Dicionário Mitológico

Post on 21-Jan-2016

75 views 1 download

description

Dicionário Mitológico. Trabalho elaborado por: Hugo Gomes nº12 9ºB João Silva nº13 9ºB. Introdução. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Dicionário Mitológico

Com este trabalho esperamos aprofundar o nosso conhecimento sobre alguns deuses Mitológicos da antiguidade grega e romana, para compreender melhor a sua intervenção na obra “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.

Júpiter era o deus romano do dia, geralmente identificado como o deus grego Zeus. Também era chamado de Jove. Júpiter é geralmente representado sob a figura de um homem majestoso, com barba, abundante cabeleira, e sentado sobre um trono. Com a destra segura o raio que é representado ou por um tição flamejante de duas pontas ou por uma máquina pontiaguda dos dois lados e armada de duas flechas.

Vénus era filha de Júpiter, também conhecida por Afrodite. É a deusa do Amor e da Beleza. O nome vem acompanhado, por vezes, de epítetos como "Citereia“, já que, aquando do nascimento, teria passado por Cítera, onde era adorada sob este nome.

Marte era conhecido por Deus da Guerra. Filho de Juno e de Júpiter, era considerado o deus da guerra sangrenta, ao contrário de sua irmã Minerva, que representa a guerra justa e diplomática. Os dois irmãos tinham uma rixa, que acabou culminando no frente-a-frente de ambos, junto das muralhas de Tróia, cada um dos quais defendendo um dos exércitos. Marte, protector dos troianos, acabou derrotado.

Baco era o filho do deus olímpico Júpiter e da mortal Sêmele. Nasceu da coxa de Júpiter. Deus do vinho e da folia, representava seu poder embriagador, suas influências benéficas e sociais. Promotor da civilização, legislador e amante da paz. Líber é seu nome latino e Diónisos é seu equivalente grego.

Neptuno era o deus romano do mar, inspirado na figura grega Poseídon. Filho do deus Saturno e irmão de Júpiter e de Plutão. Era representado com um tridente na mão. Originariamente era o deus das fontes e das correntes de água. O planeta Neptuno provavelmente recebeu esse nome devido à sua cor "azul-marinho".

Com este trabalho de pesquisa, aprofundámos os nossos conhecimentos sobre a mitologia da antiguidade clássica e também a capacidade de pesquisa de informação na Internet. Além disso, pesquisar sobre este tema foi interessante e também útil, pois ajudou a compreender melhor a importância da mitologia n’ “Os Lusíadas” de Luís de Camões.O motor de busca utilizado foi o Google, onde fomos pesquisar as imagens, e a Wikipédia, onde encontramos a maior parte da informação.

http://images.google.pt/img hp?hl=pt-PT&gbv=2

http://www.wikipedia.org