D.Pedro V

Post on 26-Dec-2014

585 views 3 download

description

 

Transcript of D.Pedro V

A sua vida Antes do reinado Reinado Durante o reinado Cognome Portugal nessa altura Morte

Nasceu no dia 16 de Setembro de 1837, no Palácio das Necessidades, Lisboa. Iniciou o seu reinado no dia 15 de Novembro de 1853. O seu herdeiro é o infante D. Luís que foi depois rei e que era o seu irmão. Foi o 31º monarca de Portugal. O seu cognome é : o esperançoso. O seu pai era D. Fernando II e a sua mãe era D. Maria II. Terminou o seu reinado no dia 11 de Novembro de 1861 no mesmo dia do seu falecimento, no Palácio das Necessidades. D. Estefânia de Hohenzollern Sigmarigem.

Aplicou- se com determinação ao governo do país, observando ao pormenor as decisões governamentais dadas. Criou o curso superior de Letras em 1859 que ajudou contribuindo com 91 contos de reis ( +/- 450 euros). No mesmo ano foi apresentado o sistema métrico em Portugal.

Embora muito jovem, subiu ao trono português com apenas 16 anos e foi observado como um monarca exemplar que fez as pazes com o povo com a casa real após o reinado de sua mãe ter dado uma guerra urbana vencida. O seu pai fez um papel essencial no início do reinado do seu filho. D. Pedro V é descrito como um rei com valores sociais bons devido à sua educação incluindo trabalho junto das sociedades e uma longa informação sobre o continente europeu.

A 16 de Setembro de 1855, completando 18 anos é anunciado rei governando o primeiro telégrafo eléctrico no país e no ano seguinte ( 28 de Outubro), criou o caminho de ferro entre Lisboa a Carregado. Também no seu reinado iniciam - se as primeiras viagens de navio entre Portugal e Angola.

D. Pedro V tinha três cognomes : o esperançoso, o bem amado ou o muito amado, todas por uma só razão: Pela esperança que o povo lhe dara.

D. Pedro V foi um defensor fortíssimo do termino da escravatura e no seu reinado ocorreu um episódio que confirma a opinião fixa do rei nesse tema e que ao mesmo tempo demonstra a fraqueza de Portugal perante as grandes potências europeias: junto à costa de Moçambique é capturado um navio francês utilizado no tráfico de, o negros, seu comandante fora detido. O governo de França exigiu a libertação do navio bem como uma grande indemnização ao governo português. Quando Portugal foi invadido por doenças, ele visitou os doentes.

Morreu com 24 anos no dia 11 de Novembro de 1861, segundo os médicos terá sido por febre tifóide enquanto o povo suspeitava-se ter sido por envenenamento. A morte causou uma grande tristeza ao povo. O seu irmão, o infante D. Luís, vivia no sul de França e foi seu sucessor.

Fim