Elementos Da Narrativa Para o Segundo Ano

Post on 03-Jul-2015

266 views 20 download

Transcript of Elementos Da Narrativa Para o Segundo Ano

ELEMENTOS DA NARRATIVA

A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.Narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.A narrativa impõe certas normas:

ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA:

Fato - o que se vai narrar (O quê?) Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?) Lugar - onde o fato se deu (Onde?) Personagens - quem participou ou observou

o ocorrido (Com quem?) Causa - motivo que determinou a ocorrência

(Por quê?) Modo - como se deu o fato (Como?) Conseqüências (Geralmente provoca

determinado desfecho)

A modalidade narrativa de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, peça teatral, crônica, novela, conto, fábula etc.

FOCO NARRATIVO

Foco narrativo em primeira pessoa (EU)

Quando o narrador participa das ações narradas dizemos que ele é um narrador-personagem ou que o texto tem foco narrativo em primeira pessoa. Ele, obviamente, sabe tudo ao seu respeito, mas é limitado no conhecimento das outras personagens e sobre o contexto da história.Pode ser o protagonista ou não.

“Contou-me uma guia em Buenos Aires, que quando se diz que essa cidade é a mais européia das Américas, muitas pessoas torcem no nariz. Pura dor de cotovelo ! Quem conhece Buenos Aires como eu, sabe que isso é verdade.”

FOCO NARRATIVO EM TERCEIRA PESSOA (ELE)

É também chamado de narrador observador. Não participa das ações, apenas foi uma testemunha ou alguém que ouvi a história de alguém. Pode ser:Objetivo: Quando limita-se a contar uma história sem entrar no pensamento ou nos sentimentos das personagens.Onisciente: sabe tudo e tudo vê. Narra os sentimentos e pensamentos das personagens. Conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens.

“Ele morava numa cidadezinha do interior. Tinha nascido ali, conhecida todo mundo.Era muito dado, dado demais para o gosto da mulher, que estava sempre de olho nos salamaleques que ele vivia fazendo para a mulherada do lugar. - Puras gentilezas - dizia ele. Afinal, sou um cavalheiro...Levantava-se todos os dias na mesma hora, tomava o seu café, pegava a garrafa de água, o panamá, o cachorro e ia para a fazenda, herança de família. Mas não era de só ficar dando ordens não. Gostava mesmo era da lida.”

PERSONAGEM

Pode ser um humano, um animal, um ser fictício, um objeto ou qualquer coisa que o autor inventar. Também podem ter nomes ou não, e ter qualquer tipo de personalidade.

É aquele sofre e pratica ação dentro do enredo.

Protagonista ou personagem principal: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele.

Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. O antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.). 

Personagem secundário: é o personagem que ajuda o protagonista, na maioria das vezes tem amizade ou parentesco com o mesmo. A importância dele pode variar dependente da obra. 

Protagonista ou personagem principal: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele.Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. O antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.). Personagem secundário: é o personagem que ajuda o protagonista, na maioria das vezes tem amizade ou parentesco com o mesmo. A importância dele pode variar dependente da obra. 

No filme "Náufrago”:Tom Hanks era

protagonista;a ilha, o mar, a solidão eram

antagonistas.

Senhor Wilson, o personagemsecundário.

Personagem redonda ou esférica: dinâmica, dotada de densidade psicológica, capaz de alterar o seu comportamento e, por conseguinte, de evoluir ao longo da narrativa. 

Personagem plana: estática, sem evolução, sem grande vida interior; por outras palavras: a personagem plana comporta-se da mesma forma previsível ao longo de toda a narrativa.

Personagem caricatural: representa um grupo profissional ou social.

TEMPO

 É a marcação dos acontecimentos. E a linha que une as ações da história. Pode ser classificado como:

 - Cronológico- Psicológico- Mítico- Histórico 

ESPAÇO FÍSICO OU GEOGRÁFICO 

É o espaço exterior, que se aproxima do real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem e agem. 

 Por exemplo: Reino de Duloc, de Shrek

TEMPO CRONOLÓGICO

É aquele que pode ser medido por meio do relógio, da passagem dos dias, das estações do ano etc. Pode se apresentar como:

 - Linear: quando os acontecimentos seguem um ordem hierárquica (princípio, meio e fim)

 - Não-linear: quando não se apresenta em ordem.

ESPAÇO SOCIOCULTURAL

São elementos que nos ajudam a identificar e caracterizar as personagens e o grupo e o contexto que as mesmas estão inseridas.

Por exemplo: Costumes, roupas, maneira de falar etc

Espaço e Tempo Psicológico

É destacado quando a narrativa explora o espaço interior da personagem, revelando as suas vivências, os seus pensamentos, sonhos e sentimentos. Não segue os limites do mundo físico, nem mesmo a marcação do relógio. 

Exemplo: Monólogo interior, fluxo de consciência

Tempo Mítico

Quando a narrativa apresenta elementos que não pertencem ao mundo natural, como por exemplo fantasmas, demônios, seres mitológicos, folclóricos etc.

Tempo Histórico

É quando a narrativa retrata passagens e épocas históricas (Guerras mundiais, Revoluções, Descobrimentos etc.)

Exemplo: A menina que roubava livros, de Markus Zusak e o filme O Pianista.

ENREDO

Apresentação ― É o início de toda história. É o momento em que o narrador apresenta os personagens, o cenário, o tempo, etc. Nesse momento ele prepara o leitor para os acontecimentos a serem narrados. 

Complicação ― É o início do embate entre protagonista e antagonista. É quando se inicia o conflito (a oposição entre essas duas forças). O equilíbrio inicial é quebrado através do embate para que a ação se desenvolva. 

Clímax ― momento de maior intensidade dramática da narrativa. É nesse momento que o conflito fica insustentável, algo tem de ser feito para que a situação se resolva. 

Desfecho ― é como os fatos (situação) se resolvem no final da narrativa. Pode ou não apresentar a resolução do conflito. O importante é que novos conflitos não podem aparecer

fluxo de consciência é uma técnica literária em que se transcreve o processo de pensamento integral de um personagem, com o raciocínio lógico entremeado com impressões pessoais momentâneas e exibindo os processos de associação de idéias.