Angola Gospel Music

Post on 10-Mar-2016

251 views 3 download

description

Esta é a 1ª edição da Revista tudo sobre musica Gospel. O principal objetivo da Revista é ser instrumento de consulta a todos os leitores ligados a musica gospel em angola. Como veículo de comunicação, a Revista Tudo sobe musica Gospel leva aos leitores informações sobre o universo gospel. Nossa Revista atende toda a faixa etária do mercado gospel com cadernos específico, INFANTIL, JUVENIL E ADULTO, com matérias de cunho social, educativo e espiritual.

Transcript of Angola Gospel Music

Angola GospelTudo sobre Musica Gospel

A melhor revistA dA musicA gospel AngolAnA

Edicao 1/2013

Revista de musica gospel Angolana

2

Introdução sobre a Música gospelMúsica gospel (do inglês gospel; em português, “evangelho”) ou música evangélica é um gênero musical composto e produzido para expressar a crença, individual ou comunitária, cristã.Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência e até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social. A música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial. No entanto, um tema de música gospel élouvor, adoração ou graças a Deus, Cristo ou o Espírito Santo.Em inglês, “gospel”, derivada do inglês antigo “God-spell” que significa good tidings, ou good news, em português, “boas novas,” aludindo ao Evangelho bíblico que nos narra as “boas novas ao mundo” — ou seja, a vinda de Cristo ao Mundo —, pelos livros dos Evangelhos Canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Uma tradução literária da palavra grega, euangelion para o Inglês eu- “good”, -angelion “message”, Ainda que o termo, “Música Gospel”, possa abranger um campo da Música muito vasto, seus estilos, embora com nomes variados, possuem todos uma mesma essência e raiz — a música cristã negra nos Estados Unidos da América. Talvez um dos velhos estilos da música negra que realmente se aproximou do Gospel, foi o Negro Spirituals (em português, as canções harmoniosas dos “Espirituais dos Negros”).O foco desta breve história é a música que fluiu da igreja Afro-americana e inspirou uma cornucópia de corais modernos, artistas do mercado Rhythm & Blues, e o atual Gospel contemporâneo (Música Cristã Contemporânea), além de outros estilos musicais do gênero.Alimentado pela gigantesca indústria multi-bilionária de gravação musical nos Estados Unidos, o “pequeno infante” da música Gospel pulou do

3

sete gravadoras criaram divisões especiais somente para lidar com artistas Gospel; as estatísticas da mesma publicação indicaram que os selos independ-entes cresceram 50%, e o rendimento das vendas só de música Gospel chegou a trip seu berço humilde e cristão e atravessou as muralhas da igreja para um mercado bem diferente do mundo atual. E, o Gospel continua a crescer. De acordo com a revista Norte-americana, Gospel Today, dentre 2003 e 2008, licar nas últimas décadas, de US$180 milhões de dólares em 1980 a US$500 milhões em 1990OrigensThomas A. Dorsey (1899-1993), compositor de sucesso tipo There Will Be Peace in the Valley, é considerado por muitos, O Pai da Música Gospel. No início de sua carreira ele era um importante pianista de Blues, conhecido aliás por Georgia Tom. Ele começou a escrever Gospel depois que ouviu Charles A. Tindley (1851-1933) numa convenção de músicos na Filadélfia, e depois, abandonando as letras mais agressivas de outras canções, não abandonou, con-tudo, o ritmo de Jazz tão parecido com o de Tindley. A Igreja inicialmente não gostou do estilo de Dorsey e não achou apropriado para o santuário, na época. Em 1994, após o seu falecimento, a revista Norte-americana, Score, publicou um artigo com o título: The Father of Gospel Music (em português, “O Pai da Música Gospel”); neste artigo a revista declara que quando Dorsey percebeu, no início de sua carreira com o Gospel, que muita gente estava brigando contra a música Gospel, ele estava “determinado para carregar a bandeira” a favor do Gospel, bem entendido. Assim ele fez. Ele investiu em 500 cópias da canção dele, If you See My Saviour (em português, “Se Você Ver o meu Salvador”) e enviou para diversas igrejas do país. Levou quase três anos para ele conseguir mais pedidos da música e ele quase retornou a tocar o Blues. Mas Dorsey não desistiu e com ajudas de outros bons músicos ele foi em frente. Trabalhou com as cantoras, Sallie Martin (1896-1988) e Willie Mae Ford Smith(1904-1994), escreveu centenas de músicas Gospel e testemunhou a sua música subir no púlpito das igrejas—aonde, uma vez, recusaram ela de subir! Dorsey fundou a Convenção Nacional de Corais Gospel nos Estados Unidos, em 1932, uma organização que ainda existe até hoje na origem da música gospel.

4

Não somos conservadores, prezamos pela democracia baseada nos valores cristãos.

Acreditamos na construção de uma socie-dade Melhor.

www.palopstv.comCasamento, documentarios, concertos, ani-

versario. Email. palopstv@hotmail.com.

Angola Gospel

Esta é a 1ª edição da Revista Angola Gospel. O principal objetivo da Revista é ser instru-mento de consulta a todos os leitores liga-dos a musica gospel em angola. Como veículo de comunicação, a Revista Tudo sobe musica Gospel leva aos leitores informações sobre o universo gospel. Nossa Revista atende toda a faixa etária do mercado gospel com cadernos específico, INFANTIL, JUVENIL E ADULTO, com matérias de cunho social, educativo e espiritual.

Editor: M.Dalamdalaproduction@live.co.uk

5

Depois de convencer o público de luan-da, com mais de 20 concertos gospel, a artista anunciou que a decisão de can-tar neste novo álbum em estilos populares tem o intuito de valorizar a cultura fol-clórica nacional, assim como surpreender os fãs.Irma disse a revista Tudo sobre musica Gospel que o disco vai incluir 10 temas, cantadas em português e kumbundo, e umbundo, Explicou igualmente que os te-mas do disco abordam questões relacion-adas com o amor ao próximo e a solidar-iedade, sobretudo para com as crianças e adolescentes órfãos. “É também ensenti-var as pessoas saberem mais sobre o sac-rificio de Jesus”, disse.Como intérprete de gospel, a sua carreira musical vai “de vento em poupa”, embo-ra tenha sublinhado que a concretização

Gra

vaca

o d

o v

ideo

.A cantora Merciana Quimuanga “Irma mercy”, pretende apresentar nos próximos tempos, em luan-da, o seuprimeiro trabalho discográfico, intitulado “o sacrificio”.

6

Irma M

ercy

de um projecto musical depende ainda muito dos patrocinadores e dos agentes culturais locais. “Enfrento, assim como qualquer músico local, algumas dificul-dades para gravar e editar um disco. No meu caso particular, o público continua a pressionar. Por isso, ando à procura de apoios que me possibilitem lançar o CD”, assegurou.A cantor.Aqui vai as fotos de gravacao dos seus 2 primeiros video clips.

7

Nao

mai

s a

do

r

Não Mais a dor por Irmã Mercy

8

9

O s

acri

fici

o

10

O sacrificio

11

Osa

crif

icio

12

13

Nao

mai

s a

DO

R

14

Irma M

ercy

15

O sacrificio video clip pela Irma Mercy

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

Marciana Fina Januario Kimuanga, carinhosamente chamada por Mercy, nesceu aos 25 de Setembro de 1979, natural das Ingombotas -luanda, sua altura 1.69, calçado 41, prato preferido - Bitoque, cor Azul, olhos castanhos escuros, perfume - Elegançe, vertudes - Carinhosa, defeitos - Persistente, não gosta de ser acusadas injustamente, começou a cantar desde peque-na, tem formação academica o curso de psicologia cli-nica. Gosta de ouvir uma boa musica gospel: Bambila, Eliote, irmã Sofia, Leonardo Gonçalves, Rafaela Pinho, Sonete e Os comunios, sao os seus cantores preferidos. Fruta perferida - Manga, gostos- ler muito.Actualmente esta a ler o livro A grande Esperança de Helena White.

curiosidade sobre a Irma Mercy

27

28

A cantora Irma Mercy para alem de ser muito carismáti-ca, é dona de uma voz linda. Por seu talento, que pode ser traduzido em sua canções. Ela hoje e considerada a maior cantor do gospel de Luanda. Com mais de 15 anos na Estrada da musica gospel.

29

Revista da musica gospelO melhor da música cristã, você Leia

Aqui, na Revista gospel ! Apresen-tação de novos album, novidades dos artistas, Entrevistas e muito mais...

Acappella Vibes dentro em breve!

Faça transmissão ao vivo e garanta visibilidade e al-cance em suas campanhas online.

30

Nunca foi tao facil fazer uma website para sua Igreja …escreva para nos e faremos isto para si.

wwww.mdalaproduction.webs.com. mdalaproduction@live.co.uk 31

TUDO SOBRE MUSICA GOSPEL ANGOLANA

proibida a cópia e-ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, vid-eográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua editoração. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução, e, das indenizações civis (Lei dos Direitos Autorais). www.mdalaproduction.webs.com.