Custo Meta e Custo Qualidade - Controladoria - UNEB PUSAI

Post on 20-Jan-2017

276 views 2 download

Transcript of Custo Meta e Custo Qualidade - Controladoria - UNEB PUSAI

Custo Meta e Custo da Qualidade

Universidade do Estado da BahiaCurso: Ciências ContábeisDisciplina: ControladoriaProfª.: Tânia BomfimAlunos: Danilo Ferreira, Eliane Lima, Everton

Pinheiro, Hebert Silva e Leia Medeiros

Custo MetaOConceitos:

De acordo a Perez, Jr. J. H; Oliveira de. L. M; Costa, R. G (2003 p. 266): “ é o custo obtido pela subtração de um preço estimado (preço de mercado) da margem de lucratividade desejada com objetivo de atingir um custo de produção (incluindo custo de engenharia e/ou marketing) igualmente desejado.”

Custo MetaOConceitos:

De acordo a Martins (2010 p.223): “ custeio-alvo ou Custeio Meta é um processo de planejamento de lucros, preços e custos que parte do preço de venda para chegar ao custo, razão pela qual diz-se que é o custo definido de fora para dentro.”

Custo MetaOBreve Histórico

Denominado Target Costing , genka kikaku em japonês e Custeio Alvo ou custeio meta foi originalmente criado pelos japoneses nos anos 60 implementado na Toyota, baseado na ideia americana chamada Engenharia de Valor, esta técnica foi transformada em um sistema dinâmico de redução de custo e planejamento de lucro.

Custo MetaOBreve Histórico

Este sistema foi criado no Japão, na década de 60, tendo se popularizado no ocidente anos mais tarde, na década de 80, com a tradução de obras de autores japoneses, principalmente por alemães e norte-americanos. No Brasil chegou na década de 90.

Custo Meta – ObjetivosO - Otimizar o custo total do produto sem fazê-lo

perder seu padrão de qualidade;

- Alcançar o lucro alvo esperado, tornando a obtenção do custo uma atividade de administração do lucro por toda empresa; ‘’ Nenhuma empresa sobrevive sem lucro, o custo precisa ser capaz de gerar lucro para empresa’’.

- Planejar estrategicamente os lucros e custos, formulando estratégias com a integração de todos setores da empresa.

Custo Meta - PrincípiosO Custo guiado pelo preço‘’ Preço forma custo, não custo forma preço ‘’O Enfoque no consumidor‘’ O mercado quem diz qual o preço do meu produto, preciso fazer com que meu produto seja desejado’’.O Enfoque no projeto ‘’ 70% dos custos são definidos no projeto, redução dos custos na fase de projeto”.O Envolvimento da empresa como um todoO Orientação para o ciclo de vida‘’Não adianta fazer um produto com custo baixo,preço barato se ele vai durar apenas alguns meses, se o dos concorrentes dura anos’’.O Envolvimento da cadeia de valor‘’Para ter uma boa gestão de custos, é preciso que a cadeia de valor (fornecedores,empresa,clientes,etc) trabalhem em conjunto.

Custo Meta – FasesPesquisa

de Mercado

Definição do

Produto

Compreensão da

necessidade dos

clientes

Análise Competitiv

a

Definição das

características dos

produtos

PreçoDe

Mercado

Lucro Desejado

Custo Meta

PREÇO: R$4,00 PARA 2.000UNDLUCRO: 20% DO PREÇO

P.V TOTAL = 8000LUCRO(META)= 1600CUSTO(META)= 6400

SE O MEU PRODUTO TEM UM CUSTO MENOR DO QUE O DO CONCORRENTE, INDICA QUE TENHO

VANTAGEM COMPETITIVA, ISTO É POSSO DIMINUIR O PREÇO DE VENDA, VENDENDO MAIS, OU

AGREGAR MAIS CUSTO AO PRODUTO, AGREGANDO MAIS QUALIDADE.

Comparativo

Comparativo

Custo da Qualidade

O Conceitos:

Segundo Juran, “custos da qualidade são aqueles custos que não deveriam existir se o produto saísse perfeito pela primeira vez”, este associa os custos da qualidade com as falhas de produção que levam a retrabalho, desperdício e perda de produtividade.

O Por outro lado, Feigenbaum descreve custos da qualidade como aqueles custos relacionados com a definição, criação e controle da qualidade, assim como garantia e requisitos de segurança, avaliação e retro alimentação da configuração da qualidade, todos os custos relacionados com falhas nos requisitos de produção e depois que o produto já se encontra nas mãos do cliente

Custo da qualidade

Custos da falha de controle

Custos de controle

Falhas externas

Falhas internas

Prevençao

Avaliaçao

Custo da Falha interna

O São todos os custos incorridos derivado a algum erro do processo produtivo, seja falha mecânica ou humana. Neste caso quanto mais cedo forem detectados os erros menor os custos envolvidos para corrigi-los.

O Refugos; O Retrabalho; O Paradas; O Esperas; O Falhas do fornecedor;O Utilização de material rejeitado para

outras finalidades; O Ações corretivas derivadas de

materiais e processos;O Outros custos internos.

Custo da Falha externa

O “são aqueles decorrentes de falhas no produto ou serviço quando estes se encontram no mercado e/ou são adquiridos pelo consumidor final. Falhas externas ocasionam grandes perdas em custos intangíveis, como destruição da imagem e credibilidade da empresa. Quanto mais tarde erros forem detectados, maiores serão os custos envolvidos para corrigi-los, além de ocasionar perdas que muitas vezes são irreversíveis.” (Feigenbaum, 1990)

Custo da Falha externa- Atendimento a reclamações; - Material devolvido; - Custos com garantia; - Custos de concessões dadas aos clientes, descontos; - Custos com falhas externas, após garantia; - Serviço de atendimento ao cliente. - Outros custos externos.

Custo da AvaliaçãoO “São os custos necessários para

avaliar a qualidade do produto pela primeira vez e assim, detectar falhas e inconsistências antes que o produto seja posto no mercado.” (Feigenbaum, 1990)

Custo da Avaliação

- Inspeção de Matéria-prima; - Inspeção e teste; - Testes de equipamento; - Material consumido nos testes; - Avaliação de estoques; - Custos de preparação para inspeção e teste; - Custos de controle de compras;

Custo da Avaliação- Operações de laboratório; - Aprovações de órgãos externos como governo, seguro, laboratórios; - Envio dos produtos testados para a produção; - Demonstração de qualidade, relatórios de qualidade; - Manutenção e setup; - Testes de produção.

Custo da PrevençãoO “São todos os custos incorridos para

evitar que falhas aconteçam. Tais custos tem como objetivo controlar a qualidade dos produtos, de forma a evitar gastos provenientes de erros no sistema produtivo.” (Feigenbaum, 1990)

Custo da Prevenção

O Análise de novos produtos;O Planejamento da qualidade;O Avaliação da qualidade do

fornecedor;O Reuniões de melhoria da qualidade;O Treinamento;

Custo da Prevenção

O Projetos /Programas de melhoria da qualidade;

O Relatórios sobre a qualidade;O Emissão de procedimentos de

auditoria e inspeção;O Controle de documentos;

REFERÊNCIASMARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

SOUZA, M. A; ZANELA, F. C ; NASCIMENTO, A. M do. Scielo, Revista contabilidade e finanças Utilização do Target Costing e de outras técnicas de custeio: um estudo exploratório em municípios de Santa Catarina  vol.15 no.spe São Paulo junho 2004 <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772004000400005> acesso em: 22-10-2015

REFERÊNCIASPEREZ, Jr. J. H,; OLIVEIRA de. L. M.; COSTA, R. G. Gestão estratégica de custos, - 3ª - ed . São Paulo: Atlas S.A – 2003

MARTINS, Eliseu, Contabilidade de Custos, 10a. Ed., São Paulo, Atlas, 2010.