Caminhadas de universitários de origem popular

Post on 25-Jul-2015

93 views 1 download

Transcript of Caminhadas de universitários de origem popular

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET CONEXÕES DOS SABERES ACESSO PERMANENCIA E POS-PERMANENCIA NA UFRB – PET CAMINHADAS

RESUMO DO LIVRO CAMINHADAS DE UNIVERSITÁRIOS DE ORIGEM POPULAR

CRUZ DAS ALMAS FEVEREIRO 2013

INICIO

MIRIAM FELICIANO DE BARROS

GRADUANDA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

BOLSISTA DO PET CONEXÕES DE SABERES – ACESSO PERMANENCIA E PÓS- PERMANENCIA NA UFRB - PET CAMINHADA

TUTORA – RITA DE CASSIA PEREIRA DIAS ALVES

INÍCIO

Caminhadas de universitários de origem popular: UNIRIO/ organizado por, Ana Inês Souza, Jorge Luiz Barbosa, Jailson de Souza Silva. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão, 2009. 212 p.

INÍCIO

O país tem enfrentado vários desafios, principalmente na educação, pois a mesma é o tripé fundamental para que o país cresça social e economicamente, onde se busca minimizar as desigualdades, fortalecer a democracia e trazer mais qualidade ao ensino superior.

APRESENTAÇÃO

O Livro

Apresenta relatos de experiências de jovens de origem popular, bolsistas do Programa Conexões de Saberes, que é um dos programas do MEC, mostrando a importância do programa na luta contra as desigualdades, principalmente na educação, na promoção do auto desenvolvimento e como o jovem pode se tornar autor do seu próprio roteiro.

O LIVRO

Através de publicações dessa natureza, busca-se expandir as ações que promovam o fortalecimento e a excelência na educação, a justiça social, uma universidade realmente democrática.

O CONEXÕES DE SABERES

Conexão significa integração, dialogo, conhecimento.

O programa foi criado em dezembro de 2004, a partir da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), que tem grande representatividade na evolução e expansão a nível nacional. Inicialmente criou-se uma rede de estudantes de graduação em cinco universidades pelo país, mas o numero foi crescendo e já ultrapassam 33 universidades vinculadas ao programa, este livro é o marco dos objetivos do programa segundo autores do livro, que enfatiza que os estudantes terão vez e voz, para ampliar conhecimentos e dá visibilidade a universidade e outros espaços

CONEXÕES DE SABERES

O Conexões tem como objetivo integrar o saber erudito e o saber popular na produção do conhecimento, na perspectiva inclusiva do reencontro do jovem de origem popular com a escola pública.

UNIRIO

A UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro entra no Conexões de Saberes em 2006, através de uma parceria com o Programa Escola Aberta (UNESCO/MEC), levando ações de extensão à escolas públicas da periferia de vários municípios do Rio, com atuações em 41 escolas desses municípios, em que, só existia uma escola em muitos desses lugares.

VISÃO DO LIVRO

A escola pública sempre foi vista pela sociedade como um espaço precário, sem qualidade, estrutura falida e quais as ações propostas para mudar esse quadro de decadência?

INSERÇÃO

Hoje através da ampliação das universidades as formas de acesso e os programas que estão sendo desenvolvidos pelo governo, a melhoria da educação nas escolas públicas de nível fundamental e médio visam tornar esses, espaços privilegiados para ampliação da educação. Principalmente, inserir as classes c; d; e, ou seja estudantes de origem popular.

AS CAMINHADAS

Foram inúmeras caminhadas no decorrer da leitura, tantas histórias, tantas superações que nos leva a perceber a importância que o jovem dar para o ensino, a valorização da universidade, os sacrifícios necessários para um futuro melhor, a certeza que ele tem de que vai vencer através da educação, embora a sociedade pense em assistencialismo, o jovem pensa em oportunidade.

CONCLUSÃO

O livro faz com que o leitor entre na vida do outro através de cada relato autobiográfico, reflita sobre si, entenda as dinâmicas do “ser estudante universitário e do ser conexista”, é uma viagem no conhecimento de uma classe que não quer simplesmente ser mais um no meio da multidão ele quer ser o diferencial desta multidão.