Aplicações da genética

Post on 04-Jun-2015

21.609 views 3 download

Transcript of Aplicações da genética

Melhoramento genético

O melhoramento genético de plantas e animais domésticos consiste em selecionar e aprimorar determinadas qualidades das espécies, tendo em vista sua utilização pela humanidade

Melhoramento genético

1-O gado da raça Shorthorn, criado em certas regiões dos EUA, é um excelente produtor de carne, mas sensível a doenças transmitidas por insetos e carrapatos; além disso, é pouco resistente ao calor, sofrendo muito no verão

2-O gado da Zebu, raça de origem indiana muito resistente à parasitas e ao calor, mas que produz relativamente menos carne.

Melhoramento genético

Após vários ciclos de cruzamentos entre Shorthorn e Zebu, sempre selecionando as características desejadas, desenvolveu-se uma população homogênea, que foi considerada uma nova raça, denominada Santa Gertrudes tem boa resistência a doenças infecciosas e grande tolerância ao calor, podendo viver em regiões onde o gado Shorthorn não sobreviveria.

EXEMPLOS

O gado Santa Gertrudes (A) é uma raça desenvolvida por seleção a partir de cruzamentos entre as raças Shorthorn (B) e

Zebu (C)

MELHORAMENTO GENÉTICO VEGETAL

MELHORAMENTO GENÉTICO

Transgênicos Resultam de experimentos de

engenharia genética nos quais o material genético é movido de um organismo a outro visando a obtenção de características específicas

TRANSGÊNICOS

O QUE É O.G.M.? PARA QUE FAZER ? VANTAGENS DESVANTANGENS

Ferramentas usadas na engenharia genética

1- Enzimas de restrição - endonucleases

São enzimas que funcionam como “tesouras moleculares” capazes de clivar o DNA com precisão. Estas enzimas são endonucleases, ou seja, no interior (daí o prefixo endo-) das moléculas de DNA, cortando-as em locais bem definidos.

As enzimas de restrição reconhecem e atuam sobre seqüências específicas de DNA, catalisando a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases. Os nucleotídeos entre os quais a enzima corta, ou seja, entre os quais promove a hidrólise, encontram-se no interior dessas mesmas seqüências específicas de reconhecimento (ver imagem).

Uso das enzimas de restrição

Ferramentas usadas na engenharia genética

2- DNA ligase Esta enzima promove a ligação

dos fragmentos de DNA em vetores previamente clivados por endonucleases de restrição. A DNA ligase requer um grupo OH livre na extremidade 3' de uma das cadeias de DNA e um grupo fosfato na extremidade 5' da outra cadeia( veja figura)

Ferramentas usadas na engenharia genética

3- Vetores Plasmídeo bacteriano  Além do DNA cromossômico, a célula bacteriana

contém pequenas moléculas de DNA circular denominadas PLASMÍDEOS. Estes mantém uma existência independente do cromossomo; no entanto, sua duplicação é sincronizada com a da bactéria, garantindo assim sua transmissão para as bactérias-filhas.

LipossomosSão essencialmente esferas de membrana sintética formadas por camadas bilipídicas preenchidas com DNA. Eles se fundem espontaneamente com a membrana celular, liberando seu conteúdo no citoplasma.

Vírus

DNA RECOMBINANTE

Construção de uma molécula de DNA híbrida a partir de fragmentos de diferentes organismos obtidos com o uso de enzima de restrição.  

Transgênicos

Que características os agricultores gostariam de modificar nas plantas?

Resistência a insetos Resistência a vírus Resistência a herbicidas Aumento do valor nutritivo da planta Retardo na maturação dos frutos Alteração de flores ornamentais

Passos na obtenção de transgênicos

O gene escolhido (extraído de outro organismo) é inserido no plasmídeo Ti;

O plasmídeo, contendo o gene de interesse, é inserido na bactéria;

A bactéria infecta a planta, introduzindo nela o seu DNA; O gene de interesse da planta associa-se ao DNA da planta; As células modificadas são isoladas e cultivadas em meio de

cultura apropriado, produzindo uma nova planta A nova planta expressa o gene da outra espécie, produzindo a

característica escolhida Todas as células da nova planta são transgênica, o que

significa que a planta toda passa a ter a nova característica

Transgênicos

Exemplos:

1-Arroz dourado

Um arroz transgênico, enriquecido com beta-caroteno e ferro. O famoso arroz dourado, além de conter os genes normais da espécie (Oryza sativa), contém também fragmentos de DNA da bactéria Erwinia uredovora e de uma flor, o narciso silvestre.

Transgênicos

Exemplos

2-Mamão transgênico

Mamão papaia transgênico, com o mesmo gosto e a mesma aparência, contendo dois genes a mais que o tradicional. Um dos genes torna a planta resistente ao vírus da mancha anular, ou mosaico, responsável por grandes prejuízos nas plantações da fruta.

Exemplos

3-Soja

soja na qual se inseriu a capacidade de resistir à aplicação de determinados herbicidas como por exemplos Round-up.

Exemplos

4- Bactérias transgênicas

Produtoras de hormônios.

Exemplos

5-Milho Bt

Assim chamado por ter sido modificado a partir da inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, produtores de uma substância inseticida.

Transgênicos

Vantagens

1-O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Para passa produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida. Um arroz geneticamente modificado produz vitamina A;

Transgênicos

2-O alimento pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através de plantas geneticamente modificadas para produzir vacinas, ou iogurtes fermentados com microorganismo geneticamente modificados que estimulem o sistema imunológico;

Transgênicos

3- A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada. Isso garante estabilidade dos preços e custos de produção. Um microorganismo geneticamente modificado produz enzimas usadas na fabricação de queijos e pães o que reduz o preço deste ingrediente; Sem falar ainda que aumenta o grau de pureza e a especificidade do ingrediente e permite maior flexibilidade para as indústrias;

Transgênicos

4-Aumento da produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas e menos onerosas, cuja produção agrida menos o meio ambiente.

Transgênicos

Desvantagens

1-O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados.

Transgênicos

2-Os genes são transferidos entre espécies que não se relacionam, como genes de animais em vegetais, de bactérias em plantas e até de humanos em animais. A engenharia genética não respeita as fronteiras da natureza – fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações.

Transgênicos

3-A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo.

Transgênicos

4-Organismos antes cultivados para serem usados na alimentação estão sendo modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação.  

Transgênicos

5-Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem. Há evidências de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos convencionais.

EXAMES GENÉTICOS

Amniocentese e Amostragem vilo-coriônica