Ciência e cotidiano: uma combinação possível

Post on 05-Jun-2015

277 views 0 download

description

A comunicação é uma das formas de levar a ciência para fora dos laboratórios. Pesquisas científicas não são mais vistas pelos repórteres especializados como verdades absolutas

Transcript of Ciência e cotidiano: uma combinação possível

Ciência e cotidiano: Ciência e cotidiano: uma combinação uma combinação

possívelpossível

Por: Isabela PimentelPor: Isabela PimentelJornalista, especializada em Jornalista, especializada em

Comunicação Integrada pela ESPMComunicação Integrada pela ESPMAtua na área de saúdeAtua na área de saúde

Conceito de ciênciaConceito de ciência

►A ciência representa o desejo humano A ciência representa o desejo humano de busca do conhecimento.de busca do conhecimento.

►Ela é fruto da Ela é fruto da observação, da observação, da indagação, do esforço e da pesquisa. indagação, do esforço e da pesquisa.

►É a atividade de pesquisa e produção É a atividade de pesquisa e produção de conhecimento em dada área do de conhecimento em dada área do saber. saber.

Além do laboratórioAlém do laboratório

►Após a produção científica, sua Após a produção científica, sua transformação em artigo e avaliação transformação em artigo e avaliação entre os pares, é hora de publicizar a entre os pares, é hora de publicizar a ciênciaciência

►A comunicação é uma das formas de A comunicação é uma das formas de levar a ciência para fora dos levar a ciência para fora dos laboratórios.laboratórios.

Desencontros entre ciência e Desencontros entre ciência e jornalismo jornalismo

►A pesquisa científica é em geral muito A pesquisa científica é em geral muito longa; seus resultados só aparecem longa; seus resultados só aparecem depois de meses ou anos de trabalho.depois de meses ou anos de trabalho.

► A apuração jornalística é rápida e A apuração jornalística é rápida e quase frenética e, mesmo no caso de quase frenética e, mesmo no caso de veículos cuja periodicidade é mais veículos cuja periodicidade é mais espaçada, tudo deve estar pronto em espaçada, tudo deve estar pronto em semanas, no máximo. semanas, no máximo.

Carlos Eduardo Lins da SilvaCarlos Eduardo Lins da Silva

Combinação possívelCombinação possível

►Ciência na atualidade é vista sob Ciência na atualidade é vista sob perspectiva ampliada, não é mais fruto perspectiva ampliada, não é mais fruto da pesquisa de um único cientista, é da pesquisa de um único cientista, é uma construção histórica e social. uma construção histórica e social.

►Comunicação dá espaço cada vez Comunicação dá espaço cada vez maior à ciência como forma de maior à ciência como forma de exercício da cidadania. exercício da cidadania.

Ciência no cotidianoCiência no cotidiano

► Pesquisas científicas não são mais Pesquisas científicas não são mais vistas pelos repórteres especializados vistas pelos repórteres especializados como verdades absolutas;como verdades absolutas;

►Mais espaços para visões humanizadas Mais espaços para visões humanizadas da ciência = narrativas humanas;da ciência = narrativas humanas;

►Atrás do cientista, há um homem, uma Atrás do cientista, há um homem, uma história e uma visão de mundo;história e uma visão de mundo;

►Descoberta não é o foco e sim como Descoberta não é o foco e sim como impacta na vida das pessoas. impacta na vida das pessoas.

DesafiosDesafios

►Maior difusão de pesquisasMaior difusão de pesquisas►Crescimento da mídia especializadaCrescimento da mídia especializada►Fragmentação da informaçãoFragmentação da informação►VelocidadeVelocidade► Novas mídiasNovas mídias

PanoramaPanorama

► ““Nada adianta, por exemplo, ser o veículo Nada adianta, por exemplo, ser o veículo mais veloz, se a informação divulgada está mais veloz, se a informação divulgada está equivocada. Mais importante do que a equivocada. Mais importante do que a agilidade é a qualidade da notícia veiculada. agilidade é a qualidade da notícia veiculada. Evitar a ‘pasteurização’, em que um tema é Evitar a ‘pasteurização’, em que um tema é tratado sempre a partir dos mesmos tratado sempre a partir dos mesmos enfoques, é fundamental para se destacar e enfoques, é fundamental para se destacar e fugir de reportagens pouco analíticas”.fugir de reportagens pouco analíticas”.

Alicia Ivanissevich, editora da Alicia Ivanissevich, editora da

revista revista Ciência HojeCiência Hoje

Cuidados necessáriosCuidados necessários

►Segundo Ivanissevich, é necessário não Segundo Ivanissevich, é necessário não apenas mostrar os resultados de apenas mostrar os resultados de sucesso, mas também o processo de sucesso, mas também o processo de produção da ciência, com seus erros e produção da ciência, com seus erros e acertos. Além disso, é preciso evitar acertos. Além disso, é preciso evitar notas superficiais sobre estudos pouco notas superficiais sobre estudos pouco significativos e dar preferência a significativos e dar preferência a matérias investigativas, narrativas e matérias investigativas, narrativas e interpretativas. interpretativas.

Fonte: Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/10/jornalismo-de-ciencia-desafiadohttp://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/10/jornalismo-de-ciencia-desafiado

Olhos bem abertosOlhos bem abertos

►Nem toda pesquisa é bem sucedida, o Nem toda pesquisa é bem sucedida, o repórter deve confrontar visões e repórter deve confrontar visões e perspectivas e não mostrar apenas o perspectivas e não mostrar apenas o “lado bom” da ciência.“lado bom” da ciência.

►  ” ”Também tarefa do jornalista Também tarefa do jornalista compartilhar essas controvérsias com compartilhar essas controvérsias com o leitor”. o leitor”.

Bernardo Esteves, da revistaBernardo Esteves, da revistaPiauíPiauí    

Dúvidas, críticas ou sugestões?Dúvidas, críticas ou sugestões?

É só enviar email para É só enviar email para

isabeladpimentel@gmail.comisabeladpimentel@gmail.com