Aula de Tópicos

Post on 11-Jan-2016

230 views 2 download

description

interessante para estudantes de teologia

Transcript of Aula de Tópicos

TÓPICOS DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

 Jesus Cristo teria nascido na Palestina, naquele que acabou sendo estabelecido como o ano 1 da Era Cristã, durante o reinado de Otávio Augusto, primeiro imperador romano.

Como tudo

começou!

Imperator Romanorum

Reunião de cargos e poderes individuais que foram acrescentados, subtraídos ou mudados no percurso dos séculos.

O nome imperator significava um general vitorioso que fora aclamado pelas suas tropas e tendo, portanto, direito ao triunfo , concedido pelo senado e pelo povo. Eleito regularmente como cônsul e como censor, ostentava os cargos de líder parlamentar do senado príncipe do senado e pontífice máximo. (pontifex maximus, máxima autoridade religiosa do império)

Não houve um título regular para o cargo até o século III. Os títulos normalmente associados à dignidade imperial eram imperador (imperator com o significado de comandante supremo militar), césar (que originalmente teve o significado de cabeça designada, Nobilissimus Caesar) e augusto (augustus; com o significado de 'majestoso' ou 'venerável').

Caio Júlio César Octaviano Augusto foi o primeiro e um dos mais importantes imperadores romanos.

A morte de Jesus ocorreu provavelmente, em 33 d.C., no reinado de Tibério, o segundo imperador.

Ao longo dos 3 séculos seguintes, o Cristianismo foi largamente perseguido no Império Romano, até sua legalização, no reinado de Constantino em 313. Oficializado como

religião do Império por Teodósio, em 390.

As origens e a evolução do Cristianismo estão organicamente vinculadas à evolução do Império Romano.

Da mesma forma, a definitiva expansão da nova crença fez-se paralelamente ao declínio de Roma.

Tensões sociais na Palestina

Palestina (em árabe: فلسطين, translit. Filasṭīn; em hebraico: פלשתינה; em grego: Παλαιστίνη, Palaistinē, e em latim: (Palæstina), é a denominação histórica dada pelo Império Romano a partir de um nome hebraico  bíblico.

A Palestina até 1948 encontra-se hoje dividida em três partes: uma delas é Israel; outra parte da Jordânia e duas outras (a Faixa de Gaza e a Cisjordânia) de maioria de árabes palestinos, deveriam integrar um estado palestino a ser criado – de acordo com a lei internacional, bem como as determinações das Nações Unidas, o Reino Unido.

O Cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.C.

Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele.

Tensões sociais na Palestina

As circunstâncias em que Jesus Cristo, já adulto, teria surgido na cidade de Jerusalém eram altamente explosivas.

A Palestina jamais se submetera totalmente ao domínio romano, levando o Império a uma postura repressiva em relação à população local, que reagia inclusive por meio de movimentos armados contra a presença romana.

Foi em meio a esse clima politicamente tenso que Jesus procurou exprimir uma mensagem baseada no amor ao próximo, no perdão às ofensas e no desapego aos bens materiais.

Tal mensagem em nada ameaçava o domínio romano, mesmo porque, segundo os Evangelhos, Jesus sempre enfatizou que sua pregação nada tinha de política, que o reino a que se referia não era um reino terrestre.