Aula 5 geografia

Post on 19-Dec-2014

1.752 views 1 download

description

 

Transcript of Aula 5 geografia

GEOGRAFIA

Suely Takahashi

2

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 2 – Entre o Global e o Local: capitalismo, espaço geográfico e

globalização.

II BIMESTRE

3

2.1 - Evolução do capitalismo e suas variações.

2.2 - Desenvolvimento e Subdesenvolvimento.

2.3 - Comércio internacional: blocos econômicos.

2. 4 - Brasil no mundo globalizado.

4

Os sistemas econômicos distinguem-se:

• natureza das relações sociais de produção,

• propriedade dos meios de produção privada ou coletiva,

• forma de repartição do produto, isto é, do rendimento do trabalho e da propriedade.

5

O capitalismo é um sistema econômico ou sócio-econômico baseado:

• na propriedade privada; • nos meios de produção; • no lucro;• nas decisões quanto ao

investimento de capital feitos pela iniciativa privada.

6

FASES DO CAPITALISMO

• Pré-capitalismo;

• Capitalismo comercial;

• Capitalismo industrial;

• Capitalismo financeiro;

• Capitalismo informacional.

7

PRÉ-CAPITALISMO

A emergência do capitalismo relaciona-se à crise do feudalismo, pelo descompasso entre as necessidades crescentes da nobreza feudal e a estrutura de produção, assentada no trabalho servil.

8

A ORIGEM DO CAPITALISMO

Surge a partir das primeiras fortunas entre os burgueses de Idade Média, baseado na iniciativa particular, na propriedade privada dos meios de produção e no investimento de capitais com fins lucrativos.

9

CAPITALISMO COMERCIAL

Período caracterizado pela economia mercantil (séc. XV a XVII) onde a produção se destinava as trocas e não apenas ao uso imediato.

10

CAPITALISMO INDUSTRIAL

Essa fase é marcada pela Revolução Industrial (séc. XVIII e metade do séc. XIX), quando houve o aumento da capacidade de transformação da natureza por meio da utilização de máquinas no processo produtivo.

11

CAPITALISMO INDUSTRIAL

O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção e o exército de operários.

12

CAPITALISMO FINANCEIRO

Nessa fase do capitalismo (séc. XIX) o sistema bancário e as grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passaram a controlar as demais atividades.

13

CAPITALISMO FINANCEIRO

O liberalismo permanece apenas como ideologia capitalista, pois o mercado passa a ser dominado por grandes incorporações em substituição à livre concorrência e ao livre mercado.

14

CAPITALISMO FINANCEIRO

As transformações não afetaram somente a economia, mas também a sociedade como um todo. As novas tecnologias, principalmente, as telecomunicações, permitiram a que a sociedade se organizasse em rede.

15

CAPITALISMO FINANCEIRO

• Crescimento acelerado da economia;

• Marcante processo de concentração e centralização de capitais;

• Introdução de novas tecnologias e novas fontes e energia no processo produtivo.

16

CAPITALISMO INFORMACIONAL

O capitalismo atinge sua fase informacional a partir dos anos de 1970, através de um expressivo aumento da produtividade econômica e uma aceleração dos fluxos de capitais, de mercadorias e informações.

17

CAPITALISMO INFORMACIONAL

As novas tecnologias permitiram o aumento da produtividade e diversificação dos produtos e a desmaterialização do dinheiro que em vez de circular fisicamente, circula pelo sistema financeiro.

18

19

SOCIALISMO

Sistema político onde todos os meios de produção pertencem ao Estado, onde não existe o direito à propriedade privada e, em tese, a desigualdade social. Está ligado, em grande parte, ao modelo econômico elaborado por Karl Marx.

20

Uma sociedade socialista possui as seguintes características:

• propriedade social dos meios de produção;

• monopólio do comércio exterior;

• planificação econômica.

SOCIALISMO

21

A concepção de uma sociedade socialista, na qual os interesses sociais (coletivos) prevalecessem sobre os interesses individuais, começou a se desenvolver no século XVIII e definiu-se melhor no século XIX.

SOCIALISMO

22

SOCIALISMO

Concretamente, só no início do século XX foram instalados os governos socialistas, primeiramente na União Soviética e mais tarde em outros países, em especial no leste da Europa.

23

CUBA SOCIALISTA

O país governado por Raul Castro ainda vive sob o regime socialista, Desde que se tornou órfã da União Soviética em 1991 com a derrocada do socialismo, o país amarga uma incontrolável crise econômica.

24

COMUNISMO

É um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção. Num sistema comunista os meios de produção são socializados, seria uma etapa superior ao socialismo, por meio da superação do capitalismo e o fim das classes sociais.

25

A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) - fundada em 1864, em Genebra - por vezes denominada de Primeira Internacional, foi uma organização que procurou unir vários grupos políticos de esquerda e sindicatos baseados na classe operária.

COMUNISMO

26

A AIT terminou como resultado da cisão entre:

Marxistas - que acreditavam na necessidade de tomar o poder do Estado para realizar a Revolução;

Bakuninistas - que acreditavam que não haveria Revolução a menos que o Estado fosse abolido em simultâneo com o capitalismo.

27

Manifesto do Partido Comunista

28

CHINA

Muitos acreditam que nenhum país viveu sob o regime comunista, mas sim socialista, como a exemplo da China. Afirma-se que o país ainda viva o socialismo e sua a atuação no mercado é apenas uma estratégia.

29

Bipolaridade

Após a Segunda Grande Guerra o mundo passa ser visto por uma ótica político-econômica bipolar através de duas grandes potências: E.U.A capitalista e a ex-URSS socialista.

30

LIBERALISMO

Doutrina econômica, política e social que preconiza a legitimidade da propriedade privada dos meios de produção e do lucro e apregoa a livre concorrência em uma economia de mercado sem interferência estatal no plano econômico ...

(cont.)

31

LIBERALISMO... como também a liberdade de organização e de expressão, pluralismo partidário, eleições, sistema constitucional, autonomia dos poderes, no plano político; criação de mecanismos de intervenção do Estado, que permite a criação de oportunidades, como o acesso à educação para todos.

32

NEOLIBERALISMO

É o termo ao qual se referem políticas liberais adotadas por governos nacionais desde fim do século XX, inspiradas no liberalismo clássico. É o novo caráter do velho capitalismo.

33

Governos amplamente classificados como neoliberais no mundo:

Margaret Thatcher (Inglaterra); Ronald Reagan (EUA); Augusto Pinochet (Chile).

34

O governo de Fernando Henrique Cardoso(1994/2002), foi acusado por parcela significativa da esquerda de ter ideais "neoliberais".

Principalmente, pelos processos de abertura ao mercado externo e as privatizações realizadas em seu governo.

35

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica. 8ª ed. São Paulo, Atlas, 1985.

BENKO, Georges. Economia, Espaço e Globalização. Na aurora do século XXI. São Paulo, Hucitec, 1996.

Referências Bibliográficas

36

FURTADO, Celso - Formação econômica do Brasil , 1ª edição 1959 . São Paulo: Editora Nacional, 1991 ( 24 ª ed.

IANNI, Octavio - Estado e capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

37

“Educação nunca foi despesa.

Sempre foi investimento com retorno garantido”.

(Arthur Lewis)

OBRIGADA!

suelysc@gmail.com

38