pregao da conteno, da pacincia e da obedincia ao curso natural e soberano do tempo pelo patriarca e a reivindicao do direito impacincia e urgncia pelo jovem filho.

    2. As duas epgrafes Que culpa temos ns dessa planta da infncia, de sua seduo, de seu vio e constncia?; Vos so interditadas: vossas mes, vossas filhas, vossas irms,... estabelecem uma relao com as duas linhagens da famlia: de um lado, o excesso de afeto materno; de outro, a imposio da ordem paterna.

    3. A relao incestuosa com a irm Ana e a tentativa de lev-la consigo no abandono da casa paterna representam a rejeio de todos os laos familiares por parte de Andr e o desejo, sempre presente, de se distanciar da represso paterna e abandonar a lavoura arcaica em busca do diferente na cidade moderna.

    4. Estamos indo sempre para casa, mas o retorno sempre diferente. A cena habitual da festa familiar da primeira parte reaparece no final, com mudana apenas do tempo verbal. Dessa vez, no entanto, o fecho diferente e trgico: o pai, smbolo da razo e do equilbrio, cede paixo e loucura ao matar a prpria filha.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

    INGLS A tira a seguir referncia para as questes 73 e 74.

    73 - Consider the question Calvin asks: How can you be creative when someones breathing down your neck?. The

    purpose of it is:

    a) to complain about the result of a test. b) to complain about writing a text on teaching. c) to question why someone has to learn how to write. d) to question how someone can be creative and meet the requirements of a writing task. e) to question why someone has to be standing at the back of another person, by his or her neck.

    74 - Hobbes suggests that Calvin should not think about the result of a writing task but rather have fun with the process of

    creating. Why is this suggestion NOT a profitable one?

    a) Because Calvin is doing his final exams. b) Because Calvin cannot be creative while writing. c) Because Calvin feels he will fail his writing course. d) Because Hobbes does not know how much effort the process of writing requires. e) Because Calvin was sent to the psychologist at school every time he had fun with writing.

    http://www.d.umn.edu/~lmillerc/TeachingEnglishHomePage/5902/deadlines.html. Acesso em: 25/09/2014.

  • 25

    O texto a seguir referncia para as questes 75 a 80.

    Why do we have blood types?

    In 1996 a naturopath named Peter DAdamo published a book called Eat Right 4 Your Type. DAdamo argued that we must eat according to our blood type, in order to harmonise with our evolutionary heritage. Blood types, he claimed, appear to have arrived at critical junctures of human development. According to DAdamo, type O blood arose in our hunter-gatherer ancestors in Africa, type A at the dawn of agriculture, and type B developed between 10,000 and 15,000 years ago in the Himalayan highlands. Type AB, he argued, is a modern blending of A and B.

    From these suppositions, DAdamo then claimed that our blood type determines what food we should eat. With my agriculture-based type A blood, for example, I should be a vegetarian. People with the ancient hunter type O should have a meat-rich diet and avoid grains and dairy. According to the book, foods that are not suited to our blood type contain antigens that can cause all sorts of illness. DAdamo recommended his diet as a way to reduce infections, lose weight, fight cancer and diabetes, and slow the ageing process.

    DAdamos book has sold seven million copies and has been translated into 60 languages. It has been followed by a string of other blood type diet books; DAdamo also sells a line of blood-type-tailored diet supplements on his website. As a result, doctors often get asked by their patients if blood type diets actually work.

    The best way to answer that question is to run an experiment. In Eat Right 4 Your Type DAdamo wrote that he was in the eighth year of a decade-long trial of blood type diets on women with cancer. Eighteen years later, however, the data from this trial have not yet been published.

    Re