Aula Do Dia 240708

Post on 07-Jul-2015

687 views 1 download

description

aula 2407

Transcript of Aula Do Dia 240708

Trabalho Trabalho VoluntárioVoluntário

VoluntárioVoluntário

Conhecer a história do trabalho Conhecer a história do trabalho voluntário é importante para que voluntário é importante para que possamos acompanhar a evolução possamos acompanhar a evolução deste conceito, que partiu de um deste conceito, que partiu de um caráter mais assistencialista voltado caráter mais assistencialista voltado para outro, principalmente, ao para outro, principalmente, ao exercício da cidadania. É a exercício da cidadania. É a identificação com este conceito identificação com este conceito atual que nos proporciona um atual que nos proporciona um trabalho mais assertivo e eficaz. trabalho mais assertivo e eficaz.

Que Trabalho é EsseQue Trabalho é Esse??

Um trabalho pelo qual não se recebe Um trabalho pelo qual não se recebe salário e muitas vezes nem o devido salário e muitas vezes nem o devido reconhecimento. Mesmo assim, reconhecimento. Mesmo assim, quem o realiza garante que é quem o realiza garante que é recompensador. Ser voluntário exige recompensador. Ser voluntário exige comprometimento, mas oferece comprometimento, mas oferece grandes alegrias, como a retribuição grandes alegrias, como a retribuição do carinho oferecido do carinho oferecido

O que é ser um voluntário?O que é ser um voluntário?

Voluntário é o cidadão que doa seu Voluntário é o cidadão que doa seu tempo, trabalho e talento, de tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse remunerada para causas de interesse social e comunitária. social e comunitária.

““O voluntariado nasce porque há uma O voluntariado nasce porque há uma necessidade de respostas perante situações necessidade de respostas perante situações de desigualdade e injustiça social”.de desigualdade e injustiça social”.

Voluntário na Inclusão Digital da Voluntário na Inclusão Digital da Terceira IdadeTerceira Idade

Voluntário nas atividades de Voluntário nas atividades de recreação e lazerrecreação e lazer

Sua função não é tapar buracos e Sua função não é tapar buracos e compensar carências. A ação compensar carências. A ação voluntária contribui para melhorar a voluntária contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade. qualidade de vida da comunidade.

Cada voluntário ao seu modoCada voluntário ao seu modo

Basta decidir ajudar, escolhendo uma Basta decidir ajudar, escolhendo uma forma de utilizar as aptidões de cada forma de utilizar as aptidões de cada um. Você pode dedicar algumas um. Você pode dedicar algumas horas por dia, mês ou por ano. A horas por dia, mês ou por ano. A atividade pode ser ocasional ou atividade pode ser ocasional ou rotineira. O importante é assumir o rotineira. O importante é assumir o compromisso com aquilo que se pode compromisso com aquilo que se pode cumprir. cumprir.

Ao nos preocuparmos com a sorte dos Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor.ser humano melhor.

Ainda temos que aprender muito Ainda temos que aprender muito

com eles!!!com eles!!!

Lei do Voluntariado, nº 9.608, de Lei do Voluntariado, nº 9.608, de 18/02/9818/02/98

Art. 1º - Considera-se serviço Art. 1º - Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive ou de assistência social, inclusive mutualidade. mutualidade.

Parágrafo único: O serviço Parágrafo único: O serviço voluntário não gera vínculo voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. previdenciária ou afim.

Art. 2º - O serviço voluntário será Art. 2º - O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições do constar o objeto e as condições do seu serviço.seu serviço.

Art. 3º - O prestador do serviço Art. 3º - O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que pelas despesas que comprovadamente realizar no comprovadamente realizar no desempenho das atividades desempenho das atividades voluntárias. Parágrafo único: As voluntárias. Parágrafo único: As despesas a serem ressarcidas despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário. prestado o serviço voluntário.

Art. 4º - Esta lei entra em vigor na Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. data de sua publicação.

Art. 5º - Revogam-se as disposições Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário. em contrário. – Brasília, 18 de fevereiro de 1998; 117 Brasília, 18 de fevereiro de 1998; 117

da Independência e 110 da República.da Independência e 110 da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Paulo Paiva

Oração do voluntariado: Oração do voluntariado:

"MESTRE, "MESTRE, A vida é um cenário de A vida é um cenário de nobres causas que visam nobres causas que visam a promoção humana. a promoção humana. Neste propósito, coloco-Neste propósito, coloco-me a serviço dedicando me a serviço dedicando um dia, um espaço, um dia, um espaço, algumas horas para atuar algumas horas para atuar como VOLUNTÁRIO. como VOLUNTÁRIO.

Abençoa esta iniciativa e também a de muitos Abençoa esta iniciativa e também a de muitos que não medem esforços para promover que não medem esforços para promover campanhas, criando recursos em defesa da campanhas, criando recursos em defesa da vida. Ofereço-te, Senhor, as sementes vida. Ofereço-te, Senhor, as sementes espalhadas, os gestos solidários, as espalhadas, os gestos solidários, as palavras de incentivo que apontam horizontes palavras de incentivo que apontam horizontes para exercer a cidadania. Ilumina-me para para exercer a cidadania. Ilumina-me para perseverar e servir com alegria nessa perseverar e servir com alegria nessa ação concreta. ação concreta.

É gratificante ser um voluntário, por isso anseio É gratificante ser um voluntário, por isso anseio e creio que surgiram novos colaboradores. e creio que surgiram novos colaboradores. Obrigado, Deus, por inspirar tantos exemplos Obrigado, Deus, por inspirar tantos exemplos maravilhosos na construção de um mundo mais maravilhosos na construção de um mundo mais justo e fraterno. Amém. "justo e fraterno. Amém. "

Ser Voluntário é Vida, é Amor, é Ser Voluntário é Vida, é Amor, é

Luz.Luz.

ReferênciasReferências

Meu Sonho Não Tem Fim® Meu Sonho Não Tem Fim®

•Portal do Voluntário ©.

Eliana