Apresentação - Histórico Brasileiro - Telefonia Rede e Internet

Post on 24-Jan-2018

222 views 1 download

Transcript of Apresentação - Histórico Brasileiro - Telefonia Rede e Internet

BATE PAPO TELECOMUNICAÇÕESREDE - TELEFONIA - INTERNET

História

Telecomunicações e Internet

Um pouco sobre tecnologias e internet

Ambiente Brasileiro

As Teles e o Futuro…

História

Após decisão do Conselho de Estado, era concedida à “Telephone Company do Brasil”, através do Decreto nº 8065, de 17 de abril de 1881, a permissão “para fazer negócio de construir e fazer trabalhar linhas telephonicas da cidade do Rio de Janeiro e seus subúrbios e na cidade de Nictheroy”, no Império do Brasil, que serão postas em comunicação com a dita capital por um cabo submarino…”

Esta empresa foi, portanto, a primeira a explorar os serviços de telefonia no Brasil com fins comerciais.

1881

Através do Decreto nº 8.453-A, foram estabelecidas as bases para a concessão e linhas telefônicas no País.

1881

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-8453-a-11-marco-1882-550389-publicacaooriginal-66332-pe.html

Interconexão

Segregação de redes públicas

“Grátis?"

“Embrião da Anatel"

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-8453-a-11-marco-1882-550389-publicacaooriginal-66332-pe.html

Outorgada concessão para implantação da primeira linha telefônica interurbana no País, entre Rio de Janeiro e São Paulo, ficando autorizado o concessionário, a empresa alemã Brasilianische Elektricitats Gesellschaft, a instalar centrais telefônicas nas cidades terminais.

Em 1912, essa empresa foi incorporada no Canadá à Brazilian Traction Light & Power.

1890

O presidente da República, Getúlio Vargas, assina o Decreto nº. 20.047, único instrumento legal, ao lado do Decreto no. 21.111, de 1 de março de 1931, que o regulamentou até a criação do Código Brasileiro de Telecomunicações.

1931

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20047-27-maio-1931-519074-publicacaooriginal-1-pe.html

Decreto nº 20.047, de 27 de Maio de 1931

Regula a execução dos serviços de radiocomunicações no território nacional

Decreto nº 20.047, de 27 de Maio de 1931

Regula a execução dos serviços de radiocomunicações no território nacional

Neste ano, o país contava com pouco mais de 1 milhão de telefones para uma população de mais de 70 milhões de habitantes. Mais de 900 concessionárias de serviços telefônicos operavam no país.

1962

Editada a Lei 4.117, o Código Brasileiro de Telecomunicações, de 27 de agosto de 1962.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4117.htm

Esta lei possibilitou a criação do sistema Nacional de Telecomunicações, atribuiu à União a competência para explorar diretamente os serviços, regulamentou o artigo 151 da Constituição de 1946, que tratava das tarifas, autorizou o Poder Executivo a criar uma empresa pública para explorar os serviços, definiu uma fonte de recursos (o Fundo Nacional de Telecomunicações - FNT) para implantação dos meios necessários à execução dos serviços - a partir de uma sobretarifa de 30% sobre as tarifas dos serviços públicos de telecomunicações - e “definiu o relacionamento entre o poder concedente e o concessionário no campo das telecomunicações”.

Em seu artigo 42, autorizou o poder executivo a criar uma empresa para explorar os serviços de telecomunicações, batizada de Empresa Brasileira de Telecomunicações - Embratel.

Criada a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), iniciando o processo de modernização das telecomunicações e constituição do Fundo Nacional de Telecomunicações - FNT, que era formado por uma tarifa cobrada em todos os serviços de telecomunicações, fornecia recursos para a EMBRATEL.

1965

Brasil inaugura sua primeira estação de comunicação com satélites, no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro.

Também neste ano, foi inaugurado o Tronco Sul, permitindo a interconexão do Rio de Janeiro com Porto Alegre, via São Paulo e Curitiba.Inaugurado o Tronco Sul, permitindo a interconexão do Rio de Janeiro a Porto Alegre, via São Paulo e Curitiba, por microondas. No final deste ano, foi ativado o sistema DDD (Discagem Direta a Distância).

1969

http://atlantic-cable.com/Cables/1973Bracan/

1970Firmado convênio entre EMBRATEL e a Companhia Telefônica Nacional da Espanha (Cine), para a instalação do sistema que tomou a denominação de BRACAN-1 (BRAsil + CANárias).

BRACAN 1

4878 Kms

G Maps

BRACAN 1

PECAN

TAT 5

Atlântico

Pacífico

RecifeBrasil

Las Palmas

Espanha

BRACAN 1

PENCAN 1 & 2

ASIA

AméricaNorte

TAT 5

COMPAC

Representação

https://www.tat-14.com/tat14/

http://www.seabornnetworks.com/

A Lei 5.792 foi criou a Telebrás (Telecomunicações Brasileiras S/A) constituída somente em 09/11/1972. Holding de um sistema destinado, entre outras atividades, a coordenar todo o desenvolvimento das telecomunicações no país, sobretudo dos serviços locais, então caóticos e carentes de investimentos muito mais pesados que os investidos na infra-estrutura de longa distância.

A Telebrás veio, portanto, preencher essa lacuna com a flexibilidade de uma organização empresarial privada, que implementasse a política geral de telecomunicações estabelecida pelo Ministério das Comunicações.

A primeira grande tarefa da Telebrás foi a incorporação das operadoras locais e desta ação resultou o sistema Telebrás (STB), constituído de 22 subsidiárias e 4 associadas.

1972

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5792.htm

Assinado o acordo para construção e manutenção do cabo que se denominou BRUS (Brasil-Estados Unidos) e criou uma nova alternativa de comunicação entre os dois países, até então feita somente via satélite.

1975

Criado o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), vinculado diretamente à Telebrás, a partir do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

A principal função do CPqD é coordenar, em âmbito nacional, a realização de programas de intercâmbio com as principais universidades do país e parcerias com a indústria nacional. Com a privatização do Sistema Telebrás, o CPqD foi transformado em uma fundação de direito privado. Inaugurada a segunda estação de comunicação com satélites, em Itaboraí (RJ), para atender não só aos serviços internacionais, como também aos nacionais.

1975

O Brasil quebra o modelo monopolista de Telecomunicações. Este modelo predominou em todo o mundo, até mesmo nos EUA, cujo monopólio privado foi exercido pela AT&T até 1984, enquanto que no resto do mundo predominava o monopólio estatal.

1995

Aprovada a Lei 9.295 (Lei específica ou Lei Mínima) que antecedeu a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e abriu o mercado para os serviços de telefonia móvel da banda B, serviços via satélite, serviços limitados, trunking, paging e redes corporativas.

1996

1997

1998 O governo federal privatizou o sistema Telebrás.

16 de julho de 1997 - Aprovada a Lei 9.472, Lei Geral de Telecomunicações (LGT), que define as linhas gerais do novo modelo institucional e cria um órgão regulador independente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Data Principais Eventos

Jul/95 Emenda Constitucional - n.º 8 de 15/8/95

Jul/96 Lei Mínima

Abr/97 Licitação da Banda B

Jul/97 Lei Geral de Telecomunicações

Nov/97 Criação da Anatel

Jul/98 Privatização do Sistema

Jul/99 Competição no STFC Longa Distância

Jan/00 Competição no STFC Local

Mar/01 Leilões das Bandas C, D e E da Telefonia Móvel.

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialleg/pagina_1.asp

Abertura do mercado: ampliar o acesso da população às diversas aplicações das telecomunicações e criar um

mercado competitivo de diversos prestadores.

STFCServiço de Telefonia Fixa Comutada

Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) é o serviço de telecomunicações que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais, destina-se à comunicação entre pontos fixos determinados, utilizando processos de telefonia. De interesse coletivo, o STFC é prestado em regime público e em regime privado.

Local destinada à comunicação entre pontos fixos determinados, situados em uma mesma área Local.

Longa Distância Nacional destinada à comunicação entre pontos fixos determinados, situados em áreas locais distintas no território nacional.

Longa Distância Internacional Longa Distância Internacional: destinada à comunicação entre um ponto fixo situado no território nacional e outro ponto no exterior.

SCMServiço de Comunicação Multimídia

Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.

ES 138 Registros

Telecomunicações e Internet

O QUE É INTERNET?Rede Mundial de computadores.

Rede de redes.

Computadores públicos, privados, de universidades

interconectados.

LAN WANLocal Area Network Wide Area Network

Internet: Rede Mundial de Computadores

World Wide Web

$ na_pratica

ComputadorLOCAL

ComputadorRemoto

Download

Upload

P A C O T E S

Navegar em um website é o mesmo que realizar o download de arquivos (como o .html) para exibição de seu conteúdo em um navegador

ComputadorLOCAL

Computadorem rede LOCAL

Download

Upload

P A C O T E SREDE

LOCAL

REDEGLOBAL

O QUE É BANDA?A Largura de Banda ou Bandwidth (termo original em

inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um

determinado meio, conexão ou rede, determinando a

velocidade que os dados passam através desta rede

específica.

Bits (binary digit)

8 bits = 1 Byte 8 < 16 < 32 < 64 < 128 < 256 < 512 < 1024 < 2024

MBit = Mega Bit (Megabit diferente de Megabyte) 1 Megabyte = 8 Megabits

Uma unidade de medição frequentemente utilizada para medir a quantidade de

largura de banda (bandwidth). Megabits por segundo (Mbps) é a medida padrão usada para avaliar a velocidade de

uma conexão.

RECOMENDO!http://www.inf.ufes.br/~zegonc/

material/Introducao_a_Computacao/Sistemas_Numeracao.pdf

Vitória PTT

Um pouco sobre tecnologias e internet

O QUE É BANDA LARGA?Era o nome usado para definir qualquer conexão à

internet acima da velocidade padrão dos modems

analógicos (56 Kbps) - Conexão Discada.

ISDN

ADSL

Mode a Cabo

Rádio

PLC

Redes de tecnologia convencionais 64 kbps 128 Kbps

Falar no telefone e usar a internet ao mesmo tempo

Linha digital assimétrica por assinante

Utiliza as redes de transmissão de Televisão

A mais popular. Usa a linha telefônica tradicional. Download e Upload diferentes

Transmissão sem fios. Diversas tecnologias.

Power Line Communications (energia elétrica)

70 Kbps a 150 Mbps. Porção de banda não utilizada pela TV a cabo. Tipo Net

Popular Link Dedicado

De redes improvisadas com rádios domésticos a transmissão em LD

Menor utilização…

Um pouco sobre tecnologias e internet

Cano Largo

Cano Estreito

LIMITE DE BANDALimite máximo de transferência de dados

Com 1Mbps você conseguiria transportar cerca de 1

megabit ou aproximadamente 128 kilobytes por segundo.

GARANTIA DE BANDALink Dedicado. 100% garantia de banda

Banda Larga. “Rede Compartilhada”. Cliques não

simultâneos que permite reuso de link. Banda sem

garantida integral.

SHAPING“Filtro Seletivo”.

Otimização da rede para priorização da banda

disponível.

ComputadorLOCAL

ComputadorRemoto

Download

Upload

P A C O T E SREDE

GLOBAL FILTRO SELETIVOP A C O T E S

SHAPING

ENTREGA DE BANDA DIFERENTE PARA SERVIÇOS DIFERENTES…

Edonkey | tcp |4661:4662Gnutella | tcp | 6346:6349IChat | tcp/udp | 4020Sametime | tcp | 1533ICQ | udp | 5400 ICQ AOL 1 | udp | 4000ICQ AOL 2 | tcp | 5190ICQ Firt OS | tcp | 1029:1032 KaZaA | tcp/udp | 1214 MSN Messenger | tcp | 1863 Napster 1 | tcp | 6699 Napster 2 | tcp | 8888 On-line Games | udp | 28800 On-line Games 2 | udp | 6112On-line Games 3 | udp | 27015Virtual Voice Chat | tcp | 3450Yahoo Chat | tcp/udp | 5000:5001

HTTP PORTA 80

http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2015/09/quem-deixou-o-meu-filme-mais-lento-vivo-ou-o-netflix.html

http://www.brasil.gov.br/governo/2014/04/dilma-enaltece-neutralidade-do-marco-civil

Ambiente Brasileiro

https://tecnoblog.net/117764/anatel-banda-larga-minimo/

2012

2014http://www.tecmundo.com.br/anatel/65308-banda-larga-operadoras-devem-oferecer-80-velocidade-contratada.htm

http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2011/57-resolucao-574

IV - Degradação do Sistema: condição em que a rede de SCM opera com os parâmetros de qualidade abaixo

dos limites definidos neste Regulamento, comprometendo a qualidade do serviço prestado;

V - Disponibilidade: período, expresso em porcentagem, em que o serviço ofertado pela Prestadora esteve

disponível ao Assinante, durante um mês;

VI - Latência Bidirecional: período de transmissão de um pacote, de ida e de volta, entre a origem e o destino;

VII - Pacote: estrutura unitária de transmissão de dados, geralmente dividida em cabeçalho e carga útil;

VIII - Período de Maior Tráfego - PMT: intervalo de tempo ao longo do dia de maior tráfego de informações

multimídias na rede de SCM, compreendido no período de dez às vinte e duas horas;

XVI - Variação de Latência (jitter): variação do atraso na transmissão sequencial de pacotes;

XVII - Velocidade: capacidade de transmissão da informação multimídia, expressa em bits por segundo (bps);

XVIII - Velocidade Instantânea: mediana dos valores de velocidade das amostras coletadas em cada medição; e

XIX - Velocidade Média: média aritmética simples dos resultados das medições de Velocidades Instantânea,

realizadas durante um mês.

http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=35544

http://www.brasilbandalarga.com.br/

http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/sala_imprensa/9-12-2014--16h1min39s-GIPAQ_Divulgacao_Indicadores_Agosto_2014_v1.pdf

As Teles e o Futuro…

http://www.valor.com.br/empresas/4289280/mudanca-em-contratos-de-teles-depende-tambem-do-congresso-diz-anatel

2015

Velocidade depende de bandaBanda depende de infra estruturaInfra estrutura depende de investimentoInvestimento depende de retorno

http://sistemas.anatel.gov.br/sacs/modulos/hotsite/cartaServico.zul?frag=detalhe_termo&idCategoria=1364&idTermo=9107&aba=1

Universalização A universalização é um conjunto de obrigações a que estão sujeitas as concessionárias do serviço de telefonia fixa prestado em regime público, ou seja, BrasilTelecom, CTBC Telecom, Sercomtel, Telefônica, Telemar (concessionárias da modalidade Local) e Embratel (concessionária da modalidade Longa Distância). As demais operadoras de telefonia fixa atuam em regime privado de autorização e, por isso, não estão submetidas a essas obrigações. As operadoras de telefonia celular também não se submetem a metas de universalização.

As obrigações de universalização objetivam: possibilitar o acesso de qualquer pessoa ou instituição a serviço de telecomunicações, independentemente de sua localização e condição sócio-econômica; e permitir a utilização das telecomunicações em serviços essenciais de interesse público.

Metas de universalização As obrigações de universalização são consolidadas no Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU). O primeiro Plano, aprovado pelo Decreto 2.592/1998, previa metas graduais a serem atendidas pelas concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado prestado no Regime Público; em 2003 foi publicado o segundo Plano, aprovado pelo Decreto 4.769/2003, alterado pelo Decreto n.° 6.424/2008. Atualmente está em vigor o Plano aprovado pelo Decreto 7.512/2011, com metas para o período de 2011 a 2015.

• LINKS • https://www.icann.org/• ix.br (ex ptt.br)• cgi.br• https://ietf.org/• https://www.tat-14.com/tat14/• http://www.submarinecablemap.com/• http://www.seabornnetworks.com/• https://en.wikipedia.org/wiki/

Commonwealth_Pacific_Cable_System• http://www.brasilbandalarga.com.br/• http://www.mc.gov.br/o-ministerio/44-historia-das-

comunicacoes/22463-historia-da-telefonia

Ajudou?

OBRIGADO!

Renzo Colnago

27 3636 7150presidente@prodest.es.gov.brrcolnago@gmail.comhttps://br.linkedin.com/in/renzocolnago