Edital da Prefeitura Itapuranga - GO - 1702... 3.4. As inscrições serão efetuadas pela internet,...

Post on 23-Mar-2020

2 views 0 download

Transcript of Edital da Prefeitura Itapuranga - GO - 1702... 3.4. As inscrições serão efetuadas pela internet,...

www.idib.org.br

CONCURSOPÚBLICOPREFEITURAMUNICIPALDEITAPURANGA–GOEditalnº001/2020,de17defevereirode2020.

ACOMISSÃOESPECIALDECONCURSOPÚBLICO,deacordocomasatribuiçõesquelhessãoconferidas,tornapúblicoqueestãoabertasasinscriçõesparaoCONCURSOPÚBLICOdestinadoaoprovimentodecargosefetivosdoQuadrodePessoaldaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GOeosquevieremavagar eosque foremcriadosduranteoprazode validadedesteConcursoPúblico, e formaçãodecadastro de reserva, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital e a seguirespecificadas.

1. DASDISPOSIÇÕESPRELIMINARES

1.1. AexecuçãodoConcursoPúblicoserádaresponsabilidadetécnicaeoperacionaldoInstitutode

DesenvolvimentoInstitucionalBrasileiro-IDIB,conformecontratocelebradoentreaspartes,emobediênciaàsnormasdesteEditaleàsleisvigentes.

1.2. Compete à Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO, por meio da Comissão Especial deConcursoPúblico,oacompanhamentoeafiscalizaçãodetodooprocessoedarealizaçãodoConcursoPúblico.

1.3. OConcursoPúblicodestina-se aopreenchimentodos cargos vagosnoquadrode servidoresefetivosdaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO,paraoexercíciofuncionaleformaçãodecadastrodereserva,deacordocomoquantitativoconstantenoAnexoIdesteEditale,ainda,dasquesurgiremnodecorrerdoprazodevalidadedesteCertame,queseráde02(dois)anos,prorrogávelumaúnicavezporigualperíodo,acontardadatadesuahomologação.

1.4. OConcursoPúblicoparaoscargosdequetrataesteEditalcompreenderáexameintelectual,decaráter eliminatório e classificatório, para aferir conhecimentos e habilidades, medianteaplicaçãodeprovaobjetivaparatodososcargos;provadiscursivasomenteparaoscargosdeNívelSuperior;provadetítuloparaoscargosdeNívelSuperior;ProvaPráticaparaocargodeOperador deMáquinas Pesadas; e Capacidade Física para os cargos de Agente de ServiçosGerais,AgentedeServiçoseObrasPúblicas,Soldador,GarieAuxiliardeHigieneeAlimentação.

1.5. Alémdasvagasofertadas,esteEditalprevêformaçãodecadastrodereservanaformadoANEXOI.

1.6. Porcadastrodereservaentende-seoconjuntodecandidatosclassificadoserelacionadosnalistagemquecontémoresultadofinaldoConcursoPúblico.Ocadastrodereservasomenteseráaproveitado mediante a abertura de novas vagas, ou substituições, nos respectivos cargos,observadooprazodevalidadereferenciadonoitem1.3,dopresenteEdital.

1.7. AsprovasobjetivasserãorealizadasnacidadedeItapuranga,noEstadodoGoiás,podendoserutilizadascidadescircunvizinhas,dependendodanecessidade,nostermosdossubitens11.1.

1.8. OshoráriosmencionadosnopresenteEdital,enosdemaisaserempublicadosparaoConcursoPúblico,obedecerãoaohoráriooficialdeBrasília-DF.

www.idib.org.br

2. DASCONDIÇÕESPARAINVESTIDURANOCARGO

2.1. Para investidura no cargo escolhido, o candidato deverá ter na data da posse as condições

especificadasaseguir:

a) tersidoclassificadonoConcursoPúblico,naformaestabelecidanesteEdital,seusanexoseeventuaisretificações;

b) terconcluídocomaproveitamentocursodequalificaçãobásica,comcargahoráriamínimade quarenta horas, no que se refere, exclusivamente, aos cargosAgente Comunitário deSaúde,conformeLeinº11.350/2006;

c) residir na áreada comunidadeque irá atuar, noque se refere, exclusivamente, ao cargoAgenteComunitáriodeSaúde,conformeLeinº11.350/2006;

d) ternacionalidadebrasileirae,nocasodenacionalidadeportuguesa,estaramparadopeloestatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dosdireitospolíticos,nostermosdoArt.12,§1ºdaConstituiçãodaRepúblicaFederativadoBrasilde1988enaformadodispostonoArt.13doDecretoFederaln°.70.436,de18deabrilde1972;

e) teridadeigualousuperiora18(dezoito)anoscompletos;f) nocasodosexomasculino,estaremdiacomoServiçoMilitar;g) estarquitecomaJustiçaEleitoral;h) Possuir,noatodanomeação,ahabilitaçãoexigidaparaocargoconformeespecificadono

ANEXOIdesteEditaleadocumentaçãocomprobatóriadeterminadanoitem“19-DAPOSSEDOSCANDIDATOSHABILITADOS”desteEdital;

i) teraptidãofísicaementalparaoexercíciodasatribuiçõesdocargo;j) cumprirasdeterminaçõesdesteEdital.

2.2. Nãohaveráqualquerrestriçãoaocandidatoque,noatodesuainscriçãonocertame,nãopossuir

os requisitos estabelecidosno subitem2.1.Noentanto, oCargo somente seráprovidopelocandidatoaprovadoquecomprovartodasasexigênciasdescritasnoEdital.

2.3. Noatodaconvocação,atéadata-limitedecomprovação,todososrequisitosespecificadosnosubitem2.1deverãosercomprovadosmedianteaapresentaçãodedocumentooriginal.

3. DAINSCRIÇÃO

3.1. A inscrição do candidato implicará em conhecimento prévio e na aceitação das normasestabelecidasnesteEdital,podendoocandidatoseinscreverparamaisdeumcargo,desdequehajacompatibilidadedediaehoráriodocronogramaprevisto (ANEXOV)paraaplicaçãodasProvas.

3.2. Ocandidatoinscritoparamaisdeumcargonaformadosubitem3.1,casosejaaprovadoem

ambos,deveránoatodaconvocação,optarporapenasumcargoparaexercer,podendoficarnoquadrode reserva dooutro. É vedada a acumulação remuneradade cargos públicos emconformidadecomart.37,XVI,daConstituiçãoFederal.

3.3. AstaxasdeinscriçõesserãoconformeodispostonoANEXOIdesteEdital.

www.idib.org.br

3.4. As inscrições serãoefetuadaspela internet,no sitewww.idib.org.br,duranteoperíododas14h00mindodia17defevereirode2020às23h59mindodia17demarçode2020.

3.5. Apósohoráriodeencerramentodasinscrições,citadonosubitemanterior,afichadeinscrição

eoboletobancárionãoestarãomaisdisponíveisnosite.3.6. Paraefetuarainscrição,ocandidatodeverá:

a) Acessar o sitewww.idib.org.br, a partir das 14h00mindodia 17 de fevereiro de 2020 às23h59mindodia17demarçode2020;

b) Localizar no site o “link” correlato ao Concurso Público (Concurso Público da PrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO);

c) LeratentamenteorespectivoEditalepreenchercorretamenteafichadeinscrição,nosmoldesprevistosnesteEdital,e,emseguida,enviá-ladeacordocomasrespectivasinstruções;

d) oenviodafichadeinscriçãogeraráoboletodepagamentodaTaxadeInscriçãoquedeveráserimpressoepagoemespécieemqualqueragênciabancária,oupormeioeletrônico,sendodeinteiraresponsabilidadedocandidatoaimpressãoeguardadocomprovantedeinscrição.

3.7. Opagamentoda taxade inscriçãodeverá serefetuadoaté24 (vinteequatro)horasapósa

emissãodoboletobancário.

3.7.1. Caso o candidato perca o prazo do item anterior, terá que reemitir novo boleto depagamentodataxadeinscrição.

3.7.2. Ataxadeinscriçãodeveráserpagaatéoprimeirodiaútilapósofimdasinscrições.

3.8. Asinscriçõesefetuadassomenteserãodeferidasapósacomprovaçãodepagamentodataxade

inscriçãopelosistemabancário.

3.9. O candidato inscrito não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de suaexclusivaresponsabilidadeacorreçãoeaveracidadedosdadoscadastraisinformadosnoatodainscrição,sobaspenasdalei.

3.10. OIDIBnãoseresponsabilizaráporsolicitaçãodeinscriçãonãorecebidapormotivosdeordemtécnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas decomunicação,bemcomooutrosfatoresdeordemtécnicaqueimpossibilitematransferênciadedadosemquenãosejacomprovadaqualquergerênciaouparticipaçãodaorganizadora.

3.11. Não será dispensado o pagamento da taxa de inscrição, exceto para os candidatos queatenderemosrequisitosdefinidospeloDecretoFederaln.º6.593,de02deoutubrode2008.3.11.1. Ficarão isentos do pagamento da taxa de inscrição deste Concurso Público, os

candidatosque:3.11.1.1. DeacordocomoDecretoFederalnº6.593:

a) estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do GovernoFederalCadÚnico),dequetrataoDecretoFederaln.º6.135,de26dejunhode2007;

www.idib.org.br

b) comprovarsermembrodefamíliadebaixarenda,nostermosdoDecreton.º6.135,de26dejunhode2007;

c) fazerfichadeinscriçãoregularnositeeapresentaroreferidoboletobancárioqueseráisentado;

d) juntarDeclaraçãoqueoCadÚnicoseencontraativoeregular.

3.11.2. Ocandidatodeverácomprovarqueémembrodefamíliadebaixarenda,atravésdeumacontade luz, emitidanosúltimos06 (seis)meses, informandoqueédebaixarendaoudeclaraçãodeprópriopunho.

3.11.3. Opedidode isençãodopagamentoda taxade inscriçãodeverá ser preenchidode

acordo com o formulário constante do ANEXO VII deste Edital, o qual deverá serenviadojuntamentedadocumentaçãoexigidanossubitens3.11.1.1e3.11.2,emviasdigitalizadas,noperíodode17a19defevereirode2020,deacordocomasinstruçõesabaixo.

3.11.3.1. Para fins de pedido de isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá ter

realizadosuainscrição,obrigatoriamente,atéodia19defevereirode2020.

3.11.3.2. Ocandidatoinscritoatéodia19defevereirode2020,quedesejarequereraisenção de sua taxa de inscrição, deverá acessar a página do Concurso noendereçoeletrônicowww.idib.org.br,emespecíficoolinkdisponívelparaessasolicitação,duranteoperíodode20a21defevereirode2020,paraformalizarsuasolicitação.

3.11.3.3. Ocandidato inscritoapósoperíodoconstantedosubitem3.11.3.1,nãomais

poderárequererisençãodesuastaxasdeinscrição.

3.11.4. O IDIB verificará a veracidade das informações prestadas pelo candidato no órgãogestordoCadÚnicoeaComissãoEspecialdeConcursoterádecisãoterminativasobreaconcessão,ounão,dobenefício.

3.11.5. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira

responsabilidadedocandidato,podendorespondereste,aqualquermomento,porcrime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do Concurso Público, eaplicaçãodasdemaissançõeslegaisemqualquerfase,cabendorecursosnostermosdoitem18-DOSRECURSOSdesteEdital.

3.11.6. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções cíveis e criminais, pelas

consequênciasdecorrentesdoseuato.

3.11.7. NãoseráconcedidaisençãodepagamentodetaxadeinscriçãoaocandidatoquenãoobservarascondiçõesestabelecidasnesteEdital.

3.11.8. Nãoseráaceitasolicitaçãodeisençãodepagamentodevalordeinscriçãoviafaxou

viacorreioeletrônico.

www.idib.org.br

3.11.9. OscandidatosquetiveremseuspedidosindeferidosequiseremparticipardoCertameserãoautorizadosaefetuaropagamentodataxadeinscrição,apósapublicaçãodoresultado definitivo das isenções, até o final do período de inscrição descrito nosubitem3.4.

3.12. Informaçõescomplementaresacercada inscriçãoestarãodisponíveisnoendereçoeletrônico

www.idib.org.br.

4. DODEFERIMENTODAINSCRIÇÃOPRELIMINAR

4.1. OIDIB,apósotérminodasinscrições,divulgaráemseusitewww.idib.org.brarelaçãocomo

nomedoscandidatosquetiveramsuasinscriçõesdeferidas.4.2. Do indeferimento do pedido de inscrição, caberá recurso nos termos do item ”18 - DOS

RECURSOS”,acontardapublicaçãodoresultadonositedoIDIB.4.3. Nãoserãorecebidososrecursosprotocoladosforadoprazoeemdesacordocompreceitosdo

item18.2desteEdital.4.4. Nãoseráaceitaainterposiçãoderecursos,aindaquedentrodoprazo,viacorreios,fax,e-mail

ouqualqueroutromeiodecomunicação,quenãooestabelecidonesteEdital.4.5. Em nenhuma hipótese haverá devolução do pagamento da taxa de inscrição ao candidato,

excetonocasodecancelamentodoCertameouvaloresrecolhidosemduplicidadeouboletospagosforadoprazo.

4.6. Considera-seindeferidaainscriçãodocandidatoque:

a) nãorecolherataxadeinscrição;b) prestarinformaçõesinverídicasquandodopreenchimentodafichadeinscrição;c) omitirdadosoupreencherincorretamenteafichadeinscrição.

5. DOCOMPROVANTEDECONFIRMAÇÃODEINSCRIÇÃO

5.1. Ocandidatopoderáacessarositedaorganizadoraparaimprimiraconfirmaçãodesuainscriçãoe,emcasodequalquerincoerênciaoumesmoausênciadeseunomenalistadeinscritos,caberárecursonostermosdoitem18.1(a)desteEdital.

5.2. O comprovante de confirmação de inscrição, impresso via Internet, deverá sermantido em

poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas, juntamente comdocumentooriginaldeidentificaçãooficialcomfoto.

5.3. É responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção do comprovante de confirmação de

inscrição.

www.idib.org.br

6. DAINSCRIÇÃOPARAPESSOASCOMDEFICIÊNCIA6.1. Aoscandidatoscomdeficiênciaserãoreservados5%(cincoporcento)dasvagasofertadasem

cargospré-definidos,conformeANEXOIdesteEdital,desdequeadeficiênciasejacompatívelcomocargo.6.1.1. Naaplicaçãodestepercentualserãodesconsideradasaspartesdecimaisinferioresa

0,5(cincodécimos)earredondadasaquelasiguaisousuperioresatalvalor;

6.1.2. O candidato com deficiência deverá observar os cargos e vagas oferecidas parapessoascomdeficiência.Casovenhaainscrever-seemcargosquenãopossuamvagasdestinadasaspessoascomdeficiência,seráautomaticamenteincluídonalistageraldecandidatos;

6.1.3. Aspessoascomdeficiênciaresguardadasascondiçõesespeciaisprevistasnalegislação

própria,participarãodoConcursoPúblicoemigualdadedecondiçõescomosdemaiscandidatos,noqueserefereàsprovasaplicadas,aoconteúdodasmesmas,àavaliaçãoeaoscritériosdeaprovação,aohorárioelocaldeaplicaçãodasprovaseànotamínimaexigidaparatodososdemaiscandidatos.

6.2. Para concorrer às vagas destinadas aos candidatos comnecessidades especiais, o candidato

deverá,noatodeinscrição,declarar-seportadordedeficiênciaeenviarlaudomédicooriginal,emitidonosúltimos12(doze)meses,atestandoonomedadoença,aespécieeograuouoníveldadeficiência,comexpressareferênciaaocódigocorrespondentenoCódigoInternacionaldeDoenças(CID),bemcomoaprovávelcausadadeficiência,naformadossubitens6.3ou6.4desteEdital,edorequerimentoconstantedoANEXOIVdesteEdital.

6.3. O candidato que queira concorrer às vagas destinadas aos candidatos com necessidades

especiais, deverá enviar laudomédico até o primeiro dia útil após o términodoperíododeinscrições,conformeformulárioconstantedoANEXOIVdesteEdital,paraocorreioeletrônicoatendimento.concurso@idib.org.br.

6.4. O laudo médico terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido,

tampoucoseráfornecidacópiadesselaudo.6.5. O candidato com necessidades especiais poderá requerer, no ato de inscrição, tratamento

diferenciadoparaosdiasdeaplicaçãodasprovas,indicandoascondiçõesdequenecessitaparaasuarealização,conformeprevistonoartigo40,parágrafos1°e2°,doDecreton°3.298,de20dedezembrode1999, publicadonoDiárioOficial daUnião, de 21dedezembrode1999, ealterado peloDecreto n° 5.296, de 02 de dezembro de 2004, publicado noDiárioOficial daUnião,de3dedezembrode2004.

6.6. Ocandidatoque,noatodeinscrição,declarar-secomopessoacomdeficiência,seaprovadoe

classificadonoConcurso Público, terá seu nomepublicado em lista à parte e, caso obtenhaclassificaçãonecessária,figurarátambémnalistadeclassificaçãogeral.

www.idib.org.br

6.7. Ocandidatoquesedeclarardeficiente,casoaprovadoeclassificadonoConcursoPúblico,seráconvocado para submeter-se à perícia médica promovida pela Junta Médica Oficial a serdesignadapelaPrefeituraMunicipaldeItapuranga–GO,queverificarásuaqualificaçãocomopessoacomdeficiência,ograudadeficiênciaeacapacidadeparaoexercíciodorespectivocargoequeterádecisãodeterminativasobreaqualificação,nostermosdoDecreton°3.298,de20dedezembrode1999,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de21dedezembrode1999ealteradopeloDecreton°5.296,de2dedezembrode2004,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de3dedezembrode2004.

6.8. Ocandidatomencionadonosubitem6.7desteeditaldeverácompareceràJuntaMédicaOficialmunido de laudomédico original e de cópia autenticada desse laudo (essa será retida) queateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao códigocorrespondente doCID, conformeespecificadonoDecreto n° 3.298, de 20 de dezembrode1999,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de21dedezembrode1999ealteradopeloDecreton°5.296,de2dedezembrode2004,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de3dedezembrode2004, bem como à provável causa da deficiência, após a divulgação do resultado final doConcurso.

6.9. Ainobservânciadodispostonossubitens6.2a6.7desteEditalouonãocomparecimentooua

reprovaçãonaJuntaMédicaOficialacarretaráaperdadodireitoàsvagasreservadasaspessoascomdeficiência.

6.10. AconclusãodaJuntaMédicaOficialreferidanosubitem6.8desteedital,acercadaincapacidade

docandidatoparaoadequadoexercíciodafunção,farácomqueelesejaeliminadodoConcursoPúblico.

6.11. Quando a junta médica pericial concluir pela inaptidão do candidato, havendo recurso,constituir-se-áJuntaMédicaOficialparanovainspeção,daqualpoderáparticiparprofissionalassistenteindicadopelocandidato.

6.12. Aindicaçãodeprofissionalpelo interessadodeveráser feitanoprazode03(três)diasúteis,

contadosapartirdadatadeciênciadaconclusãoreferidanosubitem6.10.6.13. Ajuntamédicapericialdeveráapresentarolaudoconclusivonoprazode05(cinco)diasúteis,

contadosapartirdadataderealizaçãodanovainspeção.

6.14. Apósa conclusãodanova inspeção,acompanhadapeloprofissional assistente indicadopelocandidato,sehouver,emcasodeinaptidão,nãocaberáqualquerrecursodadecisãoproferidapelaJuntaMédicaOficialreferenciadanoitemanterior.

6.15. OcandidatoquenãoforqualificadopelaJuntaMédicaOficialcomopessoacomdeficiência,nos

termosdoart.4º,doDecretoFederalno3.298,de20/12/1999,alteradopeloDecretoFederalno5.296,de02/12/2004,perderáodireitodeconcorreràsvagasreservadasacandidatosemtalcondiçãoepassaráaconcorrerjuntamentecomosdemaiscandidatos.

6.16. OcandidatoqueforqualificadopelaJuntaMédicaOficialcomopessoacomdeficiência,masa

deficiênciadaqualéportadorsejaconsiderada,pelaJuntaMédicaOficial,incompatívelparao

www.idib.org.br

exercíciodasatribuiçõesdocargo,seráconsideradoINAPTOe,consequentemente,eliminadodoConcursoPúblico,paratodososefeitos.

6.17. AsvagasdefinidasnoANEXOIdesteEditalquenãoforemprovidasporfaltadepessoascomdeficiências ou por reprovação no Concurso Público ou pela junta médica poderão serpreenchidaspelosdemaiscandidatos,observadaaordemgeraldeclassificação.

7. DASDISPOSIÇÕESGERAISSOBREASINSCRIÇÕES

7.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que

preenchetodososrequisitosexigidoseconcordarcomotermodeaceitedesteEdital,oqueconfiguraránaaceitaçãodetodasnormasecondiçõesestipuladas.

7.2. Évedadaainscriçãocondicional,foradoprazodeinscrições,viapostal,viafaxe(ou)viacorreio

eletrônico.7.3. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do

candidato.7.4. O candidatoquenãopossuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados, localizados em

qualqueragênciadoBancodoBrasil,daCaixaEconômicaFederaledosCorreios,ounaReceitaFederal, em tempo hábil, isto é, de forma que consiga obter o respectivo número antes dotérminodoperíododeinscrição.

7.5. As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade docandidato,dispondooIDIBdodireitodeexcluirdoConcursoPúblicoaquelequenãopreencheroformuláriodeformacompletae/oucorreta,cabendorecursosnostermosdoitem18-DOSRECURSOSdesteEdital.

7.6. Nãoserápermitidopagamentodeinscriçãomediantedepósitoetransferênciabancária.7.7. Évedadaatransferênciaparaterceirosdovalorpagodataxadeinscrição.7.8. OsCandidatosquenecessitaremdequalquertipodeatendimentodiferenciado,aspessoascom

deficiênciaounão,paraarealizaçãodaprova,deverãosolicitá-lonafichadeinscrição,indicandoanecessidadeespecífica.7.8.1. Orequerimentodeveconstarsolicitaçãodetalhadadacondiçãoespecial,comexpressa

referênciaaocódigocorrespondentedaClassificação InternacionaldeDoença–CID,quandoforocaso,bemcomoaqualificaçãocompletadocandidatoeespecificaçãodocargoparaoqualestáconcorrendo.

7.9. Acandidataquetivernecessidadedeamamentardurantearealizaçãodasprovasdeverálevar

umacompanhante,queficaráemsalareservadaparaessafinalidade,eseráresponsávelpelaguardadacriança.Acandidatasemacompanhantenãofaráasprovas.

www.idib.org.br

7.9.1. Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-setemporariamentedasaladeprova,acompanhadadeumafiscal.

7.9.2. Nasalareservadaparaamamentaçãoficarãosomenteacandidatalactante,acriançae

uma fiscal, sendo vedada apermanência de babás ou quaisquer outras pessoas quetenhamgraudeparentescooudeamizadecomacandidata.

7.9.3. Acriançadeveráseracompanhada,emambientereservadoparaeste fim,deadultoresponsávelporsuaguarda(familiarouterceiroindicadopelacandidata).

7.9.4. Nãohaverácompensaçãodotempodeamamentaçãoemfavordacandidata.7.10. Oscandidatosquenãofizeremasolicitaçãodacondiçãoespecialatéotérminodasinscrições,

sejaqualforomotivoalegado,nãoterãoacondiçãoatendida.7.11. Asolicitaçãodecondiçõesespeciaisseráatendidaobedecendoaoscritériosdeviabilidadeede

razoabilidade,epréviacomunicaçãonosprazosestipulados.

8. DADIVULGAÇÃO8.1. AdivulgaçãooficialdointeiroteordesteEditaleosdemaisaditivos,sehouverem,relativosàs

informaçõesreferentesàsetapasdesteConcursoPúblicoserãopublicadosnoDiárioOficialdoEstado,nositedoMunicípioenositedoIDIB.

8.2. ÉderesponsabilidadeexclusivadoCandidatooacompanhamentodasetapasdesteConcurso

Públicoatravésdositewww.idib.org.br.

9. DASFASESDOCONCURSOPÚBLICO9.1. Seráaplicadoexamedehabilidadeseconhecimentos,medianteaplicaçãodeprovaobjetiva,

abrangendo os conteúdos programáticos constantes doANEXO IV deste Edital, conforme oquadroaseguir:

NÍVELDOCARGO ÁREA CONTEÚDONºDEITENS PESO TOTAL

PERFILMÍNIMODEAPROVAÇÃO

CARÁTER

Todos os cargos de NívelSuperior

ConhecimentosBásicos

LínguaPortuguesa 10 01 10

50%EliminatórioeClassificatório

Informática 06 01 06

RaciocínioLógico 04 01 04

ConhecimentosEspecíficos

ConhecimentosEspecíficos 20 02 40 50%

Todos os cargos de NívelMédio

ConhecimentosBásicos

LínguaPortuguesa 10 01 10

50%EliminatórioeClassificatório

Informática 06 01 06

RaciocínioLógico 04 01 04

ConhecimentosEspecíficos ConhecimentosEspecíficos 20 02 40 50%

Todos os cargos de NívelFundamental

ConhecimentosBásicos

LínguaPortuguesa 10 01 10

50% EliminatórioeClassificatórioRaciocínioLógico 10 01 10

ConhecimentosGerais 10 01 10

www.idib.org.br

9.2. OtempodeduraçãodatotalidadedasProvasObjetivasseráde03(três)horasparatodosos

cargosdeNívelMédioeFundamentalede04(quarto)horasparaoscargosdeNívelSuperior.9.3. Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados no endereço

eletrônicowww.idib.org.brematé07(sete)diasanterioresadatadasprovas.9.4. Será de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de

realizaçãodasprovaseocomparecimentonohoráriodeterminado.

10. DAPROVAOBJETIVAEDISCURSIVA10.1. DAPROVAOBJETIVA

10.1.1. Paratodososcargos,aprovaobjetiva,decarátereliminatórioeclassificatório,constará

dequestõesdemúltiplaescolhaqueversarãosobreoConteúdoProgramáticoconstantedoANEXOIVdesteEdital.

10.1.2. Cadaquestãodemúltiplaescolhaconstaráde04(quatro)alternativasdentreasquaissomente01(uma)estarácorreta.

10.1.3. Aprovaobjetivaserácorrigidapormeiodeprocessamentoeletrônico.10.1.4. Seráclassificadonaprovaobjetivaocandidatoqueatingiroperfilmínimodeaprovação,

conformeestabelecidodosubitem9.1desteEdital.10.1.5. Ocandidatoaprovadonaprovaobjetiva,naformadosubitemanterior,seráordenado

porcargo,deacordocomosvaloresdecrescentesdasnotasobtidas.10.2. DAPROVADISCURSIVA

10.2.1 AProvaDiscursiva,queseráaplicadanomesmodiaehoráriodaprovaobjetivasomente

paratodososcargosdeNívelSuperior,compreenderádeumaRedaçãoparaosdemaiscargosdeNívelSuperior.

10.2.2 A Prova de Redação, para os cargos de Nível Superior, de caráter eliminatório eclassificatório, no valormáximode 100 pontos, que será realizada simultaneamentecomaprovaobjetivaeversarásobretemasrelevanteseatuaisdediversasáreas,taiscomo política, economia, sociedade, educação, tecnologia, relações internacionais,desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suasvinculaçõeshistóricas,comummínimode20emáximo25linhas.

10.2.3 AprovadeRedação,serácorrigidaconformecritériosaseguir:a) a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa aodomíniodoconteúdo(DC),cujapontuaçãomáximaserálimitadaaovalormáximodaprovadiscursiva;b)aavaliaçãododomíniodamodalidadeescritatotalizaráonúmerodeerros(NE)docandidato, considerando-se aspectos tais como: grafia / acentuação, pontuação /morfossintaxe,propriedadevocabular;c)serácomputadoonúmerototaldelinhas(TL)efetivamenteescritaspelocandidato;d)serádesconsiderado,paraefeitodeavaliação,qualquerfragmentodetextoqueforescritoforadolocalapropriadoe(ou)queultrapassaraextensãomáximaestabelecidanesteedital;

www.idib.org.br

e) serácalculadaparacadacandidatoanotanaprovadiscursiva (NPD), comosendoigualadomíniodoconteúdo(DC)menosduasvezesoresultadodoquocienteNE/TL;

NPD=DC–2x(NE/TL)NPD-Notanaprovadiscursiva.

NE-Númerodeerros.TL-Númerototaldelinhas.DC-Domíniodoconteúdo.

f)seNPDformenorquezero,entãoconsiderar-se-áNPD=zero.

10.2.4 ONE(númerodeerros)serácompostodaseguinteforma:a)0,4(quatrodécimos)paracadaerrorelacionadoàsconvençõesdaescrita:ortografia,acentuação,pontuação.b)0,6(seisdécimos)paracadaerrorelacionadoàMorfossintaxe;c)1,0(umponto)paracadaerrorelacionadoapropriedadevocabular.

10.2.5 SeráatribuídanotaZEROparaototaldaprovaque:a)contiverdealgumaformaaidentificaçãodocandidato;b)assinadaemlocaldiversodoestabelecidonocadernodeprova;c)escritaalápisemparteounatotalidade;ed)apresentarletrailegívelouincompreensível.

10.2.6 OCadernodeTextosDefinitivosdaprovadiscursivaseráfornecidajuntamentecomaFolha de Respostas da prova objetiva de múltipla escolha no dia de realização dasprovas,devendo,ocandidato,aoseutérmino,obrigatoriamente,devolveraofiscalaFolhadeRespostas(provaobjetiva)eoCadernodeTextosDefinitivos(provadiscursiva)devidamente assinados, apenas, no local indicado, sem qualquer outro termo queidentifiqueocandidato.

10.2.7 OCadernodeTextosDefinitivosdaprovadiscursivaseráoúnicodocumentoválidoparaaavaliaçãodestaetapa.Oespaçoreservadonocadernodeprovaspararascunhoédepreenchimentofacultativoenãovaleráparatalfinalidade.

10.2.8 OIDIBadotaráprocessoqueimpeçaa identificaçãodocandidatoporpartedaBancaExaminadora,garantindo-se,assim,osigilonacorreçãodasprovas.

10.2.9 Quandodarealizaçãodaprovadiscursiva,ocandidatonãopoderáefetuarconsultaaquaisquerfontesoumeiosdeconsultaparaauxílionaelaboraçãodapeçaprocessual.

10.2.10 Ocandidato,aotérminodarealizaçãodaprovadiscursiva,deverá,obrigatoriamente,devolveroCadernodeTextosDefinitivossemqualquertermoqueidentifiqueasfolhasemquefoitranscritasuaresposta.

10.2.11 Serãocorrigidasasprovasdiscursivasdetodososcandidatosinscritosnacondiçãodepessoascomdeficiência,desdequeaprovadosnasprovasobjetivas.

www.idib.org.br

10.2.12 Durante a realização da Prova Discursiva não será permitida qualquer comunicaçãoentre os candidatos, nem o uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou decomunicação,bemcomodeprotetoresauriculares.

10.2.13 Serão corrigidas as provas discursivas os candidatos aprovados na Prova Objetiva eclassificadosaté20ª(vigésima)posição,respeitadososempatesnaúltimaposição.Oscandidatos quenão tiverema sua prova discursiva corrigida serão eliminados e nãoterãoclassificaçãoalgumanoConcursoPúblico.

10.2.14 SerãoconsideradoshabilitadosnaProvaDiscursivaoscandidatosqueobtiverem50%(cinquentaporcento)dototaldepontosdessaprova.

11. DAPRESTAÇÃODASPROVASOBJETIVASEDISCURSIVA

11.1. AsprovasobjetivaseDiscursivasserãorealizadasnacidadedeItapuranga,noEstadodoGoiás,

podendoserutilizadascidadescircunvizinhas,dependendodanecessidade,comdataprevistaparaosdias19deabrilde2020,emlocaisehoráriosqueserãodivulgadosoportunamentenoendereçowww.idib.org.br.11.1.1. AsprovasObjetivaseDiscursivasserãoaplicadasnosturnosdamanhãetardecomo

estabelecidonoANEXOVdesteEdital.11.1.2. Adatadasprovasestásujeitaàalteraçãoconformeaconveniênciaeoportunidadeda

Administração Pública, sendo as datas deste Edital, estipuladas como datasPREVISTAS.

11.2. Aocandidato,sóserápermitidaaparticipaçãonasprovasnarespectivadata,horárioelocais

constantesnaconfirmaçãodeinscrição.11.3. Serávedadaarealizaçãodasprovasforadolocaldesignado.11.4. NãoserápermitidooingressodeCandidatos,emhipótesealguma,noestabelecimento,apóso

fechamentodosportões.11.5. Ohorário de início das Provas será definido, dentro de cada sala de aplicação, observadoo

tempodeduraçãoestabelecidonosubitem9.2desteEdital.11.6. Ocandidatodeverácompareceraolocaldesignadoparaasprovascomantecedênciamínimade

01(uma)hora,munidode:a) comprovantedeinscrição;b) originaldedocumentodeidentidadepessoalcomfoto;c) canetaesferográficadetintaazuloupretadematerialtransparente.

11.7. Sãoconsideradosdocumentosdeidentidadeascarteirase/oucédulasdeidentidadeexpedidas

pelas Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Ministério das Relações Exteriores e pelaPolícia Militar; Passaporte brasileiro; Identidade para Estrangeiros; Carteiras ProfissionaisexpedidasporórgãosouConselhosdeClasseque,porLeiFederal,valemcomodocumentode

www.idib.org.br

identidade,CarteiradoTrabalho,bemcomoaCarteiraNacionaldeHabilitação(comfotografianaformadaLein.º9.503/97).

11.8. Aconfirmaçãodeinscriçãonãoterávalidadecomodocumentodeidentidade.11.9. Nãoserãoaceitosprotocolosnemcópiasdosdocumentoscitados,aindaqueautenticados,ou

quaisqueroutrosdocumentosdiferentesdosacimadefinidos.11.10. Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a

identificaçãodocandidatocomclareza.

11.11. Casoocandidatoestejaimpossibilitadodeapresentardocumentodeidentidadeoriginal,pormotivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro daocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 15 (quinze) dias. O candidato serásubmetidoàidentificaçãoespecial,compreendendocoletadedados,deassinaturasedemaismedidasdeidentificaçãoquesefizeremnecessáriascompatíveisaocaso.

11.12. Aidentificaçãoespecialseráexigida,também,aocandidatocujodocumentode identificação

apresentedúvidasreferentesàfisionomiaouàassinaturadoportador.11.13. Nãoserápermitida,durantearealizaçãodasprovas,acomunicaçãoentreoscandidatosnema

utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo,impressosouqualqueroutromaterialdeconsulta.

11.14. Nãoserápermitidoaocandidato,duranteaaplicaçãodasprovas,permanecernos locaisdas

provas,comarmasouaparelhoseletrônicos(telefonecelular,relógio,smartwatch,notebook,tablet,receptor,gravadoreoutros).Casoocandidatolevealgumaarmae/oualgumaparelhoeletrônico, estes deverão ser acondicionados em envelope plástico inviolável. A emissão dequalquersinalsonoro,mesmoqueoaparelhoestejadesligadoedentrodoenvelope,implicaráaeliminaçãodocandidato,constituindotentativadefraude.

11.15. O IDIB não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos

eletrônicosocorridosdurantearealizaçãodasprovas,nempordanosnelescausados.11.16. Não haverá segunda chamada, seja qual for omotivo alegado para justificar o atraso ou a

ausênciadocandidato.

11.17. Nodiadarealizaçãodasprovas,nahipótesedeocandidatonãoconstarnaslistagensoficiaisrelativasaos locaisdeprova,o IDIBprocederáa inclusãodoreferidocandidato,pormeiodepreenchimentodeformuláriocondicionalcomaapresentaçãodedocumentodeidentificaçãopessoal,conformesubitem11.7edocomprovantedepagamentooriginal.11.17.1. Ainclusãodequetratao itemanteriorserárealizadadeformacondicionaleserá

confirmadapeloIDIB,comointuitodeverificarapertinênciadareferidainclusão.11.17.2. Após garantido o contraditório e a ampla defesa, por meio da apresentação de

documentodeidentificaçãopessoal,conformesubitem11.7edocomprovantede

www.idib.org.br

pagamentooriginal,constatadaaimprocedênciadainscriçãodequetrataosubitem11.17,amesmaseráautomaticamentecancelada,consideradosnulostodososatosdeladecorrentes.

11.18. Poderá ser admitido o ingresso de Candidato que não esteja portando o comprovante de

inscriçãonolocalderealizaçãodasProvas,apenasquandooseunomeconstardevidamentenarelaçãodeCandidatosafixadanaentradadolocaldeProvas.Nestescasos,ocandidatodeveráapresentar, obrigatoriamente, um documento de identificação. Sem a apresentação dodocumentodeidentificaçãoocandidatonãopoderárealizarsuaprovamesmoqueseunomeconste na relação oficial de inscritos no Concurso Público e apresente o comprovante deinscrição.

11.19. O candidato deverá assinalar as respostas das questões objetivas na Folha de Respostas,

preenchendoosalvéolos,comcanetaesferográficadetintapretaouazul.Opreenchimentodafolhaderespostas,únicodocumentoválidoparaacorreçãodaprovaobjetiva,serádeinteiraresponsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruçõesespecificadas,contidasnacapadocadernodeprovae/ounafolhaderespostas.

11.19.1. O candidato não levará, ao final da prova, o caderno de questões (caderno de

provas),sendoeste,conjuntamentecomafolhaderesposta,entregueaofiscaldesala.

11.19.2. Anãoobservânciadodispostoacima,ensejaráaeliminaçãosumáriadocandidato.

11.20. Emhipótesealguma,haverásubstituiçãodafolhaderespostaporerrodocandidato.11.21. Os prejuízos advindos demarcações, feitas incorretamente na folha de respostas, serão de

inteiraresponsabilidadedocandidato.11.22. Nãoserãocomputadasquestõesnãorespondidas,nemquestõesquecontenhammaisdeuma

resposta(mesmoqueumadelasestejacorreta),emendaourasura,aindaquelegível.11.23. Nãoserápermitidoqueasmarcaçõesnocartãoderespostassejamfeitasporoutraspessoas,

salvoemcasodeCandidatoque tenhasolicitadoatendimentoespecialparaesse fim.Nessecaso,senecessário,oCandidatoseráacompanhadoporumfiscaldoIDIBincumbidoparataltarefa.

11.24. Ocandidato sópoderá se ausentar do local deprova apósumahorado início das provas e

somentepoderáanotarsuasopçõesderespostasemformuláriodisponibilizadopelofiscaldesalae,emhipótesealguma,levaráconsigoocadernodeprovasenemoCartãoResposta.

11.25. OcadernodeprovaserádisponibilizadoparaoscandidatosnositedoIDIB,nodiaseguinteaoda aplicação das provas. O referido caderno ficará disponível através de senha privativaindividual,duranteoprazorecursaldaprovaobjetiva.

11.26. Ostrêsúltimoscandidatosdeverãopermanecernasaladeprovaesomentepoderãosairjuntos

dorecinto,apósaaposiçãoemAtadesuasrespectivasassinaturas.

www.idib.org.br

11.27. Será,automaticamente,excluídodoConcursoPúblicoocandidatoque:

a) apresentar-seapósofechamentodosportõesouforadoslocaispredeterminados;b) nãoapresentarodocumentodeidentidadeexigidonosubitem11.7desteEdital;c) nãocompareceràprova,sejaqualforomotivoalegado;d) ausentar-sedasaladeprovasemoacompanhamentodofiscal;e) forsurpreendidoemcomunicaçãocomoutrocandidatoouterceiros,verbalmente,porescrito

ouporqualqueroutromeiodecomunicação,sobreaprovaqueestiversendorealizada,ouestiverutilizandolivros,notas,impressosnãopermitidosecalculadoras;

f) estiverportandoduranteasprovasqualquertipodeequipamentoeletrônicodecomunicação;g) lançarmãodemeiosilícitosparaexecutarasprovas,sejaqualfor;h) nãodevolverafolhaderespostas;i) perturbar, de qualquermodo, a ordem dos trabalhos ou ser descortês com qualquer dos

examinadores,executoreseseusauxiliaresouautoridadespresentes;j) fizeranotaçãodeinformaçõesrelativasàssuasrespostasemqualqueroutromeioquenãoo

permitidonesteEdital;k) nãopermitiracoletadesuaassinatura,impressãodigitalereconhecimentofacial(foto);el) estiverportandoarmas.

11.28. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquermembro da equipe de

aplicaçãodestas e/oupelas autoridadespresentes, informações referentes ao seu conteúdoe/ouaoscritériosdeavaliaçãoedeclassificação.

11.29. ObjetivandogarantiralisuraeaidoneidadedoConcursoPúblico–oqueédeinteressepúblico

e,emespecial,dospróprioscandidatos–bemcomoasuaautenticidade,serásolicitadoquandoda aplicação da prova objetiva, a impressão digital em local apropriado, bem comoreconhecimentofacial(fotodigital)nomomentodarealizaçãodaprova.

11.30. Ocandidatodeveráindicar,emlocalprópriodafolhaderespostas,oseutipodeprova,seforo

caso,sobpenadeserELIMINADOemfacedaimpossibilidadedeidentificaçãodotipodeprovaduranteacorreçãodafolhaderespostas.

11.31. O IDIB divulgará a imagem da folha de respostas dos candidatos que realizaram as provas

objetivas,noendereçoeletrônicowww.idib.org.br,excetodoscandidatoseliminadosnaformadosubitem11.27.desteEdital,apósadatadedivulgaçãodoresultadofinaldasprovasobjetivas.A referida imagem ficará disponível através de senha privativa individual, até 10 (dez) diascorridosdadatadepublicaçãodoresultadofinaldoConcursoPúblico.

12. DAAVALIAÇÃODAPROVAOBJETIVA12.1. Aprovaobjetivaseráavaliadanaescaladepontosepesosdefinidosnosubitem9.1.12.2. Seráconsideradohabilitadonaprovaobjetivaocandidatoqueobtivernotaigualousuperiora

50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova de conhecimentos básicos (LínguaPortuguesa,InformáticaeRaciocínioLógico)e,desdequenãoobtenhanotaigualaZEROemnenhum desses conteúdos, e 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova deconhecimentosespecíficosougerais.

www.idib.org.br

12.3. Nãohaverá,emhipótesealguma,vistadeprova.12.4. OcandidatonãohabilitadonaprovaobjetivaseráexcluídodoConcursoPúblico.

13. DAAVALIAÇÃODAPROVADETÍTULOS13.1. AavaliaçãodaprovadeTítulostemcarátersomenteclassificatório.

13.1.1. ParticiparãodaProvadeTítulossomenteosCandidatosqueconcorreremaoscargosde

Nível Superior, habilitados na Prova Discursiva e o seu julgamento obedecerá aosseguintescritériosdepontuação:

ITEM CARGOS:PROFESSORES QUANTIDADEDE

TÍTULOS(MÁXIMO)VALORUNITÁRIO

(PONTOS)VALORMÁXIMO

(PONTOS)1 Especialização 1 1 12 Mestrado 1 2 23 Doutorado 1 3 3

TOTALGERALEMTÍTULOS - - 613.2. Oscandidatosquenãoforemconvocadosparaapresentaçãodetítulosserãoautomaticamente

eliminadosdoCertame.13.3. O envio dos documentos comprobatórios de Títulos será realizado pormeio de ferramenta

online,aserdisponibilizadanoportaleletrônicodaOrganizadoraematocontínuoàpublicaçãodoEditaldeConvocaçãoparaaProvadeTítulos.

13.4. TodasasinformaçõesnecessáriasàexecuçãodoenvioeletrônicodosTítulosestarãodispostasnoEditaldeConvocação,aserpublicado.

13.5. Serão rejeitados, liminarmente, os Títulos enviados fora do prazo divulgado no Edital deConvocação.

13.6. AcomprovaçãodosTítulosseráfeitamedianteoenvioda imagemoriginaldos instrumentoslegaisqueoscertifiquem,esomenteserãocomputadoscomoválidosostítulospertinentesàáreaespecíficadocargoparaoqualocandidatoconcorre.

13.7. OutrasinformaçõessobreaProvadeTítulos:a) Os comprovantes de conclusão de Cursos deverão ser expedidos por instituição oficial ou

reconhecidos;b) Cadatítuloserácomputadoumaúnicavez;c) OstítulosecertificadosacadêmicosdevemestardevidamenteregistradospeloMEC;d) Casoocandidatotenhaconcluídoocurso,masaindanãoestejadepossedoDiploma,serão

aceitas Certidões ou Declarações de conclusão, assinadas por representante legal daInstituiçãodeEnsinoecomfirmareconhecidaemcartório,senecessário;

e) OsdocumentosemlínguaestrangeirasomenteserãoconsideradosquandotraduzidosparaaLínguaPortuguesaportradutorjuramentado;

www.idib.org.br

f) DeveráserenviadaapenasumaúnicaimagemdoTítulooriginal,podendoocandidato,paratanto,enviá-laatravésdeumoumaisarquivos.

13.8. Apontuaçãototaldostítulosnãoultrapassaráototalde6,00(seis)pontos,desprezando-seosTítulosque,computados,excedamestelimitedepontos.

14. DOCURSODEFORMAÇÃO-AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE14.1. OscandidatosinscritosparaoscargosdeAgenteComunitáriodeSaúdeeaprovadosnaprova

objetiva,ematéduasvezesonúmerodevagas,serãosubmetidosaumCursoIntrodutóriodeFormação Inicial e Continuada, conforme fixado pelas Leis Federais nº 11.350/2006 e nº13.595/2018.Oaludidocursoterácarátereliminatório.

14.2. ArealizaçãodoCursoIntrodutóriodeFormaçãoInicialeContinuadaficarásobatotaleinteira

responsabilidadedaPrefeituraMunicipal.

14.3. OCursoIntrodutóriodeFormaçãoInicialeContinuadaserárealizadonacidadedeItapuranga–GO, em local e horário que serão comunicados por meio de Edital de Convocação no sitewww.idib.org.br.

14.4. OEditaldeConvocaçãoparaoCursoIntrodutórioinformarátambém:oscritériosparaaaferiçãodafrequência;osmecanismosdeavaliaçãoeassançõesparaocandidatoquenãocompareceràsaulas.

14.5. OEditaldeConvocaçãoestabeleceráoprazoparaamatrícula.Expiradooprazopararealização

da matrícula, os candidatos convocados que não efetivarem suas matrículas no curso deformação, serão considerados desistentes e eliminados do Concurso Público. Havendodesistências,deverãoserconvocados,emigualnúmerodedesistentes,candidatosaprovadosparasematricularemnocursodeformação,obedecidaaordemdeclassificação.

14.6. Sãoderesponsabilidadedocandidatooacompanhamentoeconsultaparaverificaroseulocal

decurso.

14.7. Aocandidato só serápermitidaaparticipaçãono cursona respectivadata,horárioe local aseremdivulgadosdeacordocomasinformaçõesconstantesacima.

14.8. Nãoserãopermitidas,emhipótesealguma,realizaçãodocursoemoutrodia,horárioouforado

localdesignado.

14.9. Ocursointrodutórioserádefrequênciamínimade75%(setentaecincoporcento)depresença,decarátereliminatório.

14.10. OscandidatosconvocadosquenãocompareceremnoCursoIntrodutório,serãoconsiderados

desistenteseeliminadosdoConcursoPúblico.

www.idib.org.br

14.11. Somenteapósarealizaçãodocursodeformação,ogestordaesferadegovernocompetentefará,pormeiodeedital,ahomologaçãodoresultadofinal,obedecidaaclassificaçãofinaldoConcursoPúblico.15. DAPROVAPRÁTICAPARAOCARGODEOPERADORDEMÁQUINASPESADAS

15.1. AProvadePráticadeOperadordeMáquinasPesadasserárealizadasobresponsabilidadedo

IDIB,comautilizaçãodemáquinasfornecidaspeloMunicípio.

15.2. ParticiparãodaProvaPráticaoscandidatosinscritosparaoscargosdeOperadordeMáquinasPesadas em quantidade até duas vezes o número de vagas, dentre os habilitados na provaobjetiva,obedecidaaordemdecrescentedeclassificaçãonaprovaescrita,ultrapassando tallimite,apenasseráaproveitadooscandidatosempatadosemúltimolugardeclassificação.OsdemaisCandidatos,mesmohabilitadosnaprovaobjetiva,serãoconsideradosdesclassificados.

15.3. OlocaladequadoparaarealizaçãodaProvaseráindicadopreviamenteemeditalpróprio.

15.4. AProvaPráticaterácarátereliminatórioeavaliaçãoconceitualdeaptidãoouinaptidão.ParaobtençãodoconceitodeAptoouInapto,serãoatribuídospontosparaoscritériosespecificadosemconformecomeditalpróprioaserpublicadoemdataoportuna.

15.5. AduraçãomáximadaProvaseráde40(quarenta)minutos,porcandidato,pararealizarotesteem duasmáquinas (Retroescavadeira eMotoniveladora - Patrola). O candidato não poderáexcederessetempo.Seexceder,obterápontuaçãozeronocritérioqueestiversendoavaliado.

15.6. O candidato terá apenas uma oportunidade para realizar a Prova Prática, não sendo-lheconcedidasegundaoportunidadeanenhumcandidato.

15.7. Nãohaverá segundachamadaparaaProvaPrática, salvo casode forçamaiorque impeçaarealizaçãodaProvapelatotalidadedosparticipantes.

15.8. OscandidatosclassificadosparaessaProvadeverãoseapresentarnolocalehorárioindicadosnoedital de convocaçãoa serpublicadoemdataoportunapara tanto,munidosdeCarteiraNacionaldeHabilitação,categoriaCousuperior.

15.9. CasoocandidatoestejaimpossibilitadodeapresentarCarteiraNacionaldeHabilitaçãooriginal(com foto), por motivo de perda, furto ou roubo, deverá, para fazer as provas, apresentarBoletim de Ocorrência Policial, emitido até 15 (quinze) dias antes da data da Prova, e sersubmetidoàidentificaçãoespecial,quepoderácompreenderfotografia,coletadeassinaturasedeimpressãodigital,emformulárioespecífico.

15.10. OcandidatodevecompareceràProvausandovestimentaecalçadoadequados(calça,camisaesapatooutênis).

15.11. SeráeliminadodaProvaPráticaocandidatoque:

a) nãoapresentaradocumentaçãoexigidanossubitens14.8e14.8.1,desteEdital;b) faltaràProva;

www.idib.org.br

c) nãoestiverpresentenolocaldaProva,nohorárioindicadoparaoinício,umavezquenãohaverátolerânciadohorário (apresença será confirmadaatravésda chamadados candidatos,paraassinaturanaListadePresenças);

d) nãocompletaraProva,porqualquermotivo,notempomáximodeProva.

15.12. faltarcomurbanidadeecivilidade,durantearealizaçãodaProva,comoutrocandidatooucomalguémdaequipedeaplicaçãodaProva.

16. DAPROVADECAPACIDADEFÍSICAPARAOCARGOSDEGARI,AGENTEDESERVIÇOSGERAIS,AGENTEDESERVIÇOSEOBRASPÚBLICAS,SOLDADOREAUXILIARDEHIGIENEE

ALIMENTAÇÃO.16.1. Aprovadecapacidadefísica,decarátereliminatório,visaavaliaracapacidadedoCandidato

paradesempenharastarefastípicasdacategoriafuncional.

16.2. NaProvadeCapacidadeFísica,oCandidatoseráconsideradoaptoouinapto.

16.3. Participarão daProva de Capacidade Física: Os candidatos inscritos para os cargos de Gari,AgentedeServiçosGerais,AgentedeServiçoseObrasPúblicas,SoldadoreAuxiliardeHigieneeAlimentaçãoemquantidadecorrespondenteàduasvezeso númerodevagasdisponíveisparaorespectivocargo,dentreoshabilitadosnaprovaobjetiva,obedecidaaordemdecrescentedeclassificaçãonaprovaescrita,ultrapassandotallimite,apenasseráaproveitadooscandidatosempatadosemúltimolugardeclassificação.OsdemaisCandidatos,mesmohabilitadosnaprovaobjetiva,serãoconsideradosdesclassificados.

16.4. AProvadeCapacidadeFísicaconsistiráemsubmeteroCandidatoaosseguintestestes:Corrida

deDozeMinutoseAbdominais.

QuadrodeDetalhamentodoExameFísico

Testes Sexo ÍndiceMínimo Tempo Tentativas

Corrida MasculinoFeminino

1.800m1.500m

12Minutos12Minutos

0101

Abdominais MasculinoFeminino

3020

01Minuto01Minuto

0101

16.5. OCandidatodeverácompareceremdata, localehorárioaseremoportunamentedivulgados

emEditalespecíficoepelositedoIDIB,www.idib.org.br,comroupaapropriadaparapráticadeeducaçãofísica,munidodeAtestadoMédico(originaloucópiaautenticada)específicoparatalfim,emitidonosúltimostrintadiasdarealizaçãodostestes.

16.6. OAtestadoMédicodeveráconstar,expressamente,queoCandidatoestáaptoarealizaraProva

deCapacidadeFísica.

16.7. OCandidatoquedeixardeapresentaroAtestadoMédicoseráimpedidoderealizarostestes,sendoconsequentementeeliminadodoConcurso,cabendorecursosnostermosdo item18–DOSRECURSOSdoEdital001/2020.

16.8. OAtestadoMédico deverá ser entregue nomomento da identificação do Candidato para a

realizaçãodaProvadeCapacidadeFísica.NãoseráaceitaaentregadeAtestadoMédicoemoutromomentoouemquenãoconsteaautorizaçãoexpressa.

www.idib.org.br

17. DACLASSIFICAÇÃOFINAL

17.1. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da pontuação final, em lista de

classificaçãoporopçãodecargo.17.2. Apontuaçãofinalserá:

17.2.1. ParaoscargosdeNívelSuperior:

PontuaçãoFinal=(TPO)+(TPD)+(TPT)Onde:TPO=TotaldePontosdaProvaObjetivaTPD=TotaldePontosdaProvaDiscursivaTPT=TotaldePontosdaProvadeTítulos

17.2.2. Paraosdemaiscargos:PontuaçãoFinal=(TPO)Onde:TPO=TotaldePontosdaProvaObjetiva

17.3. Serãoelaboradasduaslistasdeclassificação,umageral,comarelaçãodetodososcandidatos

aprovados,incluindoosportadoresdedeficiênciaeoutracomarelaçãoapenasdoscandidatosportadoresdedeficiência.

17.4. No caso de empate na classificação dos candidatos, o desempate se fará verificando-se,

sucessivamente,osseguintescritérios:a) comidadeigualousuperiora60(sessenta)anos,nostermosdaLein.º10.741/2003,entresi

efrenteaosdemais,sendoqueserádadapreferênciaaodeidademaiselevada;b) maiorpontuaçãonadisciplinadeconhecimentosespecíficos;c) maiorpontuaçãonadisciplinadelínguaportuguesa;d) maioridade;e) tiverexercidoefetivamenteafunçãodejurado,deacordocomaLeinº11.689/08.

17.5. OresultadodoConcursoPúblicoestarádisponívelparaconsultanositedoIDIBwww.idib.org.br

ecaberárecursonostermosdoitem18-DOSRECURSOSdesteEdital.17.6. Após o julgamento dos recursos, eventualmente interpostos, será publicada lista de

ClassificaçãoFinal,nãocabendomaisrecursos.17.7. AlistadeClassificaçãoFinalserápublicadaemjornaldegrandecirculaçãoeemórgãooficialde

divulgaçãodosatosdaadministraçãolocal.17.8. Serãopublicadosemjornaldegrandecirculaçãoeemórgãooficialdedivulgaçãodosatosda

administraçãolocal,apenasosresultadosdoscandidatosaprovadoseclassificadosnoConcursoPúblico,bemcomotodoocadastrodereserva.

www.idib.org.br

17.9. Ahabilitaçãofinalparahomologaçãoserácompostapelonúmerodecandidatosacrescidodoseu respectivo cadastro de reserva, constante do ANEXO I, ficando consequentementeeliminadososdemaiscandidatos.

18. DOSRECURSOS

18.1. Seráadmitidorecursoadministrativocontestando:

a) oindeferimentodopedidodeinscrição;b) ogabaritooficialpreliminardaprovaobjetiva;c) oresultadodaprovaobjetiva;d) oresultadodaprovadiscursivae) oresultadodaprovadecapacidadefísica;f) oresultadodaprovaprática;g) oresultadodaprovadetítulos;h) edetodoatoemitidopelaComissão.

18.2. Osrecursosdeverãoserinterpostosnoprazodeaté03(três)diasúteis,contadosapartirda

publicaçãonositedofatoquegerouorecurso.18.3. Admitir-se-áumúnicorecurso,porcandidato,paracadaevento.18.4. Todos os recursos deverão ser dirigidos à Comissão de Concurso Público, em formulário

eletrônicopróprio,viasitedoIDIB.18.5. Somenteserãoapreciadososrecursosinterpostosdentrodoprazo.18.6. Nãoserãoaceitosos recursos interpostosporoutromeioquenãosejaoespecificadoneste

Edital.18.7. Também não será aceito o recurso interposto sem fundamentação ou bibliografia ou

embasamentopertinenteàsalegaçõesrealizadas.

18.8. A banca examinadora determinada pelo IDIB constitui última instância para recurso, sendosoberanaemsuasdecisões,razãopelaqualnãocaberãorecursosadicionais.

18.9. Os pontos relativos às questões da prova objetiva de múltipla escolha que eventualmente

venhamaseranuladasserãoatribuídosatodososcandidatosquetiveremsuaprovacorrigida.18.10. Emhipótesealgumaseráaceitarevisãoderecurso,recursoderecursoourecursodegabarito

finaldefinitivo.18.11. A interposição dos recursos não obsta o regular andamento do cronograma do Concurso

Público.

19. DAPOSSEDOSCANDIDATOSHABILITADOS19.1. APosseserácondicionadaa:

www.idib.org.br

a) Serbrasileironato,naturalizadoouestrangeironaformadalei;b) Oscandidatosque tenhamparticipadodoConcursoPúblicocomnomínimo16 (dezesseis)

anos de idade, só poderão ser empossados nos respectivos cargos após completarem 18(dezoito)anos,condicionado,anadatadaposse,possuiraidadeconstitucionalde18(dezoito)anosparaserempossado;

c) Quitaçãocomoserviçomilitar,excetoparaosCandidatosdosexofemininoecomaJustiçaEleitoral,paratodososCandidatos;

d) TerescolaridadeexigidaparaoexercíciodocargomediantediplomadeInstituiçãodeEnsinoreconhecidapeloMEC;

e) Atenderaopré-requisitodoCargo,conformedispostonoAnexoIdesteEdital;f) Apresentação de cópia de Carteira de Identidade, CPF/MF (cartão), PIS/PASEP, Carteira

Profissional,CertidãodeNascimentoouCasamentoou,Fotografia3x4coloridaerecente;g) Àspessoascomdeficiência,compatibilidadedadeficiênciaatestada,comocargodeopçãodo

Candidato, comprovada através de análise daComissão Especial doConcurso Público, queemitiráparecersobreoenquadramentodotipoougraudedeficiênciaesuacompatibilidadecomocargo;

h) Examedesanidadefísicaemental,quecomprovaráaaptidãonecessáriaparaoexercíciodocargo;

i) Certidãonegativa fornecidapeloCartórioDistribuidordaComarcaondepossuioendereçodeclarado,comprovandoainexistênciadeaçõescivisecriminais(comtrânsitoemjulgado).

j) Declaraçãodeacúmulodecargo,nostermosdaConstituiçãoFederalBrasileira.k) ComprovantedeEndereçoAtualizado;l) ContaCorrentenaCaixaEconômicaFederal(SeTiver);m) Certidãodenascimentodosfilhosmenoresde14Anos;n) CertidãoNegativaMunicipal(SuperintendênciaDeTributos)o) CertidãoNegativaCíveldaJustiçaFederal:www.tjgo.jus.brouwww.trf1.jus.br(Internet);p) CertidãoNegativaCriminaldaJustiçaFederal:www.tjgo.jus.brouwww.trf1.jus.br(Internet);q) CertidãoNegativadaReceitaFederaldoBrasil:www.receita.fazenda.gov.br(Internet);r) CertidãoNegativadoTribunaldeContasdaUnião:www.tcu.gov.br(Internet);s) CertidãoNegativadoTribunaldeContasdoEstadodeGoiás:www.tce.go.gov.br(Internet);t) CertidãoNegativadoTribunaldeContasdosMunicípios:www.tcm.go.gov.br(Internet);u) CertidãoNegativaEleitoral:www.tse.jus.br(Internet);v) CertidãoNegativadeAtosdeImprobidadeAdministrativa:www.cnj.jus.br(Internet).

19.2. Ocandidato,porocasiãodaposse,deverácomprovartodososrequisitosexigidos.19.3. Anão apresentaçãodos comprovantes exigidos tornará semefeito a aprovaçãoobtida pelo

Candidato,anulando-setodososatosouefeitosdecorrentesdainscriçãonoConcursoPúblico,cabendorecursosnostermosdoitem18–DOSRECURSOSdesteEdital.

19.4. Poderá aAdministraçãodiscricionariamente lotar, remanejar e/oudeslocar os servidores de

unidadeadministrativaparaoutra,comotambémdelocalidade,dependendodosprincípiosdaconveniência,necessidadeeoportunidade.

20. DANOMEAÇÃO20.1. AnomeaçãoserácomunicadaviaCorreios,atravésdedocumentocom“avisodeRecebimento

–AR”,paraoendereçoinformadopelocandidato,sendoconsideradodesistenteocandidato

www.idib.org.br

quenãocompareceraolocalindicadonoprazode05(cinco)diasúteisapósaconfirmaçãodeseurecebimentoparaapresentaçãoeefetivaçãodosprocedimentosparasuaposse.

20.2. O candidato convocado para nomeação que não se apresentar no local e nos prazos

estabelecidosseráconsideradodesistente,implicandosuaeliminaçãodefinitivaeaconvocaçãodocandidatosubsequenteimediatamenteclassificado.

20.3. Oscandidatosaprovadosserãoconvocadosobedecendoàordemclassificatória,observadoo

preenchimentodasvagasdisponíveis.20.4. AConvocaçãoobedeceráàordemrigorosadeclassificaçãoeoCandidatodeveráapresentar-se

pessoalmente, ou por procuração, no Departamento de Recursos Humanos – PrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO,observadasasseguintescondições:

a) Apresentar-sepessoalmenteouporprocuraçãoaosetorcompetentemunidodetodadocumentaçãoexigidanesteEdital.AnãocomprovaçãodequalquerumdosrequisitoseliminaráoCandidatodoConcursoPúblico;

b) Será permitido ao Candidato convocado para tomar posse no serviço público oadiamento da contratação no cargo, mediante posicionamento no final daclassificação, sendo eliminadodoConcurso Público, o candidato que por quaisquermotivosnãotomarpossedentrodoprazolegal.

20.5. O servidor empossado mediante Concurso Público fará jus aos benefícios estabelecidos nalegislaçãovigente,bemcomoficarásujeitoà legislaçãomunicipalvigenteesuasalteraçõeselegislaçõespertinentes.

20.6. Nãoseránomeadoocandidatohabilitadoquefizer,emqualquerdocumento,declaraçãofalsaouinexataparafinsdeposseequenãopossuir,nadatadaposse,osrequisitosmínimosexigidosnesteEdital.

21. DASDISPOSIÇÕESFINAIS

21.1. Asconvocaçõesparaprestaçãodasprovaseresultadosserãopublicadasnoendereçoeletrônico

www.idib.org.br.21.1.1. Éderesponsabilidadedocandidatoacompanharestaspublicações.

21.2. A Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO e o IDIB se eximem das despesas com viagens,

estadias,transporteououtroscustospessoaisdocandidatoemquaisquerdasfasesdoConcursoPúblico.

21.3. Todos os cálculos de notas descritos neste Edital serão realizados comduas casas decimais,

arredondando-separacimasemprequeaterceiracasadecimalformaiorouigualacinco.21.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no

Concurso Público, valendo para esse fim, a homologação publicada no site do IDIB,www.idib.org.br.

www.idib.org.br

21.5. Ainexatidãodasafirmativase/ouirregularidadesdosdocumentosapresentados,mesmoqueverificadasaqualquertempo,emespecialnaocasiãodaadmissão,acarretarãoanulidadedainscrição e desclassificação do candidato, com todas as suas decorrências, sem prejuízo demedidasdeordemadministrativa,civilecriminal,cabendorecursosnostermosdo item18–DOSRECURSOSdesteEdital.

21.6. OsitensdesteEditalpoderãosofrereventuaisalterações,atualizaçõesouacréscimosenquanto

nãoconsumadaaprovidênciaoueventoquelhedisserrespeito,atéadatadaconvocaçãodoscandidatosparaaprovacorrespondente,circunstânciaqueserámencionadaemEditalouavisoa serpublicadoem jornaldegrandecirculaçãoeemórgãooficialdedivulgaçãodosatosdaadministraçãolocal(DiárioOficial).

21.7. OcandidatoseobrigaamanteratualizadooendereçoperanteoIDIB,atéadatadepublicação

da homologação do resultado final do Concurso Público e, após esta data, junto aoDepartamento de Recursos Humanos da PrefeituraMunicipal de Itapuranga - GO, devendoconstarnoenvelopedeencaminhamentoafrase-“AtualizaçãodeendereçoparaoConcursoPúblicodaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO”.

21.8. Ocandidatoque,àépocadaposse,nãocomprovarquepreencheosrequisitosindispensáveis

para o exercício legal do cargo para o qual foi aprovado será considerado eliminadosumariamente,nãopodendoseraproveitadoparaoutrocargo,ressalvadososcasosprevistosemleimunicipal,cabendorecursosnostermosdoitem18–DOSRECURSOSdesteEdital.

21.9. AclassificaçãodocandidatoseráconsagradapeloTermodeHomologaçãodoResultadoFinal

doConcursoPúblico,ficandocondicionadooprovimentoatéavigênciadoConcursoPúblico.21.10. O IDIB e a Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO não se responsabilizam por eventuais

prejuízosaocandidatodecorrentesde:a) Endereçonãoatualizado;b) CorrespondênciadevolvidapelaECTporrazõesdiversasdefornecimentoe/ouendereço

erradodocandidato;c) Correspondênciarecebidaporterceiros;d) Necessidade de mudança de datas e calendários previstos ou reaplicação de algum

evento.

21.11. APrefeituraMunicipaldeItapuranga-GOeoIDIBnãoseresponsabilizamporquaisquercursos,

textos,apostilaseoutraspublicaçõesreferentesaesteConcursoPúblico.21.12. Considerar-se-á,paraefeitodeaplicaçãoecorreçãodasprovas,alegislaçãovigenteatéadata

depublicaçãodesteEdital.21.13. Os casos omissos serão resolvidos conjuntamente entre a Comissão Especial do Concurso

PúblicoeoIDIB,noqueserefereàrealizaçãodesteConcursoPúblico.21.14. Caberá à Prefeitura Municipal de Itapuranga - GO a homologação dos resultados finais do

ConcursoPúblico.

www.idib.org.br

21.15. OForodaComarcade Itapuranga -GOé competenteparadecidir quaisquer ações judiciaisinterpostascomrespeitoaopresenteEditalerespectivoConcursoPúblico.

21.16. Oscandidatospoderãointerporimpugnaçãosobrequalquernormaeditalícia,noprazodeaté

03(três)diasúteisapósolançamentodoEdital.TodasasimpugnaçõesdeverãoserprotocoladasaoGerenciadesenvolvimentodepessoasefolhadepagamento,aoscuidadosdoPresidentedaComissãoEspecialdoConcursoPúblico,pessoalmenteoumedianteprocuração,noexpedientedaPrefeituraMunicipaldeItapuranga-GO,localizadaRuaPref.JoãoBatistadaTrindade(Rua48),900–Centro,Itapuranga–GO,76680-000,desegundaàsexta-feira,das07h00às11h00edas13:00às17:00.

21.17. AdivulgaçãodahomologaçãodoresultadofinaldoCertameserápublicadanostermosdoitem

7.1dopresenteEdital.

21.18. Fica vedada a participação no Certame de parentes dosmembros da Comissão Especial doConcursoeBancaExaminadora,atéoterceirograu,nalinharetaecolateral,porlaçosdesangueeafinidade.

Itapuranga–GO,17defevereirode2020.

COMISSÃOESPECIALDOCONCURSOPÚBLICO

Presidente

www.idib.org.br

ANEXOICARGOS,PRÉ-REQUISITO,JORNADADETRABALHO,NÚMERODEVAGAS,CADASTRORESERVA,

VALORDEINSCRIÇÃOEVENCIMENTO.

CARGOSDENÍVELSUPERIORTAXADEINSCRIÇÃO:R$88,00

Cargo Pré-requisitoCargaHorária Vagas

AmplaConcorrência PCD

CadastroReserva

Vencimento(R$)

ASSISTENTESOCIALENSINO SUPERIOR COMPLETO EMSERVIÇO SOCIAL E REGISTRO NOCONSELHODACATEGORIA

30h/s 02 02 00 10 R$2.550,00

EDUCADORMUSICAL

ENSINOSUPERIORCOMPLETOEMMÚSICAEREGISTROPROFISSIONALNOCONSELHODA CATEGORIA OU ENSINO SUPERIORCOMPLETO COM ESPECIALIZAÇÃO EMMÚSICA E/OU CURSO TÉCNICO EMMÚSICA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

ENGENHEIROAGRÔNOMOENSINO SUPERIOR COMPLETO EMENGENHARIA AGRÔNOMA COMREGISTRONOCONSELHODACATEGORIA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

ENGENHEIROAMBIENTALENSINO SUPERIOR COMPLETO EMENGENHARIAAMBIENTALCOMREGISTRONOCONSELHODACATEGORIA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

FISCALDEMEIOAMBIENTE

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EMBIOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL,GESTÃO AMBIENTAL, SANEAMENTOAMBIENTAL, TECNÓLOGO EM MEIOAMBIENTE, ENGENHARIA DE RECURSOSHÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE E/OUENGENHARIAAGRÍCOLA

40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

FISCALDESAÚDEVIGILÂNCIASANITÁRIA

ENSINOSUPERIORCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$2.550,00

MÉDICOAUDITOR

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EMMEDICINA EM ESPECIALIZAÇÃO EMAUDITORIA MÉDICA EM SISTEMAS DESAÚDE E REGISTRO PROFISSIONAL NOCONSELHODACATEGORIA

20h/S 01 01 00 05 RS7.054,00

PSICÓLOGOENSINO SUPERIOR COMPLETO EMPSICOLOGIA,REGISTROPROFISSIONALNOCONSELHODACATEGORIA.

40h/s 02 02 00 10 R$2.550,00

TOTALGERALDEVAGASNÍVELSUPERIOR+CADASTRODERESERVA 10 10 00 50 -

CARGOSDENÍVELMÉDIO/TÉCNICO

TAXADEINSCRIÇÃO:R$80,00

Cargo Pré-requisitoCargaHorária Vagas

AmplaConcorrência PCD

CadastroReserva

Vencimento(R$)

AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 09 09 00 45 R$ 1.400,00

CONDUTORDEVEÍCULOS ENSINO MÉDIO COMPLETO E CNHCATEGORIA'C'OUSUPERIOR 40h/s 12 11 01 60 R$ 1.400,00

EXECUTORADMINISTRATIVO ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 10 09 01 50 R$ 1.250,00 ELETRICISTA ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.400,00

MECANICO ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.800,00

OPERADORDEMÁQUINASPESADAS

ENSINO MÉDIO COMPLETO, CNHCATEGORIA'C'OUSUPERIOR 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.800,00

www.idib.org.br

SOLDADOR ENSINOMÉDIOCOMPLETO 40h/s 01 01 00 05 R$ 1.400,00 TOTALGERALDEVAGASNÍVELMÉDIO/TÉCNICO+CADASTRODE

RESERVA 35 33 02 175 -

CARGOSDENÍVELFUNDAMENTALTAXADEINSCRIÇÃO:R$70,00

Cargo Pré-requisito CargaHorária

Vagas AmplaConcorrência

PCD CadastroReserva

Vencimento(R$)

AGENTEDESERVIÇOSEOBRASPÚBLICAS ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 03 03 00 15 R$1.400,00

AGENTEDESERVIÇOSGERAIS ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 05 05 00 25 R$1.100,00

AUXILIAR DE HIGIENE EALIMENTAÇÃO

ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 05 05 00 25 R$1.100,00

GARI ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 09 09 00 45 R$1.050,00

VIGIA ENSINOFUNDAMENTALCOMPLETO 40h/s 05 05 00 25 R$1.100,00TOTALGERALDEVAGASNÍVELSUPERIOR-PROFESSOR+

CADASTRODERESERVA27 27 00 135 -

Itapuranga-GO,17defevereirode2020.

COMISSÃOESPECIALDOCONCURSOPÚBLICOPresidente

www.idib.org.br

LOCALIDADESAGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE

RESIDIRNAÁREADEATUAÇÃO

Unidade Vagas CadastrodeReserva Setores

UBSCANASTRA 04 20

TEREZINHAGLORIARESIDENCIALARRUDAKENIAPARK2RESIDENCIALGREENVILLESERRADOURADA

UBSFRATERNIDADE 02 10

JARDIMDASOLIVEIRAJARDIMPACIFICORESIDENCIALFLAMBOYANTMARIADELÇADONAFRANCISCA

UBSMARISTA 01 05

VILANOVAVILABARRINHACANAÃPROGRESSOVILAMOREIRA

UBSRURALOESTE 01 05

FAZENDABAUFASENDASANTANABETELFAZENDACORREGOGRANDECAPAMGASFUNDAO2CORREGODOCEDROCORREGOGRANDEBARREIROPEDROANEGOR

UBSXIXAZÃO 01 05SÃOSEBASTIÃODOXIXAVILAMARILDA

www.idib.org.br

ANEXOII

MODELODEREQUERIMENTODEVAGAPARACANDIDATOCOMDEFICIÊNCIAO(A)candidato(a)___________________________________________________________________,

CPFn°________________________________,candidato(a)aoConcursoPúblicoparapreenchimento

devagasnocargo___________________________________________________________________,

regidopeloEditaln°001/2020doConcursoPúblicoparaoquadrodepessoaldaPrefeituraMunicipal

deItapuranga-GO,vemrequerervagaespecialcomoPESSOACOMDEFICIÊNCIA.Nessaocasião,o(a)referido(a)candidato(a)apresentouLAUDOMÉDICOcomarespectivaClassificação

Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), no qual constam os

seguintesdados:Tipodedeficiênciadequeéportador:___________________________________________________

__________________________________________________________________________________.

Códigocorrespondenteda(CID):_______________________________________________________.

NomeeCRMdomédicoresponsávelpelolaudo:___________________________________________

__________________________________________________________________________________.DadosespeciaisparaaplicaçãodasPROVAS:marcarcom“X”noquadrículo,casonecessitedeProva

Especialounão.Emcasopositivo,discriminarotipodeprovanecessário.()NÃONECESSITAdePROVAESPECIALe/oudeTRATAMENTOESPECIAL.

()NECESSITAdePROVAe/oudeCUIDADOESPECIAL.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________.OBSERVAÇÃO:Nãoserãoconsideradoscomodeficiênciaosdistúrbiosdeacuidadevisualpassíveisdecorreçãosimples,taiscomomiopia,astigmatismo,estrabismoecongêneres.Ao assinar este requerimento, o(a) candidato(a) declara sua expressa concordância em relação aoenquadramento de sua situação, nos termos do Decreto n° 5.296, de 2 de dezembro de 2004,publicadonoDiárioOficialdaUnião,de3dedezembrode2004,especialmentenoqueconcerneaoconteúdo do item 3 deste Edital, sujeitando-se à perda dos direitos requeridos em caso de não-homologaçãodesuasituação,porocasiãodarealizaçãodaperíciamédica.

www.idib.org.br

__________________________________________________________LocaledataAssinaturadocandidato

ANEXOIII

DASATRIBUIÇÕESDOSCARGOS

NívelSuperior

Cargo Atribuições

ASSISTENTESOCIAL

Elaborar e implementar, executar e avaliar políticas sociais junto ao órgão, organização populares eórgãos da administração pública direta ou indireta; elaborar coordenar, executar e avaliar planos,programaseprojetosquesejamdoâmbitodeatuaçãodoserviçosocialcomaparticipaçãodasociedadecivil; prestar a orientação social a indivíduos, grupos e à população; avaliar pesquisas que possamcontribuirparaaanálisedarealidadesocialeparasubsidiaraçõesprofissionais;executaratividadesdecarátersocialaosservidoreseseusfamiliares,identificandoeanalisandoseusproblemasenecessidadesmateriais; aplicar os processos básicos de serviço social com a finalidade promover sua adaptação ereintegraçãoaomeiosocial,familiaredotrabalho;edesenvolveroutrasatividadesinerentesaocargo.

EDUCADORMUSICAL

Elaborar planos de aula, em sua área de especialidade, que contemplem o ensino/aprendizagem do(as)aluno(as) por meio de processos de desenvolvimento musical e sociocultural; adotar as estratégiaspedagógico-musicaisdeacordocomosconteúdoseorientaçõesexpressosnoPlanoPolíticoPedagógico;zelarpelo cumprimento das orientações e diretrizes institucionais da Secretaria Municipal; realizar avaliaçãodiagnósticaeformativado(s)alunos(as)demodoindividualeemgrupo;organizar,conduzireacompanhar.

ENGENHEIROAGRÔNOMO

Desenvolver atividades de engenharia fazendo planejamento ou projeto em geral de regiões, zonas, cidades, obras,estruturas,transporte,exploraçõeserecursosnaturaisedesenvolveraproduçãoindustrialeagropecuária;desenvolverestudos,projetos,analises,avaliações,vistorias,perícias,pareceresedivulgaçãotécnica;fiscalizar,direcionareexecutarobraseserviçostécnicos,exercertodasasatividadesque,porsuanaturezainclua-senoâmbitodeseucargo.

ENGENHEIROAMBIENTAL

Avaliaro impactododesenvolvimentotecnológicosobreaqualidadedevida,considerando importantesrestriçõesnãotécnicaresultantesdefatoreslegais,sociais,econômicosestéticosehumanoslevandoemcontaainteraçãodatecnologiacomomeioambiente, tanto físicocomobiológicoesocial;primarpelodesenvolvimentoequilibradodosecossistemasterrestrese aquáticos; examinarqualitativaequantitativamenteasmodificações introduzidasnomesmoespaço físicoterritorial domunicípio, o grau de adaptabilidade biológica ou tecnológica da população nesta evolução verificando odesenvolvimentoeconômicoeurbano,sejaatravésdeinterferênciasnomeio,sejanoprocessotecnológico;participardeauditoriasambientais;desenvolvergestãoeplanejamentoambientalnoquedizrespeitoa35redesdemonitoramentoevigilância;verificarasredesdesaneamentoanalisandoosriscosambientaisprovocados;realizarperícias,emitireassinalaudostécnicosepareceresemquestãodacompetência;coordenar,promovereorientarprogramasecampanhasquevisemconscientizarapopulaçãosobrequestõesqueenvolvema interaçãodos fatoresambientaisnodesenvolvimentotecnológico da comunidade; intervir nos processos de produção aliado ao conhecimento real das imposições legais,tecnológicasemetodologiasauxiliaresrelativasaresoluçãoeprevençãodeproblemasambientais;elaborarprojetosouplanosdemanejoe recuperaçãode recursose ambientesdegradadosdomunicípio a fimdepromover sua adequadautilização;atenderàsnormasdehigieneedesegurançadetrabalho;desempenhodasatividadesnaáreareferent4esaarruamentos,estradaseobrashidráulicas,seusserviçosafinsecorrelatos;planejareorganizarqualificação,,capacitaçãoe treinamento dos técnicos e demais servidores lotados no órgão em que atua e demais campos da administraçãomunicipal,guardarsigilodasatividadesinerentesasatribuiçõesdocargolevandoaoconhecimentodosuperiorhierárquicoinformaçõesounotíciasdeinteressedoserviçosouparticularquepossainterferirnoregularandamentodoserviçopúblico,apresentaçãoderelatóriossemestraisdasatividadesparaanálise;analisaredarparecersobreaaprovaçãodeplantasprojetadasemáreasque incidam limitaçõesambientações; realizar levantamento florísitco;executaroutras tarefasdamesmanaturezaouníveldecomplexidadesassociadasaoseucargo.

FISCALDEMEIOAMBIENTE

Executarasatividadesdeapoioadministrativonapolíticadefiscalizaçãoemgeral;cumprirasdeterminaçõesdentreelasdoCódigoAmbiental,dePosturaseTributárioeoutrasnormasreferentesaosistemadefiscalizaçãomunicipal,eemespecialrelacionadaaomeioambiente;aplicarautodeinfraçãoenotificação;assinaratosdesuacompetência,trajardemodocompatível,acatarecumprirasordensquelhesãoatribuídas;desempenharsuamissãocomética eprofissionalismo; e de conformidade coma legislaçãopertinente; solicitar equipamentos ematerial de consumo;respondercívelecriminalmentepelosatospraticadosnodesempenhodesuastarefas;utilizarocargosomenteparapraticadelícitoseproldopoderpúblicomunicipaledobemcoletivo;exerceroutrasatividadescorrelatasquelheforemdeterminadasporsuperiores,Leis,NormasouRegulamento.

FISCALDESAÚDEEVIGILÂNCIASANITÁRIA

Efetuar o controle sanitário através de orientação e fiscalização alimentícia e ambiental em Hotéis clinicas,consultórios médicos, comércios, indústrias e outros; em especial na fabricação, produção, beneficiamento,

www.idib.org.br

NívelMédio

Cargo Pré-requisito

AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDE

Executar junto à comunidade, dando cobertura e fortalecendo as ações básicas de saúde doMunicípio,emespecial,nasperiferiasezonarural,dandoênfaseàsaúdedamulher,doadolescenteedacriança,atuandotambémquandonecessárioemprogramasespeciais,deconformidadecomasdiretrizes e indicações dadas pela SecretariaMunicipal de Saúde, coma supervisão, orientação eapoio técnicodaCoordenaçãoEstadualdoProgramadeAgenteComunitáriodeSaúdeemGoiás.Executaroutrastarefascompatíveiscomasexigênciasparaoexercíciodafunção.

CONDUTORDEVEÍCULOS

Dirigir com a documentação legal os veículos de passeio, caminhão, ambulância, ônibus esemelhantes;manterosveículosabastecidodecombustívele lubrificante;completaráguanoradiadoreverificaro sistemaelétricodoveículo sobsua responsabilidade;verificaremanterpressão normal dos pneus, testando-os, quando em serviço e substituindo-os quandonecessários;executarpequenosreparosdeemergências;respeitarasLeisdetrânsitoeasordensde serviços recebidas; recolheràgaragemoveículoquandoconcluídoo serviçoe/ouquandoforem exigidos; zelar pela limpeza e conservação do veículo sob sua guarda; cumprir com aregulamentação do setor de transporte; executar outras tarefas que contribuam direta ouindiretamenteparaobomdesempenhodesuasatividadesouacritériodoseuchefeimediato;comunicarocorrênciashavidasnotrânsito;solicitarreparosmecânicosquandonecessário;cuidaparaqueoveículosejacarregadoconformeos limitesdecargasprevistospara sua respectivatonelagem; analisar e informar em relatório o não cumprimento de ordem de serviço quepossamdanificaroveículo;anotaçãodoslocaisavisitarantesdapartida;desempenharoutrastarefassemelhantes

ELETRICISTA

Executarastarefasquesedestinamainstalarefazeramanutençãodasredesdedistribuiçãodeenergiaeequipamentoselétricosemgeral,guiando-seporesquemaseoutrasespecificações,utilizandoferramentaseaparelhosdemedição,paraassegurarobomfuncionamentodosistemaelétrico.

acondicionamento,conservação,transporte,armazenamentoecomercializaçãode gêneros alimentícios, para fazercumpriralegislaçãonoâmbitodasaúdepúblicadoMunicípio;exerceroutrasatividadesinerentesaocargo.

MÉDICOAUDITOR

Desenvolverauditoriaemtodosistemahospitalar,analisandodespesasecustoscomtratamentosapacientese autorização de procedimentos, a fim de garantir o correto aproveitamento dos leitos e evitarirregularidades; dar suporte técnico e científico aos gestores da área de saúde, seja na elaboração decontratos,negociaçãodetabelasdehonorários,análisetécnicadeprocedimentoseserviçosrealizadosporprestadores,comafinalidadedegarantiraqualidadedaassistênciaàsaúdedemaneirasustentável;realizarocontrole,avaliaçãoeauditoriaeexecutararevisãotécnicadasfaturasdosprestadoresdeserviçosmédicospúblicos, privados e/ou conveniados ao SUS; auditar e atuar na verificação da regularidade dos atospraticadosporpessoasfísicasejurídicas,produzindoaçõesorientadorasecorretivasquantoàaplicaçãoderecursos destinados às ações e serviços de saúde, adequação, qualidade e resolutividadedos produtos eserviçosdisponibilizadosaoscidadãos;auditarasaçõeseserviçosestabelecidosnoPlanoMunicipaldeSaúde;auditar os serviços de saúde sob sua responsabilidade, sejam públicos ou privados, contratados econveniados; analisar os relatóriosdo Sistemade InformaçãoAmbulatorial eHospitalar, osprocessos, osdocumentoseosrelatóriosdegestão;verificar“inloco”asunidadesprestadorasdeserviçopúblicase/ouprivadas, contratadas e conveniadas do SUS, através da documentação de atendimento aos pacientes eusuáriosedoscontrolesinternos;realizarvisitasàsinstituiçõeshospitalaresparaverificar"inloco”,quandojulgar necessário, as condições de tratamento dos pacientes; autorizar ou não a emissão de AIH`s(AutorizaçõesdeInternaçõesHospitalares)deacordocomsuaanálisetécnica,assinando-as,bemcomoosdocumentos examinados; emitir relatórios das revisões técnicas que realizar, assinando-os; orientar osservidoresqueoauxiliamnaexecuçãodastarefastípicasdocargo;realizaroutrasatribuiçõesafins.

PSICÓLOGO

Executaratividadesdeestudo,pesquisareavaliarodesenvolvimentoemocionaleosprocessosmentaise sociais deindivíduos,gruposeinstituições,comafinalidadedeanálise,tratamento,orientaçãoeeducação;diagnosticareavaliardistúrbiosemocionaisementaisedeadaptaçãosocial,elucidandoconflitosequestõeseacompanhandoo(s)paciente(s)duranteoprocessodetratamentooucura;investigarosfatoresinconscientesdocomportamentoindividualegrupal,tornando-osconscientes;desenvolvempesquisasexperimentais,teóricaseclínicasecoordenarequipeseatividadesdeárea

www.idib.org.br

EXECUTORADMINISTRATIVO

Orientareexecutarotrabalhodeequipesquedesenvolvamatividades,darsuporteadministrativoetécniconasáreasadministrativasemgeral;atenderusuários,fornecendoerecebendoinformações;tratardedocumentosvariados,cumprindotodooprocedimentonecessárioreferenteaosmesmos;prepararrelatórioseplanilhas;executarserviçosnasáreasdeescritório;assessorarnasatividadesdeensino,recepcionarpessoas,pesquisaseextensão.Executaroutrastarefasdemesmanaturezaeníveldecomplexidadeassociadasaoambienteorganizacionale/ouadministrativo.

MECANICO

Executar a manutenção corretiva e preventiva em máquinas, automóveis, caminhões eequipamentos,noqueserefereàmecânicaemgeral,lanternagem,pintura,soldaeeletricidade,desmontandoconjuntospneumáticos,hidráulicosemecânicos,detectandodefeitos,analisando,recuperandooutrocandoaspeçasdefeituosas,montaroconjuntolubrificandoetestandooseufuncionamento; utilizar instrumentos e ferramentas como micrometro, taquímetro e outrasferramentas;instalareauxiliarnamontagemdemaquinasnovas,removerasqueapresentamdefeito; ler desenhos, croquis e especificações técnicas na montagem e manutenção; fazerreparo em empilhadeiras; executar trabalho de solda e caldeiraria; zelar pela operação deequipamentos de produção em condições de segurança; dar instruções aos usuários sobremanutenção e conservaçãodeveículos emáquinas;desempenhar outrastarefaseatividadesafins.

OPERADORDEMÁQUINASPESADAS

Executartrabalhoqualificado,comatividadesrotineiras,queconsisteemoperarmáquinaspesadascomo escavadeira hidráulica, pá carregadeira, retroescavadeira, trator sobre esteiras, motoniveladoraesimilares,deacordocoma legislaçãopertinente.Entreoutrasasatividades incluem:realizar aberturas de ruas, redes de esgotos, estradas, terraplenagem, cortes e nivelamentos.Executaroutrastarefascorrelatas,conformenecessidadeouacritériodeseusuperior.

SOLDADOR

Executar serviços de soldaMIG, solda de oxigênio e eletrodo (solda elétrica), realizar serviços deserralheria em geral, reparos com solda em veículos emáquinas da frotamunicipal, relacionar eespecificar tipo e quantidade de materiais necessários aos serviços e providenciar a retirada doalmoxarifado;efetuara limpezaeamanutençãodos instrumentoseequipamentosdeusodiário,executaroutrosserviçosafinse/oucompatíveiscomaáreadeatuação,etc.

NÍVELFUNDAMENTAL

Cargo Pré-requisito

AGENTE DESERVIÇOS EOBRASPÚBLICAS

Exercerasseguintesatividades:pedreiro,pintura,marcenaria,carpinteiro,hidráulico;sinalizaçãodetrânsito,construçãodepontes,mata-burrose/ouafins,serviçosespecializadoseoutrosinerentesaserviço e obras públicas, utilizando ferramentas e equipamentos adequados para assegurar aexecuçãodosserviçospertinentesàsuaáreadeatuação.

AGENTE DESERVIÇOSGERAIS

Executartarefasdezeladoriapúblicanosseguinteslocais:cemitérios,parquesejardins,estádios,campos,prédioseoutrasáreaseferramentasdoserviçopúblicomunicipal.Atividadesvoltasaoplantio,adubação,poda,rega,arborização,capinagem,abrirvaletas,taparburacos,serventedeconstrução,embarcaredesembarcarmercadorias,limpezadeescadas,salas,áreasdecirculação,higienizaçãodesanitários,auxilioaosetordemanutenção,carregamentodemoveisemateriais,operaçãodemáquinasdepequenoporte,limpezadecanaletas,retiradadecavacosdemáquinas,pintura, limpareconservardosbensmóveise imóveis,atenderquaisquerpostosdeserviços,executar atividades de serviços gerais em qualquer órgão municipal e desenvolver outrasatividadesafins.

AUXILIAR DEHIGIENE EALIMENTAÇÃO

Exerceratividadesdeapoiopreparandoeservindolancheserefeições;limpandoearrumandoas dependências da área de trabalho em atendimento as necessidades das unidades domunicípio;executartarefasdehigieneezeladoriadosedifíciospúblicos;seguirassugestõesdecardápios recebidos pelas unidades administrativas; acompanhar a organização,armazenamento,preparaçãoedistribuiçãodosalimentos,verificandosempreahigiene,prazodevalidadeeaqualidadedosalimentos;organizareacompanharofuncionamentodacozinha;executaserviçosdecozinhacomolavagemdealimentos,preparaçãodetemperos,refeiçõeseoutros;colocaralimentosempanelasadicionandocondimentoseacompanhandoocozimento;fazer frituras, refogados, assados, cosidos e outros pratos; coloca alimentos em recipientesprópriosparaseremservidos.Executaroutrasatividadescorrelatasaocargoeoudeterminadaspelosuperiorimediato.

www.idib.org.br

GARI

Carregaredescarregarcaminhão,fazeralimpezaderuas,varrer,levareremoverolixodedetritosdasruaseprédiosmunicipais,procederalimpezadeoficinas,baias,cocheirasedepósitosdelixoedetritosorgânicos,inclusivegabinete,sanitáriopúblicosouemprédiosmunicipais,cuidardossanitáriospúblicos,executaroutrastarefascorrelatas.

VIGIA

Exercer vigilância diurna e/ou noturna nas diversas dependências públicas; fazer ronda deinspeçãodeacordocomosintervalosfixados;controlarefiscalizaramovimentaçãodepessoas,veículos e matérias, vistoriando volumes transportados e cumprindo outros procedimentos;exerceravigilâncianasdependênciasdainstituição,zelandopelocumprimentodasnormasquevisempreservaropatrimônio,fazerrelatóriodeocorrências,anotandoirregularidadessurgidas;realizar comunicação imediata sob qualquer ameaça ao patrimônio municipal, zelar pelaintegridade física das pessoas, tomando atitude de proteção; abrir e fechar portões, portas,janelas,ligareoudesligarequipamentosemáquinas;eoutrasatividadesafins.

ANEXOIVDOCONTEÚDOPROGRAMÁTICO

NÍVELSUPERIOR

CONHECIMENTOSBÁSICOS(COMUMATODOSOSCARGOSDENÍVELSUPERIOR)LÍNGUAPORTUGUESACompreensão e interpretação de textos. Características dos diversos gêneros textuais. Tipologiatextual.Sequênciasnarrativa,descritiva,argumentativa,expositiva,injuntivaedialogal.Elementosdecoesãoecoerênciatextual.Funçõesdalinguagem.Ortografiaoficial.Acentuaçãográfica.Pontuação.Crase. Emprego e descrição das classes de palavras. Sintaxe da oração e do período. Ênfase emconcordânciaeregência.Significaçãodaspalavraseinferêncialexicalatravésdocontexto.Paráfrase.INFORMÁTICADispositivosdearmazenamento.Periféricosdeumcomputador.ConfiguraçõesbásicasdoWindows10. Aplicativos do Pacote Microsoft Office 2013 (Word, Excel e Power Point). Configuração deimpressoras.Noçõesbásicasdeinterneteusodenavegadores.Noçõesbásicasdecorreioeletrônicoeenviodee-mails.RACIOCÍNIOLÓGICOPrincípiodaRegressãoouReversão.Lógicadedutiva,argumentativaequantitativa.Lógicamatemáticaqualitativa,sequênciaslógicasenvolvendonúmeros,letrasefiguras.Geometriabásica.Álgebrabásicaesistemaslineares.Calendários.Numeração.Razõesespeciais.Análisecombinatóriaeprobabilidade.ProgressõesAritmética eGeométrica. Conjuntos: As relações de pertinência; Inclusão e igualdade;Operaçõesentreconjuntos,união,interseçãoediferença.Comparações.

CONHECIMENTOSESPECÍFICOS–NÍVELSUPERIOR

ASSISTENTESOCIALOServiçoSocial,asPolíticasSociaiseasPolíticasPúblicaseSetoriais;AHistóriadoServiçoSocialeoProjetoÉticoPolítico;OServiçoSocialnaContemporaneidade;Aéticaprofissionalearelaçãocomainstituição,ousuárioeosprofissionais;oserviçosocialeainterdisciplinaridade;PolíticanacionaldaAssistênciaSocial.SistemaÚnicodeAssistênciaSocial-SUAS.LeiOrgânicadeAssistênciaSocial–LOAS.

www.idib.org.br

NormaOperacionalBásicadeAssistênciaSocial–NOB/SUAS.Serviçodeconvivênciaefortalecimentodevínculos–SCFV.SCFV–Reordenamento.ProjovemAdolescente–ServiçoSocioeducativo.Medidassocioeducativas.Serviçodeproteçãosocialaadolescentesemcumprimentodemedidasocioeducativade liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC). Serviço de medidasocioeducativaemmeioaberto.LeideOrganizaçãodaAssistênciaSocial–LOAS.NormaOperacionalBásicadeAssistênciaSocial–NOB/SUAS.Benefíciosassistenciais.Serviçoseprogramas.TópicosdoEstatutodacriançaedoadolescente:Disposiçõespreliminares.DireitosFundamentais.Dodireitoàeducação,àculturaeaolazer.Dodireitoàprofissionalizaçãoeàproteçãonotrabalho.Daprevenção.Dasmedidassocioeducativas.Da liberdadeassistida.ConselhosdeSaúdeeaParticipaçãoPopular -ControleSocial.

EDUCADORMUSICAL

Aimportânciadoensinodemúsicanosdiferentesespaçoseducacionais.ConsideraçõesàrespeitodaLeino11.769/2008queregulamentaoensinodemúsicanaescola;EducadoresmusicaisdoséculoXX;Atividadesdeiniciaçãomusical;Planejamentodasaulasdemúsica:EstruturasdeEnsino.Identificaçãodoselementosmusicais.Armaduradeclave.Identificaçãodetonalidadeeacordes.Identificaçãodostípicos ritmos em compassos simples e composto. Sinais de dinâmica. Regras de grafia. Intervalo.Históriadagrafiamusical.Conhecimentobásicodosperíodosdamúsicamundial.Identificaçãorítmicodeestilosbrasileiros.Conhecimentobásicosdosmétodos:Willems,Pozzooui,Orff,Dalcroze,Suzuki,Kodaly.

ENGENHEIROAGRONOMO

Administração agrícola. Organização e operação das atividades agrícolas. Planejamento edesenvolvimento das atividades agrícolas. Edafologia. Gênese, morfologia e classificação de solos.Capacidadedeusoeconservaçãodesolos.Fertilidadedesolos,fertilizantesecorretivos.Microbiologiade solos. Fitotecnia e ecologia agrícola. Agrometeorologia. Recursos naturais renováveis. Grandesculturasanuaiseperenes.Horticultura.Fruticultura.Silvicultura.Parquesejardins.Recursosnaturaisrenováveis. Desenvolvimento agrícola sustentável. Sistemas agrossilvopastoris. Tecnologia desementes. Fitossanidade. Fitopatologia. Entomologia agrícola. Ciência de plantas daninhas.Manejointegrado de doenças, pragas e plantas daninhas.Mecanização agrícola.Máquinas e implementosagrícolas. Implementos para tração animal. Manejo da água. Hidrologia e hidráulica aplicadas àagricultura. Irrigação e drenagem para fins agrícolas. Geoprocessamento. Geoposicionamento.Cartografia.Construçõesruraisesuasinstalaçõescomplementares.Fontesdeenergianasatividadesagropecuárias. Sociologia e desenvolvimento rural. Extensão rural. Tecnologia de alimentos.Transformaçãodealimentos.Conservaçãodealimentos.Secagem,beneficiamentoearmazenamentodesementesegrãos.Topografia-levantamentosplanialtimétricos.DireitoAgrárioeAmbiental.PolíticaNacionaldeMeioAmbiente:sistemasdemeioambienteeinstrumentosdegestãoambiental.Espaçosespecialmenteprotegidos.Adequaçãoambientaldeimóveisrurais:ReservaLegal,ÁreadePreservaçãoPermanente, Cadastro Ambiental Rural, Programa de Regularização Ambiental, e Cota de ReservaAmbiental.

ENGENHEIROAMBIENTALEcologiaeecossistemasbrasileiros.Ciclosbiogeoquímicos.NoçõesdeMeteorologiaeClimatologia.NoçõesdeHidrologia.NoçõesdeGeologiaeSolos.Aspectos,ImpactoseRiscosAmbientais.Qualidadedo ar, poluição atmosférica, controle de emissões. Aquecimento Global e Mecanismos dedesenvolvimentoLimpo–MDL.Qualidadedaágua,poluiçãohídricaetecnologiasdetratamentodeáguaseefluentesparadescartee/oureuso.Qualidadedosoloedaáguasubterrânea.Gerenciamentoe tratamento de resíduos sólidos e de água subterrânea. Caracterização e recuperação de áreas

www.idib.org.br

degradadas, em especial do solo e da água subterrânea. Sistema Nacional do Meio Ambiente –SISNAMA. Regulamentação para os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Processo delicenciamentoambiental.Noçõesdeeconomiaambiental:Benefíciosdapolíticaambiental.Avaliaçãodousode recursosnaturais. Políticaambiental edesenvolvimento sustentável. Sistemasdegestãoambiental. Avaliação de desempenho Ambiental. Noções de Gestão integrada deMeio Ambiente,SaúdeeSegurançaIndustrial.Planejamentoambiental,planejamentoterritorial,urbanismo,vocaçãoe uso do solo. Meio ambiente e sociedade: Noções de Sociologia e de Antropologia. Noções devaloraçãododanoambiental.ConhecimentodasnormasISO14000:2004.

FISCALDEMEIOAMBIENTE

CiênciasAmbientais.NoçõesdeGeologia.TecnologiaAmbiental.Saneamento.SaneamentoAmbiental.Materiais de Construção. Controle Ambiental. Administração e Controle da Qualidade Ambiental.EcologiaeImpactoAmbiental.SistemadeLimpezaUrbana.ProjetosemMeioAmbiente.

FISCALDESAÚDEEVIGILÂNCIASANITÁRIAPrincípiosgeraisdebiossegurançanotrabalhoeusodeproteção individual (EPI).SistemaÚnicodeSaúde(SUS).VigilânciaemSaúde:epidemiológica,sanitáriaeambiental.Sistemadeinformaçãoemsaúde.DemografiaeIndicadoresdeSaúde.Relaçõeshumanascomusuáriosenotrabalho.Otrabalhoemequipe–Éticaprofissional.Saúde,AmbienteeSociedade.Qualidadenoserviçoprestado.ProcessoSaúde-Doença. Coeficientes avaliadores de saúde.Epidemiologia descritiva e metodologiaepidemiológica.Endemiaeepidemia.SistemadeVigilânciaEpidemiológicaesuaaçãonocontrolededoenças. Doenças transmissíveis e modos de transmissão. Saúde maternoinfantil. Programas deimunização. Eficácia de vacinas. Saneamento domeio ambiente. Saúde e nutrição. Biossegurança.Vigilânciasanitária.Sistemaúnicodesaúde.

MÉDICOAUDITORLegislaçãoprofissional.LegislaçãoeSaúdepública:PlanejamentoeGestãoemSaúde;Saúdepúblicaesaúde coletiva; Políticas Nacionais de Saúde; Sistema Único de Saúde; Princípios, diretrizes,infraestruturaefuncionamentodaAtençãoBásica;Funçõeseresponsabilidadesnarededeatençãoàsaúde; Educação em saúde; Prevenção, Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde; Vigilância eprioridadesemsaúde;HumanizaçãodaAssistênciaàSaúde;Açõeseprogramasdesaúde.Saúdedacriança, do escolar, do adolescente, damulher, do homem e do idoso. DSTs, AIDS, saúdemental,tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, desnutrição infantil. Notificação Compulsória dedoenças, agravos e eventos de saúde pública. Imunizações, imunologia e vacinas. Epidemiologia.PrevençãoeCombateaDoenças.Direitosdosusuáriosdasaúde.SegurançaeSaúdenoTrabalhoemServiços de Saúde. Ética Profissional. Legislação. Medicina Geral e Especialidade: Anatomia.Embriologia.Fisiologia.Genética.Patologia.Semiologia.Farmacologia.Toxicologia.Medicinabaseadaemevidências.CuidadosemAmbienteHospitalar.Abordagemgeraldopaciente:anamnese,examefísico,investigação,testesediagnósticos.TratamentodeAcidentesporAnimaisPeçonhentos.DoençasAlérgicas. Doenças Dermatológicas. Doenças do Aparelho Cardiovascular. Doenças do AparelhoDigestivo.DoençasdoAparelhoRespiratório.DoençasdoFígado,daVesícula,dosDuctosBilaresedoPâncreas.DoençasdoNariz,OuvidoeGarganta.DoençasdoTecidoConjuntivoeMusculoesqueléticas.DoençasEndócrinasedoMetabolismo.DoençasHematológicaseOncológicas.DoençasInfecciosaseParasitárias.DoençasNeurológicas.DoençasNutricionais.DoençasOculares.DoençasOcupacionaiseRelacionadasaoTrabalho.DoençasÓsseas.DoençasPsiquiátricas.DoençasRenaisedoTratoUrinário.Doenças Reumatológicas. Ginecologia e Obstetrícia. Pediatria Clínica. Geriatria Clínica. MedicinaAmbulatorial.MedicinaPreventiva.EpidemiologiaClínica.Definiçõesdeauditoria.Assistênciamédicacomplementar.Normastécnicasparaanálisedeprocedimentoscirúrgicoseambulatoriais.Asglosase

www.idib.org.br

as cobranças indevidas. Auditor Médico do Sistema Único de Saúde (SUS). Glosa: conceitos,legitimidade,aplicação,fundamentação,motivos.

PSICÓLOGOAPsicologiaeaSaúde:opapeldopsicólogonaequipemultidisciplinar;concepçõesdesaúdeedoença.Psicologia Hospitalar: teoria e prática; intervenções do psicólogo nos programas ambulatoriais doHospitalGeral.SaúdeMental:conceitodenormalepatológico;contribuiçõesdapsiquiatria,psicologiaepsicanálise.Psicopatologia:produçãodesintomas,aspectosestruturaisedinâmicosdasneuroseseperversões nos clínicos com crianças, adolescentes e adultos. Psicodiagnóstico: a função dodiagnóstico, instrumentos disponíveis e suas aplicabilidades (entrevistas, testes), diagnósticodiferencial.Modalidadesdetratamentocomcrianças,adolescenteseadultas:intervençõesindividuaise grupais; critérios de indicação; psicoterapia de grupo, grupos operativos, psicoterapia individual,atendimentoàfamília.Abordagempsicanalíticadotratamentoindividualegrupal.PolíticasdeSaúde(SUS)epropostasparaaSaúdeMental.ÉticaProfissional.

NÍVELMÉDIO/TÉCNICO

CONTEÚDOCOMUMATODOSOSCARGOSDENÍVELMÉDIO/TÉCNICO

LÍNGUAPORTUGUESAFonética. Encontros Vocálicos e Consonantais. Sílaba e Tonicidade. Divisão Silábica. Morfologia.ComponentesdeumVocábulo.FormaçãodasPalavras.SignificaçãodasPalavras.ClassesdePalavras:Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção eInterjeição.Sintaxe:ConcordânciaNominaleConcordânciaVerbal.AcentuaçãoGráfica.InterpretaçãodeTexto.Ortografia.INFORMÁTICADispositivosdearmazenamento.Periféricosdeumcomputador.ConfiguraçõesbásicasdoWindows10. Aplicativos do Pacote Microsoft Office 2013 (Word, Excel e Power Point). Configuração deimpressoras.Noçõesbásicasdeinterneteusodenavegadores.Noçõesbásicasdecorreioeletrônicoeenviodee-mails.RACIOCÍNIOLÓGICO1.Raciocíniológico.Estruturaslógicas.2.Lógicadeargumentação.3.Diagramaslógicos.4.Resoluçãodesituações-problema.5.Reconhecimentodesequênciasepadrões.6.Avaliaçãodeargumentospordiagramasdeconjuntos.

CONHECIMENTOSESPECÍFICOS–NÍVELMÉDIO/TÉCNICO

AGENTECOMUNITÁRIODESAÚDECadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos. Intersetorialidade: conceito erelevância para o trabalho no território. Ações Educativas: amamentação, prevenção de drogas,doençascrônicas,nutrição,planejamentofamiliar,educaçãosexualeprevençãodeDST/AIDS.ControleSocial: participação emobilização social. Família: conceito, tipos e estruturas familiares. Saúde daCriança:cuidadosaorecém-nascido,vacinação,acompanhamentodocrescimentoedesenvolvimentoda criança, programa bolsa família, orientações alimentares para a criança. Saúde do adolescente:vacinação, sexualidade, transtornos alimentares. Saúde do adulto: vacinação, hábitos alimentaressaudáveis,doençascrônicas,doençassexualmentetransmissíveiseAIDS,saúdedohomem,saúdeda

www.idib.org.br

mulher e atenção ao idoso. Saúdemental: ansiedade, depressão e uso abusivo de álcool e outrasdrogas.Violênciafamiliar:violênciacontraamulher,acriança,aoadolescente,aoidosoeapessoasportadoresdedeficiênciafísicaoumental,esuasprevenções.SaúdeBucal:cuidadosnasaúdebucalcomcriança,adolescenteseadultos.Proliferaçãodevetores,pragaseanimaispeçonhentos:dengue,esquistossomose,toxicoplasmose,febremaculosaeraiva.EstratégiadeSaúdedaFamília.NoçõesdeÉticaeCidadania.PolíticasdeSaúdenoBrasil–SUS:PrincípioseDiretrizes.CONDUTORDEVEÍCULOS1. LegislaçãodeTrânsitoemgeraleCódigodeTrânsitoBrasileiro.2.Noçõesdo funcionamentodoveículo. 3. Respeito aoMeio Ambiente. 4. VelocidadeMáxima Permitida. 5. Parada obrigatória. 6.Direçãodefensiva.7.CuidadosgeraisaovolanteePrimeirosSocorros,PráticasdeconduçãodeveículodetransporteemEmergência.ConvívioSocialnoTrânsito.8.Éticaprofissional.ELETRICISTA1. Conhecimentos das ferramentas, equipamentos e utensílios empregados em eletricidade; 2.Conhecimentos das normas de segurança; 3. Qualidade domateriais isolantes. 4. Cargas Elétricas;Fases;Circuito;5.Regulagenscomvoltímetro,amperímetro,extratores,adaptadores.6.ServiçosdeSolda;Refletores;Antenas;7.ConhecimentodeMotores,bombas,painéiselétricos,circuitoselétricoseredesdemédiaebaixatensão.8.Comandoseinstalaçõeselétricas.EXECUTORADMINISTRATIVORedaçãoOficial:Redaçãodecorrespondênciasedocumentosemgeral.Normasparaelaboraçãodetextos,envelopeeendereçamentopostal.CorrespondênciaeAtosOficiais.Modelosoficiais,ofícioserequerimentos. Abreviaturas, siglas e símbolos. Documentos Oficiais – Noções de Informática.Organismoseautarquiaspúblicas.OambientedasOrganizações.Administraçãoestratégica.Opapelda administração no desempenho institucional. Autoridade e responsabilidade. Delegação edescentralização.Elaboraçãodeataserelatórios.NoçõesdeAdministraçãoePlanejamento.

MECANICOConhecimentos e utilização adequada das ferramentas; Conhecimentos da norma de segurança;Explosão;Óleoselubrificantes;Motor;Transmissão;Suspensão;Ignição;Peçasdereposição;Sistemasdemedidasutilizadasparaaspeças,roscaseparafusos;Conhecimentosbásicosdafunção;NoçõesdeManutençãoGeral.

OPERADORDEMÁQUINASPESADASCódigo de Trânsito Brasileiro: Categoria de habilitação e relação com veículos conduzidos;Documentação exigida para condutor e veículo; Sinalização viária; Infrações, crimes de trânsito epenalidades;Regrasgeraisdeestacionamento,paradaecirculação;Legislaçãoespecíficaparaveículosdeemergência;Responsabilidadesdocondutordeveículodeemergência;AresponsabilidadecivilecriminaldocondutoreoCTB.Regrasdedireçãodefensiva:Acidenteevitávelounãoevitável;Comoultrapassareserultrapassado;Oacidentededifícilidentificaçãodacausa;Comoevitaracidentescomoutrosveículos;Comoevitaracidentescompedestreseoutrosintegrantesdotrânsito(motociclista,ciclista,carroceiro,skatista);Aimportânciadevereservisto;Aimportânciadocomportamentoseguronaconduçãodeveículosespecializados;Comportamentoseguroecomportamentoderisco–diferençaquepodepouparvidas;Estadofísicoementaldocondutor,consequênciasdaingestãoeconsumodebebida alcoólica e substâncias psicoativas. Noções de Primeiros Socorros: Primeiras providênciasquantoàvítimadeacidente,oupassageiroenfermo;Sinalizaçãodolocaldeacidente;Acionamentoderecursos:bombeiros,polícia,ambulância, concessionáriadaviaeoutros;Verificaçãodascondições

www.idib.org.br

geraisdevítimadeacidenteouenferma;Cuidadoscomavítimaouenfermo(oquenãofazer).RespeitoaoMeioAmbiente:Oveículocomoagentepoluidordomeioambiente;RegulamentaçãodoCONAMAsobre poluição ambiental causada por veículos; Emissão de gases; Emissão de partículas (fumaça);Emissão sonora; Manutenção preventiva do veículo para preservação do meio ambiente.RelacionamentoInterpessoal:Comportamentosolidárionotrânsito;Responsabilidadedocondutoremrelaçãoaosdemaisatoresdoprocessodecirculação;Respeitoàsnormasestabelecidasparasegurançanotrânsito;Papeldosagentesdefiscalizaçãodetrânsito;Atendimentoàsdiferençaseespecificidadesdosusuários(pessoasportadorasdenecessidadesespeciais,faixasetáriaseoutrascondições).SOLDADORSegurançanoTrabalho,ConhecimentosdeFerramentaseMateriaisprópriosdaárea.ConhecimentosTécnicosdaárea.

NÍVELFUNDAMENTALCOMPLETO

CONTEÚDOCOMUMATODOSOSCARGOSDENÍVELFUNDAMENTALCOMPLETOLÍNGUAPORTUGUESAFonética.EncontrosVocálicoseConsonantais.SílabaeTonicidade.DivisãoSilábica.Morfologia.ComponentesdeumVocábulo.FormaçãodasPalavras.SignificaçãodasPalavras.ClassesdePalavras:Substantivo,Artigo,Adjetivo,Numeral,Pronome,Verbo,Advérbio,Preposição,ConjunçãoeInterjeição.Sintaxe:ConcordânciaNominaleConcordânciaVerbal.AcentuaçãoGráfica.InterpretaçãodeTexto.Ortografia.RACIOCÍNIOLÓGICO1.Raciocíniológico.Estruturaslógicas.2.Lógicadeargumentação.3.Diagramaslógicos.4.Resoluçãodesituações-problema.5.Reconhecimentodesequênciasepadrões.6.Avaliaçãodeargumentospordiagramasdeconjuntos.CONHECIMENTOSGERAISPARATODOSOSCARGOS

Tópicosrelevanteseatuaisdediversasáreas, taiscomosegurança,transportes,política,economia,sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimentosustentáveleecologia,suasinter-relaçõesesuasvinculaçõeshistóricas.

www.idib.org.br

ANEXOVAsProvasserãoaplicadasnodia19deabrilde2020nosturnosdamanhã(09h)etarde(15h),atendendooQuadroPREVISTOabaixo:

PROVA Manhã(09h) Tarde(15h)

FUNÇÕES Nível Médio Nível Superior

Nível Fundamental

PoderáaComissão,conformeanecessidadeeconveniênciaadministrativa,alterarosdiaseoshoráriosdeaplicaçãodasprovas.

www.idib.org.br

ANEXOVII

REQUERIMENTODEISENÇÃODETAXADEINSCRIÇÃO

Eu ______________________________________________________________________________,

CPFnº___________________________________,venhorequereraISENÇÃODATAXADEINSCRIÇÃO

da Seleção Pública para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, para o cargo de

________________________________________________________________________,inscriçãoNº

________________,deacordocomoEditalNormativoconformeabaixo:

EstaráisentodopagamentodaTaxadeinscriçãoocandidato:

a)OcandidatoqueestiverinscritonoCadastroÚnicoparaProgramasSociaisdoGovernoFederal–CadÚnico,dequetrataoDecretoFederalnº6.135,de26dejunhode2007,equesedeclararmembrodefamíliadebaixarenda,nostermosdalegislaçãovigente.PreenchimentoobrigatórioNº.NIS:

CPF:

DATADENASC.:

RG: DATAEXP.: UF.:

NOMEDAMÃE:

Documentosnecessários:

()Declaraçãodequeémembrodefamíliadebaixarenda,nostermosdoDecretoFederalnº6.135,

de26dejunhode2007;

()IndicaçãodoNúmerodeIdentificaçãoSocial(NIS),atribuídopeloCadÚnico;

ÉderesponsabilidadeexclusivadocandidatoocorretopreenchimentodosformulárioseoenviodadocumentaçãoemconformidadecomoEditalNormativo.TodososdocumentosentreguesserãoanalisadosposteriormentepelabancaexaminadoradoIDIB,queemitirárelatóriocomsituaçãopreliminardocandidato.

www.idib.org.br

_______________________________,______de_____________________de2020.

_________________________________________________

Assinaturado(a)requerente