3ª FASE PROF.ª CAROLINA OLIVEIRA PROF.ª JEANNE ARAÚJO · 2016-03-23 · Você sabe o que é?...

Post on 10-Dec-2018

214 views 0 download

Transcript of 3ª FASE PROF.ª CAROLINA OLIVEIRA PROF.ª JEANNE ARAÚJO · 2016-03-23 · Você sabe o que é?...

EJA3ª FASE PROF.ª CAROLINA OLIVEIRA

PROF.ª JEANNE ARAÚJO

LinguagensMatemáticaCiências da Natureza

2

ÁREA DO CONHECIMENTO

1º BimestreMeio ambiente e sustentabilidade

3

TEMA

Aula 18Conteúdos

• Sinais gráficos: hífen, apóstrofo, crase. • Sistema de numeração decimal: Classe das unidades. • História da escrita.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidades • Compreender regras para utilizar corretamente o hífen,

apóstrofo e a crase. • Compreender a classe das unidades do sistema de

numeração decimal. • Conhecer a história da escrita.

5

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Sustentabilidade? Você sabe o que é?A sustentabilidade é o equilíbrio entre aquilo que a gente precisa da natureza e o que a gente oferece em troca. Está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

6

REVISÃO

Sinais de pontuaçãoO menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu.O João, ex-integrante da comissão, veio assistir à reunião.Brasília, 30 de janeiro de 2009.

Eu amo minha família.Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.

7

REVISÃO

Qual é o dia do seu aniversário? (pergunta simples)O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação)

Oh, Deus, ajude-me!

8

REVISÃO

9

DESAFIO DO DIA

Você acredita que todos estão dispostos a mudar de atitude em favor do meio ambiente?

10

DESAFIO DO DIA

Essa imagem pode ser considerada uma escrita?AULA

11

História da escritaVocê sabia? Existe uma ciência que estuda as escritas antigas, seus símbolos e significado. Esta ciência é chamada de Paleografia.Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através deste tipo de representação (pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam ideias e transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita,

AULA

12

pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas.Durante milhares de anos os homens sentiram a necessidade de registrar as informações e construíram progressivamente sistemas de representação. Desenvolvida também para guardar os registros de contas e trocas comerciais, a escrita tornou-se um instrumento de valor inestimável para a difusão de ideias e informações. Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica. A fase pictórica

AULA

13

apresenta uma escrita bem simplificada dos objetos da realidade, por meio de desenhos que podem ser vistos nas inscrições astecas presentes em cavernas, ou nas inscrições de cavernas do noroeste do Brasil.

http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1.html

AULA

14

Imagine que você está vivendo na era pré-histórica. Ainda não inventaram a escrita, você quer avisar para as pessoas que fez uma grande caçada, mas não há ninguém próximo de você. Como você faria essa comunicação?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

Oficina de LetramentoComplete as palavras a seguir com as vogais E ou É:a) tapet__b) bal__c) bald__d) caf__e) chamin__f) tomat__g) vontad__

h) cafun__i) bon__j) chiclet__k) amizad__

16

INTERATIVIDADE FINAL

Sinais gráficos: hífen e apóstrofo, crase.Apóstrofo ( ‘ )Assinala a supressão de um fonema – geralmente de uma vogal – em palavras compostas, ligadas por preposição, em expressões populares ou em versos. Ex: minh’alma – mãe d’água – caixa

d’água…a

AULA

17

Hífen

O que tem de errado com o

meu microondas?

Têm que colocar um hífen!

AULA

18

Antes Depoisante-sala antessala

anti-racismo antirracismoextra-sensorial extrassensorialcontra-reforma contrarreformaultra-som ultrassom

Depois de prefixo, quando a segunda palavra começar com “r” ou “s”, retira-se o hífen e duplicam-se as consoantes.

AULA

19

HífenO hífen será mantido quando os prefixos terminarem com “r” e o segundo elemento começar pela mesma letra. Exemplos:

• hiper-requintado • super-romântico • inter-regional

AULA

20

HífenNão se usa mais o hífen quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com uma vogal diferente.Exemplos:autoestima - autoescola

AULA

21

HífenCasos relacionados ao prefixo pré/pre: Quando átono (pre): Este se junta ao segundo elemento.Exemplos: preestabelecer – predeterminado – preexistir…

Quando tônico (pré), utiliza-se o hífen. Exemplos: pré-história – pré-adolescente – pré-natal.

AULA

22

CraseO que é crase?Dá-se o nome de crase à fusão de dois fonemas vocálicos idênticos, marcada, na escrita, pelo acento grave

AULA

23

CraseQuando há crase?De um modo geral este fenômeno ocorre na fusão da preposição “a” com:

• o artigo definido feminino a(s):Iremos à faculdade. (= Iremos a + a faculdade)

• o pronome demonstrativo a(s) equivalente a aquela(s):Sua bolsa é semelhante à que comprei. (= Sua bolsa é semelhante a + aquela que comprei).

AULA

24

• a letra inicial dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) ou aquilo: refiro-me àquilo que me disse ontem. (= Refiro-me a + aquilo que me disse ontem.)

• a letra a(s) de locuções femininas: fizeram tudo às claras para que ninguém desconfiasse. (às claras = locução feminina adverbial) Estava à beira de um ataque de nervos. (à beira de = locução feminina prepositiva) À medida que caminha, pensa em tudo que fez durante o dia. (à medida que =locução feminina conjuntiva)

AULA

25

CraseMas atenção!!!Em locuções adverbiais formadas por palavras repetidas não ocorre crase. Vejamos:Percorremos o litoral de ponta a ponta.Somente a respiração boca a boca o salvaria.

AULA

26

A crase ocorre normalmente mesmo quando locuções femininas estão subentendidas:O mestre-sala da Portela vestia-se à Luís XV. (= à moda de Luís XV)Fiz um drible à Ronaldinho. (= à maneira de Ronaldinho)

http://ligadosletrados.blogspot.com.br/2008/11/entendendo-o-fenmeno-da-crase-com.html

AULA

27

Crase

AULA

28

Dividam a turma em três grupos:Grupo IReescreva as frases substituindo a palavra destacada pela palavra indicada. Atenção para a crase antes do feminino.

a) Fomos ao baile de formatura de meu irmão. (festa)

b) Eu sempre vou ao shopping aos sábados. (feira)

c) Toda ginástica faz bem ao corpo.(mente)

d) Dei um presente ao vovô. (vovó)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29

Grupo IILeia as frases e explique por que a crase não foi usada.

a) Gosto de ir ao parque a pé.b) O pintor ofereceu a ela um belo quadro.c) Nada tenho a declarar sobre o acidente.d) Vou fazer uma surpresa a essa menina.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

Grupo IIIExplique o hífen ou sua ausência nas palavras a seguir:

a) pré-científico.b) preestabelecer.c) pré-datadod) autoestimae) micro-ondas

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

Criação da escrita e sua história

AULA

32

Vamos continuar conhecendo a história da escrita!Então, foi na Antiga Mesopotâmia, há cerca de 6 mil anos atrás, que se desenvolveu a escrita ideográfica, um dos inventos na progressão até a escrita alfabética, agora usada mundialmente.

AULA

33

Vamos relembrar a nossa escrita? Nosso alfabeto!A partir de 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica. Desde então, mudanças ocorreram no que se refere à acentuação gráfica, ao emprego do hífen, trema e, sobretudo, ao nosso alfabeto. Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras.

AULA

34

As letras “K”, “W” e “Y”, usadas em apenas alguns casos, oficialmente, são tidas como elementos constituintes do alfabeto pertencente à língua materna.

A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1.html

AULA

35

AULA

36

Alfabetos usados no JapãoHiraganaO Hiragana é um sistema de escrita onde cada símbolo representa um som, o equivalente a uma sílaba do português.

AULA

37

Katakana

O Katakana também possui 46 letras e é mais utilizado para palavras de origem estrangeira, como nome de países, nome de pessoas estrangeiras, além de onomatopeias e outros casos onde o autor tenha um motivo específico para usá-lo.

AULA

38

Kanji

Cada símbolo representa uma ideia, cada símbolo possui um significado.

http://aulasdejapones.com.br/alfabeto-japones/

AULA

39

Alfabeto em BrailleAULA

40

Alfabeto manual dos surdosAULA

41

1. Na sua opinião, por que é importante estudarmos a história da escrita?

2. Responda qual é o seu nome na linguagem de sinais.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

42

Sistema de numeração decimal: Classe das unidades

Aprender é mudar!Mudar para melhor é sinônimo de desenvolvimento pessoal!O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade. Contudo, existem animais presentes nas regiões brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas.

AULA

43

Arara-azulEncontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados; essa ave enfrenta problemas como o tráfico de animais, caça ilegal e o desmatamento de seu habitat. Suas penas possuem grande valor no mercado internacional. Outra espécie, a arara-azul-de-lear, habita o nordeste da Bahia e estima-se que haja apenas 228 animais em idade reprodutiva. http://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-brasil/

AULA

44

O número 228 representa a quantidade de araras-azuis que ainda existem no Brasil.Este número, no sistema de numeração decimal, possui três ordens: centenas, dezenas e unidades.

Centenas Dezenas Unidades

2 2 8

AULA

45

Se essas aves procriassem e nascessem mais 41 unidades de ararinhas, quantas ararinhas teremos?

Centenas Dezenas Unidades2 2 8

+ 4 1

= 2 6 9

AULA

46

Marque o número que representa as unidades nas frases a seguir:

a) Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores.

b) É preciso cortar uma árvore de 15 a 20 anos de idade para produzir apenas 700 sacos de papel.

c) Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o total de queimadas no Brasil acumulado até 17 de agosto, foi de 30.857

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

47

Você acredita que todos estão dispostos a mudar de atitude em favor do meio ambiente?

48

INTERATIVIDADE FINAL