ARTES EJA 5 ª PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LÚCIA SANTOS … · 2019. 3. 29. · O Surrealismo...

Post on 23-Aug-2020

1 views 0 download

Transcript of ARTES EJA 5 ª PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LÚCIA SANTOS … · 2019. 3. 29. · O Surrealismo...

ARTES PROF.ª GABRIELA DACIO

PROF.ª LÚCIA SANTOS5ªEJA FASE

Unidade ITecnologia - Corpo, movimento e linguagem na era da informação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 2.2Conteúdo

• Arte contemporânea: Cubismo e Surrealismo

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades Conhecer as vanguardas da arte moderna, identificando as características e principais artistas do Impressionismo e Expressionismo.Classificar obras, produções visuais e plásticas de artistas locais, regionais, nacionais e estrangeiros.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Historicamente, o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.

AULA

5

Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava. Ele dizia: “Mudo a água em vinho, o mundo em pintura”.

AULA

6

Os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano.

AULA

7

É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador.

AULA

8

Principais características: • Geometrização das formas e volumes; • Renúncia à perspectiva; • O claro-escuro perde sua função; • Representação do volume colorido sobre superfícies

planas; • Sensação de pintura escultórica; • Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza,

por um ocre apagado ou um castanho suave.

AULA

9

O cubismo se divide em duas fases:Cubismo Analítico – (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela.

AULA

10

Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

AULA

11

Cubismo Sintético – (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas.

AULA

12

Principais Artistas:

Pablo Picasso (1881-1973)

Georges Braque (1882-1963)

Juan Gris (1887-1927)

Fernand Léger (1881-1955)

AULA

13

O cubismo foi uma tendência artística que foi marcado por dois momentos, sendo nomeado de Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. Classifique e identifique nas imagens as características que as distinguem uma da outra, justificando sua resposta.

a) b)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

14

Surrealismo

AULA

15

SurrealismoNas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.

AULA

16

A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.

AULA

17

Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito, no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.

AULA

18

O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases.

AULA

19

Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente.

AULA

20

Destacamos os artistas:Salvador Dali é, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Estudou em Barcelona e depois em Madri, na Academia de San Fernando.

A persistencia da memoriaSalvador Dali A tentação de Santo Antão

AULA

21

Joan Miró – iniciou sua formação como pintor na escola de La Lonja, em Barcelona. Em 1912 entrou para a escola de arte de Francisco Gali, onde conheceu a obra dos impressionistas e fauvistas franceses.

The Smile of the Flamboyant WingsJoan Miró Carnaval do arlequim

AULA

22

René Magritte, artista belga, pintou imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, utilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos.

Obra-golcondaRené Magritte Man in a Bowler Hat

AULA

23

Frida Kahlo (1907-1954) pintora mexicana e seu nome completo era Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón. Apesar dos seus quadros serem classificados como surrealistas, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade.

Meus avós, meus pais e euFrida Kahlo As duas fridas

AULA

24

Alpha- Frida

AULA

25

O estilo artístico de Frida Kahlo apresenta: • Abordagem de temas pouco ortodoxos; • Influência da arte folclórica indígena mexicana,

cultura asteca, tradição artística europeia, marxismo e movimentos artísticos de vanguarda;

• Pintou muitos autorretratos, paisagens mortas e cenas imaginárias;

• Uso de cores fortes e vivas e abordagem de temas de sua própria vida;

• Presença de objetos simbólicos em suas obras.

AULA

26

1. Com base nos conteúdos exemplificados em nossas aulas, identifique as imagens classificando-as conforme sua tendência artística.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

a) b) c) d)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28

CubismoSurrealismo

RESUMO DO DIA

29