3ª FASE PROF.ª CAROLINA OLIVEIRA PROF.ª … · Pedro é mais alto que seu amigo. Pedro ... Dessa...

Post on 17-Sep-2018

214 views 0 download

Transcript of 3ª FASE PROF.ª CAROLINA OLIVEIRA PROF.ª … · Pedro é mais alto que seu amigo. Pedro ... Dessa...

EJA3ª FASE PROF.ª CAROLINA OLIVEIRA

PROF.ª JEANNE ARAÚJO

LinguagensMatemáticaCiências Humanas

2

ÁREA DO CONHECIMENTO

2º BimestreArte e Questões Sociais da Atualidade

3

TEMA

Aula 62Conteúdos

• Grau do adjetivo: superlativo. • Divisores de um número natural. • Invasões holandesas no Brasil.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidades • Utilizar superlativos em frases. • Encontrar os divisores de um número natural. • Perceber as pinturas artísticas como registros históricos.

5

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Grau ComparativoPedro é mais alto que seu amigo.Pedro é tão alto quanto seu amigo.Pedro é menos alto que seu amigo.

6

REVISÃO

Podemos perceber que entre as orações se estabelece uma comparação entre Pedro e o seu amigo. Dessa forma, o grau comparativo do adjetivo classifica-se em: Comparativo de superioridade: É quando se atribui a expressão “mais que” ou “mais do que”.Igualdade: É quando há uma comparação entre os elementos: “tanto quanto”.Inferioridade: É quando dizemos: “menos que” ou “menos do que”.

7

REVISÃO

Reciclagem

8

REVISÃO

Assim estão as filas de atendimento pela saúde, pela educação, por emprego… O artista usou do graffiti para mostrar o descaso com o atendimento e a desrespeito do cidadão e consumidor.

9

DESAFIO DO DIA

Quanto tempo uma pessoa pode esperar por um atendimento médico num hospital?

10

DESAFIO DO DIA

Invasões holandesas no BrasilPara entender a invasão dos holandeses no Brasil, é necessário falar de outros dois países: Portugal e Espanha. Desde o início da colonização brasileira, os holandeses tiveram grande participação na comercialização do açúcar produzido no Brasil.

AULA

11

Tendo um comércio bastante organizado, os holandeses realizavam o refino e a distribuição do açúcar que chegava na cidade de Lisboa, capital de Portugal. Com o tempo, essa participação se tornou bem mais importante: os holandeses chegaram a emprestar dinheiro para que plantações e engenhos fossem criados no Brasil.

AULA

12

A atividade gerava importantes lucros para a Holanda, o que acabava fortalecendo a parceria entre esse país e Portugal. Contudo, em 1580, essa história acabou mudando. Naquele ano os espanhóis conquistaram o trono de Portugal e, com isso, também conquistaram o direito de controlar as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil.

AULA

13

Um ano antes os holandeses conquistaram sua independência política em relação à Espanha, que controlava o território. Desse modo, assim que passaram a controlar a colonização brasileira, os espanhóis determinaram que a Holanda não podia mais participar da exploração do açúcar no Brasil. Foi aí que o governo holandês decidiu invadir o Brasil e recuperar seus interesses na exploração açucareira.

http://escolakids.uol.com.br/invasoes-holandesas-no-brasil.htm

AULA

14

Medidas que os governantes holandeses tomaram em Recife:

“Todas as ruas devem ser cobertas com areia, para torná-las viáveis - as quais com as chuvas ficavam encharcadas - duas vezes por dia sob a pena de serem multados em 6 florins os que deixarem de fazer em frente aos seus terrenos.”“De agora em diante não se lance mais lixos às ruas, mas deve ser levado para fora de Recife, sob a mesma pena.”

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

Diante destas regras, preencha a tabela com os problemas, as regras estabelecidas pelos governantes e as punições para quem não as cumprisse.

Primeiro problema Regra Punição

Segundo problema Regra Punição

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

16

Oficina de LetramentoConto Cumulativo - A Casa que Pedro Fez

Esta é a casa que Pedro fez.Este é o baú cheio de brinquedosque está na casa que Pedro fez.

Este é o ratoque roeu os brinquedos do baúque está na casa que Pedro fez. 17

INTERATIVIDADE

Este é o gatoque pegou o ratoque roeu os brinquedos do baúque está na casa que Pedro fez.

Este é o cãoque mordeu o gatoque pegou o ratoque roeu os brinquedos do baúque está na casa que Pedro fez.

Esta é a vacaque correu atrás do cãoque mordeu o gatoque pegou o ratoque roeu os brinquedos do baúque está na casa que Pedro fez.

18

INTERATIVIDADE

Este é Pedro, finalmente...Pedro que criou a vacaque correu atrás do cãoque mordeu o gatoque pegou o ratoque roeu os brinquedos do baúque está na casa que Pedro fez.

Fonte: Blog Esperança no Mundo da Leitura

19

INTERATIVIDADE

Oficina de LetramentoReescreva o final da historinha contando de um jeito diferente desse contado aqui.

20

INTERATIVIDADE

Invasões holandesas no Brasil

A primeira tentativa de invasão holandesa aconteceu no ano de 1624 e foi realizada na cidade de Salvador que era a capital do Brasil e, por tal razão, tinha um grande número de autoridades portuguesas e espanholas. A primeira investida holandesa fracassou. Logo em seguida, para se recuperarem do golpe sofrido, os holandeses roubaram uma embarcação espanhola cheia de prata americana.

AULA

21

Com esses novos recursos, tiveram condições de realizar uma invasão mais forte e bem organizada. No ano de 1630, com o uso de 77 barcos, os holandeses chegaram até a região de Pernambuco. Liderados por Matias de Albuquerque, os portugueses ofereceram resistência à penetração holandesa no território brasileiro.

AULA

22

Para vencer essa resistência, os holandeses realizaram vantajosos acordos em que prometiam investir na formação de novas lavouras e na construção de engenhos. Com isso, os proprietários de terras pernambucanos passaram a apoiar a entrada dos holandeses no Brasil.

AULA

23

A partir daquele momento, os holandeses não só se concentraram em dominar terras pernambucanas. Ao longo do tempo, expandiram a sua dominação para outras regiões açucareiras do nordeste. Os holandeses construíram diversos engenhos e financiaram novas plantações. Além disso, algumas cidades coloniais ganharam reformas e construções que deram uma nova aparência ao espaço colonial nordestino.

AULA

24

A dominação dos holandeses no Brasil começou no ano de 1630 e só terminou no ano de 1654. O fim da presença dos holandeses passou a ser negociado quando, em 1640, os portugueses recuperaram o domínio do espaço colonial brasileiro.

AULA

25

Além disso, os próprios senhores de engenho entraram em conflito com a Holanda a partir do momento que os holandeses passaram a cobrar os empréstimos oferecidos. Paralelamente, de acordo com pesquisas recentes, Portugal pagou uma pesada indenização para que os holandeses devolvessem o nordeste definitivamente ao governo português.

http://escolakids.uol.com.br/invasoes-holandesas-no-brasil.htm

AULA

26

PreviewAs imagens são consideradas registros históricos porque através delas, os historiadores podem obter informações sobre o modo de vida das pessoas que viveram no Brasil durante a invasão holandesa.

Para registrar as realizações do seu governo, preservar em tela a paisagem e a topografia da conquista, bem como os feitos militares e a arquitetura militar e civil do Brasil Holandês, o Conde João Maurício de Nassau-Siegen contou com os serviços de dois jovens pintores.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

PreviewSiegen contou com os serviços de dois jovens pintores.Foi Frans Post o primeiro artista europeu a trabalhar em terras da América, o primeiro pintor acadêmico a documentar em cores a paisagem brasileira, registrando também algumas paisagens da África, deixando uma vasta obra da qual chegaram aos nossos dias pouco mais de 160 trabalhos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28

O principal governante holandês que se fixou no Brasil foi o Conde Maurício de Nassau. Ele trouxe para o Brasil diversos artistas, principalmente pintores.

Observe as pinturas desses artistas e responda:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

Quais as vestimentas das pessoas?

Que objetos estão carregando?

Que outros elementos são representados?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

Grau do adjetivo: superlativoVocê sabe o que é grau superlativo? Parece complicado, não é mesmo? Pois saiba que, apesar do nome grande e difícil, o grau superlativo não é tão complicado quanto parece. Quer ver só?

AULA

32

Nossa língua portuguesa é interessantíssima! E nós, brasileiros, somos um tanto exagerados e expressivos na maneira de falar, por isso, abusamos dos superlativos.

AULA

33

Grau superlativoO grau superlativo apresenta as qualidades do nome num grau levado. O grau superlativo pode ser:

• Relativo. • Absoluto.

AULA

34

Como o próprio nome diz, os Superlativos transmitem ideia de aumento, podendo estar relacionados com os adjetivos, aquela classe de palavras que delimita e qualifica o substantivo.

AULA

35

Grau superlativo relativo

• de inferioridade:Ex: Esta televisão é a menos fina de todas.

• de superioridade:Ex: Esta televisão é a mais fina de todas.

AULA

36

Grau superlativo absoluto

• sintético:Ex: Esta televisão é finíssima.

• analítico:Ex: Esta televisão é muito fina.

AULA

37

Eles podem ser de dois tipos: grau superlativo absoluto analítico e grau superlativo absoluto sintético.O superlativo analítico É formado a partir do acréscimo de palavras como super, muito, extremamente e extraordinariamente. Veja só alguns exemplos:A Mariana é superinteligente.Os alunos do oitavo ano são muito esforçados!Miguel é um menino extremamente esperto.

AULA

38

Já o grau superlativo sintético é formado de outra maneira. Não é acrescido de uma palavra, mas sim de um sufixo. Existe a forma erudita, que é de origem latina, e outra popular, que tem origem no próprio vernáculo, ou seja, a língua nativa de um país, em nosso caso, o português.

AULA

39

A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino acrescido de sufixos, que podem ser -íssimo, imo ou érrimo.Observe alguns exemplos:

A população daquele país é paupérrima!João mostrou-se um amigo fidelíssimo.A lista de exercícios estava facílima!

AULA

40

A forma popular é formada pelo radical do adjetivo mais o sufixo -íssimo. Observe os exemplos:

A população daquele país é pobríssima!As páginas amareladas denunciam o livro antiguíssimo.Carolina é uma mãe cuidadosíssima com seus filhos.

AULA

41

Adjetivos terminados em -a, -e, -o Cauteloso- cautelosíssimo

Terminados em –vel apresentarão final -bil Amável - amabilíssimo

Terminados em -m e, -ão passarão para -n e, -an

Jovem – juvenilíssimoCristão - cristianíssimo

Terminados em -z receberão consoante -c Feliz - felicíssimo

Terminados em -u, -l (exceto -vel) e -rMau – malíssimo

Frágil – fragilíssimoRegular - regularíssimo

AULA

42

Terminados em -io, a vogal -o sofre queda para receber o sulfixo Cheio - cheíssimo

Superlativos presos às formas latinasCruel – crudelíssimoPobre – paupérrimo

Humilde - humilíssimo

http://escolakids.uol.com.br/grau-dos-adjetivos-superlativo-absoluto-sintetico.htm

AULA

43

1. Reescreva as frases mudando os adjetivos em destaque no grau superlativo absoluto sintético.

a) A prova estava difícil. b) O ator é engraçado.

c) A professora é sensível.

d) Pedro é divertido.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

44

2. Transforme os adjetivos analíticos abaixo:

Fraquíssimo: muito fraco

a) Terribilíssimo:b) Calmíssimo:c) Cheíssimo:d) Pouquíssimo:e) Agilíssimo:f) Fidelíssimo:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

45

Divisores de um número naturalVamos relembrar a Divisão?

AULA

46

A professora de Carlinhos perguntou aos alunos da classe o que era uma divisão exata. Todos responderam que é uma divisão onde o resto possui valor igual a 0. Ela parabenizou a todos.

AULA

47

Na sequência a professora realizou a seguinte pergunta: O que são divisores de um número natural? Todos ficaram em silêncio por alguns segundos, até que Carlinhos respondeu:

O que são divisores de um

número natural?

AULA

48

– Professora, eu acho que divisor de um número natural são os algarismos que dividem o número em partes exatamente iguais.A professora disse a Carlinhos que sua resposta estava correta e que iria ensinar a todos como descobrimos os divisores de um número natural.

AULA

49

Todo número possui divisores naturais. Vamos observar os exemplos:

Os divisores de 10 são: 1, 2, 5 e o 10.Os divisores de 30 são: 1, 2, 3, 5, 6, 10, 15 e o 30.Os divisores de 25 são: 1, 5 e o 25. Os divisores de 24 são: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24.Os divisores de 36 são: 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18, 36.Os divisores de 100 são: 1, 2, 4, 5, 10, 20, 25, 50 e o 100.

AULA

50

Observe que todos os números são divisíveis por 1 e que o maior divisor de um número é ele mesmo. E que todos eles dividem o número em partes iguais e que a divisão é exata.Dizemos então que um determinado número natural é divisível por outro (não nulo), quando a divisão do primeiro pelo segundo se faz exatamente, isto é, sem deixar resto ou resto zero (0).

http://escolakids.uol.com.br/divisores-de-um-numero.htm

AULA

51

1. Reflita um pouco e responda:

a) O número 5 é divisor do número 16? Justifique a sua resposta.

b) O número 3 é divisor do número 9? Por quê?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

52

2. Escreva todos os divisores dos números abaixo:

Números Divisores

9

6

5

2

7

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

53

Resposta do Desafio do DiaAssim estão as filas de atendimento pela saúde, pela educação, por emprego… O artista usou do graffiti para mostrar o descaso com o atendimento e a respeito do cidadão e consumidor.

54

INTERATIVIDADE FINAL

Resposta do Desafio do DiaQuanto tempo uma pessoa pode esperar por um atendimento médico num hospital?

55

INTERATIVIDADE FINAL