ARTES EJA 5 ª PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LÚCIA SANTOS … · Impressionismo no Brasil •...

Post on 22-Jul-2020

1 views 0 download

Transcript of ARTES EJA 5 ª PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LÚCIA SANTOS … · Impressionismo no Brasil •...

ARTES PROF.ª GABRIELA DACIO

PROF.ª LÚCIA SANTOS5ªEJA FASE

Unidade ITecnologia - Corpo, movimento e linguagem na era da informação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 2.1Conteúdo

• Arte Moderna: Impressionismo e Expressionismo

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Conhecer as vanguardas da arte moderna,

identificando as características e principais artistas do Impressionismo e Expressionismo.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

História da arte

REVISÃO

5

Observe a imagem e responda:

Você conhece o personagem que está na imagem?

Qual a situação que você acredita que está acontecendo para o personagem ter esta atitude?

DESAFIO DO DIA

6

Impressionismo

AULA

7

Impressionismo

O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

AULA

8

Durante o período da Belle Époque. A principal proposta do estilo era quebrar com as técnicas convencionais do Realismo, focando-se na impressão da luz, das cores e dos movimentos livres das pinceladas para criar efeitos óticos que completassem as obras.

AULA

9

O impressionismo é tido como o movimento que deu origem à arte moderna. As obras impressionistas transmitem a sensação de alegria e harmonia, isto devido à presença dos contrastes, da luz e da claridade das cores.

AULA

10

Características do impressionismo nas artes plásticas:

• Destaque para temas da natureza, especialmente paisagens;

• Valorização da luz natural; • Uso de cores decompostas e primárias; • Uso de sombras coloridas e luminosas; • Foco nos estudos dos efeitos óticos (ilusões);

AULA

11

Características do impressionismo nas artes plásticas:

• Desenhos sem contornos nítidos, mas sim formados por manchas;

• Rompimento com o passado; • Valorização pela pintura feita ao ar livre e não em

estúdios fechados, por exemplo.

AULA

12

Paisagem

AULA

13

Artistas impressionistas

AULA

14

Alpha - Edgar Degas

AULA

15

Impressionismo no Brasil • Nas décadas de 1890 e

1900, Visconti, os irmãos Arthur e João Timóteo da Costa e o casal Georgina e Lucílio de Albuquerque viajaram à França com prêmios e bolsas governamentais.

AULA

16

Impressionismo no Brasil • Visconti, por exemplo,

foi chamado de impressionista em 1898 pela imprensa brasileira. Aqui praticaram o Impressionismo também Antônio Garcia Bento, Mário Navarro da Costa e Henrique Cavalleiro.

AULA

17

1. Conhecer e distinguir diferentes aspectos que caracterizam os estilos da História da arte é parte do processo de ensino-aprendizagem.Cite alguns aspectos que caracterizam o estilo Impressionista.

2. Como podemos caracterizar as obras do artista Degas?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

18

ExpressionismoO Expressionismo surge em 1910, na Alemanha, como um modo de contradizer a maneira da arte impressionista.O expressionismo foi a tendência de vanguarda que deformou a figura humana.

AULA

19

Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

AULA

20

Os expressionistas usavam cores fortes e vibrantes, figuras distorcidas e por vezes se utilizava da abstração para tratar temas como a alienação, bem como faziam uso emocional e simbólico da cor e da linha.

AULA

21

O Expressionismo é a arte dos extremos emocionais, da inquietação e da espiritualidade.

Podemos diferenciar o Expressionismo do Impressionismo, pois em lugar de reproduzir uma impressão do mundo que o cercava, os expressionistas colocavam em suas obras suas próprias conclusões e temperamentos sobre suas visões do mundo.

AULA

22

AULA

23

Principais características: • Pesquisa no domínio psicológico; • Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou

separadas; • Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; • Pasta grossa, martelada, áspera; • Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo

e refazendo, empastando ou provocando explosões; • Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

AULA

24

Obras

AULA

25

Toulouse-Lautrec (1864-1901) talvez o maior artista gráfico de sua época, é lembrado sobretudo por seus cartazes arrojados sobre os artistas de casas noturnas parisienses.

Kirchner (1880-1938) foi um dos fundadores do grupo de pintura expressionista. Influenciado pelo cubismo e fauvismo, o pintor alemão deu formas geométricas às cores e despojou-as de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos, com o fim de manifestar sua verdadeira visão da realidade.

PREVIEWAULA

26

Vincent van Gogh (1853-1890) empenhou profundamente em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor, que, para ele, era o elemento fundamental da pintura. Foi uma pessoa solitária.

Interessou-se pelo trabalho de Gauguin, principalmente pela sua decisão de simplificar as formas dos seres, reduzir os efeitos de luz e usar zonas de cores bem definidas.

PREVIEWAULA

27

Edvard Munch (1863-1944) foi um dos primeiros artistas do século XX que conseguiu conceder às cores um valor simbólico e subjetivo, longe das representações realistas. Realizou uma viagem a Paris, na qual conheceu Gauguin, Toulouse-Lautrec e Van Gogh.

PREVIEWAULA

28

1. O expressionismo foi a primeira vanguarda artística europeia que deforma a figura humana, seu estilo sombrio e melancólico causava uma inquietação ao público. Faça um desenho com as características do expressionismo.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29