Fichamento 03 BIOGEOGRAFIA

Post on 13-Apr-2016

6 views 2 download

description

BIOGEOGRAFIA

Transcript of Fichamento 03 BIOGEOGRAFIA

Aluno (a): Jéssica Inácio LamyMatrícula: 201127057

Fichamento

Biogeografia: Natureza, propósitos e tendências

Autor: Aldler Guilherme Viadana

Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 2004.

Objetivo

O autor tem como intuito apresentar a biogeografia como uma tentativa de poder explicar os fatos distributivos da vida e mostrar como esta se processa de forma evolutiva através da seleção natural.

MétodoOs métodos utilizados pelo autor para atingir seus objetivos foram constituídos

de visitas in loco (pesquisas de campo), e um aporte bibliográfico elaborado por autores renomados na área.

Ideias principais

Ressalta o fato do Brasil ser detentor da mais rica biota terrestre, fazendo também uma critica ao descaso pelo qual passa a biogeografia brasileira.

A definição da biogeografia como um ramo de conhecimento científico que se fundamenta de forma intrínseca com a distribuição, adaptação e explicação dos seres vivos nos mais diferentes lugares da superfície da terra. Suas subdivisões em fitogeografia e zoogeografia, sendo a fitogeografia mais desenvolvida devido a maior facilidade de estudo e disponibilidade de técnicas. O destaque a Lamark, Humbolft, Darwin e Wallace, e suas respectivas visões biogeografia.

Mais adiante, o autor destaca 8 propósitos de estudo biogeográficos, sendo eles respectivamente;Florístico/Faunístico, Sociológico, Histórico, Fisionômico, Econômico, Regional, Médico e Evolucionário.

Conclusão

De modo geral esse artigo se junta a uma outra pequena leva de trabalhos, que trazem intrínseca a seu conteúdo um apelo a comunidade ciêntífica, por maior valor a pesquisas biogeográfica, devido nossa riqueza biogeográfica e a necessidade de compreenção da mesma.

Melhor compreendo as contribuições que pesquisadores como Darwin e Wallace para a biogeografia.

E a importância reposição das matas ciliares no conjunto hidrográfico e a proibição da pesca, em especial, no período de reprodução dos peixes para área de estudo em questão.