Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A.

Post on 22-Apr-2015

103 views 0 download

Transcript of Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A.

RACISMO

Edmerson Neto

Carla Vidal

Cristiana Matos

10 º A

Introdução

Trabalho elaborado na aula de TIC, a pedido do professor Nuno Simões .

Neste trabalho vamos aprofundar um pouco sobre o nosso tema escolhido que é o Racismo .

O que é o racismo?

O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais.

O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a raça ou cor.

Para nós o que é o Racismo…

O racismo acontece por causa de uma pessoa ser de uma cor/raça diferente do dela, ou até mesmo religião, cultura, classe social, cáracter, sexo etc.

Por exemplo uma pessoa branca comete o racismo com uma pessoa negra porque ela é de uma cor totalmente diferente da dela.

Mas, às vezes pode acontecer o contrário. Por exemplo: um negro, que é rico, comete racismo com pessoas brancas, mas que são "pobres".

A pessoa que comete o racismo não está nem aí para o sentimento da(s) vítima(s) e nem da opinião das outras pessoas.

O racismo também está na internet, pois muitos sites postam discursos racistas e divulgam o ódio racial e intolerância.

Na nossa opinião o racismo é passado de geração pra geração, porque começou há muito, muito tempo e até hoje existe. Para nós não importa se a pessoa é de uma cor/raça diferente do dela, ou até mesmo religião, cultura, classe social, cárater, sexo etc…

porque todos somos iguais, no sentido de todos somos seres vivos, todos somos seres humanos, todos temos coração, cérebro, etc., então nós não temos motivos para cometer o racismo. Se vocês não gostarem de como a pessoa é ou das escolhas dela, apenas respeite.

Depoimento de algumas pessoas vítimas de racimo No ano passado eu passeava num shopping

de Curitiba com a minha mãe, quando gostei de uma blusa.Entrei na loja.Vi o preço. Era caríssima. Mesmo assim quis experimentar.Mas ninguém me atendia. As vendedoras me olhavam de cima para baixo.Olhavam e faziam que não me via.Fiquei nervosa e fui embora. Disse a minha mãe o que tinha acontecido. Decidi então voltar. Entrei e contei até dez.

Todos continuavam a me ignorar. Ai explodi. "Será que tenho de abrir minha bolsa e mostrar o cartão de credito?" Virei as costas e sai. A gerente então correu atrás de mim. Tentou me explicar que não podia adivinhar que eu tinha dinheiro para comprar a blusa. Não quis ouvi-la, não. Poxa, só porque sou negra não posso ter dinheiro? O preconceito existe, sim...

Cinthya Rachel, 18 anos

“Em março deste ano eu estava nas Lojas Americanas procurando um presente paras minha mãe, e carregava um caderno que ela tinha comprado . Ai chegou o segurança e foi acusou me logo de roubo. Revistou a minha bolsa e como não tinha a nota fiscal comigo, fui levada ao Juiz de Menores. Só quando a minha mãe apareceu com o comprovante é que fui libertada .

Eu fiquei muito nervosa, nunca tinha sido acusada de roubo, e nem discriminada por ser negra. Foi a minha mãe que me fez ver que isso era racismo. Ainda bem que nem todos são racistas . Eu tenho orgulho de ser negra estou feliz com a cor que Deus me deu.”

Isabela Santos 14 anos, Salvador.

Aqui vocês vão poder assistir a 2 vídeos sobre o racismo:

http://www.youtube.com/watch?v=cJQIg2EjYeM

http://www.youtube.com/watch?v=gi8R6FqAenE