2 kauane, joana, rute

Post on 29-Jun-2015

561 views 1 download

Transcript of 2 kauane, joana, rute

TURISMO &

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola

O que é a Biodiversidade ?

Biodiversidade é a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a

variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem.

Pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos:

• Ecossistema; • Comunidade;• Espécies; • Populações;• Genes. A biodiversidade varia com as diferentes regiões

ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

Biodiversidade

A biodiversidade traduz-se nos diferentes ecossistemas: bosques, pantanais, savanas, selvas, desertos, recifes de corais, montanhas, mares, ou zonas polares.

Actualmente, deparamo-nos com três grandes perigos, que requerem uma solução urgente:

• Alterações climáticas;• Desertificação ;• Perda da biodiversidade.

A perda de biodiversidade tem vindo a aumentar, nos últimos anos a um ritmo sem precedentes. Estudos recentes indicam que, a nível mundial, estão ameaçados ou em perigo de extinção 22% dos mamíferos, 31% dos anfíbios, 13.6% das aves e 27% dos recifes.

Impactos negativos

Existem numerosos sectores de actividade humana que contribuem grandemente para estas mudanças, e um deles é, sem dúvida, o turismo.

O forte crescimento deste sector económico, comporta importantes efeitos na conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o consequente perigo de que se transforme num sério impacto a nível ambiental, especialmente pelo consumo desmedido de recursos limitados (como a água potável e a ocupação do território) e pela enorme produção de resíduos, superando as quantidades admissíveis para uma determinada zona.

• A situação agrava-se, pelo facto de que a procura turística dirige-se cada vez mais aos destinos de natureza, atraída pelas suas inumeráveis belezas, o que supõe um impacto importante nas populações locais, na sua economia, no seu meio ambiente e no seu património cultural.

Impactos Positivos

• O contacto com a natureza é importante e, portanto, o turismo deve esforçar-se para respeitar e valorizar a beleza do meio, a partir da convicção de que "muitos encontram tranquilidade e paz, sentem-se renovados e revigorados quando se encontram em contacto directo com a beleza e a harmonia da natureza”.

É urgente e necessário encontrar um equilíbrio entre o turismo e a biodiversidade, em que ambos se apoiem, de modo a que o desenvolvimento económico e a protecção do ambiente não apareçam como elementos opostos e incompatíveis, mas sim, a conciliar as exigências de ambos.

Finalmente, os turistas devem ser conscientes de que a sua presença em alguns lugares nem sempre é positiva.

Com este fim, devem ser informados sobre os benefícios reais que comporta a conservação da biodiversidade, e serem educados de modo compatível com o turismo sustentável…

“A espécie humana depende da

Biodiversidade para a sua sobrevivência’’

3º TTAR