Data: Geografia II João Paulo (JP) 45 · 2020. 3. 24. · 1. (Unesp 2009) Um dos reflexos da crise...

Post on 12-Sep-2020

3 views 0 download

Transcript of Data: Geografia II João Paulo (JP) 45 · 2020. 3. 24. · 1. (Unesp 2009) Um dos reflexos da crise...

1. (Unesp 2009) Um dos reflexos da crise econômica internacional que eclodiu a partir do final de 2008 teveconsequência direta sobre o mercado de trabalho formal, delineando um perfil para os novos desempregados brasileiros.Analise estas afirmativas:

I. o mercado perdeu milhares de postos de trabalho na indústria, principalmente aqueles da faixa entre 1 a 3 saláriosmínimos;II. o emprego formal na indústria atingiu mais a mão de obra feminina, que respondia pela maior parte das vagasfechadas no período;III. a contração do emprego formal atingiu mais os homens, que respondiam por 8 em cada 10 vagas fechadas noperíodo;IV. de acordo com o cadastro geral de empregos e desempregos, as grandes empresas foram as que mais demitiramtrabalhadores com carteira assinada;V. especialistas apontam que o setor que mais demitiu (90%) foi a Indústria Têxtil, principalmente trabalhadores do sexofeminino.

Estão corretas apenas as afirmativas a) I, II e IV. b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) III, IV e V. 2. (Ufg 2012) A atual organização espacial do território brasileiro contém disparidades regionais de diferentes ordens. Ogoverno brasileiro implementou, nas últimas décadas, várias estratégias e políticas públicas, objetivando superá-las.Mesmo assim, algumas dessas disparidades persistiram e intensificaram-se. No que se refere à atividade industrial,verifica-se que a) o processo de desconcentração espacial do setor metalúrgico foi eficaz e conseguiu reduzir a concentração na regiãoNorte com a implantação da zona franca de Manaus. b) a formação das regiões metropolitanas na região Centro-Oeste está associada ao desenvolvimento industrialpromovido pelo projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. c) a descentralização industrial ocorre com maior frequência para o interior dos estados do Sudeste e Sul,desencadeando a chamada guerra fiscal. d) na região Norte essa atividade está ligada à implantação de numerosos polos agroindustriais durante os governosmilitares, visando promover a integração nacional. e) as estratégias desenvolvidas na região Nordeste estão focadas no setor farmacêutico e de cosméticos, baseadas nomodelo de substituição de importações. 3. (Fgv 2015) Segundo um estudo realizado pela unidade de pesquisa da revista britânica The Economist, tendo porbase o desempenho dos 26 estados e do Distrito Federal em oito categorias e vinte e cinco indicadores, foi criado omapa a seguir.

Disciplina:

Geografia IIProfessor:

João Paulo (JP)Data:

20/03/2020Lista Nº:

45Turma:

3ª sérieAluno:

A partir da análise do mapa, é correto afirmar que a pesquisa criou o mapa a) da sustentabilidade, que revela as ações dos estados para melhorar as estratégias ambientais. b) da produtividade industrial, com destaque para o setor naval. c) do IDH, com rápida redução da desigualdade regional. d) da distribuição dos mananciais, que retrata a crise no fornecimento de água. e) da competitividade dos estados, que revela aqueles que têm as melhores condições de receber investimentosexternos. 4. (Ufpr 2015) Observe a tabela abaixo.

Taxa média anual de variaçãoda produtividade por

trabalhador ocupado naindústria de transformação

(em porcentagem) Brasil1970/2011

1970/1980 2,4

1980/1990 0,11990/2000 6,5

2000/2011 0,3

Com base na tabela e nos conhecimentos de Geografia Industrial, assinale a alternativa correta. a) Na década de 70, a política de substituição de importações de petróleo levou à modernização tecnológica do setorpetrolífero e ao consequente salto de produtividade expresso nos dados da tabela. b) Na década de 80, o retrocesso da indústria foi resultado da opção do governo de privilegiar as exportações deprodutos agrícolas com o fim de obter divisas para o pagamento da dívida externa. c) Na década de 90, a produtividade cresceu mais rapidamente em função dos estímulos criados pelo controle dainflação, pela abertura da economia e também pela atração de investimento direto estrangeiro. d) A desconcentração espacial da indústria tem como contrapartida a redução do ritmo de inovação tecnológica, razãopela qual a produtividade só cresceu com força nas décadas de 70 e 90, quando aumentou o nível de concentraçãoindustrial em São Paulo. e) Na primeira década do séc. XXI, o fraco crescimento da produtividade resultou da privatização de empresas do setorprodutivo estatal, medida que implicou a desativação dos centros de pesquisa científica dessas empresas. 5. (Espcex (Aman) 2018) "A indústria aparece na Amazônia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir deincentivos federais ou para explorar recursos minerais."MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. 1ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 310.

Entre os enclaves industriais na Amazônia, destaca-se a Zona Franca de Manaus (ZFM), criada em 1967, sob asupervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Sobre a ZFM, pode-se afirmar que

I. a implantação da ZFM consistiu numa estratégia geopolítica, cuja principal meta era reforçar o poder nacional naconsiderada região "de fronteira".II. os capitais dominantes são transnacionais e praticamente não se utilizam matérias-primas ou insumos regionais naprodução industrial nessa área.III. a balança comercial da ZFM é positiva no intercâmbio com o mercado externo, haja vista que, com a isenção deimpostos sobre a exportação, suas mercadorias destinam-se, prioritariamente, a esse mercado.IV. na década de 1990, a política de abertura da economia nacional, com a redução das tarifas de importação, foi muitopositiva para a ZFM, pois ampliou as vendas para o mercado interno e propiciou o aumento do número de empregosdiretos e indiretos no polo industrial amazônico.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) II e IV

6. (Unesp 2018) Em meados da década de 1970, as condições externas que haviam sustentado o sucesso econômicodo regime militar sofreram alterações profundas.(Tania Regina de Luca. Indústria e trabalho na história do Brasil, 2001.)

As condições externas que embasaram o sucesso econômico do regime militar e as alterações que sofreram em meadosda década de 1970 podem ser exemplificadas, respectivamente a) pelos investimentos oriundos dos países do Leste europeu e pelo aumento gradual dos preços em dólar dasmercadorias importadas. b) pela ampla disponibilidade de capitais para empréstimos a juros baixos e pelo aumento súbito do custo de importaçãodo petróleo. c) pelos esforços norte-americanos de ampliar sua intervenção econômica na América Latina e pela redução aceleradada dívida externa brasileira. d) pela ampliação da capacidade industrial dos demais países latino-americanos e pelo crescimento das taxasinternacionais de juros. e) pela exportação de tecnologia brasileira de informática e pela recessão econômica enfrentada pelas principaispotências do Ocidente. 7. (Espm 2019) Observe o mapa a seguir:

A concentração no Centro-sul do fenômeno cartografado está relacionada a(ao): a) a proximidade das jazidas carboníferas. b) maior centro consumidor e oferta de mão-de obra. c) produção de energia eólica. d) maior proximidade das centrais sindicais com a consequente articulação do operariado. e) presença da malha ferroviária, única região do país em que supera a rodoviária. 8. (Espm 2018) Leia o texto:

A ideia de inovação industrial está relacionada à readequação tecnológica e ao aprimoramento técnico-científico que um país ou lugar consegue alcançar para que assim possa acompanhar as exigências das novas dinâmicas territoriais e a fluidez do mundo contemporâneo. Geografia em Rede. E; Adão & Laércio Furquim, São Paulo, FTD, 2018.

Um exemplo de polo industrial brasileiro que melhor retrata a ideia contida no texto é: a) Vale do Paraíba em São Paulo onde se destacam centros de tecnologia espacial. b) Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro com importante centro de produção siderúrgica. c) A região do ABC em São Paulo com modernos centros de informática. d) Suape no estado da Bahia, o mais recente polo naval brasileiro. e) Zona Franca de Manaus com recentes tecnopolos da robótica e automação. 9. (Fatec 2017) A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi fundada em abril de 1941, durante o governo Getúlio Vargas, com o financiamento estadunidense, em troca da cessão do uso do porto de Natal (RN) como base militar dos Estados Unidos no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

Essa siderúrgica foi construída no município de a) Cubatão, localizado no estado de São Paulo, entre a capital e o porto de Santos, maior porto brasileiro na ocasião. b) Carajás, no interior do estado do Pará, para aproveitar a maior reserva mundial de minério de ferro, situada naquelalocalidade. c) Volta Redonda, situado entre São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades brasileiras na época, e próximo aoQuadrilátero Ferrífero. d) São Paulo, capital do estado mais rico da federação naquele período e maior consumidor de produtos siderúrgicos emetalúrgicos da América Latina. e) Salvador, capital do país naquele momento, grande centro financeiro e industrial, cortado pelas linhas da RedeFerroviária Federal, que abasteciam os fornos da companhia. 10. (Upf 2017) A partir da Segunda Guerra Mundial, a indústria ganhou importância no processo econômico brasileiro. OPlano de Metas, elaborado no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), impulsionou o crescimento econômico a partir da adoção de diversas medidas. Foi/Foram destaque nesse período:

a) Privatização de indústrias estatais de base, como a Companhia Siderúrgica Nacional. b) Criação de polos industriais, com a finalidade de dispersão, como a Zona Franca de Manaus. c) Adoção de inovações tecnológicas, como a indústria aeroespacial no Sudeste. d) Abertura ao capital estrangeiro e estímulo à indústria, como a automobilística. e) Políticas nacionalistas e de intervenção estatal, como a criação da Petrobrás. Gabarito:

Resposta da questão 1:[B]

Com o desaquecimento da economia dos países emergentes, o Brasil foi bastante afetado nos últimos anos e a indústriafoi o setor que mais sofreu devido ao custo no Brasil, perda de exportações e entrada de produtos importados. Os itensincorretos são:

[II] A mão de obra feminina não é majoritária na indústria;[V] Embora o setor têxtil tenha sido afetado, não representa 90% das demissões, porcentual excessivo.

Resposta da questão 2:[C]

1. INCORRETO. A Zona Franca de Manaus concentra indústrias de bens de consumo duráveis. O processo dedesconcentração industrial afetou principalmente as indústrias da região sul-sudeste também nos setores de bens deconsumo duráveis.2. INCORRETO. O foco do projeto desenvolvimentista do governo JK foi a região sudeste.3. CORRETO. Com a adoção da política neoliberal na década de 1990, ocorreu o processo de desconcentraçãoindustrial cujo maior foco foi o interior dos estados das regiões sul e sudeste, gerando uma disputa de isenções eincentivos que caracterizaram a guerra fiscal.4. INCORRETO. No período correspondente ao governo militar, foi criada a Zona Franca de Manaus, atraindoinvestimentos para indústrias de bens de consumo duráveis, como as eletroeletrônicas.INCORRETO. A região nordeste concentra indústrias tradicionais, como as alimentícias e têxteis.

Resposta da questão 3:[E]A avaliação dos estados contou com 8 categorias e 25 indicadores. A revista The Economist prioriza aspectoseconômicos. Devido ao número de indicadores, entraram estatísticas econômicas e sociais importantes para se ter umaideia da competitividade dos estados na atração de investimentos. São Paulo, apesar dos problemas, teria a melhorinfraestrutura, grande mercado consumidor e mão de obra melhor qualificada para atrair empresas. Assim,sustentabilidade (meio ambiente), indústria, IDH e recursos hídricos são critérios muito restritos.

Resposta da questão 4:[C]Como mencionado corretamente na alternativa [C], na década de 1990, adota-se no país a política neoliberaldenominada Consenso de Washington, cujas características como saneamento da dívida pública, maior IDE(investimentos estrangeiros diretos), desestatização, estabilidade e paridade da moeda e forte controle inflacionário,resulta em maior produção e maior produtividade. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o salto da produtividadeestá associado ao período denominado “Milagre Brasileiro” (1968 – 1973) cuja ação do Estado intensificou a produçãoindustrial; [B], porque o retrocesso é resultado do período de hiperinflação registrado na década de 1980 (“DécadaPerdida”); [D], porque a desconcentração industrial está associada ao período neoliberal com o aumento do ritmo deinovação tecnológica; [E], porque a desestatização ocorreu na década de 1990.

Resposta da questão 5:[A]

Os itens incorretos são:[III] a balança comercial da Zona Franca de Manaus é negativa, uma vez que a maioria dos componentes dos produtosfabricados pela indústria eletrônica são importados e com incentivos fiscais; a maioria dos produtos destina-se aomercado interno brasileiro.[IV] com a adoção do neoliberalismo na década de 1990, facilitando importações de produtos industrializados, a ZonaFranca de Manaus teve impacto negativo em decorrência da maior competição com importados no mercado interno.

Resposta da questão 6:[B]

A alternativa [B] está correta porque o sucesso econômico do período conhecido como “milagre brasileiro” se deu emrazão do forte investimento externo aliado a oferta de crédito para o mercado, o que elevou a produção e o consumo dopaís. Contudo, o “Choque do Petróleo” altera o cenário econômico mundial elevando as taxas de juros e a dívida externado país, encerrando o período de crescimento da produção. As alternativas incorretas são: [A], porque os paísessocialistas não investiam no Brasil; [C], porque ocorreu aumento da dívida externa; [D], porque ocorreu a ampliação dacapacidade industrial do Brasil; [E], porque não ocorreu exportação tecnológica do Brasil.

Resposta da questão 7:[B]

A distribuição das empresas no território brasileiro, concentrada no Complexo Regional do Centro-Sul (Sul, Sudeste eparte do Centro-Oeste), é explicada pela concentração populacional, do maior mercado consumidor (maior renda dapopulação) e da mão de obra.

Resposta da questão 8:[A]

O Vale do Paraíba paulista é uma região bastante urbanizada e industrializada, sendo integrante da Megalópolebrasileira. Esta região do estado apresenta tecnopolos, isto é, áreas com setores de alta tecnologia que sedesenvolveram com a presença de centros de ensino superior de alta qualidade como o ITA (Instituto Tecnológico daAeronáutica). Em São José dos Campos destaca-se a indústria aeronáutica (Embraer) e o INPE (Instituto Nacional dePesquisas Espaciais).

Resposta da questão 9:[C]

No governo de Getúlio Vargas, foi implantada a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). A CSN fez parte de umaestratégia da intervenção do Estado na economia para estimular a industrialização do país inicialmente através daindústria de base. A CSN localiza-se em Volta Redonda, região do Vale do Paraíba, estado do Rio de Janeiro.

Resposta da questão 10:[D]

A alternativa [D] está correta porque o Plano de Metas de JK baseou-se em um tripé de investimentos onde o capitalestatal foi direcionado para infraestrutura e indústrias de base, o capital estrangeiro para indústria de bens duráveiscomo a de automotores, e o capital nacional privado para bens não duráveis. As alternativas incorretas são: [A], porqueas privatizações ocorreram na década de 1990; [B], porque a Zona Franca de Manaus foi criada no governo militar; [C],porque as industrias tecnológicas foram criadas na década de 1990; [E], porque a criação da Petrobrás ocorreu nogoverno Vargas.