Estudo dirigido 3º ano - interculturalidade

Post on 13-Feb-2017

411 views 4 download

Transcript of Estudo dirigido 3º ano - interculturalidade

SECRETARIADEEDUACAÇÃO DOESTADO PROGRAMAINSTITUCIONAL DE BOLSADE INCIIAÇÃOÀDOCÊNCIA–PIBID/UFES/CSO

EEEMPROFESSORFERNANDODUARTE RABELO

SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO PROFESSORA SARA ALVES

ESTUDO DIRIGIDO –3º ANO

INTERCULTURALIDADE

1– TEMA CENTRAL: Interculturalidade 2-OBJETIVODO TRABALHO: Compreenderoconceito de interculturalidade e sua aplicação na sociedade contemporânea. 3-ESTUDO DIRIGIDO: Leia atentamente o texto a baixo e posteriormente responda as questões a seguir.

A interculturalidade e as comunidades tradicionais Quando falamos de comunidades tradicionais, como a população quilombola ou indígena, é comum ouvirmos que essas pessoas perderam suas identidades culturais. Por exemplo, quando alguém diz que não existem mais índios no Brasil, porque estes usam vestimentas como as nossas, fazem uso da mesma tecnologia ou até mesmo saem de suas aldeias para trabalhar ou estudar no meio urbano. Mas será que estes argumentos podem mesmo ser considerados legítimos?

Em uma matéria do G1, o antropólogo Luís Grupioni, do Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (Iepé) defende que seja inevitável que os indígenas tenham cada vez mais contato com segmentos da nossa sociedade, modificando de alguma maneira seus modos tradicionais de vida. Porém, ele afirma que “eles não deixam de ser índios enquanto mantêm o sentimento de pertencer a um grupo e são reconhecidos como integrantes desse povo, mesmo morando em cidades”. O antropólogo pontua ainda como, em determinadas comunidades, o acesso a tecnologia reforça a manutenção de algumas tradições: “Há varias experiências de cinegrafistas indígenas que documentam a própria cultura para uso da comunidade. Eles

gravam rituais e cerimônias para depois passar para o resto de seu povo, o que acaba reforçando a própria realização desses atos. [...] É o vídeo colaborando para a manutenção e recriação cultural para aquele povo.”

Assim, o antropólogo argumenta que a integração com a sociedade não faz com que os índios não percam suas tradições, mas sim incorpore novos elementos a própria cultura. Segundoele “ocorre a interculturalidade, o diálogo entre as culturas. Eles aprendem tudo que nós temos, sem deixar de ser quem são.”

Questões

1. Qual a relevância da interculturalidade para a sociedade contemporânea? 2. Cite duas situações onde você identifica a presença da interculturalidade na

vida cotidiana. 3. Em sua opinião, de qual maneira podemos promover a interculturalidade no

espaço escolar? Referências: OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI – 3 ed. – Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, p.94-98, 2013. WALSH, Catherine. La educacíon Intercultural en la Educacíon. Lima: Ministerio de Educación, 2001. G1. Para antropólogos integração não faz índios perderem tradições. Disponível em: <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/para-antropologos-integracao-nao-faz-indios-perderem-tradicoes.html>. Acessoem 05 de março de 2015.

MAS O QUE É INTECULTURALIDADE?

“Um processo dinâmico e permanente de relação, comunicação e aprendizagem entre culturas em condições de respeito, legitimidade mútua, simetria e igualdade; um intercâmbio que se constrói entre pessoas, conhecimento, saberes e práticas culturalmente diferentes, buscando desenvolver um novo sentido entre elas na sua diferença.”(WALSH, 2001, p. 10-11)