Enem2007 - Simulado Guia do Estudante pag 72 73

Post on 06-Jun-2015

325 views 0 download

Transcript of Enem2007 - Simulado Guia do Estudante pag 72 73

ENEM 2007 | GUIA DO ESTUDANTE72

S I M U L A D Ã O

GUIA DO ESTUDANTE | ENEM 2007 73

Com base nessas informações, em qual alternativa ocorre a ordem correta de formação embriológica?

a) Bulbo, medula, cerebelo e cérebrob) Medula, bulbo, cérebro e cerebeloc) Cérebro, cerebelo, bulbo e medulad) Medula, bulbo, cerebelo e cérebroe) Medula, cerebelo, cérebro e bulbo

Conceitua-se taxa metabólica de um organis-mo como a energia produzida por unidade de

tempo (potência) em uma dada atividade física.A taxa metabólica basal é a potência necessária para manter as atividades vitais de um organismo em uma situação de repouso.

A razão metabólica basal (RMB) de um dado ani-mal é definida como o quociente entre sua taxa metabólica basal e sua massa.

Analise o gráfico e a tabela apresentados a seguir.

Taxa metabólica comparada para alguns animais homeo-térmicos. WILLIAM D. McARDLE, FRANK I. KATCH

e VICTOR L. KATCH. Fisiologia do Exercício. Brasil, Guanabara Koogan, 1998.

Razão metabólica basal para alguns animais homeotérmi-cos. WILLIAM D. McARDLE, FRANK I. KATCH e VICTOR

L. KATCH. Fisiologia do Exercício. Brasil, Guanabara Koogan, 1998

massataxa metabólica basal(RMB) =

Podemos concluir que

a) a taxa metabólica é inversamente proporcional à massa do animal;b) a RMB é função crescente da massa do animal;c) um camundongo se alimenta com freqüência muito maior que um cavalo, porque tem uma RMB muito maior que a do cavalo;d) um elefante tem RMB maior do que um cavalo;e) um elefante tem taxa metabólica menor do que a de um cavalo.

Uma certa fazenda, localizada numa planície de um grande estado brasileiro, tem frente

para uma estrada retilínea, cuja conservação é fei-ta pelos próprios funcionários. O escritório-sede fica a 480 metros de distância dessa estrada e, à beira da estrada, a 800 metros de distância desse escritório, foi construída uma guarita de concreto com vidros à prova de tiros, onde seguranças con-tratados pelo fazendeiro fazem o trabalho diutur-no de guardar a propriedade. Com o objetivo de servir alimentação ao pessoal que trabalha tanto no escritório quanto na guarita, o proprietário contratou a construção de um refeitório também à beira da estrada, localizado a igual distância da guarita e do escritório.

Assim sendo, a distância, em metros, do refeitório ao escritório é igual a

a) 400. b) 500. c) 540. d) 600. e) 640.

No Dicionário de Política, organizado pelo pensador italiano Norberto Bobbio, um dos

próceres da esquerda, o regime totalitário é resulta-do da união de seis pontos: - Uma ideologia oficial que abrange todos os aspec-tos da atividade e da existência do homem, que critica, de modo radical, o estado atual das coisas e dirige a luta pela sua transformação. - Um partido único de massa dirigido por um dita-dor e que se mistura com a burocracia do Estado. - Um sistema de terrorismo policial. - O monopólio da direção de todos os meios de comunicação de massa. - O monopólio de todos os instrumentos de luta armada. - O controle e direção central de toda a economia.

(Veja, 7 de maio, 2003)

18

19

Com base no texto, são feitas as seguintes afi rmações:

I) O controle das armas, da Polícia e das Forças Armadas em sua totalidade é um dos ingredientes constitutivos de um Estado totalitário.II) A liberdade de expressão e da produção cultural é a base do conceito de Estado totalitário.III) O Estado totalitário controla a totalidade da informação, da repressão e da economia.

Está correto o que se afi rma apenas em

a) I e II. b) II e III.c) Todas.d) Todas incorretas. e) I e III.

[Retórica do Cinismo]

Brasileiro é craque em neologismos espertos e malandragens semânticas. Menores abandonados, por exemplo, não existem mais. Sim, multidões de garotos miseráveis seguem pedindo esmolas nas esquinas do país, mas crianças traídas já não há. Rebatizou-se o painel de horrores, e hoje só existem meninos de rua. Como a velhice foi revogada pela instituição da terceira idade, também desapareceram os velhos. Em sua vertente tropical, a novilíngua de George Orwell transformou-se num dialeto muito adequa-do à retórica do cinismo.

(Augusto Nunes, NoMínimo, 7/5/2003)Vocabulário

Retórica: a arte do bem dizer, a arte da eloqüência; oratória.Cinismo: atitude ou caráter de pessoa que reve-la descaso pelas convenções sociais e pela moral vigente; impudência, desfaçatez, descaramento (Dicionário Houaiss).Neologismo: 1. palavra ou expressão nova numa língua; 2. sentido novo atribuído à palavra ou à expressão já existente na língua.Semântico: relativo à semântica, ou seja, à signifi-cação das palavras.Novilíngua: a língua oficial do poder, no país totali-tário imaginado por George Orwell em seu romance satírico 1984 (concluído em 1948). O dicionário da novilíngua, no romance, é diminuído a cada edição.Dialeto: variedade regional ou social de uma lín-gua; variedade de uma língua que não impossibi-lita a compreensão por parte do falante de outra variedade (dialeto caipira, dialeto gaúcho, dialeto paulista).

20

Sobre o texto apresentado, assinale a alternativa correta.

a) O autor elogia a capacidade dos brasileiros de, mesmo à custa de esperteza ou malandragem, resolverem alguns de seus mais graves problemas, como o das crianças e velhos miseráveis.b) Para o autor, desde que apareceram os meninos de rua e foi instituída a terceira idade, desapareceram as “multidões de garotos miseráveis”, as “crianças traídas” e os velhos.c) Segundo o autor, as expressões meninos de rua e terceira idade são “neologismos espertos” ou “malandragens semânticas” para designar, respectivamente, menores abandonados e velhos.d) O autor nega que o problema da miséria no Brasil decorra dos menores abandonados e dos velhos, pois esses foram benefi ciados pela instituição da “terceira idade” e aqueles foram substituídos pelos meninos de rua.e) O autor acredita que a novilíngua inventada por George Orwell, adaptada à situação de pobreza dos países tropicais, resulta em multidões de garotos miseráveis e velhos da terceira idade.

Durante uma viagem de exploração pela floresta, um dos participantes desse passeio

ecológico encontrou uma pequena pedra de forma-to irregular e se interessou em avaliar a densidade do material do qual era composto o objeto. Para isso usou uma pequena balança de dois pratos a fim de avaliar a massa do material e, na tentativa de calcular o volume dessa pequena rocha, não conseguiu encontrar nenhum modelo matemático que se adaptasse ao cálculo. Assim sendo, teve a seguinte idéia: cortou a parte superior da garrafa plástica de água que transportava durante o pas-seio, conservando apenas sua parte cilíndrica, dei-xou certa quantidade de água no seu interior e, em seguida, mergulhou a pequena pedra no interior do líquido remanescente e percebeu que a pedra ficou totalmente submersa, sem transbordar. Pelas marcas que fez com caneta na superfície lateral externa da garrafa, pôde perceber que, mantendo a garrafa na posição vertical, a introdução da pedra no seu interior fez com que o nível da superfície da água se elevasse de 16 milímetros. Na seqüên-cia, teve o cuidado de medir o diâmetro interno da parte cilíndrica da garrafa e encontrou para essa medida o valor de 10 centímetros. Finalmente, considerando π = 3,14, pôde então calcular o volu-me, em milímetros cúbicos, da referida pedra, que é igual a

21

17

ENEM_SIMULADAO_01.indd 72-73ENEM_SIMULADAO_01.indd 72-73 4/19/07 6:31:43 PM4/19/07 6:31:43 PM