Ficha de Leitura I - Paul Veyne a Conversão de Constantino

Post on 22-Dec-2015

215 views 1 download

description

Ficha de leitura de um dos capítulos da obra 'Como o nosso mundo se tornou cristão', de Paul Veyne.

Transcript of Ficha de Leitura I - Paul Veyne a Conversão de Constantino

HUM 03037 – Noite - Erico Loyola

FICHA DE LEITURA I:

VEYNE, Paul. ‘‘Pequenas e grandes causas para a conversão de Constantino’’. In: Quando o nosso mundo se tornou cristão (312-394). 2ª Edição. Rio de

Janeiro/RJ: Civilização Brasileira, 2011, pp. 101-121.

1) Informações sobre o autor: Paul Veyne, nascido em 1930, em Aix-la-Provence, é um historiador francês, especializado em História Antiga e, em especial, em História da Grécia e da Roma Antigas (nesse sentido, destacam-se as suas obras‘‘O pão e o circo’’, 1976; ‘‘A Elegia Erótica Romana’’, 1983; ‘‘Acreditavam os gregos em seus mitos?’’, 1984, etc.). Suas preocupações estão centradas, especialmente, nas antigas sociedades grega e romana, em especial em suas crenças, muito mais do que, por exemplo, nas reviravoltas políticas ou em sua história militar.

Veyne possui uma produção acadêmica ampla e diversificada, que, para além dos temas antes citados, também se presta ao debate da própria produção historiográfica e dos limites do saber histórico (vide, por exemplo, ‘‘Como se escreve a História e Foucault revoluciona a História’’, 1982). Nesse sentido, ainda, revela-se importante a sua proximidade, tanto no nível pessoal quanto intelectual, com Michel Foucault, com o qual inclusive editou alguns trabalhos. Ao longo de suas obras, também, percebe-se tal associação, em especial na sua adesão à tese de que ‘‘a história é a história das práticas e das crenças’’, e ao repudiar ‘‘qualquer ideia de racionalidade da história, de ser movida por fatores profundos como progresso ou luta de classes’’ (FOURNIER, 2009).

2) Citações: