CUIABÁ, 29 DE SEMTEMBRO A 5 DEOUTUBRO DE 2011 LONTRA...

Post on 08-Oct-2020

0 views 0 download

Transcript of CUIABÁ, 29 DE SEMTEMBRO A 5 DEOUTUBRO DE 2011 LONTRA...

CU

IABÁ

, 29

DE

SEM

TEM

BRO

A 5

DEO

UTU

BRO

DE

20

11

Luiz Marchetti écineasta cuiabano,

mestre em design em artemidia, atuante na cultura de

Mato Grosso e é careca.cultura@circuitomt.com.br

CULTURAPor Luiz MarchettiFotos: Lucas Ninno

O RIO DALONTRABRILHANTE

No ano de 1999, quando completou cem anos, oMERCADO DO PEIXE foi recuperado pela PrefeituraMunicipal de Cuiabá e passou a abrigar o Museu doRio Cuiabá “HID ALFREDO SCAFF”. Hoje, nesteencontro ali na porta, vemos Jonas e o filho de SEUALFREDO, o escritor Ivens. Eram as últimas horas deelaboração de KYVAVERÁ. O livro foi levantado portrês profissionais, com poesias do escritor Ivens Scaff,com ilustrações do artista plástico Jonas Barros e com acuradoria impecável de Maria Thereza CarrionCarracedo, da Editora Entrelinhas.

Nesta sexta à noite, 30 de setembro, o escritorIVENS CUIABANO SCAFF comemora 60 anos, masé esse Doutor em palavras, rimas, cuiabania ecarisma quem nos dá o presente. Na sexta feiravamos receber seu primeiro livro de poesias,KYVAVERÁ , a obra que dá nome ao livro érealmente um abraço de filho a Cuiabá. Umaabraço aos nossos ancestrais. A belíssima poesiaKYVAVERÁ foi criada a partir da hipótese de umanarrativa historicamente possível por aqueles queaqui viveram. “Kyvaverá” era o nome usado pelosindígenas para identificar o rio que banha a antigaVila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá., quequeria dizer, o rio da lontra brilhante ( nomeguarani). A polêmica é que Cuiabá era um territórioBororo, mas que empregava palavras em línguaGuarani (por ocupações). Assim Kyvavera setransformou, com o tempo, em Kuyaverá e maisadiante Kuyavrá. No bate-papo que tivemos naEditora Entrelinhas percebi uma declaração deamor positivista com uma mordida no final. Se porum lado há um Ivens que desenha a cidade e rimapercursos inesperados nas palavras de um contadorcuiabano até no nome, por outro há um cascudo

nas entrelinhas. Uma raiva de filho bem criado que lamenta o descaso, omaltrato dos irmãos com a cidade mãe. Uma beliscada bem dada no malquererde muitos que aqui levantaram fortuna, assinaram ruas com nomes vazios demérito e a todo tempo reclamam da cidade como se fosse um lugar ruim para seviver. Como Cuiabá seria melhor se mais Ivens tivéssemos! Que o humor quepermeia o encontro desses gênios se estenda por toda a primavera.

Venha mergulhar na poesia de Ivens Cuiabano Scaff.O CIRCUITO MATO GROSSO estará sexta feira, dia 30 de setembro, às

19h30 no SESC ARSENAL. Mais informações: Entrelinhas Editora (65) 3624-5294/3052-8711

E NA MESMA NOITE + TARDE TEM....CINEBAFO

Há quanto tempo você não encara uma balada boa, se jogando horrores na pista? Tá na hora. JOSÉ AUGUSTO, o doutor do bom humor do CIRCUITO MATO GROSSO,juntamente com o jovem artista plástico CAIO ANDRÉ, resolveram criar uma festa pra todo mundo se atirar na pista de dança. Imagens de cine arte e cine horror; espere oinesperado e não se desespere. As performances surpresas foram preparadas para uma noite chique-chocante. Chamaram amigos que sempre discotecam as melhores baladas emsuas casas para colocarem isso em público. Uma noite com duo de DeeJays BAFO, Cinema e Pipoca. Com show de Petilaine Queen, Ramer Conde e Jeffenson em “KAZAKY”.

E sinta a pista esquentando com Caio André & Babi Rosa BAFO, Elza Brasil & Peti Queen BAFO e Motta Fábio & Mariel Ludwig BAFO.Quem não for vai se arrepender porque a noitada desta sexta promete. CINEBAFO acontece na ZUMZUM BAR DISCO a partir das 23h.

O LIVRO”KYVAVERÁ” É

EDITADO PELA ENTRELINHAS ,DEDICADO A TODOS

AQUELES QUE SENTEM, EM

SEUS CORAÇÕES, EMOÇÕESPOSITIVAS AO OUVIR O

NOME CUIABÁ