A avaliacao da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor

Post on 02-Jul-2015

1.281 views 1 download

Transcript of A avaliacao da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDESECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAISDIVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

AVA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

ATIVIDADE 3.2 - MÓDULO - III

Desenvolvimento de apresentação do texto

clássico por meio do SlideShare

“A avaliacao da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor”

AUTORA: Lázara Lima de Oliveira

A avaliacao da aprendizagem como

processo construtivo do aluno autor

A avaliacao da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor

O sistema educacional do Brasil na grande maioria usa a avaliação apenas de maneira classificatória.

O estudante quando avaliado nesse método se encontra numa situação estática, definitivamente classificada como inferior, média ou superior.

É necessário perceber o real valor da avaliação o qual aparece no momento em que, o aluno toma conhecimento de seus avanços e dificuldades.

Valorizar o todo .

Luckesi (1999) “cabe ao professor desafiá-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos”.

Se abrindo para receber do professor um norte, um incentivo, um posicionamento e não somente um resultado.

Entendemos que, o momento de avaliação deveria ser uma parada ao longo do caminho, ou seja, um momento onde o aluno pudesse parar e respirar.

É necessária a mudança na aplicação da avaliação, passando a ser tratada como avaliação da aprendizagem e não avaliação da classificação.

O progresso do aluno só pode ser percebido quando comparado com ele mesmo, isto é, o professor poderá informá-lo: como estava? como está? e direcioná-lo no sentido que, ele perceba seu próprio nível de aprendizagem e se encontre nas ações aplicadas pelo professor com intenções de retomar ou avançar na sua particular aprendizagem.

E para alcançar tais objetivos Libâneo (1994) assegura que, “é necessário o uso de instrumentos e procedimentos de avaliação adequados”. Compreender que a utilização da avaliação como instrumento de aprendizagem é utilizar sua função principal, é contribuir para que o aluno aprenda se encontrando nas intervenções realizadas pelo professor e que o professor tenha a oportunidade de mediar, determinando o quanto e em que nível os objetivos foram alcançados.

Isso nos remete a busca por mudanças!

?

Segundo a afirmação de Perrenoud (1993), “mudar a avaliação significa provavelmente mudar a escola”, não de lugar, mas transformar a idéia da “avaliação do ensino” para a “avaliação da aprendizagem”, siguinifica mudar automaticamente o método da avaliação, é mudar os nossos próprios hábitos, é mexer em todo o nosso banco de dados, são ações que, irão gerar mudanças em série atingindo implacavelmente todos os celeiros educacionais desde o mais próximo do aluno como a família e a orientação pedagógica até os cientistas educacionais e ministério (MEC).

Certamente inúmeras problematizações irão ocorrer , angustias e inseguranças com o novo, mas que se fazem necessárias para alcançarmos os objetivos propostos.

Para o professor a avaliação deverá ser um componente de reflexão sobre os conhecimentos expostos pelo aluno e sobre a sua prática pedagógica.

E para o aluno deverá ser uma oportunidade de perceber o seu nível de aprendizagem e ou de reorganizar e expor seus conhecimentos e ainda como instrumento de reflexão sobre os próprios conhecimentos construídos bem como os procedimentos dessa aprendizagem.

os novos paradigmas da educação que contemplam o qualitativo.

“Por traz da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam. Há uma criança que pensa”.

Emilia Fereiro

Referências

http://www.arealocal.com.br/blog/marketing-o-poder-do-posicionamento/http://lubarrach.blogspot.com/2010/11/construtivismo-o-que-e.html

http://anapaulapedagogiaufpa.blogspot.com/2010/10/avaliacao-da-aprendizagem.html

http://brutoon.blogspot.com/2008/11/cartoon-xvi-os-tentculos-da-avaliao-dos.html

http://professorempanico.blogspot.com/2010_11_01_archive.htmlhttp://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=69197&chapterid=18999http://www.toondoo.com./Search.toon?searchfield=aula%20coletiva&searchFrom=toonhttp://gabipedagoga.blogspot.com/http://blogdarosangelaoliveira.blogspot.com/2010/08/avaliacao-de-desempenho.html

http://rhproducao.wordpress.com/2010/03/21/como-se-auto-avaliar/

http://apaixonadosporletramento.blogspot.com/2009/09/frase.html

http://blog.cancaonova.com/ead/tag/erros/

http://prazerdevivereaprender.blogspot.com/2010/08/qualidade-na-educacao.htmlhttp://ednatelles.blogspot.com/

http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=1784&/aprovada.pec.que.impede.escolas.de.recusare.maiores.de.18.anos.com.deficiencia

LUCKESI. C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. Editora, São Paulo, 1999. HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1993. LIBÂNEO, J.C. Didática. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 1999

Bibliografia