01 ambiente-preservação-e-biodiversidade-versão-2016

Post on 22-Feb-2017

97 views 0 download

Transcript of 01 ambiente-preservação-e-biodiversidade-versão-2016

Ambiente, preservação e biodiversidade• Estrutura da Terra:• Litosfera: parte rochosa.

Solo: parte superficial que pode ser encontrada sobre a litosfera.

• Atmosfera: parte gasosa.• Hidrosfera: formada por

uma massa líquida composta por mares geleiras, rios, lagos e vapor d’água.

• Biosfera: conjunto de regiões da Terra em que existe vida.

Biodiversidade do planeta

Extinções naturais e antropogênicas

• Alterações do habitat• Destruição predatória e

indiscriminada

AGRESSÕES A BIODIVERSIDADE

AGRESSÕES A BIODIVERSIDADE II

Por que devemos cuidar da biodiversidade

• Turismo ecológico;• Fontes de matérias primas: medicamentos, corantes, alimentos,

resinas e outras;• Reservas genéticas.• Evitar perdas da fauna e da flora.

Biomas terrestresBioma é um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Ele é

caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas

brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais .

• Tundras: altas latitudes como Alasca, Canadá, partes da Europa e Ásia.

Taigas ou florestas coníferas• Encontradas ao sul das Tundras, na América do

Norte, da Europa e da Ásia. Invernos rigorosos, verões mais quentes e longos que os das Tundras

Florestas Temperadas• Encontradas no nordeste e meio-oeste dos

EUA, parte da Europa e da China

Florestas Pluviais tropicais• Encontradas em regiões da América Central,

da América do Sul, África, Índia, Ásia e Austrália.

Florestas herbáceas ou campos

• Encontradas na Europa, na Ásia, na América do Norte e na América do Sul.

Desertos• Encontrados no Chile, nos EUA, na África, na

Ásia, e na Austrália.

AMBIENTES AQUÁTICOS MARINHOS

Biomas BrasileirosBiomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.

Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

 Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.

Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti

BIOMAS BRASILEIROS – visão geral

Dever de Casa

• Atividades das páginas 31 – 1 e 3; 36-5,7 e 8; 37 – 9 e10; 38 – 11e12; 39 - 18 e 19.

• Faça um resumo sobre as características dos biomas brasileiros;

DIVIRTAM-SE!