A importância da água

Post on 06-Jun-2015

473 views 7 download

description

Projeto Água

Transcript of A importância da água

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E A SUA UTILIDADE .

CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS

CEMEB DONA FLORIZA NUNES DE CAMARGO

Trabalho realizado pela professora

Ana Patricia Luna strutz1° ano C

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

Madre Teresa de Calcuta

-

Importância da água em nossa vidaCerca de 70 % do corpo humano é formado por água. Perdemos por dia em condições normais:Respiração (durante a expiração) - 0,4 litroUrina - 1,2 litrosTranspiração - 0,6 litroEvacuação na fezes - 0,1 a 0,3 litros Total (aproximadamente) - 2,5 litros Assim precisamos de repor, por dia cerca de 2 litros e meio de água. Podemos beber água, 1,5 litros, ou Ingerir alimentos, 1 litro.

. Quando trabalhamos com alunos de ensino infantil até o segundo ano, por vezes encontramos dificuldades de inserir no contexto das crianças determinados assuntos, por não termos segurança de qual será melhor maneira de fazer com que os nossos pequenos compreendam o assunto abordado.

Dessa forma procuramos desenvolver atividades que contemplem a parte teórica que é tão necessária, agregando experiências práticas para que haja compreensão do tema abordado.

Pensando nessa proposta aplicamos a atividade das flores para melhor entendimento da importância da água nas nossas vidas, dos animais e das plantas.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Observar a natureza, valorizando cuidados

necessários para a preservação da água limpa, dos animais e das plantas. (Ciências)

Valorizar atitudes de higiene para prevenção de doenças e a preservação da saúde individual e dos grupos a que pertencem. (Ciências)

Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidados com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo o cuidado que se deve ter na preservação.(História)

PARA A EXPERIÊNCIA UTILIZA-SE: Três rosas brancas Três copos com água Anelina amarela, azul e vermelha

Primeiro coloca-se uma das rosas em um copo com água pura, outra com anelina amarela , outro com anelina e azul e o último com anelina vermelha.

Após mais ou menos três horas cada flor adquire a tonalidade da anelina de seu recipiente.

As rosas ficam da cor da anelina , pois os capilares da mesma absorvem o pigmento contido na água, como uma comprovação de que as plantas se alimentam através da água, também quando não estão mais na natureza.

Os alunos iniciando o processo de coloração!

Imagens das flores antes da coloração:

Professora explicando

como acontece o processo da coloração!

Professora e alunos

observando o processo de pigmentação

Coloração das rosas