Edicao784

Post on 24-Mar-2016

216 views 1 download

description

24 de DEZEMBRO de 2013 ANO 22 - Nº 784

Transcript of Edicao784

24 de DEZEMBRO de 2013ANO 22 - Nº 784

Natal

É dia de comemoraçãomáxima da cristandadeO dia de Natal serve para refletirmos nossas ações para com o próximo.

véspera de natal. O povoenche as ruas da cidadea espera da missa da

meia noite, também chamadamissa do galo. Pessoas de todosos tipos se entrecruzam nas ruase nas lojas cheias de fregueses.Nas vitrines, os luminosos e asdecorações natalinas dão umbrilho todo especial a esta fes-ta da cristandade, nas residên-cias as famílias estão reunidasem volta da farta mesa e frutasfazem a delícia dos olhos e dopaladar. Ouvem-se músicas emtodos os cantos, as pessoas con-tam piadas e riem num riso deautêntica felicidade.

As reuniões são festivas,com parentes distantes reunin-do-se, para juntos rejubilarem-se do nascimento de Jesus Cris-

ÉPágina 2

> EditorialNatal, a festamáxima dacristandade

to. O filho de Deus é aquele quenasceu dentro de um estábuloe teve por agasalho as palhas deuma manjedoura, vê contradi-ção de os homens pelos quaismorreu crucificado, celebra-

rem com muitas pompas seunascimento, usando-o comopretexto para festas extrava-gantes, sem, entretanto pro-curarem relembrar seu sentidoespiritual.

Com 16 votos contra quatro,a Câmara Municipal aprovou oprojeto do Executivo que aca-ba com as contas específicas doPlano Comunitário de Pavimen-tação, agora todos os valoresserão depositados em um úni-co lugar.

Antes os proprietários ti-nham contas individuais paracada rua, e somente poderiamutilizar a verba quando chegava

> Legislação

Arrecadação para asfalto terá conta únicaMudança elimina conta específica para cada rua, com isso a prefeitura poderá utilizar

a verba total para negociar melhores condições de pagamento aos fornecedores.

> Obras

ProgramaAsfalto

Comunitárioconclui mais

uma obraPágina 3

Asfalto na Rua João Couto recebeo primeiro lote, ao todo são 350metros.

João Le Senechal

aos 60% do total da obra, coma nova regra a prefeitura querminimizar gastos como a desva-lorização do dinheiro, uma vezque pode levar anos para algunsconseguirem chegar à quantianecessária, e também ganharpoder de negociação com osfornecedores de materiais eempresas prestadoras de servi-ço.

Câmara aprova conta única para Plano Comunitário de Pavimentação. Página 3

Com o objetivo de oferecermais uma opção de renda aopequeno produtor, prefeiturasubsidiou metade do valor nacompra de alevinos, ao todoforam entregues 60 mil em umavariedade de 12 espécies. Oprograma também tem comofoco melhorar o aproveitamen-to do potencial hídrico do mu-nicípio, reservatórios de água edos viveiros existentes.

> Pisicultura

Agricultores recebem alevinosJoão Senechal/PMC

PrefeituradeColombosubsidiaalevinos e incentivaprodutoresa ampliarpsicultura.Página 5

> Música

MinCestudapolíticapública

para ensinode música

Página 6

> EmpregoCriação de emprego até novembro tem o pior resultado em dez anos Pág. 3

> JúniorNacional, o campeão do Júnior

Página 7

Apesar da derrota de 2 a 1para o Bandeirantes, o Nacio-nal tinha a vantagem e fatu-rou o campeonato de Júnior.

> Série OuroBandeirantes fazhistória e ébicampeãocolombense Página 8

Em uma partida para ficar marcada nahistória do futebol de Colombo,

Bandeirantes vence o XV de Novembro econquista o bicampeonato.

> Natal SolidárioProjeto Nova Terraparticipa da festa deNatal do Provopar

Crianças do Projeto Nova Terramarcam presença na festa doNatal Encantado do Provopar.

02COLOMBO, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

Diagramação: Exceuni - Aldemir Batista - 3657-2864Impressão: Press Alternativa - 3047-4511

O

> N O T A S P O L Í T I C A S <BALANÇONa última sessão alguns verea-

dores fizeram um balanço do tra-balho, para Gilgera (PSDB) o anofoi bastante produtivo, e está con-fiança para 2014, e não deixou decriticar os que acharam que a pre-feita faria tudo do dia para a noi-te. Marquinhos Berlesi (PSDB) fa-lou das dificuldades que se encon-trava o município e se o “PapaiNoel” ajudar a Santa Casa vai rea-brir e o asfalto vai sair.

CONTRAPONTOPara o vereador Anderson Pre-

go (PT) o balanço foi de reflexão efalou sobre algumas situações quepoderiam ter uma atenção melhorpor parte da prefeitura como, ocursinho para vestibular, armazémda família, Pronto Atendimento,Santa Casa entre outros. Para overeador o problema não é da ges-tão passada e sim “nosso”, pois nahora da campanha todos aponta-vam os problemas e soluções, ago-ra parece que eles não existemmais argumentou o vereador.

PRESENTENa última sessão do ano os ve-

readores aprovaram vários proje-tos do executivo, com duas ses-sões extraordinárias na terça-fei-ra e duas na quinta-feira. Dentreeles o que gerou maior debate en-tre situação e oposição, foi sobreo asfalto, aprovado por 16 votosa favor e quatro contrários. A nova

Natal, festa máxima da cristandade, é rico emsignificados religiosos e em lendas, em todo o

mundo. E todas as estórias e lendas surgiram do pró-prio povo, espontaneamente, para exaltar o MeninoJesus. Muita gente arma todos anos o presépio e aárvore de Natal sem conhecerem sua história e seureal significado. Também a tradição da troca de pre-sentes, questionada por uns, adorada pela maioria daspessoas, tem significação à luz da teologia e do pen-samento cristão, que manda doar sem esperar recom-pensas dar sem olhar a quem. Significa a generosida-de, a caridade(maiores das virtudes cristãs). Damosuma lembrança não pelo que é, ou que vale, mas peloque simboliza: damos um pouco de nós, de nosso amor.

É o Papai - Noel, aqui no Brasil, os Reis Magos naEspanha e a misteriosa Befana (seria uma bruxa arre-pendida ou uma velha fada?) em muitas regiões daEuropa se encarregam da distribuição dos presentes.E as crianças esperam ansiosamente o dia, contando-os regressivamente, o que transforma o Dia de Natalem um acontecimento marcante para todos os cris-tãos.

Mas há dezenas de outras estórias e histórias, queao longo do tempo foram enriquecido o folclore na-talino de todos os países onde há cristãos. Dentre es-sas estórias podemos citar: a do manto precioso, quemostra o poder da caridade; a dos três benfeitores deJesus, o rouxinol, o pinheiro e o pássaro marrom, a dojovem pastor que levou uma flor de presente para ofilho de Deus, cujo beijou transformou em ouro seucentro (a margarida), a de uma família de pastores quedeu abrigo a um menino andrajoso e faminto que de-pois se revelou como o Menino Jesus; a da flor da NoiteSagrada; o do visgo um símbolo do amor; etc. Há mui-tas outras lendas, mas cremos que selecionamos asprincipais, mais bonitas e cheias de significado. Cadacristão deve meditar sobre estas estórias, aparente-mente tão simples, mas tão cheias de significação.

Mas também buscamos a história da canção NoiteFeliz, conhecida e contada em todo o mundo. Comtudo isso acreditamos que proporcionamos aos nos-sos leitores uma edição de Natal para ser lida e guar-dada com carinho. Isso ocorrendo teremos atingidonosso objetivo, de proporcionar alguns momentos delazer, alegria e de enriquecimento cultural, que sem-pre foi meta da FOLHA DE COLOMBO e que deve ser ade todo jornal que se preze, por pequeno que seja.

Nossos votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

> EditorialNatal, a festa máxima

da cristandaderegra determina que o dinheiro ar-recadado entre os moradores parafazer o asfalto, que antes era guar-dado em conta especifica, sejacolocado em uma única conta.Com esse formato a prefeiturapoderá usar o montante arrecadadopara agilizar as obras e também bai-xar custos na compra de material.

CONTRÁRIOSOs vereadores que foram con-

trários defendem que esse mode-lo não é transparente e se o mo-rador quiser saber o quanto foipago de sua rua vai precisar fazeruma auditoria na conta. Feitosa cri-ticou alguns vereadores que nomandato passado eram contrári-os a este método e agora defen-dem a ideia. Nivaldo Paris se de-fendeu e argumentou que votoufavorável porque agora teve ummelhor entendimento depois deuma melhor análise do projeto.

FAVORÁVELPonto favorável aprovado no

projeto foi a emenda do vereadorMarquinhos Berlesi, agora quandouma rua tiver arrecadado os 60%a prefeitura tem 120 dias para co-meçar a obra. No entanto a novaredação não deixa claro como seráfeita a identificação das ruas umavez que toda a arrecadação vaipara uma única conta.

AUMENTOAntes do recesso a Câmara de

Vereadores também aprovou emsessão extraordinária o aumentona taxa de coleta de lixo a ser co-brada no carnê de IPTU de 2014.O acréscimo, que teve 16 votos fa-voráveis contra quatro, será de 11,7%.

HOMENAGEMO governador Beto Richa

(PSDB) homenageou diversas per-sonalidades com a Ordem Esta-dual do Pinheiro, honraria quecelebra a emancipação políticado Paraná. Entre elas o ex-gover-nador Orlando Pessuti, José Ser-ra, o senador Álvaro Dias. Estáaproximação do PMDB de Pessu-ti é apontada como um apoio àreeleição de Richa.

TRANSPARÊNCIAA Câmara de Curitiba colocou

nesta semana no Portal da trans-parência as informações dos ven-cimentos dos vereadores, funci-onários efetivos e em cargos co-missionados de forma individua-lizada no site da casa. Para aces-sar as informações basta fazer umcadastro com CPF e e-mail. O sa-lário do funcionário não podepassar do teto constitucional deR$ 18,8 mil (valor do subsídio dochefe do Executivo). Com a aber-tura dos dados foi constatado quevários funcionários ultrapassamesse limite e ganham mais que osvereadores, o prefeito GustavoFruet e até dos ministros do Su-premo Tribunal Federal (STF).

> Serviço bancário

Agência do Bradesco não poderestringir atendimento a clientes

Por estar em área de livre acessono Colombo Park Shopping, Justiçadetermina que atendimento daagência do Banco Bradesco deva seraberto ao público e não apenas aosservidores público do município.

Uma determinação do Juízo da 1ªVara Cível de Colombo estabeleceque a agência do Banco Bradesco, lo-calizada no 2º piso do Colombo ParkShopping, não poderá restringir oatendimento aos clientes que pro-curarem os serviços daquele posto.A decisão foi proferida com base emação ajuizada pela 6ª Promotoria deJustiça de Colombo, em novembrodeste ano.

O promotor de Justiça Paulo Con-forto sustenta ser ilegal a prática doestabelecimento de restringir o aten-dimento apenas a servidores públi-cos do município de Colombo. Se-gundo o promotor de Justiça a ex-

clusividade de atendimento estabe-lecida pelo banco ofende o Códigode Defesa do Consumidor e sequerrespeita a Resolução 4.072/2012,expedida pelo Banco Central do Bra-sil, que admite o atendimento res-trito em postos de atendimento ban-cário, desde que o posto esteja situ-ado em recinto da administraçãopública ou da empresa privada.

A 6ª Promotoria aponta que oposto de atendimento fica em umaárea de livre acesso ao público emgeral, onde, além de serviços ofere-cidos pelo município de Colombo,também funcionam os Juizados Es-peciais de Colombo, a 3ª e 6ª Promoto-rias de Justiça de Colombo, a Agênciado Trabalhador, a Provopar e o Sesc.

Em caso de descumprimento dadecisão judicial, a multa fixada é deR$ 10 mil por cliente que deixar deser atendido.

O recesso na Prefeitura aconteceapenas nos dias 24, 25, 31 e primeirode janeiro, confira o que abre e o quefecha neste feriado.

Repartições funcionarão normal-mente nos dias 23, 26, 27, 30, 02 e 03.

Nos dias 23, 26 e 27 os serviços mu-nicipais da Prefeitura de Colombo fun-cionarão normalmente com expedien-te das 8 às 17 horas.

Nos dias 24 e 25, a prefeitura esta-rá em recesso mantendo o expedien-te normal nas Unidades de Saúde 24Horas, Maracanã e Osasco.

Nos dias 30, 02 e 03 os serviços mu-nicipais acontecerão normalmente das8 às 17 horas. Nos dias 31 e 01, serárecesso. Os Pronto Atendimentos fun-cionarão 24H.PA MaracanãRua São Pedro, 855 (Jd. Fátima)Telefone:41-3562.9828PA OsascoRua Zacarias M. Meira, 505Telefone:41-3606.2477

> Serviço Público

Horário de atendimentoda Prefeitura nos

feriados

03 COLOMBO, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

> Legislação

Câmara aprova conta única para asfaltoA Câmara Municipal de

Colombo votou e aprovouum projeto do executivoque define novas regras doPlano Comunitário de Pa-vimentação, com a altera-ção o dinheiro arrecadopara o asfalto passa a fa-zer parte de uma contaúnica. Antes os depósitoseram feitos em conta es-pecífica para cada rua in-serida no Plano Comunitá-rio, a mudança na Lei ge-rou insatisfação na banca-da de oposição, para oscontrários com a aprova-ção vai haver falta detransparência no proces-so, outra crítica foi o pou-co debate sobre o assun-to. Ponto de entendimen-to entre os vereadores foiuma emenda proposta porMarquinho Berlesi (PSDB)

que define o prazo de 120dias para a prefeitura co-meçar a obra quando osproprietários atingirem os60% do valor total.

O projeto é defendidoprincipalmente pelos fato-res econômicos, com umaúnica conta a prefeiturapoder utilizar o dinheiropara melhorar a negocia-ção com os fornecedoresde materiais e empresas.Na nova redação o execu-tivo poderá usar o mon-tante para dar andamen-to nas obras e não apenasem uma rua específica,com isso pretende utilizaro recurso para que ele nãofique parado e se desvalo-rize o que aumentariamos custos para o municí-pio. Na explicação do pre-sidente da casa José Rena-

to Strapasson (PTB) esta éuma maneira de agilizar oasfalto e economizar, “nãoexiste o risco de uma ruaque arrecadou os 60% fi-car sem o asfalto”, garan-te o presidente.

Para a vereadora Pro-fessora Micheli (PT) aaprovação do projeto foiprecipitada, pois faltoudebater o tema, principal-mente alguns pontos quenão estão claros no texto

o que gera dúvidas. “Oque acontece com a contaúnica é que esse dinheirovai entrar em um únicobolo e vai ser usado parafazer outras ruas e podeacontecer de a minha ruaatingir o 60% e o dinheironão estar mais lá e eu aca-bar ficando sem a benfei-toria naquele momento”,falou Micheli.

No entendimento deClodoaldo Camargo (PTN)as pessoas não terão maisacesso às contas e quantofoi arrecadado em cadarua. “Com esse projetosendo aprovado hoje nacasa, às pessoas perderãoo acesso e vai ser feito apoliticagem na cidademais uma vez, o contribu-inte continua pagando,mas sem esperança de ter

o asfalto, só o amigo do ges-tor é que vai ter o asfalto narua”, critica o vereador.

Favorável ao projeto, overeador Gilgera (PSDB)colocou que todos conti-nuarão a ter acesso àquantia arrecada, paraisso basta pedir um extra-to de controle no Depar-tamento Municipal de Re-ceita Tributária. “Esse con-trole continua como eraantes, tem o setor de pa-vimentação, o artigo seisdeixa isso bem claro, o pro-prietário vai ligar ele vaicontinuar sabendo comoesta a porcentagem da suarua, ele vai saber comoestá o pagamento dele,porque esse pagamento éfeito pela indicação fiscalde cada imóvel”, esclare-ceu Gilgera.

Câmara aprova projeto e muda regra de contas para oasfalto, que agora passa a ser única.

SUPERMERCADO RIO VERDEColômbia, 86Rio Verde - ColomboTel.: 3037-9879

Estrada da Ribeira, 2500Alto Maracanã - Colombo -Tel.: 3037-9889

José Veríssimo, 1212Bairro Alto - CuritibaTel.: 3037-9899

SUPER RIO VERDERodovia da Uva, 2385Roça Grande - ColomboTel.: 3037-9800

HIPERMERCADO RIO VERDEEstrada da Ribeira, 3600 -Guaraituba - ColomboTel.: 3663-2706

Com a mudança, a arrecadação passa a fazer parte de uma única conta, e não em separado para cada rua, como era anteriormente.

> Obras

Novo asfalto facilita vida de moradoresPrograma Asfalto Comunitário executa obra na Rua João Couto, no bairro São Gabriel, e traz melhoria aos moradores e comerciantes.

Equipes das Secretariasde Obras e de Planejamen-to começaram a realizar apavimentação na Rua JoãoCouto, localizada no bairroSão Gabriel. Ao todo serãofeitos 350 metros de asfal-to neste primeiro lote, epara o secretário de Plane-jamento, Angelo Betinardi, éo começo, de um trabalhoque vai se concretizar nospróximos meses. “Nós esta-mos terminando o ano commuitas obras de pavimenta-ção e este primeiro lote re-alizado na Rua João Coutoestá sendo finalizado. Nospróximos meses a rua rece-berá o asfalto no restanteda sua extensão, conforme

o cronograma do Programade Pavimentação Comunitá-ria prevê”, explicou Betinar-di.

O trabalho tem agrada-do os moradores, a aposen-tada Anália dos Santos Soa-res, 86, mora na rua há maisde 30 anos e disse que ago-ra vai facilitar o trabalho dodia a dia, principalmentepela poeira que vai deixar deexistir. “O asfalto é muitobem vindo, por que a rua temum trânsito grande, passabastante caminhão, entãolevantava muito pó quandoo tempo estava seco. A ges-tão anterior começou, masabandonou, e agora é mui-to bom que a nova gestão

mas saiu, estamos felizes,pois antes tinha que ficarlimpando constantementeas peças novas por que o póera demais. Agora vamosconseguir manter limpo pormais tempo e poder se de-dicar mais para outras ati-vidades. Eu estou feliz coma mudança para melhor”,destacou Luccas.

PROGRAMAO Programa Asfalto Co-

munitário está retomando apavimentação das ruas deColombo, e aos poucos estáconseguindo dar uma novacara à cidade. Para a prefei-ta Beti Pavin, o trabalhoestá apenas começando.

“Temos bastante trabalhopela frente e o ano de 2014vai ser muito produtivo, poisagora temos um orçamentopreparado para atender àsnecessidades de Colombo.No entanto, realizamosmuito neste ano, comoesta Rua João Couto, queé mais uma conquista dosmoradores, e da prefeitu-ra também, já que cada tra-balho é feito com todo o ca-rinho para o cidadão”, lem-brou Beti.

Para saber mais sobreas regras para adesão aoPrograma, os interessadosdevem entrar em contatocom o setor responsávelpelo telefone 3656-8080.

Primeiro lote de pavimentação naRua João Couto contempla 350 metros da via.

> Emprego

Até novembro, criação de emprego tem o pior desempenho em dez anos

João

Le S

enec

hal

retome e possa dar a aten-ção que as ruas precisam”comemorou dona Anália.

A pavimentação vai con-tribuir também com os co-merciantes, Gustavo de Luc-

cas, sócio da loja de MotoPeças, localizada no ende-reço, conta que agora nãovai precisar limpar a loja to-dos os dias, como faz coti-dianamente. “Demorou,

Embora o crescimentode 0,12% na criação de em-pregos formais em novem-bro, na comparação com omês anterior - o que signifi-cou o melhor desempenhopara meses de novembrodos últimos três anos - oresulto do acumulado dos11 meses de 2013 é o piordesde 2003 no país. Osaldo entre admissões edispensas de janeiro a

novembro deste ano, de1.546.999, supera apenaso registro em 2003, quefoi 1.116.817. Segundo oministro do Trabalho eEmprego, Manoel Dias, oresultado é ref lexo daqueda do Produto InternoBruto (PIB) deste ano. “Ocrescimento do PIB foimenor dos últimos anos. Ocrescimento [de janeiro anovembro deste ano] foi pro-

porcional ao PIB”, justificouo ministro.

Entre os oito setores deatividade pesquisados peloCadastro Geral de Emprega-dos e Desempregados (Ca-ged) o comércio, com mais103.258 postos, teve o me-lhor resultado em novem-bro. A indústria de transfor-mação perdeu 34.266 pos-tos com carteira assinada.Devido a motivos sazonais,

como o fim da safra de caféem Minas Gerais, a agricul-tura, com menos 33.183postos, também se desta-cou negativamente.

Entre as regiões do país,apenas a Centro-Oeste, pre-judicada pela sazonalidadeda agricultura, teve desem-penho negativo no mês denovembro. Todas as demais,de acordo com o Caged, ex-pandiram o nível de empre-

go formal. Em números ab-solutos, o Nordeste criou32.454 vagas; o Sul, 25.090;o Sudeste, 3.008; e o Norte,75.

No último balanço doCaged do ano, uma vez queo resultado de dezembroserá divulgado apenas em2014, o ministro do Traba-lho disse acreditar nocrescimento da geraçãode empregos no ano que

vem. “Teremos investi-mentos em vários seto-res. O anuncio [do leilãodo campo petrolífero] deLibra e da compra dos ja-tos pelo Ministér io daDefesa gerou uma expec-tativa muito positiva. E jáse começa a criar condi-ções de discutir investi-mentos que vão ser de-mandados por essas in-dústrias”, avaliou.

04COLOMBO, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

05 COLOMBO, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

> Cidadania

Hemepar busca doadores de sangue para manter o estoquePeríodo de festas compromete estoque do Centro, principalmente pelo grande número de feridos em acidentes,

para suprir esta carência o Hemepar convoca os doadores em fazer a ação antes de saírem em viajem.Por conta das férias de

final de ano as doações desangue têm uma reduçãosignificativa, para compli-car ainda mais a situaçãoé um dos períodos quemais se precisa deste re-curso, principalmentepelo grande número de ví-timas de acidente. Com oestoque em baixa, o Cen-tro de Hemoterapia e He-matologia do Paraná (He-mepar) convoca doadorespara que façam a doaçãoantes de saírem em viajempara manter o banco desangue no período de fes-tas. De acordo com o dire-tor do Hemepar, PauloHatschbach, os tipos san-guíneos com RH negativoestão com estoques maisbaixos do que de costume,

Arna

ldo A

lves

/ AN

Prmas são necessários todosos tipos de sangue, inclu-sive com RH positivo.

“Uma doação pode be-neficiar até quatro pesso-as. A reposição de sangueé essencial para que pos-samos suprir a demandados hospitais, pois trans-plantes, cirurgias e, princi-palmente, acidentes detrânsito são alguns doscasos em que o pacientenecessita de sangue”, ex-plica. Somente na regiãode Curitiba, a Rede Heme-par atende 42 hospitais eno Paraná todo são 384.

A Rede Hemepar con-ta com 22 unidades decoleta de sangue no Para-ná, que funcionam de se-gunda a sábado, em horá-rio comercial. Para mais

> Pisicultura

Produtores rurais recebem alevinosO Programa de Subsídio de Alevinos entregou para 34 agricultores mais de 60 mil alevinos de 12 espécies.

Que os homens sejamirmãos, que amem o

próximo, que nasalegrias e tristezas

retribuam com fé agradecendoa DEUS pelo seu sacrifício.

Desejamos aos nossos amigos,FELIZ NATAL e que 2014 seja

repleto de felicidade.ROSE CAVALLI

Com estoque de sangue em baixa, Hemepar convoca doadores.

informações sobre dias ehorários de doação ligue0800 645 45 55. Doar san-gue é rápido e seguro. Adoação é feita em 40 mi-nutos.

BENEFÍCIOSAs pessoas que reali-

zarem três doações em

um período de 12 mesespodem solicitar a emissãodo certificado de DoadorFidelizado de Sangue. Estecertificado dá direito a umasérie de benefícios, comomeia-entrada em shows,espetáculos de teatro, ci-nema e outros eventos.

PARA DOAR SANGUE É PRECISO: - Estar em boas condições de saúde- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com

autorização e presença do responsável legal)- Pesar no mínimo 50 Kg- Estar descansado e alimentado (evitar alimen-

tação gordurosa nas quatro horas que antece-dem a doação)

- Apresentar documento oficial com foto (cartei-ra de identidade, carteira do conselho profissio-nal, carteira de trabalho, passaporte ou carteiranacional de habilitação).

Para doar em CuritibaEndereço: Travessa

João Prosdócimo, 145– Alto da XV

Tel: (41) 3281-4000Horário - 2ª a 6ª feira

7h30 às 18h30

Sábados8h00 às 18h00

Mais informaçõeswww.sesa.pr.gov.br

Telefone:0800 - 645 4555

rchemepar@sesa.pr.gov.br

SERVIÇO:

Voltado para melhorarincentivar o agricultor adiversificar as fontes derenda dos pequenos pro-dutores rurais do municí-pio o Programa de Subsí-dio de Alevinos entregou60 mil alevinos para 34agricultores. O Programa,subsidiado pela Prefeiturade Colombo, através daSecretaria da Agricultura eAbastecimento, incenti-vou a compra de alevinosde 12 espécies, entre elas:carpa, tilápia, jundiá, catfish, pacu, piaçu e lambarique tem metade do valorpago pela secretaria e osoutros 50% do montanteé de responsabilidade doagricultor.

O produtor Celso No-dari, que possui uma pro-priedade no bairro SantaGema, foi um dos benefi-

ciados pelo Programa edestaca a importância deexistir estes incentivos.“Comprei 500 peixes, pa-cus e piaçus, pela metadedo preço de mercado e obaixo custo vai me ajudara diversificar a produção,utilizando os recursos quetenho”, destaca.

A coordenadora doprojeto e engenheira agrô-

noma da Secretaria daAgricultura e Abasteci-mento, Daniele Cordeiro,conta que em 2013, 60 milalevinos foram entreguesaos produtores. “Este anoa secretaria beneficiou 34produtores rurais, que secadastraram e fizeramseus pedidos realizadosentre outubro e novem-bro”, explica.

João

Sen

echa

l/PM

C

O programa de subsídio de alevinos tem por objetivodiversificar a renda do pequeno produtor rural.

FONTES DE RENDAEsta iniciativa da Pre-

feitura tem por objetivodiversificar as fontes derenda dos pequenos pro-dutores rurais do municí-pio. Outra vantagem doprograma é melhorar oaproveitamento do po-tencial hídrico do municí-pio, reservatórios de águae dos viveiros existentes.

Estes benefícios sãodestacados pelo secretá-rio Marcio Toniolo, quecoordena a pasta. “Quere-mos dar a chance para queos produtores tenhamoutras fontes de renda,utilizando os recursos quejá possuem, como os tan-ques que utilizam para a ir-rigação e isso acaba incenti-vando o aumento da produ-ção de peixes para o con-sumo familiar”, comenta.

> Natal SolidárioCrianças do Projeto NovaTerra participam da festa

de Natal do Provopar

Natal Encantado do Provopar convida as criançasdo Projeto Nova Terra para participar da festa.

Divulgação

Neste ano o Natal En-cantado, realizado peloProvopar, teve a participa-ção de 53 crianças que fa-zem parte do ProjetoNova Terra, a festa acon-tece há nove anos e foi re-alizada no Castelinho doBatel. As crianças se diverti-ram com shows musicais,apresentações circenses, má-gica, brincadeiras, gincanas,lanches e a presença do Pa-pai Noel. O Projeto Nova Ter-ra, que acontece no JardimCampo Alto, trabalha comcrianças e adolescentescom o intuito de promo-ver a cidadania delas por

meio de princípios e valo-res humanos para trans-formar a realidade de vul-nerabilidade social.

A prefeitura de Colom-bo colaborou com o trans-porte das crianças e de-mais monitores, ao todoforam 10. Os coordenado-res do Nova terra são Adri-ano Ribas e Andreia Sou-za Ribas e agradecem afundamental colaboraçãodos monitores JhennyfferBeatris, Adrielly Cristina,Ana Maria Tito, AmileneTito, Daiane, Elaine, Adri-ano, Marinalva, Lucas (pi-mentinha) e Nani.

Noite FelizNoite feliz - Noite felizÓ Senhor, Deus de amorPobrezinho nasceu em BelémEis na Lapa Jesus nosso bemDorme em paz ó JesusDorme em paz é Jesus

Noite feliz - Noite felizÓ Jesus, Deus da luzQuão afável é teu coraçãoQue quiseste nascer nosso irmãoE a nós todos salvarE a nós todos salvar

Noite feliz - Noite FelizEis que no ar vêm cantarAos pastores os anjos dos céusAnunciando a chegada de DeusDe Jesus SalvadorDe Jesus Salvador

06COLOMBO, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

> Cultura

Rainha e Princesas começam a divulgação da Festa da UvaEvento elegeu a Rainha da Festa, Jhuliany Goulart, e as Princesas Patrícia Fernanda do Prado e Tatiane Martins Soares.

A Festa da Uva acon-tece somente em feve-reiro do ano que vem,entre os dias sete e nove,mas ela começa a movi-mentar a cidade para asua preparação, o pri-meiro ponto foi a esco-lha da Rainha e Princesasda Festa. A vencedora doconcurso para 51° ediçãodo evento foi a estudan-tes de 18 anos JhulianyPatrícia Vieira Goulart,eleita entre 12 candi-datas ele quer repre-sentar o munic ípioonde sempre viveu eprincipalmente manterviva a tradição da Festa.Além de Jhuliany tam-bém foram definidas asPrincesas, Patrícia Fer-

nanda do Prado e Tatia-ne Martins Soares, Pâ-mela Lopes vai desfilarna Festa como Miss Sim-patia, além das outrasjovens que irão recepci-onar o público comocamponesas.

Para a escolha da Ra-inha 12 candidatas desfi-laram com trajes de cam-ponesa, quando entra-ram no salão e distribuí-ram uvas, e depois comroupas típicas. Após, osjurados puderam conhe-cer um pouco mais dasconcorrentes, observan-do cinco fotos de cadaparticipante. Em seguida,retornaram à passarelapara um novo desfile co-letivo desta vez com ves-

A Rainha eleita da 51° Festa da Uva Jhuliany PatríciaVieira Goulart, as Princesas Patrícia Fernanda do Prado eTatiane Martins Soares e a Miss Simpatia, Pâmela Lopes.

João

Le S

enec

hal

Com a intenção dedesenvolver um projetode abrangência nacionalde ensino musical cole-tivo, a ministra da Cultu-ra, Marta Suplicy, se en-controu com maestrosbrasileiros para discutir aimplantação de um pro-grama como o que jáexiste na Venezuela, de-nominado El Sistema. Oprojeto é desenvolvidopelo Sistema de Orques-tras e Coros Juvenis eatende 400 mil criançase jovens naquele país. OMinistério da Cultura(MinC) estuda montarum grupo técnico colo-car em prática a política,a intenção é que o pro-jeto seja iniciado noscentros de Artes e Espor-tes Unificados (CEUs) e

tidos sociais. A terceira eúltima etapa do concur-so foi realizado atravésde um desfile individualquando cada candidataao final respondia a uma

das seis perguntas da or-ganização que versavamsobre a visão delas sobreseus bairros, a cidade deColombo, a Festa da Uva,a juventude colombense

e o porquê ser Rainha daUva.

A eleição aconteceuno Auditório do InstitutoFederal do Paraná, comum Baile preparado poruma equipe de organiza-ção especialmente indi-cada pela Prefeitura deColombo e contou coma colaboração direta daAssociação dos Servido-res Municipais de Colom-bo.

Os critérios para es-colha foram estabeleci-dos pela Comissão Orga-nizadora da Festa da Uvae após o período de ins-crições, as candidatas fo-ram reunidas para os en-saios durante a semanado evento. A equipe foi

composta pelos repre-sentantes da ComissãoOrganizadora da 51ª Fes-ta da Uva de ColomboAntonio Ricardo Milgio-ransa, Amauri Cesar Car-dozo e Giovane Moreira;pelos representantes desetores de ComunicaçãoOsni Mendes e CulturaRosemari Barcik e MariaBertolin, e ainda as core-ógrafas Viviane Cipriani,Andreia Strapasson e Eli-sa Mara Castelhani.

A mesa de jurados foicomposta pelos seguin-tes membros: RodrigoLeite, Simone Giacometi,Francieli Xavier, KândidoOliveira, Vicente Este-vam Sandeski e GilsonMesaroba.

> Música

MinC quer política de ensino musical no paísMinistra da Cultura se reuniu com Maestros para debater projeto de ensino coletivo de música em todo o Brasil

depois ampliado para lu-gares onde já existemmovimentos ligados àmúsica.

“O entusiasmo dosmaestros pela metodolo-gia, e a análise que o mi-nistério fez da profundi-dade da transformaçãoem vários setores [como ensino da música], nãosó da cultura, que esseprojeto traz como bene-fício para sociedade epara as crianças nos fezrepensar a importânciado projeto”, explicouMarta.

No estado da Bahia,há um projeto baseadono El Sistema, hoje aten-de diretamente a 900 cri-anças. De acordo com omaestro Ricardo Castro,o trabalho atinge a todas

as classes sociais. “O ca-minho é incluir a músicano processo de cresci-mento da criança. Assimcomo você ensina mate-mática, português ecomo sentar à mesa, amúsica é uma linguagem

fundamental para qual-quer ser humano. É obri-gação do Estado daracesso a essa linguagem,porque é um fator decrescimento universal”,avaliou o maestro. Emjaneiro de 2014, os ma-

estros e a ministra da cul-tura vão conhecer o pro-jeto baiano.

Os maestros ressalta-ram na reunião que, emtodo o Brasil, há peque-nos e bons projetos deensino de música queprecisam de apoio. Nomomento, o Ministérioda Cultura está definin-do tanto a forma decomo trabalhar a inclu-são social pela música,quanto os instrumentosque vai comprar e enca-minhar aos primeirosprojetos que serão de-senvolvidos. Segundo aministra, o projetodeve ser iniciado nosCEUs e depois ser imple-mentado em outros es-paços, de acordo com aaceitação dos gestores

Ministra da Cultura Marta Suplicy no encontro com Maestropara debater um plano nacional de ensino musical coletivo.

Divu

lgaç

ão locais. “Temos toda con-dição de fazer um en-frentamento das maze-las sociais por meio damúsica”, frisou a minis-tra.

Os CEUs são espaçoscom o objetivo de inte-grar programas e açõesculturais, práticas espor-tivas e de lazer, forma-ção e qualificação para omercado de trabalho,serviços socioassistenci-ais, políticas de preven-ção à violência e inclusãodigital, de modo a pro-mover a cidadania emterritórios de alta vulne-rabilidade social das ci-dades brasileiras. Atéagora, foram entreguesnove, e ate junho de2014 devem ser concluí-dos mais 160.

> ProgramaçãoProgramação Final de ano Paróquia

Nossa Senhora do Rosário

07 COLOMBO, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

> Junior

Nacional domina na categoria Júnior e é campeãoApesar da derrota na decisão por 2 a 1, clube tinha ampla vantagem devido à melhor campanha geral e faturou o título do Júnior em cima do Bandeirantes.

Com uma vitória euma derrota na final, oNacional superou o Ban-deirantes e levantou o tro-féu de campeão 2013 nacategoria Júnior, no pri-meiro encontro venceupor 2 a 0, resultado quelhe dava o direito de jogarpor uma derrota de atédois gols de diferença. Otítulo confirmou a boafase do time, que fez amelhor campanha geral echegou invicto no jogodecisivo, vencido peloBandeirantes por 2 a 1,placar insuficiente para re-verter a vantagem con-quistada pelo Nacional. Emuma partida bastante mo-vimentada o Nacional per-deu ainda no primeirotempo um jogador expul-so, mas mostrou qualida-de técnica, raça e sabedo-ria para aproveitar o regu-lamento a favor, segurouo Bandeirantes e fez a fes-ta no Estádio do Atuba.

Em uma partida bas-tante equilibrada os timesbuscaram o gol a todo omomento, nos primeirosminutos o Nacional semostrou mais tranquilo,conseguiu encontrar o ca-minho do gol mais rápido,marcou aos cinco minutoscom Rafinha. Ele aprovei-ta o cruzamento de Bana-ninha e manda para as re-des de cabeça. A respostado Bandeirantes não de-morou, e aos 12 minutosMichel acerta uma belacobrança de falta para dei-xar tudo igual.

O Nacional começou ase complicar com a expul-são do zagueiro Eduardoainda nos 45 minutos ini-ciais. Com um a mais emcapo o Bandeirantes selançou de vez ao ataque,e aos 37 minutos fez o golda virada, Alysson apro-veita o bate rebate naárea e chuta sem chancede defesa para o goleiroGarça, que mais uma vezfez uma boa apresenta-ção.

Na segunda etapa o

Nacional jogo com o regulamento e fica com o título do Júnior. O capitão Elton do Nacional recebeu a taça de campeão do vice-presidenteda Liga de Colombo e vereador Ratinho e do vice-prefeito Ademir Goulart.

O XV ficou com o terceiro lugar.

Em uma partida bastante disputada o Nacional perdeupara o Bandeirantes, mas ficou com o título.

Com o gramado prejudicado pela chuva o jogo perdeu naqualidade técnica, contudo ganhou na raça dos jogadores.

Defesa menos vazada foi a do Nacional, os goleirosGarça e Dida buscaram o troféu entregue por Taxinha.

Lucão representou o artilheiro Diego Cesar do Bolade Ouro, ao lado de Adriano que fez a entrega.

Giovano (Helinho), Eduar-do, Murilo, Jean, Elton,Vinicius, Rafinha, Luiz Fer-nando, Thiago Cardoso(Thiago Mota), Bananinha(Wesley). Técnico: Paraíba.

Bandeirantes: Alan,Gui (Pavão), João Assis,Leo, Nicolas (Thiago), Mi-chael, Vandinho, Alysson(Rodrigo), Ronaldo (Gui-lherme), Eric, Alifer. Técni-co: Jean Pinheiro.

CLASSIFICAÇÃO FINALCampeãoNacional

Vice-campeãoBandeirantes

3º lugarXV de Novembro

4º lugar – Imperial5º lugar – Bola de Ouro6º lugar – Colombense7º lugar – São Gabriel

8º lugarUnião GuaraitubaTroféu disciplina

ImperialDefesa menos vazada

NacionalArtilheiro

Diego Cesar (Bola deOuro) com oito gols

A presidente da Liga de Colombo, Rosangela, e Pacheco, dodepartamento de esporte, entregaram a João Assis, capitãodo Bandeirantes, juntamente com o presidente Mauricio, otroféu de segundo lugar.

Celso Cordeiro, presidente do XV entregouo prêmio de equipe mais disciplinada aJoão Leitão, do Imperial.

cenário mudou, uma for-te chuva castigou o gra-mado o que não diminuiu

o ritmo dos garotos, quemostraram muita raça deambos os lados. Enquan-

to o Bandeirantes pressi-onava o Nacional se de-fendia e apostava no con-

tra ataque para liquidar ojogo, com um menos con-seguiu levar perigo a metaadversário, em uma boajogada acertou o traves-são de Alan. No final dapartida o Bandeirantestambém acertou a travedo Nacional, mas com ogramado alagado o Naci-onal se saiu melhor namarcação, evitou o gol, se-gurou a vantagem e con-quistou o campeonato deJunior.

FICHA TÉCNICANACIONAL 1X2BANDEIRANTES

Nacional: Garça (Dida),

08COLOMBO, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

> Série Ouro

Bandeirantes é bicampeão e adia sonho do XVClube venceu na casa do adversário por 1 X 0, reverteu à vantagem e levantou o bicampeonato colombense.

Em um jogo para ficar namemória do torcedor e en-trar para a história do fute-bol colombense, o Bandei-rantes venceu o XV de No-vembro pelo placar de 1 x 0e conquistou o bicampeona-to colombense. O resultadofrustrou o sonho do XV deconseguir pela primeira vezo título da série Ouro e man-teve a sina do clube, queparticipou de todas as edi-ções do campeonato desdea fundação e ainda não con-seguiu nenhum título destacompetição. Tristeza de umlado, alegria do outro, como resultado o Bandeirantestem calendário garantidopara o começo do ano, vainovamente disputar a TaçaParaná, a maior competiçãode futebol amador do Esta-do, em 2012 o time partici-pou e terminou em terceirocolocado.

Para quem compareceuna final, a decisão de 2014vai ficar marcada, com o gra-mado bastante molhado porcausa da chuva que caiupouco antes do início dojogo, XV e Bandeirantes pro-porcionaram uma partidaemocionante, com lances delevantar o público até o úl-timo minuto, quando o XV,que precisa apenas do em-pate para ser campeão,acertou as duas traves doBandeirantes. A partida co-meçou com o visitante exer-cendo forte pressão, o XVsofria e não conseguia pa-rar as boas jogadas pelolado esquerdo, principal-mente com o jogador Pita. Enão demorou em o atualcampeão mostra a força eabrir o placar, aos 11 minu-tos Lila faz uma linda co-brança de falta e acerta oângulo do goleiro Eron, quetentou, mas nada pode fa-zer para evitar o gol título doBandeirantes.

O XV foi para cima e ten-tou uma reação imediata,mas começou a apareceroutro nome na partida, Ro-gerio, aos 13 minutos depoisdo chute perigoso de Val-derrama de fora da área, elese estica todo e faz uma lin-da defesa para segurar o re-sultado. Com o gol o Bandei-rantes cresceu no jogo, do-minava as ações e incomo-dou muito o a defesa do XV,

Bandeirantes conquista o bicampeonato colombense. O capitão Jean, recebeu o troféu de campeão do vice-prefeito AdemirGoulart e do vice-presidente da Liga de Colombo e vereador, Ratinho.

Rossano, auxiliar técnico do XV de Novembrorecebeu o troféu de segundo colocado.

O presidente do Bola de Ouro, Ari, buscou o prêmio deterceiro lugar e também de defesa menos vazada.

Valdemir, do Bandeirantes, ficou naartilharia da competição com seis gols.

Na comemoração Lila (5), autordo gol do título do Bandeirantes.

Decisão aconteceu em um gramado enchardo.

O goleiro Rogério, do Bandeirantes, foi um dos destaquesdo jogo com defesas importantes ajudou a segura o XV.

A diretoria do Bandeirantes festeja com ocaneco, Adilson, Ademir, Tião e Mauricio.

no entanto o placar ficou no1 x 0.

Na segunda etapa os ti-mes voltaram com mais von-tade, o XV buscou o gol os45 minutos finais, pressio-nou, criou inúmeras oportu-nidades, mas a sorte e ahistória estavam do ladodo Bandeirantes. Nos úl-timos minutos o XV esta-va inteiro no ataque, aos34 minutos o zagueiroIgor acerta uma linda ca-beçada, contudo o golei-ro Rogerio novamente de-fende. Aos 44 minutos oXV tem duas chances in-críveis, depois da bola le-vantada na área a zaga não

tira e Rogerio faz milagre,duas defesas a queima rou-pa.

E aos 48 o lance maisespetacular da partida, de-pois do cruzamento Deivãoacerta de primeira um lindochute, a bola passa pelogoleiro, acerta a trave, cor-re em cima da linha e acer-ta a outra trave, Cascão nãoconsegue ganhar de Lila,que protege para Davi che-gar e colocar a bola para forae garantir a vitória e o títulopara o Bandeirantes. Os jo-gadores do XV olham incré-dulos para o lance, não que-rem aceitar e saem de cam-po desolados.

FICHA TÉCNICAXV DE NOVEMBRO 0X1

BANDEIRANTESXV de Novembro: Eron,

Valderrama, (Agnaldo), Igor,Athos, Juninho, Thiago Ale-xandre (Wilker) (Toca), Ce-zinha, Guego (Panichi), Cas-cão, Deivão, Thiago Elano.Mais: Ivan, Michel, JoãoMarcos, Edinho, Cabanha.Massagista: Clóvis. Auxiliar:Rossano. Técnico: GabrielPereira.

Bandeirantes: Rogério,Zé, Jean, Dani, Lila, Elton,Pita, Murilo, Valdemir (Ary),Buiu (Marcelinho), Wallis-son (Dez). Mais: Tico, Edi-nho, Ademar, Marcelo. Téc-nico: Perninha.

Câmara Municipal de ColomboNATAL em sua essência é a festa do amor ao próximo, da solidariedade,

da justiça, do respeito às pessoas de todas as condições.É com o pensamento voltado para esses sistemas básicos do cristianismo

que desejamos a todos os colombenses,Votos de um Feliz Natal, venturoso e próspero ANO NOVO.

José Renato Strapasson - Presidente