BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL. 1) Conceito de Cultura Organizacional; 2) Preceitos da...

Post on 18-Apr-2015

153 views 0 download

Transcript of BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL. 1) Conceito de Cultura Organizacional; 2) Preceitos da...

BANCO DO BRASIL 2013CULTURA ORGANIZACIONAL

BANCO DO BRASIL 2013CULTURA ORGANIZACIONAL

1) Conceito de Cultura Organizacional;2) Preceitos da Cultura Organizacional;3) Vantagens e Desvantagens da Cultura Organizacional;4) Características da Cultura Organizacional;5) Cultura Empresarial;6) Gestão da Sustentabilidade.

_ agrupamento de pessoas e de recursos;_ realização de atividades;_ alcançar objetivos comuns;_ razão de ser (MISSÃO).

RELAÇÃO estável entre:_ estratégias;_ decisões;_ atividades;_ recursos disponíveis.

1. CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

Para EDGAR SCHEIN, “[...] cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aqueles problemas” [...]

A socialização pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos aprendem a maneira de SER, FAZER e AGIR em uma sociedade, ou organização. Pode ser dividida em três estágios:1) Pré-chegada:2) Encontro:3) Metamorfose:

Para SCHEIN, as organizações desenvolvem suas próprias culturas por meio de 3 aspectos:a)Pela manutenção dos elementos da cultura que estão relacionados ao sucesso da organização;b)Pelo alinhamento de várias subculturas;c)Pela identificação e mudança dos elementos menos funcionais, à medida que as condições do ambiente externo mudam.

Para GEERT HOFSTEDE, cultura organizacional “pode ser definida como a programação coletiva da mente que distingue os membros de uma organização dos de outra”. Para ele, a cultura organizacional é:Holística:Determinada historicamente:Relacionada com os estudos de antropólogos:Construída socialmente:Difícil de mudar:

A cultura engloba:Estabilidade estrutural: reconhecimento como estável, compartilhada com os integrantes do grupo;Profundidade: parte inconsciente para o grupo, menos visível;Largura: é penetrante e influencia todos os aspectos de como a organização procede com suas atividades, seus vários ambientes e operações internas;Padrão ou integração: sugere que os rituais, o clima, os valores e os comportamentos estão ligados em um conjunto coerente. É a essência da cultura.

2. PRECEITOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.

VALORES

Ética e transparência; Compromisso com o desenvolvimento

das comunidades e do País; Responsabilidade socioambiental; Respeito ao consumidor; Excelência e especialização no

relacionamento com o cliente; Gestão participativa, decisão colegiada

e trabalho em equipe; Ascensão profissional baseada no

mérito; Marca como diferencial competitivo; Proatividade na gestão de riscos; Comprometimento com solidez,

rentabilidade, eficiência e inovação; Respeito à diversidade; Compromisso com os acionistas e a

sociedade.

VISÃO DE FUTURO

Sermos o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público, referência no exterior, o melhor banco para trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e responsabilidade socioambiental.

A cultura não é inata, e sim aprendida. Suas distintas facetas são inter-relacionadas. Ela é compartilhada. É composta de três dimensões interdependentes:

Para se conhecer uma cultura, é necessário diagnosticá-las de acordo com os diferentes níveis de seus elementos. O nível é o grau no qual o elemento cultural pode ser visível ao observador.

ASPECTOS FORMAIS: são facilmente perceptíveis. EX.: missão, valores, objetivos, políticas, organograma.

ASPECTOS INFORMAIS: relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas.

PRECEITOS

A) Normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho.

B) Tecnologia (instrumentos e processos utilizados): máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalho.

C) Caráter (manifestação dos indivíduos): participação, criatividade, grupos informais, medo, tensão, apatia, agressividade, comodismo.

3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA

CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional, no significado social e normativo, possibilita que um grupo se fortaleça ou se desintegre. Uma cultura forte é homogênea – os valores essenciais são intensamente atacados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores e quanto mais se comprometerem com eles, mais forte será a cultura.

1) Ajuda na resolução de problemas internos;2) Diminui conflitos e diferenças;3) Faz o controle da gestão;4) Desenvolve uma imagem positiva da

organização na mente de quem a conhece

1) Impedir que a empresa progrida, colocando obstáculos às mudanças, à diversidade, a fusões e a aquisições;

2) Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios;3) Tendência de subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes;4) Uso excessivo de jargão como disfarce de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.

4. CARACTERÍSTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

1) Inovação e tomada de risco:2) Atenção ao detalhe:3) Orientação resultado:4) Pessoas orientação:5) Orientação da equipe:6) Agressividade:7) Estabilidade:

5. CULTURA EMPRESARIAL

Cada empresa possui uma rede de interconexões muito característica. Essa rede liga pontos físicos de sua estrutura, como sua localização e a tecnologia com que fabrica seus produtos e serviços até pontos intangíveis, como a missão a que a empresa se propõe, a imagem que seus funcionários fazem dela, suas relações com seus fornecedores, clientes, etc.

FCC_BB 2013

6. SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.

NEGÓCIOS COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Implementar ações de apoio ao desenvolvimento sustentável;Financiar atividades de geração de trabalho e renda e de inclusão social;Financiar atividades e tecnologias ambientalmente adequadas.

PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E NEGOCIAIS COM RSA

Disseminar os princípios e fortalecer a cultura de RSA na Comunidade BB;Manter processos administrativos coerentes com os Princípios de RSA;Manter processos negociais coerentes com os Princípios de RSA;Fortalecer a interação com os públicos de relacionamento.

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira;Apoiar programas relacionados à consciência e preservação ambiental;Apoiar programas relacionados à defesa e à promoção dos direitos humanos;Captar recursos para apoiar ações vinculadas ao desenvolvimento social;Incentivar a atuação dos funcionários em trabalhos voluntários e ações sociais.