E.b.d adultos 3ºtrimestre 2017 lição 06

Post on 21-Jan-2018

72 views 0 download

Transcript of E.b.d adultos 3ºtrimestre 2017 lição 06

VERDADE PRÁTICA

• Reconhecemos a pecaminosidade de todos os sereshumanos, que os destituiu da glória de Deus, e que somenteo arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora deJesus Cristo podem restaurá-los a Deus.

• A cláusula “todos pecaram” (v. 23) encara o pecado de cadaser humano como “um fato histórico do passado” (Meyer, adloc.). O tempo verbal empregado abrange todo aspecto noqual possa ser contemplada a pecaminosidade da raçahumana; e não seríamos capazes de defender a idéia de quetal declaração se restringe ao pecado de Adão e aoenvolvimento de sua posteridade (cf. 5.12). O interesse doapóstolo, nesta altura, é afirmada que, sem importar asdiferenças que existem entre os membros da raça, no tocanteao agravamento que intensifica a pecaminosidade de cadaum, todos eles, sem exceção ou discriminação, encontram-sena categoria de pecadores (cf. vv. 9-10).

https://sites.google.com/site/teologiatextos/todos-pecaram

LEITURA DIÁRIA- Segunda: Sl 51.5 –

Todos os humanos são pecadores

- Terça: Ec 7.20 –

O pecado está presente em todos

- Quarta: Is 59.2-

O pecado nos separa de Deus

- Quinta: Rm 3.10-12 –

Não há na terra um justo sequer

- Sexta: At 3.19 –

Somente a fé em Jesus e o arrependimento restaura o pecador

- Sábado: Rm 6.23 –

A salvação é um dom de Deus

OBJETIVO GERAL

• Compreender a pecaminosidade de todos os seres

humanos, que os destitui da glória de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• (I) Definir o termo pecado;

• (II) Mostrar a origem do pecado;

• (III) Compreender a solução para o pecado.

ESBOÇO DA LIÇÃO

I- DEFININDO OS TERMOS• 1. Pecado.• 2. Os termos hebraicos awon e peshá.• 3. O que é pecado?

II - ORIGEM DO PECADO• 1. O pecado no céu.• 2. O pecado no Éden.• 3. A universalidade do pecado.

III - A SOLUÇÃO PARA O PECADO• 1. Nem tudo está perdido.• 2. A provisão de Deus.

PONTO CENTRAL

• Reconhecemos a pecaminosidade de todos os seres

humanos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 5.12-21

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelopecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porisso que todos pecaram.

13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não éimputado, não havendo lei.

14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobreaqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão deAdão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pelaofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dompela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobremuitos.

16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porqueo juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas odom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muitomais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça,reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos oshomens para condenação, assim também por um só ato de justiça veioa graça sobre todos os homens para justificação de vida.19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foramfeitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitosjustos.20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde opecado abundou, superabundou a graça;21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graçareinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

TEXTO ÁUREO

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória

de Deus." (Rm 3.23)

• O pecado domina o coração humano, e se fosse pela suavontade, condenaria cada alma.

• Se não compreendermos nossa própria perversidade ou nãoenxergarmos nosso pecado como Deus o vê, não poderemosentendê-lo ou fazer uso do remédio contra ele.

• Aqueles que tentam justificá-lo, negligenciam a justificação deDeus.

• Até compreendermos quão totalmente repugnante nossopecado é, nunca poderemos conhecer a Deus.

https://sites.google.com/site/teologiatextos/depravacao-humana

INTRODUÇÃO

• Mas o homem está total e inescapavelmente escravizado a simesmo (Rom 6:17; Efé 2:1; ler depois: Rom 7:5,7-8,14-15,19,23-24), à sua natureza carnal, não tem a menorpossibilidade de realmente guardar toda a lei de Deus (Rom8:7), portanto nem vida nem justificação são possíveis pela lei.

• Rm 6:17 Gratidão, porém, [seja expressa] a Deus porqueéreis escravos do pecado, mas, provenientes- de- dentro- docoração, obedecestes à forma de doutrina que vos foientregue.

• Ef 2:1 E [Ele] a *vós* [vivificou], estando [vós] mortos nasofensas e nos pecados

https://sites.google.com/site/teologiatextos/a-doutrina-sobre-o-pecado

CONHEÇA MAISPecado

"Do hebraico hattah; do grego hamartios; do latim peccatum.Transgressão deliberada e consciente das leis estabelecidas porDeus. Errar o alvo estabelecido pelo Criador ao homem: Opecado mortal é a deliberação consciente e intencional de seresistir a vontade de Deus.

Pecar quer dizer, errar o alvo, ou seja, não atingir os padrõesdivinos. Vemos em Lucas 15:18, que o filho pródigo quebrou ospadrões da casa de seu pai. Quando Adão e sua mulher deramouvidos a serpente, ou seja, a Satanás, comendo da arvore dojardim, quebraram os padrões ditados por Deus – Gênesis 2:17

https://sites.google.com/site/teologiatextos/pecado-um-mal-que-assola-o-homem

I- DEFININDO OS TERMOS.

1. Pecado.

• A abrangência do conceito do pecado pode ser observadapelo texto de 1Co.10.31, que diz: “Portanto, quer comais,quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para aglória de Deus“. O que se nota neste texto é que mesmo asatividades mais simples, como comer e beber, podem sermaculadas pela presença de motivos ou propósitos distintosao padrão estabelecido no referido versículo. Ou seja,qualquer atividade que não tenha como motivo primeiro aGlória de Deus, É PECADO! Assim, o pecado pode serobservado como a incapacidade de viver em conformidadecom o que Deus espera de nós no que diz respeito a ATO,NATUREZA e a CULPA.

https://sites.google.com/site/teologiatextos/definindo-pecado

2. Os termos hebraicos awon e peshá.

Alguns termos para pecado no Antigo Testamento:

A – “Chata”

• É a palavra mais característica e significa errar o alvo. É apalavra hebraica que designa o pecado em geral; o pecadorerra o alvo, desvia-se do caminho que Deus coloca diantedele.

• O homem se inclina a errar o alvo, ele deseja; há umadisposição nele p´roprio que o leva a errar o alvo. Este termoé usado para demonstrar tanto a disposição para pecar comoo ato resultante. Gn 4.7; Lv 4.22,24; 16.21; Sl 1.1; 51.4;103.10; Is1.18; 38.17; Dn 9.16; Os 12.8.

https://sites.google.com/site/teologiatextos/o-que-e-o-pecado

3. O que é pecado?

• Negar a existência do pecado é negar por extensão averacidade da Escritura. Ela, no seu escopo geral, afirma doprincípio ao fim que o pecado existe. O pecado é qualquertransgressão contra a vontade revelada de Deus.

• Para quem tem olhos para ver, o pecado está manifesto portoda parte. Realmente deve estar com visão enfraquecidaquem não vê as operações arruinantes, maléficas, torcidas,brutais e bestiais do pecado, no mundo em geral e na vidahumana.

• E além disso, após pecar contra Deus, o homem tornou-sesensível ao pecado.

https://sites.google.com/site/teologiatextos/pecado-de-comissao-e-omissao

II - ORIGEM DO PECADO

1. O pecado no céu.

• O nome "Satanás" é uma transliteração do hebraico satan,indicando um acusador no sentido legal, um queixoso quetem uma acusação a apresentar. Em Zacarias 3:1 lemos "Deusme mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante doAnjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para selhe opor."

• Numa palavra, Satanás se opõe a nós, trabalha contra nós, ou"nos persegue", na tentativa de nos derrotar espiritual emoralmente. Jesus chamou-o homicida e mentiroso, em João8:44. Em Apocalipse 12:9, João retrata Satanás como umgrande dragão, uma representação que ressalta sua terrívelnatureza.

https://sites.google.com/site/teologiatextos/satanas-e-sua-queda

2. O pecado no Éden.

• Quase todos os cristãos de hoje afirmam que a serpente nãofalou sozinha com Eva, mas que o diabo é quem usou aserpente como “fantoche” e tentou Eva dessa maneira. Noentanto, muitos judeus e outras pessoas afirmamconstantemente que a Bíblia não diz que a serpente foi usadapor Satanás, mas sim que ela “falou por si só” porque era acriatura "mais astuta que Deus havia criado". Afinal aserpente do Éden foi “possuída” ou não? Cientificamentefalando, a possibilidade de uma serpente falar sozinha é zero.Isso porque as serpentes são surdas, são mudas (nãopossuem cordas vocais) e tem a língua bifurcada, e isso asimpossibilitaria de falarem por si só.

https://sites.google.com/site/teologiatextos/satanas-no-eden

3. A universalidade do pecado.

• Como na criação, "havia trevas sobre a face do abismo" (Gn1.2), o mesmo sucede com o entendimento: a escuridão estásobre a face desse abismo.

• Assim como há sal em cada gota d'água do oceano, amargorem cada galho do absinto, assim há pecado em todafaculdade humana. A mente está escurecida, por issosabemos pouco de Deus.

• Desde que Adão comeu da árvore do conhecimento e seusolhos foram abertos, perdemos nossa faculdade de ver. Alémda ignorância da mente, há erro e engano; não fazemos umjulgamento honesto das coisas, trocamos o amargo pelo doce,e vice-versa (Is 5.20).

https://sites.google.com/site/teologiatextos/a-universalidade-do-pecado

III - A SOLUÇÃO PARA O PECADO

1. Nem tudo está perdido.

A Graça é Eterna.

• As obras da graça não são feitas para resolverem osproblemas de última hora. Ela não é feita às pressas, nacarreira. Deus não espera acontecer algo de mal ao homempara formular como a Sua Graça agirá.

• Mas as obras da graça de Deus foram idealizadas antes deserem manifestadas aos homens. Elas foram formuladas antesde serem comunicadas a eles.

• Deus nos deu tudo antes de tudo existir (2Tm 1.9). Todas asresoluções fundamentais com respeito à nossa salvação foramfeitas antes que o mundo existisse (Tt 1.2)

https://sites.google.com/site/teologiatextos/a-graca-de-deus

2. A provisão de Deus.

• A Palavra de Deus mostra que o sistema de vida do mundo écorrupto, materialista e se encontra completamentedesvirtuado da vontade de Deus, que pode ser conhecida porintermédio da vida e obra de Jesus Cristo. O apóstolo Joãocaracteriza esse mundo como um grande sistema de vidaregido pela “concupiscência da carne”; isto é, todos osdesejos possíveis e impossíveis que a natureza humana ecarnal impulsiona; pela “concupiscência dos olhos”, quando osolhos físicos apenas desejam aquilo que satisfaça física ematerialmente o ser humano; a “soberba da vida”, quando oacúmulo de bens materiais torna-se o sentido de toda aexistência (1Jo 2.16).

https://sites.google.com/site/teologiatextos/provisao-de-deus

Conclusão

• A única esperança é o Senhor Jesus, o único que pode nosrestaurar a Deus. Restaurar é restituir, e isso se aplica tanto apossessões e bens (Êx 22.14; Is 58.12; Lc 19.8) como tambéma pessoas (Jr 30.17).

• O plano de Deus é restaurar todas as coisas (At 3.21), mas Elecomeçou com os seres humanos. Nós estávamos perdidos,como o filho pródigo, e fomos restaurados a Deus peloarrependimento (At 3.19; 2 Co 7.10) e pela fé em Jesus (Rm5.1).