Brochura

Post on 07-Mar-2016

214 views 1 download

description

Até que surgiu a Garantia Mútua, aberta a novos desafios. A sua reduzida dimensão e a incapacidade de prestarem as garantias necessárias para obterem financiamento eram um obstáculo ao seu crescimento. Ou seja, as pequenas estavam condenadas a permanecer pequenas.

Transcript of Brochura

A sua reduzida dimensão e a incapacidade de prestarem as garantias necessárias para obterem financiamento eram um obstáculo ao seu crescimento. Ou seja, as pequenas estavam condenadas a permanecer pequenas.

O sistema nacional de Garantia Mútua arrancou em 1994, como uma experiência piloto protagonizada pela SPGM. Um projecto inovador porque, em vez do habitual cresça e apareça,veio dizer às PME: apareça e nós ajudámo-lo a crescer!

Lembra-se como era há 15 anos atrás?Quando as PME procuravam ajuda, muitas portas se fechavam.

Até que surgiu a Garantia Mútua, aberta a novos desafios.

Pessoas que tiveram o mesmo percurso, que passaram pelos mesmos problemas e que sabem que um apoio no momento decisivo pode fazer toda a diferença.A diferença entre ficar parado ou ir mais longe!

Esta postura deve-se em muito ao facto de sermos um sistema de cariz mutualista,

constituído por empresários que se unem para ajudar outros empresários.

através da prestação de uma garantia financeira forte e credível, em que a banca confia de imediato, já que o sistema é participado por entidades públicas,

pelas principais instituições de crédito nacionais, por associações empresariais e pela SPGM e a sua sustentabilidade é assegurada pelo Fundo de Contragarantia Mútuo.

Este é e sempre foi o grande objectivo do sistema nacional de Garantia Mútua:

facilitar às micro, pequenas e médias empresas portuguesas o acesso ao crédito,

Entidades Públicas: Instituições de Crédito:

Associações Empresariais:

Porque apostamos nas pequenas empresas que querem crescer. Nos empreendedores que querem fazer sair do papel os seus projectos. Nos agricultores que querem fazer o seu negócio dar frutos.Nos estudantes que querem aprender a construir um futuro melhor.

Uma parceria público/privada que se tem revelado um sucesso!

Porque acreditamos em quem acredita no projecto que tem em mãos.

Porto Braga

Aveiro

Viseu

Coimbra

Leiria

Santarém

Lisboa

Funchal

Albufeira

Porque, depois do sucesso alcançado pela experiência piloto, era essencial dar um novo

passo: ficar mais perto das empresas portuguesas para as ajudar a irem mais longe!

Foi para nos aproximarmos de todos eles que criámos, em 2003, as primeiras

Sociedades de Garantia Mútua:

a Garval, a Lisgarante ea Norgarante.

que é de âmbito nacional e se dedica ao sector agro-florestal, cuja importância é estratégica para a economia portuguesa.

Em 2007, criámos a nossa quarta Sociedade de Garantia Mútua: a Agrogarante,

prestando-lhes todas as garantias necessárias para se desenvolverem,para inovarem, para se internacionalizarem e para superarem obstáculos nos piores momentos.

Garantia a Empréstimos, que permite obter crédito junto das instituições bancárias em melhores condições de preço e prazo.Garantia de Bom Pagamento, que assegura o cumprimento dos compromissos de pagamento assumidos perante fornecedores e outras entidades.Garantia de Boa Execução, que assegura o cumprimento e boa execução dos contratos celebrados com clientes ou organismos públicos.Garantia a Sistemas de Incentivos, requerida no âmbito de programas de apoio às empresas e que torna possível o recebimento antecipado de incentivos e outros apoios públicos.Garantia a Estudantes, que permite o financiamento de cursos do ensino superior e pós-graduações.

Nestes 15 anos, ajudámos milhares de empresas a voar mais alto,

Entre outras medidas, participámos activamente na concepção e implementação de linhas de crédito específicas com Garantia Mútua, em especial as linhas PME Investe, que surgem para apoiar as PME a curto prazo, ao nível do reforço do fundo de maneio e em operações de investimento.

Ao longo dos nossos 15 anos de actividade, orgulhamo-nos de procurar sempre

Recentemente, a Garantia Mútua tem procurado uma saída para a crise económica.

novas formas de ajudar as PMEa seguirem em frente: rumo ao sucesso!

Empresas Mutualistas: 1600 Carteira de Garantias: 1750 Valor Global de Garantias: 150 milhões de euros Valor dos Financiamentos: 411 milhões de euros Valor dos Investimentos: 450 milhões de euros Postos de Trabalho: 15489

Demos novos horizontes ao sector do turismo.

Empresas Mutualistas: 3300 Carteira de Garantias: 6500 Valor Global de Garantias: 300 milhões de euros Valor dos Financiamentos: 458 milhões de euros Valor dos Investimentos: 500 milhões de euros Postos de Trabalho: 31911

Demos mais solidez ao sector da construção.

Empresas Mutualistas: 6000 Carteira de Garantias: 11000 Valor Global de Garantias: 1400 milhões de euros Valor dos Financiamentos: 3797 milhões de euros Valor dos Investimentos: 3600 milhões de euros Postos de Trabalho: 124965

Demos mais dinamismo à indústria.

Empresas Mutualistas: 12000 Carteira de Garantias: 14500 Valor Global de Garantias: 1100 milhões de euros Valor dos Financiamentos: 1782 milhões de euros Valor dos Investimentos: 1800 milhões de euros Postos de Trabalho: 76426

Demos mais vida ao

comércio.

Empresas Mutualistas: 250 Carteira de Garantias: 250 Valor Global de Garantias: 50 milhões de euros Valor dos Financiamentos: 115 milhões de euros Valor dos Investimentos: 150 milhões de euros Postos de Trabalho: 1409

Demos mais vigor à agricultura.

Demos mais vigor à agricultura.

E quando dizemos milhares são mesmo milhares!

Demos muito e recebemos muito em troca:

vimos milhares de empresas a colher frutos dos seus investimentos.

Actualmente, o sistema nacional de Garantia Mútua conta com uma carteira de quase 50000 garantias, num valor global de garantias emitidas que já supera os 3500 milhões de euros.

Estas garantias permitiram a cerca de 35000 empresas obterem financiamentos superiores a 6500 milhões de euros junto do sistema financeiro, para concretizarem investimentos de mais de 7000 milhões de euros e criarem ou manterem mais de 250000 postos de trabalho.

Muito em breve teremos uma carteira de garantias no valor próximo de 3000 milhões de euros e mais de 40000 empresas mutualistas, ou seja, mais de 10% das empresas portuguesas estarão associadas à Garantia Mútua.

estão muitos empreendedores

e empresas que ajudamosa subir na vida.

Mas o que mais nos orgulha é que, por trás destes números,

A atingir novas metas. A vencer novos desafios.

Não nos limitamos a conceder as garantias necessárias... Ajudamos a direccionar da forma mais viável os projectos. Ajudamos a transformar as adversidades em oportunidades.

Porque a nossa experiência ao longo destes 15 anos faz-nos acreditar que

E trabalhamos ao lado das PME para que isso aconteça!

Acima de tudo, somos um parceiro com que as PME podem contar nos bons e nos maus momentos.

depois da tempestade vem sempre a bonança.

que representa actualmente mais de 30 instituições de garantia mútua e serve mais de 2,5 milhões de PME por toda a Europa.

Foi esta confiança no futuro e a nossa eficácia internacionalmente reconhecida que nos levou a assumir, desde 2008, a presidência da

AECM - Associação Europeia de Garantia Mútua

Por unir a solidez do nosso sistema ao dinamismo da nossa equipa. Por unir a capacidade de estar perto das PME com a vontade de as levar mais longe.

O sistema português de Garantia Mútua é um exemplo a nível europeu.

Porque há 15 anos que nos distinguimos por unir o rigor à capacidade de inovar.

Tão sólida como sempre e mais dinâmica e moderna do que nunca.

E foram estes valores que deram forma à nossa nova identidade corporativa.

Rua Prof. Mota Pinto, 42 F2º andar, salas 205 a 207

4100-353 Porto tel.: 22 616 52 80fax: 22 616 52 89spgm@spgm.pt

www.spgm.pt