Colégio Presbiteriano Mackenzie Os destaques no Ensino Médio · formato do Show do Milhão –...

Post on 13-Dec-2018

218 views 0 download

Transcript of Colégio Presbiteriano Mackenzie Os destaques no Ensino Médio · formato do Show do Milhão –...

Consciência e iniciativa foramos traços marcantes dos alu-nos do Ensino Médio do Co-

légio Presbiteriano Mackenzie duran-te o ano de 2001. No segundo semes-tre, várias atividades envolveram alu-nos, pais e professores, estimulando oaprendizado e desenvolvendo víncu-los que jamais serão esque-cidos. Para a professo-ra Suely Teresinhade Araújo Domin-gues, orientadorapedagógica doEM, o que maischamou a atençãodurante as ativida-des desenvolvidasfoi a dedicação dosalunos tanto na elaboraçãoquanto na apresentação dos traba-lhos.“O alto nível revelado foi a maiorprova de que, com criatividade eorientação adequadas, os alunos con-seguem desenvolver projetos que osqualificam a enfrentar o mercadocompetitivo.” Veja, a seguir, algumasdas atividades que marcaram o ano.

Semana Mundial

da Amamentação

● O evento, organizado pela Materni-dade Pró-Matre Paulista, aconteceuna primeira semana de outubro de

Mackenzie 19

que as crianças cresçam fisica-mente saudáveis, bem ajustadas doponto de vista psicológico tantoemocional quanto afetivamente.

● Na primeira reunião da Comissãode Aleitamento Materno com repre-sentantes dos colégios, concluiu-seque os alunos participariam comredações e mandalas, enfocando otema proposto. Prêmio ao vence-dor: viagem a um Estado do Brasil,com direito a acompanhante.

● Os alunos do Mackenzie,matricula-dos no primeiro ano, fizeram asmandalas durante as aulas de Artes.Orientados pela professora ThelmaLuíza Fantini Nieto, ouviram sobrearte medieval, com apresentaçãode vitrais e rosáceas, relacionando-as com mandalas, através da His-tória das Civilizações. Além disso,aprenderam um pouco mais sobreprocessos geométricos para a cons-trução de polígonos estrelados. “Aprofessora Thelma encarou a pro-

C o l é g i o P r e s b i t e r i a n o M a c k e n z i e

Os destaques noEnsino Médio

Resumo de projetosdesenvolvidos, que marcaram o ano de 2001

Mackenzie18

2001 – de 1o a 7 .Na realidade, a se-mana marcou o encerramento dasatividades que começaram emagosto, com premiação dos que sedestacaram nas atividades, e aulasdirecionadas para o tema “Comu-nicação e Aleitamento Materno”.

Participaram os colégios Arquidio-cesano, Marista, Nossa Senhora daGlória, Palmares e PresbiterianoMackenzie. O principal objetivo doevento foi conscientizar os adoles-centes sobre a importância da ama-mentação, uma vez que ela permite

Equipe de médicos e funcionários

do Hospital Pró-Matre Paulista

homenageia o mackenzista

Bruno, criador da mandala campeã.

Bruno (em primeiro plano) desenhou a mandala vencedora (destaque, à esquerda).

As outras nove menores também foram feitas por alunos do Mackenzie.

posta com paixão, o que contri-buiu para o ótimo resultado dostrabalhos”, explica a professoraSuely. Na opinião dos organizado-res, as dez melhores mandalas en-viadas pelos alunos do Mackenzieestavam acima da média das de-mais. A ganhadora foi a do alunoBruno Cannavale Atra, que expres-sou o símbolo do amor nas diver-sas linguagens da cultura de ou-tros povos, inseridos num contex-to de universo.

● As redações foram feitas pelos alu-nos do segundo ano.As dez melho-res do Mackenzie foram escolhidase a vencedora foi a da aluna AnaLuiza Gallo – um acróstico sobre otema – que recebeu,como prêmio,um relógio Swatch.

● Venceu o concurso Pró-Matre deredação um aluno do Colégio Ar-quidiocesano.

● No dia da premiação, a Pró-Matreorganizou debate aberto aos alu-nos do Ensino Médio, com profis-sionais que participaram e respon-deram a perguntas, dissipando dú-vidas sobre os temas.“Eles queremque os adolescentes compreen-dam a importância do aleitamentomaterno na melhoria da qualidadede vida das pessoas”, conclui Suely.

Dia do Professor tem festa

● Os alunos tiveram a iniciativa deorganizar festa surpresa para osprofessores.“Como temos dez tur-mas de primeiro ano, foi impossí-vel envolver todas elas.A que maisacabou se destacando foi a do 1o

B3”, explica Suely.● Durante um mês, eles filmaram os

professores em diversas situações– chegando ao Mackenzie, no

Julia Mollo Tavares Beatriz Gioso

Bruno Nunes Lapa Bruna Fuzette Letícia Bonetri Vargas Nathaly Franzosi Pietra Perez Buchain

Diego Bernardo Bruno Lencioni

Mackenzie 21

miliares dos alunos – umevento aberto ao público.Alunos de toda a educaçãobásica, desde o EnsinoFundamental até o Médio,desenvolveram projetos emdiversas disciplinas.

Trabalhos do Ensino Médio

● Projeto de Matemática, orga-nizado pelo professor The-reziano Luiz do Prado juntocom os alunos. A atividade,gostosa e descontraída,crioutrabalho de multimídia noformato do Show do Milhão– com perguntas respondi-das por alunos e seus pais.

● Os professores de Portu-guês e História dos 2os anosfizeram trabalho em con-junto. A área de Históriamostrou o período da colo-nização e os alunos fizeram um jor-nal de época. A área de Portuguêsajudou na elaboração do jornal,feito em multimídia.

● A professora de Sociologia,Ana LúciaPozo, desenvolveu com os alunosmaneiras de ensinar a crianças ca-rentes como construir jogos lúdicos.

● O laboratório de Química doMackenzie colocou alunos à dispo-sição dos visitantes para mostraremcomo são feitos os xampus, seus

componentes e o processo de fa-bricação. No final da apresentação,os visitantes ganharam amostrasgrátis, com direito à escolha da es-sência.Outro grupo ensinava o pro-cesso de fabricação de espelhos,com todos os componentes e rea-ções químicas.

● Em Física, fez-se a apresentação do

Sistema Solar em multimídia.Os alunos dos 1º anos,de aven-tal e microfone na lapela,mos-travam o Sistema Solar e as ca-racterísticas de cada planeta.● Também na área de Física,alunos dos 2os anos construí-ram uma luneta para que osvisitantes pudessem observarprédios, árvores, até mesmopedrinhas de terrenos umpouco mais afastados.● Alunos dos 1os anos fize-ram trabalho envolvendo asáreas de Geografia e de Físi-ca. Pela observação de tem-peraturas,umidade e pressão,fez-se investigação científicaem diversas áreas da GrandeSão Paulo, utilizando diversosdispositivos tecnológicos.Gráficos foram construídos eanalisados, estabelecendo re-

lações entre as principais variáveis(hora/pressão/temperatura), nacomposição do tempo.

● Em Artes e História os alunos fize-ram um trabalho sobre leis – é bomlembrar que, no início da históriadas civilizações,muitas informaçõeseram apenas desenhadas,pois aindanão existia a escrita.Muitas informa-ções a respeito das leis de diversospovos somente são conhecidas gra-ças a desenhos encontrados.

C o l é g i o P r e s b i t e r i a n o M a c k e n z i e

Mackenzie20

intervalo das aulas, com pressa,pegando material no armário.Anotaram os equipamentos que osalunos levaram, registrarammomentos e fizeram entrevistascom perguntas curtas e incisivas –“Vale a pena ser professor?” “Sevoltassem no tempo seriam denovo professores?”–, além de entre-vistas com colegas para saber aopinião deles a respeito da pro-fissão de professor e de outras.

● Em 16 de outubro, dia da apresen-tação, o auditório Rui Barbosa rece-beu os alunos dos primeiros anos,

professores, as equipes técnicas detodas as unidades – desde a Educa-ção Infantil até o Ensino Médio –coordenadoras e orientadoras edu-cacionais, além da professora AliceElizabeth Mafra, coordenadora ge-ral da Educação Infantil e do EnsinoFundamental. Foram convidados aparticipar do evento o doutor CyroAguiar, diretor-presidente do Ins-tituto Presbiteriano Mackenzie, o

professor Nilson de Oliveira, dire-tor educacional, o doutor AntonioBonato, diretor de RecursosHumanos, o doutor Custódio Pe-reira, diretor financeiro e o profes-sor Marcel Mendes, assessor dapresidência.

● “A receptividade carinhosa que tive-ram dos diretores do Instituto Pres-biteriano Mackenzie ao entregaremos convites deixou os alunos im-pressionados e felizes”, conta Suely.

● A apresentação durou cerca deuma hora e comoveu a todos.A edi-ção do vídeo mostrou momentosinesquecíveis e pegou de surpresaaté mesmo os professores,que nemimaginavam a razão de tantas filma-gens durante o mês inteiro. Alémdisso, foram apresentados os talen-tos, com alunos tocando flauta,piano, conjunto de bateria – apre-sentações individuais do que elessabiam fazer. “A importância dafesta é que foi realizada por inicia-tiva deles, com idéias, filmagem eedição de vídeo feitos pelos pró-prios alunos. Além da parte afetivaque envolveu todo o evento, valeucomo o reconhecimento do traba-lho dos professores junto a eles”,finaliza Suely.

● A Mostra do Conhecimento foi rea-lizada no sábado, 27 de outubro, noperíodo da manhã, presentes os fa-

A visita aos diretores

O grupo representou o Ensino Médio na visita à diretoria do Instituto Presbiteriano

Mackenzie: 1 Doutor Cyro Aguiar (Presidente) 2 Professor Nilson de Oliveira (Educacional)

3 Doutor Custódio Pereira (Financeiro) 4 Doutor Antonio Bonato (Recursos Humanos)

5 Professor Marcel Mendes (Assistente da Presidência)

❺❹❸❷❶

Alunos do 1º B3 filmam cenas

do seu dia-a-dia na classe.

Na festa-surpresa para comemorar

o Dia do Professor, o aluno Lauro

participou do programa tocando flauta.

A visita aos diretores