ARTES EJA 2 ª PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª GABRIELA DACIO … · 2018. 3. 27. · da arte...

Post on 19-Aug-2020

0 views 0 download

Transcript of ARTES EJA 2 ª PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª GABRIELA DACIO … · 2018. 3. 27. · da arte...

ARTES PROF.ª ARLENE AZULAY

PROF.ª GABRIELA DACIO2ªEJA FASE

Unidade ITecnologia - Corpo, movimento e linguagem na era da informação

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

2

Aula 3Revisão e Avaliação

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

3

Arte ModernaForma de expressão artística que, por princípio, busca novas abordagens, com o objetivo de se afastar da arte tradicional clássica.

REVISÃO 1

4

O Fauvismo O Fauvismo, ou Fovismo, tinha temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções, e não tinha fundamentação ou intenção crítica nem política.

“A dança”, Henri Matisse

REVISÃO 1

5

O Cubismo se dividiu em duas fases importantes:A fase Analítica As cores eram usadas de forma mais moderada, e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes. Com isso, surgia a necessidade de não apenas observar a obra, mas decifrar, entender o seu significado real.

REVISÃO 1

6

Cubismo Analítico

REVISÃO 1

7

A fase SintéticaUsava cores mais fortes, e as formas eram usadas para formar figuras reconhecíveis. Eram usadas colagens com letras, além de pequenas partes de jornais.

REVISÃO 1

8

Cubismo Sintético“Os músicos” de 1921, Pablo Picasso

REVISÃO 1

9

Futurismo É um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.

Giacomo Balla, 1913

REVISÃO 1

10

Dentre as principais características da pintura futurista, constam:

• Desvalorização da tradição e do moralismo;

• Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;

• Propaganda como principal forma de comunicação.

“Canhão em ação”, Severini

REVISÃO 1

11

SurrealismoMovimento artístico em que as formas apresentadas ultrapassam os limites da realidade e a imaginação se manifesta com liberdade. A arte surrealista abre possibilidades para o subconsciente, o sonho e o devaneio.

Salvador Dalí – “A Tentação de Santo Antônio” 1946

REVISÃO 1

12

Principais características do surrealismoPropõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. O artista deixa-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.

REVISÃO 1

13

DadaísmoFoi um movimento artístico que surgiu por volta de 1915, em Zurique, Suíça. Das vanguardas foi o mais polêmico. Os dadaístas buscavam incorporar o absurdo em suas obras, de modo a refletir uma sociedade absurda.

REVISÃO 1

14

Características principais do dadaísmo: • Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma

nova forma e dentro de um contexto artístico; • Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica.

REVISÃO 1

15

AbstracionismoUma tendência de arte desprendida da imitação do mundo, ou seja, da figuração. Historicamente está ligada às vanguardas europeias do início do século XX.

‘‘Composição X’’, Vassilli Kandinsky

REVISÃO 2

16

Características: • Nas imagens abstratas, os

elementos de linguagem se basta, e não vemos figuras que representam “coisas reconhecíveis” na natureza (como paisagens ou seres vivos) ou na cultura (como objetos).

• Uso de formas simples, cores e linhas.

“Composição VI”, Vassilli Kandinsky

REVISÃO 2

17

ExpressionismoMovimento artístico originado na Alemanha por volta de 1905. O termo expressionismo pode ser interpretado de várias maneiras, mas, em linhas gerais, pode-se dizer que representa formas de arte que resultam do impacto causado pela expressão da vida interior, das imagens que vêm do fundo do ser. “O Grito”

REVISÃO 2

18

Principais características da arte expressionista • Pinceladas vigorosas; • Deformação da imagem visual; • Emprego de cores intensas, com pinceladas bem

marcadas, deixando evidente o efeito do traçado sobre a tela.

REVISÃO 2

19

“Criança doente”, de Edvard Munch “A rua”, Ernst Luswing Kirchner 1908

REVISÃO 2

20

Movimento de arteO conceito de movimento de arte foi marcante na arte moderna. Cada nova corrente artística se considerava um movimento vanguardista. Na arte contemporânea, em que predomina o individualismo e a diversidade, a ideia de movimento praticamente desapareceu.

“O homem velho”, Vicent Van Gogh

REVISÃO 2

21

Arquitetura contemporânea

REVISÃO 2

22

Arte contemporâneaArte surgida na segunda metade do século XX e que se prolonga até hoje, período esse denominado de pós-modernismo. Caracteriza-se pela liberdade de atuação do artista; em geral, sem vínculo institucional que o limite.

REVISÃO 2

23

Arquitetura ContemporâneaA arquitetura contemporânea é marcada por diferentes influências e manifesta-se por casas que incluem formato irregular, incomum, pisos abertos, janelas em grandes dimensões e pelo apelo ao uso de materiais reutilizáveis.

REVISÃO 2

24

Escultura ContemporâneaNa escultura contemporânea deixou-se de lado a ênfase à questão tridimensional, elemento básico na definição de sua ideia clássica, assim como materiais tradicionais ou até mesmo suas técnicas.

REVISÃO 2

25

Pintura contemporâneaA pintura está entre as mais de 50 formas da arte contemporânea manifestadas a partir do século XX. Não há um consenso entre curadores, críticos e historiadores sobre o início da influência contemporânea na arte e o fim do período denominado arte moderna.São linguagens novas, distantes do que já foi consagrado obra de arte, mas próximas da realidade dos tempos atuais.

“Les Demoiselles d’Avignon”, de Pablo Picasso (1907)

REVISÃO 2

26

• Cubismo • Surrealismo • Pop Art • Op-Art • Expressionismo Abstrato • Hiper-realismo • Street Art • Body Art

“Ovo Cósmico”, Salvador Dali.

REVISÃO 2

27

Principais Características • Sociedade da informação,

tecnologia e novas mídias; • Subjetividade e liberdade

artística; • Efemeridade da arte; • Abandono dos suportes

tradicionais; • Mescla de estilos artísticos. “Campbell’s Soup Can”, de Andy Warhol.

REVISÃO 2

28

Pintura contemporânea

REVISÃO 2

29