2 evolução da disciplina das relações internacionais (cap 1 gilberto sarfati + cap 1 reinaldo...

Post on 07-Jun-2015

1.358 views 0 download

Transcript of 2 evolução da disciplina das relações internacionais (cap 1 gilberto sarfati + cap 1 reinaldo...

UNICURITIBACurso de Relações InternacionaisTeoria das Relações Internacionais IProfessor Rafael Pons Reis

Até 1914 o estudo das RI estivera a cargo por estudiosos no campo da Filosofia, da História, do Direito, da Diplomacia, entre outros.

No entanto, as contribuições desses autores não chegaram a construir um conjunto sistematizado de conhecimentos que pudessem sinalizar a formação de um campo específico de estudo.

Assim, pode-se dizer que a disciplina Relações Internacionais é a última das ciências sociais a ganhar um corpo metodológico e epistemológico próprio e autônomo.

Somente em 1919 é que foi criada a 1ª Cátedra de RI, na Universidade de Wales, denominada Cadeira Woodrow Wilson de Política Internacional, ocupada por Alfred Zimmern.

Em 1931, Zimmern escreveu The study of international relations, em que afirmava que as relações internacionais deveriam ter um novo enfoque e conteúdo. As relações entre os Estados analisadas anteriormente teriam que dar lugar às atuais relações entre os povos.

O objeto da TRI é a “política internacional”. Mas o que é política internacional? Política Externa:

◦ Conjunto de atividades políticas,mediante as quais cada Estado promove seus interesses frente a outros Estados.

Política Internacional:◦ Abarca uma realidade mais ampla que Política

Exterior; refere-se não apenas a ação exterior de um Estado, mas a um conjunto de relações inter-estatais que constituem o sistema de Estados.

Ambiguidade: as “RI” (disciplina) estudam as “ri”(realidade:objeto do conhecimento).

Mas...o que é realidade das “ri”? Trata-se de uma pergunta difícil em virtude da imaterialidade do objeto. As “ri” não têm existência física: elas são, por assim dizer, uma abstração; uma vez que só existe como produto do pensamento.

Segundo Philippe Braillard (1990, p. 15) “(...) podemos definir as TRI como um conjunto coerente e sistemático de proposições que têm por objetivo esclarecer a esfera das relações sociais que nós denominamos de internacionais.”

Em resumo, teorias são representações da realidade.

* Braillard, Philippe. Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.

Cada teoria seleciona determinados eventos e fatos e busca fazer o mundo mais inteligível, com uma descrição mais precisa do que é observado.

Não existe uma realidade externa objetiva, pois a realidade é captada pelos nossos sentidos e depende de nosso entendimento sobre algo.