ARTES 1º ANO PROF.ª GABRIELA DACIO - Centro de Mídias de … · 2018-08-13 · Desde a Copa do...

Post on 13-Jun-2020

0 views 0 download

Transcript of ARTES 1º ANO PROF.ª GABRIELA DACIO - Centro de Mídias de … · 2018-08-13 · Desde a Copa do...

ARTES PROF.ª GABRIELA DACIO

PROF.ª ARLENE AZULAY1º ANOENSINO MÉDIO

Unidade IVCultura: conceitos e influências

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 10.1ConteúdoArte, Folclore e Cultura Popular

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Analisar as diversas produções artísticas como meio

de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

• Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos, que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Revisão • Fotografia • Cinema • Exposições Artísticas • Teatro: História do teatro • Espaços Cênicos

REVISÃO

5

• Formas de apresentações teatrais

• Grafite • Nanoarte • História da música • Música no Brasil

REVISÃO

6

A Copa na Rússia

DESAFIO DO DIA

7

Ao observarmos o vídeo, tivemos a possibilidade de conhecer uma forma de saudação de cada país. Qual seria essa saudação? E ao que o vídeo nos convida?

DESAFIO DO DIA

8

Cultura popularÉ uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região.

AULA

10

Mascotes da Copa

AULA

11

Desde a Copa do Mundo de 1966, cada Copa do Mundo de Futebol contou com uma mascote. Este personagem serve para divulgar e representar de forma divertida e até informativa o grande evento de futebol mundial. Geralmente ele representa um ou mais aspectos importantes da cultura do país-sede e de seu folclore.

AULA

12

Muitas vezes classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas.

AULA

13

Folclore O termo folclore (folklore) foi criado em 1846 por William John Thoms, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo.

AULA

14

Folclore Esse termo passou a ser utilizado para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares.

AULA

15

BrasilO Congresso Nacional Brasileiro oficializou, em 1965, que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro.

AULA

16

Exemplo de ParlendaAs parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil.

AULA

17

Parlenda Cala a boca!– Cala a boca já morreuQuem manda em você sou eu!

- Enganei um bobo...Na casca do ovo!

Chuva e Sol,Casamento de espanholSol e chuvaCasamento de viúva

AULA

18

Adivinhas São uma forma lúdica de enigmas populares, na qual a anunciação da ideia ou fato está envolta numa alegoria a fim de dificultar a descoberta. Elas são mais usadas em meio rural.

AULA

19

Adivinha O que é, o que é, feito para andar e não anda?Resposta: a rua - O que é, o que é, que dá muitas voltas e não sai do lugar? Resposta: o relógio - Qual é a piada do fotógrafo? Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.

AULA

20

Trava língua São frases de difícil pronunciação que devem ser repetidas rapidamente em voz alta e que, quase sempre, provocam deturpação do sentido original.

AULA

21

Trava línguaPedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro”.“A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada”.

AULA

22

LendasLenda é uma narrativa popular inspirada em fatos históricos, transformados pela imaginação ou pela tradição. Seus heróis são sempre homens ou mulheres consagrados na história de um país, de uma cidade, ou nas diversas religiões.

AULA

23

Provérbios popularesOs provérbios são os ditados populares que fazem parte de todas as culturas. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais.

AULA

24

Provérbios • A pressa é a inimiga da perfeição. • Cavalo dado não se olha os dentes. • A ocasião faz o ladrão. • A mentira tem perna curta. • Quando um não quer, dois não brigam. • Para bom entendedor, meia palavra basta.

AULA

25

Danças folclóricasNo mundo inteiro, música e dança são ferramentas perfeitas para unir as pessoas. Afinal, quem resiste a um ritmo contagiante? Nem precisa falar a mesma língua… apenas deixe o corpo comandar a emoção.

AULA

26

Boi-BumbáO Festival de Parintins é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo. Durante as três noites de apresentação.

AULA

27

Boi-Bumbá

AULA

28

Nordeste Maracatu é uma manifestação de origem africana inserida no ciclo carnavalesco. Simboliza, entre outras coisas, a coroação dos reis do Congo, feita em forma de cortejo. o cortejo é composto por uma orquestra de percussão. Participam ainda, diversos personagens de corte real (rei, rainha, escravos, vassalos etc.).

AULA

29

Região Centro-Oeste - Cavalhadas No dia da performance, os mesmos, já com as vestimentas típicas da festa, partem para o “Cavalhódromo”, local onde serão encenadas as fases da luta. Para a comunidade local e para os cavaleiros representam também um ato de renovação da fé no Divino Espírito Santo.

AULA

30

Região SudesteCongadaInicialmente, era um cortejo colorido e grande no qual os negros representavam o combate entre as tribos africanas e os colonizadores brancos. A festa era finalizada com a coroação do Rei e da Rainha do Congo.

AULA

31

Região SulO FandangoFandango é um estilo musical caracterizado pela sua dança, com movimentos frenéticos, animados e exibicionistas, marcado principalmente pelo sapateado.

AULA

32

Cultura popular na Copa do MundoO folclore une nações como acontece na copa. Vamos conhecer um pouco das danças folclóricas de alguns países que já foram sede dos jogos da copa do mundo e seus trajes típicos.

AULA

33

Danças folclóricas dos países que sediaram a copa

AULA

34

Diante da diversidade artística e cultural apresentada durante a aula, juntamente com seus colegas de classe, escolha 2 itens em destaque abaixo para socializar em nossa interatividade, apresentando a sua versão pessoal de cada um. a. Trava-línguas b. Provérbios c. Desenho de um dos mascotes da Copa d. Uma dança folclórica e. Objeto indígena

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

35