CG125/82/MP/397821P/cor - honda.com.br · Suspensão Dianteira Pressão do Pneu Dianteiro (frio)...

Post on 30-Nov-2018

213 views 0 download

Transcript of CG125/82/MP/397821P/cor - honda.com.br · Suspensão Dianteira Pressão do Pneu Dianteiro (frio)...

251

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

USE CAPACETE

A MAIOR FABRICANTE MUNDIAL DE MOTOCICLETAS

HONDA MOTOR DO BRASIL LTDA. Cx. Postal 6586 - SP

MP397821PA400008204

IMPRESSO NO BRASIL

1

PREFÁCIO

Este manual é um guia prático de como tratar a moto HONDAque você acaba de adquirir.Ele contém todas as instruções básicas para cuidar de sua moto,desde a inspeção diária, até a manutenção e como conduzi-lacorretamente no trânsito.Sua moto Honda é uma verdadeira máquina de precisão. E comotoda máquina de precisão, ela necessita de cuidados especiaispara que mantenha em suas mãos o funcionamento tão perfeito,como aquele apresentado ao sair da fábrica da honda.Seu Revendedor Autorizado Honda terá a maior satisfação emajudá-lo a manter e conservar a sua moto.Ele está preparado para oferecer a você toda a assistência técnicanecessária, com pessoal treinado pela fábrica.O que a Honda deseja é que sua moto possa lhe render omáximo em economia, desempenho, emoção e prazer.

HONDA MOTOR DO BRASIL LTDA.

Inspeção antes do uso diário........................................................... 3Controles e instrumentos................................................................. 4Funcionando o motor....................................................................... 5Conduzindo a motocicleta ............................................................... 6Desligando a motocicleta................................................................. 7

Manutenção– Nível de óleo .................................................................................. 8– Nível da solução da bateria .......................................................... 8– Freios .............................................................................................. 9– Corrente de transmissão............................................................... 10– Embreagem .................................................................................... 11– Troca de óleo do motor................................................................. 12– Folga das válvulas ......................................................................... 13– Vela de ignição............................................................................... 14– Abertura do platinado e ponto de ignição .................................. 14– Filtro de ar ...................................................................................... 15– Regulagem do carburador ............................................................ 16– Regulagem do cabo do aceledor ................................................. 17– Remoção das rodas ....................................................................... 17Especificações ................................................................................... 19Esquema do circuito elétrico ........................................................... 20

2

PREFÁCIOÍndice

Os itens abaixo descritos devem ser verificados diariamente:

3

PREFÁCIOInspeção antes do uso diário

Gasolina – Verificar se aquantidade é suficientepara o percurso.NUNCA MISTURAR ÓLEOÀ GASOLINA.

Folga daEmbreagem

Folga do FreioDianteiro

Funcionamento daSuspensão Dianteira

Pressão do PneuDianteiro (frio)

Folga do FreioTraseiro

Nível de Óleodo MotorPressão doPneu

Traseiro (frio)

2,0 Kgf/cm2 (28 psi)2,25 Kgf/cm2 (32 psi)para 2 pessoas

1,75 Kgf/cm2 (25 psi)A mesma para2 pessoas

4

PREFÁCIO

Interruptor do farolPosicionar o interruptor no pontovermelho para manter o farolapagado. A posição “L” acende ofarol baixo e a posição “H” ofarol alto.

Interruptor das sinaleirasA posição “R” aciona assinaleiras do lado direito e aposição “L” as do lado

Controles e instrumentos

5

PREFÁCIO

1. Posicionar a torneira do tanquede gasolina na posição “ON”.

2. Posicionar a chave de igniçãona posição “ON”. Verificar se oindicador do neutro estárealmente aceso.

3. Girar levemente a manopla doacelerador no sentido indicado, eacionar o pedal de partida comum movimento rápido econtínuo. Caso seja necessário,repita a operação até que omotor entre e funcionamento.

4. Quando o motor estivercompletamente frio, acionar oafogador antes de dar a partida.Retorná-lo à posição inicialgradativamente, à medida que omotor se aquece.

Funcionando o motor

Durante os primeiros 1000 km não ultrapassar7000 RPM em nenhuma das marchas.

Acione a embreagem eengrene a 1ª marcha.Acelerar suavemente o motor esolte gradativamente aembreagem.À medida que a motocicleta forganhando velocidade,engrenar as marchas. A posição relativa das marchasestá esquematizada nas figurasao lado. Ao mudar as marchas,deve-se sempre retornar oacelerador e acionar aembreagem.

Para o máximo rendimento edurabilidade do motor, nuncapermitir que o ponteiro doconta-giros ultrapasse o inícioda FAIXA VERMELHA.

Frengens seguras- Utilizar o freio motor sempreque possível, engrenandoprogressivamente as marchasmais reduzidas.- Para maior eficiência esegurança, acionarsimultaneamente os freiosdianteiro e traseiro.

6

PREFÁCIOConduzindo a motocicleta

7

PREFÁCIO

Desligar o interruptor principalposicionando a chave em “OFF”.

Fechar a torneira do tanque degasolina (Posição “OFF”).

Para travar o guidão, basta virarao máximo para a esquerda egirar a chave 180° (1/2 volta).

Trava do capacete1. Para abrir, girar a chave para a

direita.2. Encaixar a fivela do capacete

no pino e pressionar o botão.

Desligando a motocicleta

8

PREFÁCIO

• Nível de óleoO nível de óleo deve estarsempre entre as referências“MÁXIMO” e “MÍNIMO”.Para medir o nível comexatidão, NÃO se deverosquear a vareta.

Obs.: - Essa verificação só deve ser realizada com o tor desligadoe a motocicleta apoiada no cavalete central, em local plano.Utilizar somente óleo de 1ª qualidade, classificação API-SE,muliviscoso (20 W - 40 ou 20 W - 50 ou 15 W - 50)Óleo recomendado: Mobil Super Moto - 4 T

• Nível da solução dabateriaO nível ideal para asolução está situado entreas referências “MÁXIMO”e “MÍNIMO”, gravadas nabateria.Caso o nível esteja baixo,basta remover as tampas eadicionar ÁGUADESTILADA.Obs.: O fusível é encaixadona borracha de fixaçãolateral da bateria.

Manutenção

9

PREFÁCIO

Freio DianteiroA folga correta do freio dianteiro é de 10 a 20 mm, medida na extremidade da alavanca.

Manutenção

Freio TraseiroA folga correta do freio traseiro é de 20 a 30 mm, medida na extremidade do pedal. Para ajustar, basta girar a porca de ajuste no sentido desejado.

10

PREFÁCIO

• Corrente de transmissãoAjusteA folga correta é deaproximadamente 20 mm.Medida na parte centralinferior.1. Remover a cupilha.2. Soltar a porca-castelo.3. Girar as porcas de

ajuste.4. Verificar se as

referências dosajustadores estãoigualmente posicionadasde ambos os lados.

5. Reapertar a porca-castelo.

6. Instalar e dobre acupilha.

Importante:• Reajustar o freio traseirosempre que remover aroda traseira.• Substituir a cupilha aotornar a montar.• Caso seja necessáriodesmontar a corrente,atenção ao instalar a travade retenção.

Manutenção

11

PREFÁCIO

Lubrificação:Lubrificar periodicamente acorrente.Óleo recomendado:Mobil Chain Lube.

Manutenção

• EmbreagemA folga correta da alavanca deembreagem é de 10 a 20 mm.

Para ajustar, basta girar um dosajustadores (existem 2, um juntoà alavanca e o outro junto aomotor).Obs.: Para utilizar o ajustadorsuperior é necessário soltar acontraporca.

12

PREFÁCIO

• Troca de óleo do motorPara facilitar o escoamento doóleo, realizar a troca com o motoraquecido.

1. Remova a tampa do bocal deabastecimento de óleo.

2. Remova o bujão de drenagem.

3. Terminado o escoamento,recolocar o bujão de drenagem eabastecer com 1 litro de óleo.

• Utilizar somente óleo de 1ªqualidade, classificação API-SE,multiviscoso (20W-40, 20W-50 ou15W-50).Óleo recomendado: Mobil SuperMoto - 4 T.

4. Verificar o nível da vareta apósfuncionar o motor poraproximadamente 2 minutos.

Limpeza da tela do filtro deóleo.1. Remover o bujão lateral.2. Remover a mola e a tela.Limpe as peças com solvente etornar a montar.

Manutenção

13

PREFÁCIO

• Folga das válvulasO ajuste da folga das válvulassomente deve ser realizado como motor frio.

1. Remover a tampa do cabeçotee a tampa lateral direita do motor.

2. Girar o rotor no sentido anti-horário até alinhar a marca “T”com a referência fixa.Verificar se ambas as válvulasestão completamente fechadas,isto é, com folga entre a haste e obalancim (em caso negativo, gireo rotor mais uma volta completa).

3. Verificar a folga com ocalibrador de lâminas.Folga correta: 0,08 mm.

4. Para ajustar, soltar a contra-porca e girar o parafuso deajuste.

Manutenção

14

PREFÁCIO

• Vela de igniçãoVerificar se a vela não está comdepósito excessivo de carvão.Para limpar (caso não se consigao aparelho especial), utilizar umobjeto metálico pontiagudo, lavarcom solvente e secar com umpano.A abertura correta entre eletrodosé de 0,6 a 0,7 mm.

• Abertura dos platinados eponto de ignição1. Inicialmente verificar e corrigiro estado dos contatos doplatinado, substituindo-o seestiver excessivamente gasto oufurado.2. Girar o rotor no sentido anti-horário, até obter a aberturamáxima dos contatos.Verificar a abertura.Valor correto: 0,3 a 0,4 mm.3. Para ajustar, soltar o parafusode fixação e mover a base doplatinado, com o auxílio de umachave de fenda.

Manutenção

15

PREFÁCIO

Concluída a regulagem daabertura, verificar o ponto deignição (ao coincidir a marca “F”com a referência fixa, o platinadodeve iniciar sua abertura).

• Filtro de ar1. Remover a tampa lateraldireita.2. Remover as duas porcas defixação da tampa do filtro.3. Puxar o grampo de fixação.4. Remover os elementos e lavá-los com solvente limpo. Deixarsecar completamente.5. Embeber os elementos emóleo (para motor outransmissão). Espremer pararemover o excesso e tornar amontar.

Manutenção

• Regulagem do carburador1. Fechar completamente oparafuso de ar (1), e tornar aabrir 2 1 /2 de volta.2. Aquecer o motor. Girar oparafuso de aceleração (2) atéobter a mínima rotaçãopossível.3. Girar vagarosamente oparafuso de ar para a direita ouesquerda, até obter a máxima emais estável rotação.4. Reajustar a rotação demarcha lenta com o parafusode aceleração, se necessário.Rotação de marcha lenta: 1200a 1400 rpm.

16

PREFÁCIO

SISTEMA ECCOSua moto está equipada com o novo sistema de economia decombustível. O carburador foi modificado com a introdução de uma bombainjetora de combustível que funciona somente nas acelerações.O Sistema Ecco deixa este modelo ainda mais econômico e comuma melhor resposta nas acelerações rápidas.

Manutenção

1 – Parafuso de Ar

2 – Parafuso de AceleraçãoA – Aumenta a RotaçãoB – Diminui a Rotação

ATENÇÃO: Não acione o acelerador com o motor desligado,pois a quantidade de combustível injetado pode afogá-lo. Paraconseguir maior economia, acelere gradativamente emantenha sempre que possível uma velocidade constante.

17

PREFÁCIO

• Regulagem do cabo doacelerador1. Girar o ajustador do cabo atéobter a folga correta da manopla,que é de 10 a 15°.

• Remoção das rodasTraseira1. Remover a porca de ajuste edesencaixar a haste do freio.2. Soltar o braço de ancoragemdo freio.3. Soltar a porca de ajuste dacorrente.4. Remover a cupilha e a porca-castelo.5. Puxar lateralmente o eixo.Obs.: Durante a montagem, nãoesquecer o espaçador lateralesquerdo da roda.

Manutenção

18

PREFÁCIO

Dianteira1. Remover a cupilha e a porca-castelo.2. Puxar o eixo lateralmente eremover a roda.Obs.: Durante a montagem, nãoesquecer o espaçador lateralesquerdo da roda.Obs.: mesmo sistema para freio atambor e a disco.

Manutenção

19

PREFÁCIOEspecificações

20

Esquema do Circuito Elétrico

251

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

USE CAPACETE

A MAIOR FABRICANTE MUNDIAL DE MOTOCICLETAS

HONDA MOTOR DO BRASIL LTDA. Cx. Postal 6586 - SP

MP397821PA400008204

IMPRESSO NO BRASIL