1. Projeto Exposição “Uma Mulher Impossível” Criação da exposição “Rose Marie Muraro -...

Post on 07-Apr-2016

215 views 0 download

Transcript of 1. Projeto Exposição “Uma Mulher Impossível” Criação da exposição “Rose Marie Muraro -...

1

Projeto

Exposição “Uma Mulher Impossível”Criação da exposição “Rose Marie Muraro - Uma Mulher Impossível”, de forma física e virtual

Biblioteca Rose Marie Muraro Ampliação do acervo e acessibilidade da biblioteca

2

Rose Marie MuraroPatrona do Feminismo Brasileiro

Apesar de ter nascido com baixa visão, foi escritora de mais de 40 livros que venderam mais de um milhão de exemplares dentro e fora do Brasil, e, também, editora de mais de 1.600 títulos pela Editora Vozes, onde trabalhou ao lado de Leonardo Boff, e pela Editora Rosa dos Tempos, única editora dedicada ao estudo de gênero na América Latina, onde foi diretora, tendo como sócias a Editora Record, Laura Civita e Ruth Escobar.Rose foi nomeada pelo governo federal como Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e dentre os diversos prêmios que recebeu, está a indicação, junto com outras 50 mulheres, para o Prêmio Nobel da Paz no Projeto Mil Mulheres. Em 2008, recebeu o Prêmio Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal, por sua relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher.Em 2009, criou o Instituto Cultural Rose Marie Muraro - ICRM para tornar-se um polo de debate e referência no estudo dos principais conceitos culturais, econômicos e socioambientais do ponto de vista do gênero e do papel da mulher na sociedade.

3

A situação das mulheres

Nos últimos 60 anos, graças a luta de Rose e tantas outras mulheres, avançamos muito no sentido da equidade de gênero, principalmente com a criação de políticas publicas e programas sociais que favorecem as mulheres. Entretanto, as desigualdades e a violência contra a mulher ainda permanecem agravadas pelo desemprego, dupla jornada, informalidade do trabalho e salários mais baixos. Dados do IBGE/2010 mostram que no Rio a população é formada por mais de 50% de mulheres e estas mulheres são responsáveis por 37,3% das famílias. Mas com um grande número de mulheres analfabetas/analfabetas funcionais, e um elevado índice de mortalidade feminina.

4

ObjetivosPara modificar a situação atual, necessitamos de políticas públicas inovadoras, ações de organizações não governamentais e de cidadãos conscientes e participativos, num grande investimento material e humano em luta diária.Visando contribuir neste sentido o ICRM busca:Incentivar e divulgar a pesquisa sobre os movimentos sociais e políticos publicas para as mulheres. Incentivar o debate, reflexão e o conhecimento sobre a vida de Rose Marie Muraro, Patrona do Feminismo Brasileiro, e a trajetória social e política das mulheres brasileiras e latinas nos últimos 60 anos.

5

Descrição do projeto Exposição “Uma Mulher Impossível”, em formato físico e

virtual, sobre a historia de vida de Rose Marie Muraro e a trajetória dos movimentos e conquistas sociais e políticas das mulheres nos últimos 60 anos. Fisicamente instalada na sede do ICRM será aberta às instituições, escolas e universidades com visitas orientadas, e virtualmente pelo nosso site.

Biblioteca Rose Marie Muraro - está sendo criada em formato físico e virtual, a partir do acervo da escritora, a primeira biblioteca especializada em estudos de gênero, com aprox. 700 titulos e 10.000 arquivos sobre a historia de vida da autora, que documenta a historia da emancipação das mulheres brasileiras. Tendo como objetivo estabelecer parcerias com instituições nacionais e internacionais, escolas e universidades para o desenvolvimento de pesquisas sobre gênero. Estamos agora buscando recursos para ampliar o acervo e aprimorar a acessibilidade da biblioteca.

6

Apoie esta ideia!Para concretizarmos nosso projeto precisamos da sua contribuição e o apoio de todos. Faça parte desta historia e seja um(a) apoiador(a).Visite nossa pagina e conheça melhor o projeto.As doações podem ser feitas pelo crowdfunding ou deposito:http://www.mobilizefb.com/umamulherimpossDepósito em conta corrente no Banco BradescoMaiores informações pelo e-mail: icrmrio@gmail.comTelefones: (21) 3649-7440 / 98224-6522

7