COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRAcontreinamentos.com.br/pdf/cursopratico-salvador.pdf · • Situar...

Post on 26-May-2020

4 views 0 download

Transcript of COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRAcontreinamentos.com.br/pdf/cursopratico-salvador.pdf · • Situar...

1contreinamentos.com.br

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los? CURSO PRÁTICO

PROF. RAFAEL JARDIM

31 DE MARÇO E 01 DE ABRIL SALVADOR /BA

É sabido que o universo de licitação e fi scalização de obras públicas carrega consigo complexidades e particularidades únicas, que demandam do gestor público conhecimentos tanto específi cos quanto variados. São diversos riscos e cuidados para a entrega da obra na qualidade e no prazo desejados; e sem gerar qualquer receio de responsabilização para os gestores.

Alguns riscos, todavia, são crônicos: se repetem obra após obra. E sem dúvida que os ATRASOS se encontram nessa lista. A perda do prazo pelas empreiteiras e aditivos de vigência contratual – com ou sem refl exo fi nanceiro – assombram obra após obra, desde pequenas empreitadas até grandes empre-endimentos.

A questão é que não raramente tanto os prazos do cronograma físico-fi nanceiro dos editais são cal-culados ignorando a boa técnica – são avaliados apenas segundo a “experiência” dos orçamentistas –, quanto igualmente as empresas licitantes não se acuraram em bem estima-lo. Simplesmente repetem os erros e imprecisões previamente estabelecidos do edital.

APRESENTAÇÃO

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los?

EUMEIMP RT

Com estudos práticos de como lidar com aditivos de prazo e ofi cina prática de PERT/CPM

Ofi cina dimensionamento de prazo de caso real de obra de infraestrutura e de edifício. De acordo com as composições do SINAPI

Os participantes deverão levar seus notebooks para a parte prática do curso.

2contreinamentos.com.br

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los?

Consequentemente, tanto o fi scal da obra não dispõe de uma ferramenta para bem acompanhar o prazo, quanto também não as contratadas. Resultado: atraso e aditivos, algumas vezes erroneamente motivados; responsabilizações; obras paralisadas.

Este seminário propõe, portanto, o acesso prático, contextualizado e organizado aos mais variados tó-picos relacionados ao PRAZO DA OBRA – como também os atrasos –, abordando riscos e vacinas contra tais eventos. Planeja-se dialogar com os participantes por meio de uma OFICINA PRÁTICA, com uso de SOFTWARE LIVRE para calcular o prazo da obra. Também se pretende inserir o cursando na vasta juris-prudência do TCU sobre o assunto, envolvendo a ritualística necessária para bem instruir os aditivos (mormente os de prazo), entendendo quando e porque fazê-los, com ou sem refl exo fi nanceiro.

Também serão abordados estudos de caso envolvendo as CHUVAS e os REGISTROS NO DIÁRIO DE OBRAS, construindo um acervo de entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre o assunto, de sorte a respaldar eventuais revisões contratuais em termos de vigência de contrato.

Aos fi scais, membros de comissão de licitação, orçamentistas, projetistas e gestores um compêndio historiado das trilhas legais sobre dimensionamento de extrapolamento do prazo contratual em obras públicas. Aos operadores do direito, uma extensa lista de construções factuais indispensáveis à correta subsunção jurídica de casos concretos nessa área.

Finalmente, e não menos importante: tanto servidores de toda a administração pública podem se be-nefi ciar do curso (administração direta federal, estadual e municipal; empresas públicas e sociedades de economia mista), como também profi ssionais do Sistema S, Conselhos profi ssionais e empresas privadas. Um curso moldado para quem deseja planejar e contratar melhor.

• Situar os participantes da administração pública direta e indireta, do Sistema S, dos conselhos pro-fi ssionais e empresas privadas, quanto aos principais entendimentos do TCU em relação ao dimen-sionamento do prazo da obra e aditivos de prazo contratuais.

• Desenvolver a expertise dos participantes na prática, com o uso de software livre, no dimensiona-mento de prazos de obras civis e de infraestrutura.

• Desenvolver uma visão crítica do participante sobre a necessário diálogo entre a engenharia, a ar-quitetura e o direito para a boa contratação e fi scalização de obras públicas.

• Apresentar as principais novidades técnicas e doutrinárias sobre o assunto

• Sanear as principais dúvidas dos participantes em temas afetos a licitação, contratação, fi scalização e controle de obras públicas.

OBJETIVOS DO CURSO

CARGA HORÁRIA

16 horas

3contreinamentos.com.br

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los?

INSTRUTOR

RAFAEL JARDIMAuditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Fiscalização de Bancos e Fundos de Pensão do TCU e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática” , “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”. No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutu-ra, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fi scalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fi scalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e inte-gridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.

PÚBLICO ALVO:

• Fiscais de contrato, membros de comissão de licitação, auditores, consultores jurídicos, ordenadores de despesa, orçamentistas de obras públicas, engenheiros, arquitetos, advogados e estudantes.

• Profi ssionais da administração direta e indireta da União, estados e municípios, bem como do Sistema S, dos Conselhos Profi ssionais e da iniciativa privada.

CARGA HORÁRIA

16H

MATERIAL DIDÁTICO

COMPLETO

04 COFFEE BREAKS E

02 ALMOÇOS

4contreinamentos.com.br

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

INTRODUÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃOFundamentos de hermenêutica jurídica aplicada a obras públicasPrincípios fundamentais do direito administrativo aplicáveis a licitações e obras públicasO papel da jurisprudência na interpretação do direitoO princípio da motivaçãoTeoria da responsabilidade De quem é a responsabilidade caso a obra atrase? De quem é a responsabilidade caso o prazo tenha sido dimensionado errado? De quem é a responsabilidade caso um aditivo de prazo tenha sido erroneamente pactuado? Qual a responsabilidade do orçamentista na defi nição do prazo da obra? Qual a responsabilidade do ordenador de despesas caso o prazo não tenha sido motivado?

ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS DE UM EDITAL DE OBRA PÚBLICAElementos obrigatórios de um edital segundo a Lei 8.666/93, a Lei 13.303/16 e os regulamentos do Sistema S

Projeto Básico, orçamento e cronograma físico-fi nanceiroElementos de motivação do prazo

Refl exo do prazo da obra no orçamento Administração local e manutenção do canteiro de obras: como dimensionarDimensionamento do prazo da obra em contratações diretas O caso das contratações emergenciais.

METODOLOGIA PERT/CPMDefi nição da metodologiaA interdependência do projeto, do orçamento e do planejamentoPrincípios fundamentais do orçamento de obras públicas e seu refl exo no dimensionamento do prazoComo resolver o problema da assimetria de informações entre a administração e o vencedor da licita-çãoPossíveis refl exos do prazo no BDIOrçamentos sintéticos, expeditos e analíticosComposições de custo unitário e cálculo de produtividades de serviçosConstrução do diagrama CPM e defi nição do caminho crítico Tempos cedo e tempos tarde Como considerar o tempo mais provável no Sinapi e no Sicro Tempos de folga Atividades fantasmaApresentação, construção e discussão da “teia” de atividades

OFICINA PRÁTICA COM USO DO GANTTGRAPHICSApresentação de caso hipotético simplifi cadoEstudo de caso de obra de infraestruturaEstudo de caso de obra de edifi cação

5contreinamentos.com.br

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los?

Dimensionamento do número de equipesDimensionamento da quantidade de mão-de-obra no canteiro e refl exos da administração localDimensionamento da quantidade de equipamentos no canteiro e refl exos da mobilização da obraCálculo do prazo do total da obras e “ajustes fi nos”

ADITIVOS DE PRAZOTeoria das áleasTeoria da imprevisãoAlterações quantitativas x alterações quantitativasOs 25% contratuais e seu refl exo dos estudos de prazoPrazo da obra e a possibilidade de extrapolação dos 25% contratuaisItens novos no orçamento e respectivo refl exo no prazo da obraAditivos de prazo e refl exos no orçamento Atrasos de responsabilidade da administração: o que fazer Atrasos causados por caso fortuito ou força maior: o que fazer Atrasos de responsabilidade da contratada: o que fazer

LOCAL E DATA

31 DE MARÇO E 01 DE ABRIL SALVADOR /BAInício 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30;Intervalo de 01h00 para almoço;Coff ee Break às 10h00 e às 16h00.

MATERIAL INCLUSO

Material de Apoio - Con Treinamentos;(pasta, caneta, lapiseira, marca texto e bloco)

Certifi cado de capacitação e aperfeiçoamento profi ssional;

04 (quatro) coff ee breaks e 02 (dois) almoços;

6contreinamentos.com.br

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los?

INVESTIMENTO

R$ 3.290,00(três mil, duzentos e noventa reais)

A cada 4 inscrições nesse curso, efetuadas pelo mesmo órgão e vincu-ladas a mesma fonte pagadora, a Con Treinamentos concederá corte-

sia para uma quinta inscrição.

- A CON treinamentos oferece propostas personalizadas para capacitação de grupos e equipes.- Entre em contato com nossas consultoras.

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

A inscrição poderá ser efetuada pelo telefone (41) 3376-3967, através do e-mailcontato@contreinamentos.com.br ou pelo nosso site www.contreinamentos.com.br.

O pagamento deverá ser realizado em nome de ConnectON Marketing de Eventos Ltda,CNPJ 13.859.951/0001-62 nos seguintes bancos:

Banco nº 237

Ag. 3200 - C/C 7760-7Banco nº 001

Ag. 3041-4 C/C 125.211-9

7contreinamentos.com.br

COMO DIMENSIONAR O PRAZO DA OBRA PASSO A PASSO: o que fazer em caso de atrasos e como evitá-los?

Se preferir entre em contato com nossa central de relacionamento:

(41) 9 9514-1110Central de Relacionamento:(41) 3376-3967 contato@contreinamentos.com.br

Acompanhe nossas Redes Sociais: @contreinamentos

PRÓXIMOS EVENTOS