ESPECIAL MASSAS - Wok Grill

Post on 16-Oct-2021

2 views 0 download

Transcript of ESPECIAL MASSAS - Wok Grill

ESPECIAL MASSAS

Aprenda a fazer pães,bolos e tortas na Wok Grill

Quando pensamos em uma massa assando, certamente a primeira imagem que vem em nossa mente é a do pão assando, criando uma crosta dourada e crocante e mantendo o interior leve e úmido.

Ingredientes das massas

1. Farinha2. Líquidos3. Gorduras ou óleos4. Agentes de crescimento5. Ovos6. Açúcar, mel ou melado7. Sal

Massas na Wok Grill

1. Pães2. Pizzas e esfihas3. Bolos4. Massa folhada5. Massa podre6. Massa cozida7. Massa de pastel8. Biscoitos e cookies

pág. 4pág. 4pág. 5pág. 6pág, 7pág, 7pág. 8

pág. 10pág. 11pág. 12pág. 14pág. 15pág. 16pág. 18pág. 19

Pois saiba que o aquecimento por convecção da Wok Grill é perfeito para assar massas, desde aquelas que necessitam altas temperaturas (250 graus), como pães, pizzas e esfihas, até as mais delicadas como bolos e biscoitos que exigem temperaturas mais amenas e controladas, em torno de 150 graus, que permitem que elas assem por dentro e por fora ao mesmo tempo.

Usamos a denominação MASSAS a todas as misturas preparadas à base de farinhas e algum ingrediente líquido, podendo serem acrescentados ainda ovos, algum tipo de gordura, algum tipo de fermento, sal ou açúcar.

Dito isso, vamos primeiramente conhecer os tipos e as funções de cada um dos ingredientes em uma massa e em seguida, aprender as formas de cocção de massas e como usar a Wok Grill para uma finalização perfeita, seja qual for o processo de cozimento da massa: assada cozida, frita com ou sem óleo.

Ingredientesdas massasA boa qualidade dos ingredientes, as proporções adequadas e as técnicas corretas de preparo irão resultar em massas perfeitamente confeccionadas e prontas para serem finalizadas com sucesso na Wok Grill.

Farinha é o termo que utilizamos para denominar o produto obtido da moagem de grãos de cereais, leguminosas ou tubérculos. Ela é usada na confecção de vários tipos de massas e preparações.

O amido é o principal componente das farinhas. Sua função, ao ser misturado com os ingredientes líquidos da massa, é aglutinar, espessar e dar estrutura às preparações.

Temos vários tipos de farinhas: de trigo integral ou branca, de milho, de arroz, de centeio, de cevada, de aveia, de grão de bico, de mandioca (polvilho), de batata (fécula), etc.

A moagem dos grãos de trigo inteiros produz farinha integral que mantém a casca e o gérmen e com isso, o valor nutritivo (vitaminas, minerais e fibras). Por isso, a farinha integral é sempre a melhor opção quando comparada às farinhas brancas, de onde só obtemos o amido.

2. LíquidosOs líquidos mais comumente utilizados no preparo de massa são: água, leite e suco de frutas. A proporção de líquidos em relação à farinha irá determinar a textura da massa. Pouco líquido, obteremos uma massa firme, muito líquido, uma massa mole.

1. Farinha

04

Vários tipos de gorduras podem ser utilizadas no preparo de massas, como manteiga, margarina, gordura vegetal hidrogenada, banha, óleos vegetais, creme de leite e gordura de coco.

A função da gordura em uma massa é conferir uma textura macia ou quebradiça e esfarelenta, de acordo com a quantidade e o tipo utilizado. Selecione aquela que melhor atende sua necessidade e seu paladar.

3. Gordura ou óleos

05

Basicamente, na cozinha doméstica, utilizamos como agente de crescimento de massas o fermento químico ou o fermento biológico.

A ação de crescimento da massa se caracteriza pela incorporação e formação de gases que se dilatam na presença do calor proporcionado pela finalização do preparo, seja assando, fritando ou cozendo.

Utilizamos o fermento químico em massa de bolos, bolinhos, biscoitos, tortas. Com ele o crescimento se dá imediatamente quando misturado aos líquidos, perdendo o poder de crescimento rapidamente se não for finalizado o preparo. Neste caso, o equipamento utilizado no preparo deve ser sempre pré-aquecido*.

Já o fermento biológico é utilizado em massas que necessitam mais tempo para o crescimento como pães doces ou salgados, pizzas e focaccia.

4. Agentes de crescimento

06*O forno deverá sempre ser pré-aquecido na temperatura indicada na receita que está sendo preparada.

A adição de ovos agrega valor nutritivo para as massas, acrescentando vitaminas e minerais importantes para nossa saúde.

As gemas ajudam a dar firmeza às massas e, quando usadas para pincelar ou empanar, promovem uma coloração dourada na superfície.

As claras em neve auxiliam no crescimento e na leveza por incorporação de ar se corretamente batidas e adicionadas às massas.

Enfim, os ovos são responsáveis por proporcionarem a “liga” dos ingredientes, além de melhorarem a textura, maciez e valor nutritivo das massas.

6. Açúcar, mel ou meladoSão usados para conferir sabor doce e textura em massas.

5. Ovos

07

É utilizado para conferir sabor salgado em massa salgadas ou, em pequenas quantidades, para intensificar e realçar o sabor de massas doces.

Em massas que utilizam o fermento biológico como agente de crescimento, o sal deve ser adicionado sem que entre em contato direto com fermento, do contrário poderá atrapalhar a função do mesmo. Neste caso, o ideal é iniciar o preparo da massa diluindo o sal na farinha de trigo e em seguida adicionar os outros ingredientes da receita.

7. Sal

08

Como prepararmassas na Wok GrillPara finalizar o preparo dos diversos tipos de massas você deve contar com ajuda da Wok Grill.E para obter o resultado desejado é necessário utilizar a temperatura adequada à cada tipo demassa. Para isso, vamosaprender como prepararcada um deles.

Existe uma infinidade de receitas de pães salgados, doces, puros ou recheados.

É importante destacar as massas de pães preparadas com uso de fermentos naturais ou biológico seco ou fresco. São massas sovadas e descansadas que devem dobrar o volume inicial antes de serem assadas. Para isso, devemos prepará-las com as devidas recomendações da receita e no momento de entrar para assar, a Wok Grill deve estar previamente aquecida por alguns minutos para que o processo de cozimento da massa inicie imediatamente.

A maior parte das receitas de pães exigem temperaturas acima de 200 graus e usam basicamente quatro ingredientes básicos: farinha, água, levedura ou fermento e sal. Outros ingredientes podem ser utilizados com o objetivo de melhorar a qualidade da massa como ovos, leite, gordura e açúcares, bem como para torná-la mais macia e evitar a formação de crosta dura.

1. Pães

10

São massas muito semelhantes às massas de pães e também utilizam apenas os quatro ingredientes básicos: farinha, água, sal e fermento.

Na Wok Grill devem ser assadas a 250 graus, com o equipamento pré-aquecido, preferencialmente em formas próprias com pequenos furos que permitam a passagem do ar quente para parte inferior da massa.

Melhores resultados são obtidos quando pré-assamos os discos de massa de pizza e depois colocamos o molho e o recheio para aquecer e gratinar.

Temos também a opção de comprarmos a pizza pronta pré-assada e recheada ou congelada e utilizamos a Wok Grill para descongelar, aquecer e gratinar o queijo.

2. Pizzas e esfihas

11

Assim como os pães, existem muitas receitas de bolos e todas podem ser assadas na Wok Grill.

Existem basicamente três tipos de massa de bolo:

Massas simples: preparadas à base de farinha, leite ou suco de frutas, ovos, gordura e fermento químico.

Massa tipo chiffon: é mais leve e úmida que a massa de bolo simples. A principal diferença é a utilização de gordura no estado líquido (óleo vegetal), no lugar de gordura sólida.

Pão de ló: é uma massa com textura muito leve e aerada, pois é feita à base de ovos, farinha e açúcar. Pode ou não ser adicionado o fermento - quando não se usa fermento denomina-se génoise.

Qualquer que seja o tipo de massa escolhida assamos a 150 graus na Wok Grill pré-aquecida em função do uso do fermento químico ou das claras em neve, que são agentes de crescimento e leveza de bolos pois incorporam o ar nas massas.

3. Bolos

12

Essa temperatura recomendada é importante para assar o interior da massa do bolo e corar a superfície por igual, mesmo que as receitas indiquem temperaturas mais elevadas para assar em fornos comuns a gás ou elétrico de calor por indução e não ventilados.

No preparo das massas de bolo é importante utilizar os ingredientes em temperatura ambiente e, quando secos, devem ser peneirados para obter uma mistura perfeita.

O fermento químico deve ser peneirado junto com os secos e acrescentados no final do processo de preparo em movimentos delicados e imediatamente levados para assar e assim não perder o poder de crescimento da massa.

Recomendando só abrir a Wok Grill para verificar se o bolo está assado após 20 minutos a 150 graus, do contrário a massa pode ficar solada. O tempo necessário para assar varia em função do tipo de massa, da quantidade e proporção dos ingredientes, tipo e material da forma e temperatura dos ingredientes.

Espetamos um palito no centro da massa e, se ele sair seco, é porque o bolo já está assado.

3. Bolos (continuação)

13

4. Massa folhada

É uma massa preparada em três estágios. No primeiro, a base feita com farinha, água, sal e manteiga, formando uma massa elástica. No segundo estágio é adicionada mais manteiga e no terceiro são feitas as dobras para a formação de finas camadas, o que irá resultar numa massa leve e folhada.

De preferência, a massa folhada deve ser preparada com um dia de antecedência da sua utilização. Ela pode ser usada para fundo e cobertura de tortas, pães tipo croissant, salgados e petit four, doces finos, bolos e strudel.

O ideal é trabalhar com a massa folhada gelada.

Ela pode também ser comprada pronta congelada e descongelada no momento de utilizar.

Para assar perfeitamente, esse tipo de massa requer que uma temperatura de 220 graus seja mantida. E a boa notícia é que isso é fácil de conseguir na Wok Grill, que deve estar pré-aquecida.

Se assada em forno frio ou com baixa temperatura a manteiga vai derreter e não dará um efeito folhado.

14

Conhecemos com este nome as massas que são utilizadas para o preparo de tortas, quiches, empadões ou pastelões. São feitas à base de farinha e gordura com consistência esfarelada e quebradiça.

A patê brisée é comumente usada em preparações salgadas e a patê sucrèe é adoçada para o preparo de tortas doces e cheesecake.

Existe uma grande variedade de receitas onde a água pode ser substituída por leite (melhora o valor nutritivo e confere o melhor aspecto na massa), ou acrescenta-se ovos inteiros ou gemas (melhorando também valor nutritivo além de conferir cor, sabor e firmeza), e substituindo a manteiga, que é a gordura mais recomendável para o preparo deste tipo de massa do que outras gorduras como a banha, margarina, gordura vegetal hidrogenada ou óleo.

Use sempre a gordura gelada e o líquido bem frio para melhores resultados.

Para assar perfeitamente massa do tipo podre na Wok Grill, usamos temperaturas em torno de 150 graus e sempre pré-aquecida em função da quantidade de gordura que deverá aquecer rapidamente e assar. Se o equipamento estiver frio a gordura irá derreter e encruar a massa.

O recheio deve estar em temperatura ambiente, se ele for colocado sobre a massa crua. Poderá ser pré-assada o fundo das tortas que terão cobertura de massa., para que mantenham a crocância e a estrutura esfarelada.

5. Massa podre

15

As massas cozidas são utilizadas no preparo de coxinhas, risoles e bombas ou carolinas. A diferença entre esses três tipos de massa cozida consiste nos ingredientes utilizados no preparo:

• para o preparo de risoles o líquido utilizado é o leite, além de manteiga e farinha;

• para o preparo da massa da coxinha, normalmente se utiliza o líquido do cozimento do frango ao invés do leite, mais manteiga e farinha;

• para a massa de bombas (patê choux) usamos também leite, manteiga e farinha, mas adicionamos ovos depois de cozida.

A técnica de preparo das massas cozidas é feita em duas etapas de aquecimento. A primeira é o aquecimento do líquido e da gordura até a fervura e em seguida adiciona-se a farinha, mexendo sempre em fogo brando, até formar uma massa que será então cozida até desprender do fundo da panela. Quando morna ou fria será modelada, recheada e empanada.

6. Massa cozida

16

A segunda etapa de aquecimento será assar ou fritar sem óleo ou por imersão.

A Wok Grill é perfeita para as duas etapas do processo de preparo dessas massas. Na primeira usamos a panela da Wok Grill no fogão, permitindo o cozimento perfeito da massa.

Na segunda etapa, quer seja o processo escolhido, assar ou fritar por imersão, também utilizamos a Wok Grill.

Se desejamos assar ou fritar sem óleo, aquecemos a Wok Grill previamente e colocamos o produto coberto com fio de azeite para assar e dourar, formando uma casca crocante.

Já se desejamos utilizar a fritura por imersão, levamos a panela da Wok Grill com óleo para aquecer no fogão e fritamos o produto com perfeição e sem risco de respingos de óleo e queimaduras. No mais, o material com que é feita a panela aquece e mantém a temperatura do óleo, favorecendo a formação da casca crocante, sem risco de encharcar a massa ou estourar.

Podemos também utilizar a Wok Grill no aquecimento de salgados de massa cozida comprados prontos, normalmente congelados.

6. Massa cozida (continuação)

17

Elástica e crocante que poderá ser preparada em casa ou comprada pronta. Existem muitas receitas de massa para pastel, mas a maioria é composta por farinha, sal e líquido (comumente utiliza-se a cachaça para deixar crocante), e a finalização é assada ou frita por imersão, como no caso de massa cozida explicado anteriormente.

O recheio poderá ser doce ou salgado.

A Wok Grill pode ser utilizada para assar os pastéis a 180 graus até dourar. Pode ser usada também para aquecer pastéis já assados e também para fritar por imersão.

7. Massa de pastel

18

As massas de biscoito são basicamente preparadas com farinha, gordura, açúcar e sal e enriquecidas com frutas oleaginosas, essências, bebidas alcoólicas, coco, especiarias, cereais integrais, chocolate, queijos, azeitonas e tomate seco, entre outros tantos ingredientes. Pode também ser utilizado fermento químico e bicarbonato de sódio.

A Wok Grill assa biscoitos e cookies com perfeição deixando-os crocantes em função do calor emitido por convecção.

Temperaturas mais altas, em torno de 180 graus, para biscoitos secos e quebradiços, e baixa, em torno de 150 graus, para massas delicadas como sequilhos e biscoitos que levem clara em neve e pouca farinha.

Enfim, pelo que vimos a Wok Grill é um equipamento multifuncional perfeito para confecção e para a finalização dos mais variados tipos de massas.

8. Biscoitos e cookies

19

Material elaborado pelaNutrichef Tânia Abib de Paula | CRN 3-2457

Bibliografia de apoio: Almanaque de Cozinha - Ed. Abril Cultural.Estudo experimental dos alimentos - Ruth M. Griswold - EDUSPLe cordon bleu - Todas as técnicas culinárias - Jeni Wright e Eric Treuille, Ed. Marco Zero.

Para receitas acesse nosso blog:blog.wokgrill.com.br

Como você pode ver,seja qual for a massa escolhida, conte com a Wok Grill parate auxiliar e receba os aplausos dos familiares e amigos!