Emergência Myanmar: Uma corrida contra o tempo O ciclone Nargis foi a catástrofe natural mais...

Post on 07-Apr-2016

213 views 0 download

Transcript of Emergência Myanmar: Uma corrida contra o tempo O ciclone Nargis foi a catástrofe natural mais...

Emergência Myanmar: Uma corrida contra o tempo

O ciclone Nargis foi a catástrofe natural mais devastadora que atingiu Myanmar nas últimas décadas. A UNICEF é uma das agências que está a trabalhar para prestar ajuda de emergência a milhares de crianças e famílias afectadas pelo ciclone.

Em consequência do ciclone, estima-se que 1.5 milhões de pessoas estejam a lutar pela sobrevivência em circunstâncias cada vez mais desesperadas. Este casal olha para o que resta da sua casa arrasada pelo ciclone na província sul de Yangon.

Centenas de milhares de famílias perderam as suas casas, entre as quais este grupo de crianças reunidas junto a uma escola destruída, que serve agora como abrigo temporário perto de Kundangoon, distrito de Ayeyarwady.

O violento ciclone causou a morte a muitas crianças e ferimentos em muitas mais. Este rapaz recebeu tratamento num hospital improvisado em Kunyangon na província de Yangon.

Muitas das pessoas afectadas têm falta de água potável e comida. Esta criança, juntamente com a sua mãe e outras mulheres, aguarda a sua vez na fila de distribuição de óleo para cozinhar perto de Kundangoon, distrito de Ayeyarwady ( sudoeste de Myanmar).

Após o ciclone, a UNICEF enviou equipas que estavam no país para as zonas afectadas a fim de avaliar as necessidades mais urgentes. O pessoal da UNICEF desloca-se com a Cruz Vermelha e outros técnicos de saúde para uma aldeia remota na região ocidental do distrito de Ayeyarwady.

As equipas de avaliação encontraram dezenas de milhares de pessoas com enormes carências. No distrito de Ayeyarwady, estas mulheres e crianças reunidas junto aos destroços das suas casas improvisaram um cartaz em que apelam à ajuda.

Recorrendo a bens que tinha em reserva, a UNICEF tem estado a distribuir ajuda de emergência nas zonas mais atingidas, nomeadamente kits para purificação de água, medicamentos essenciais para hospitais, materiais para abrigo e redes mosquiteiras.

Uma equipa de ajuda humanitária carrega os fornecimentos da UNICEF para distribuição num campo de deslocados na localidade de Bogalae, distrito de Ayeyarwady. Este carregamento inclui oleados, sais de reidratação oral, kits para desinfectar água, medicamentos essenciais e artigos de primeiros socorros.

Estão a ser utilizados todos os meios de transporte para distribuir bens de emergência. Este homem prende o pacote da UNICEF à parte traseira da sua biciclete perto da localidade de Kunyangon, no distrito de Yangon.

Mas a ajuda de emergência é manifestamente insuficiente para as necessidades. Estas mulheres esperam por bens de primeira necessidade na aldeia de Danouk, no distrito de Ayeyarwady.

A UNICEF estima que 20 por cento das crianças nas zonas mais duramente afectadas já sofriam de diarreia, uma das grandes ameaças para a vida das crianças em situações de emergência. Este bebé dorme no chão de um abrigo para deslocados no Distrito Ayeyarwady.

Para combater a diarreia e outras doenças provocadas pela água, a UNICEF enviou 3 millões de pastilhas para purificar água, que foram transportadas por via aérea para Myanmar no dia 9 Maio. Seguriam-se mais três cargas aéreas com medicamentos essenciais, kits de saúde e alimentos terapêuticos para crianças mal nutridas.

A UNICEF lançou um apelo de emergência no montante de 25.57 milhões de dólares para cobrir as necessidades urgentes em matéria de água e saneamento e outros serviços básicos nos próximos seis meses, bem como para poder proporcionar espaços seguros para milhares de crianças que precisam de protercção.

Nas próximas semanas, as águas vão recuar, mas a ajuda de emergência e de reabilitação para as crianças terá que continuar. A UNICEF, que há 58 anos está activa em Myanmar, continuará presente a dar o seu contributo para que o trabalho seja feito.