A formação do professor de educação profissional ↖

Post on 07-Jan-2017

74 views 2 download

Transcript of A formação do professor de educação profissional ↖

OContribuições na perspectiva de um projeto contemporâneo.

O

OAs pesquisas realizadas chegaram á validação que há necessidade de repensar na formação dos preparadores de profissionais, em relação as estratégias que articulam as dimensões requeridas para formação desse professor. Os problemas relacionados com os cursos que formam os professores especialistas no Brasil começam com sua concepção estrutural nas universidades,

Opois algumas delas se organizam em faculdades ou institutos com departamentos isolados entre si, onde os estudantes, futuros professores, cursam disciplinas de sua especialidade.Tais curso primam pela falta de integração entre os componentes curriculares e entre os professores, pela falta de unidade nas relações entre teoria e prática na estrutura e desenvolvimento dos cursos.

OFormar formadores de profissionais técnicos no início do século XXl:

OSegundo Rebas, os professores

reproduzem comportamentos

pedagógicos demasiados

e enraizados aos modelos de sua

formação e poucos percebem que

muitos de seus problemas tem

salvação sugeridas em sala que

são frutos dessa atitude docente diante do

conhecimento.

OIsso requer repensar o processo tradicional de formação, uma vez que este não vem produzindo professor formador.

OOs professores devem serem vistos em termos de interesse pelo qual estudam a natureza do discurso, relações sociais em sala de aula e valores que eles legitimam em sua atividade de ensino se quiser educar os estudantes para serem cidadãos ativos e críticos.

OA formação permite refletir o ato de ensinar, e que o futuro professor tenha experiência profissional, segundo a lógica o mesmo passa a ser estimulador das descobertas.

OComo afirma Giroux, os professores como intelectuais devem, assumir seu potencial como estudiosos e profissionais ativos e reflexivos.

OAs aprendizagens ocorrerão no centro formador de recursos e no cotidiano das escolas, e práticas de ensinar a fazer aprender, acompanhando o argumento citado, durante o processo formativo, preparando o professor aprendiz, retificando saberes e possibilitando que ele vive professor.

OA arquitetura da formação, organiza a estrutura do programa em cinco módulos: Módulo 1, 2, 3, 4 e 5, estes programas de formação docente propõe que a formação ocorra em dezoito meses em sistema de alternância centro formador escolar técnica empreendimento produtivos.

É importante observar que o programa considera de forma explícita, a necessidade da experiência profissional para a função docente.

OOs professores devem serem vistos em termos de interesse pelo qual estudam a natureza do discurso, relações sociais em sala de aula e valores que eles legitimam em sua atividade de ensino se quiser educar os estudantes para serem cidadãos ativos e críticos.

OÉ importante observar que o programa considera de forma explícita, a necessidade da experiência profissional para a função docente.

OA ENFA é um centro especializado em formações de professores e em pesquisas.

OComo afirma Schon, o conhecimento do professor profissional se forma baseado na experiência e em sua reflexão para compreende-la, refaze-la, transforma-la e amplia-la com base em uma teoria que explique e fundamente.

OA formação de professor no sistema agrícola francês através da ENFA assenta se em uma base de conhecimento acadêmico específico.

Componentes:Gildete Josana Juliana Paula Santos

Paula Café

Adriana

Valença - 2016