Geografia- Diagramas de dispersão

Post on 29-Jul-2015

36 views 2 download

Transcript of Geografia- Diagramas de dispersão

GEOGRAFIA

TRABALHO DE GRUPO DE GEOGRAFIA

8º ano de escolaridadeTurma CElementos do grupo: H nº8M nº15R nº17

Escola E.B 2,3 Dr. António C.C

Faro 12 de Março, 2015

Índice Página1. Capa …………………………………………………………... 1 e 22. Índice ………………………………………………………….. 33. Metodologia …………………………………………………. 4, 5 e 64. Introdução …………………………………………………. 75. Objetivos .……………………………………………….... 86. Diagrama de Dispersão Esperança Média de Vida á Nascença….………….... 97. Mapa Mundo Esperança Média de Vida á Nascença …………………… 108. Diagrama de Dispersão Taxa de Mortalidade …….. 119. Mapa Mundo Taxa de Mortalidade ………………....... 1210. Diagrama de Dispersão Taxa de Natalidade ..…….. 1311. Mapa Mundo Taxa de Natalidade …..……………..... 1412. Resumo individual ……………………........…………….. 15, 16 e 1713. Bibliografia …………………………………………………….. 18

METODOLOGIA

• O H trabalhou o tema da esperança média de vida à nascença, pois é um tema que compara o número médio de anos vividos por um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano e prevê se a mortalidade para cada idade permanece constante no futuro.

. O H fez o resumo individual, o diagrama de dispersão sobre a esperança média de vida à nascença no mundo e pintou o respetivo mapa mundo com os dados recolhidos no site https://www.cia.gov/library/publications/the-worldfactbook/rankorder/rankorderguide.html.

METODOLOGIA

A M trabalhou o tema da taxa de mortalidade pois é um tema que compara o número médio anual de mortes no mundo durante um ano por cada 1000 habitantes.

A M fez o resumo individual, o diagrama de dispersão sobre a taxa de mortalidade no mundo e pintou o respetivo mapa mundo com os dados recolhidos no site https://www.cia.gov/library/publications/the-worldfactbook/rankorder/rankorderguide.html

METODOLOGIA• A R trabalhou o tema da taxa de Natalidade pois é um

tema que compara o número médio anual de nascimentos no mundo durante um ano por cada 1000 habitantes.

• A R fez o resumo individual, o diagrama de dispersão sobre a taxa de natalidade no mundo e pintou o respetivo mapa mundo com os dados recolhidos no site https://www.cia.gov/library/publications/the-worldfactbook/rankorder/rankorderguide.html

INTRODUÇÃO

Será abordado através deste trabalho o tema da distribuição demográfica para os indicadores de esperança media de vida à nascença, de taxa de Mortalidade, e de taxa de Natalidade.

Este tema é de grande importância pois estes indicadores permitem compararmos os países através destes dados recolhidos e melhor percebermos quais os paises desenvolvidos (PD), em desenvolvimento (PED) e os pouco desenvolvidos , pois todos os indicadores estudados estão diretamente ligados à qualidade de vida existente em cada país.

OBJETIVOS

Este trabalho pretende explorar as capacidades dos alunos de analisar dados demográficos, a dividi-los por categorias e ainda a aplicar os dados recolhidos num mapa mundo.

Este trabalho contribui ainda para melhorar a interacção em grupo e para aprender a dividir tarefas entre cada elemento.

Contribui ainda para desenvolver as capacidades do aluno em geral, como qualquer trabalho de grupo.

Diagrama de Dispersão Esperança Média de Vida á Nascença

Legenda: O eixo de X representa o número de países com a mesma esperança média de vida.

O eixo de Y representa a idade média de esperança de vida.

Mapa mundo

49 – 70 anos

70 - 76 anos

76 - 90 anos

Diagrama de Dispersão Taxa de Mortalidade

Legenda: O eixo de X representa o número de países com a mesma taxa de mortalidade

O eixo de Y representa o número de mortes por cada 1000 habitantes

Mapa mundo

3 – 6 mortes/ mil habitantes

6- 9 mortes/mil habitantes

9 – 17 mortes/mil habitantes

Diagrama de Dispersão Taxa de Natalidade

Legenda: O eixo de X representa o número de países com o mesmo número de nascimentos

O eixo de Y representa o número de nascimentos por cada 1000 habitantes.

Mapa mundo

5- 13 nascimentos/ mil habitantes

13- 24 nascimentos/mil habitantes

24- 46 nascimentos/mil habitantes

Resumo individual Esperança média de vida á nascença

A esperança média de vida á nascença compara o número médio de anos vividos por um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano e prevê se a mortalidade para cada idade permanece constante no futuro.

No continente Africano observa-se que a esperança média de vida á nascença é menor (comparando com os outros continentes). Isto acontece pois em África existem vários fatores que contribuem para a diminuição de nascimentos tais como: Fome, doenças e más formações, poucas condições de vida, entre outros.

Resumo individual Taxa de Mortalidade

A taxa de mortalidade compara o número médio anual de mortes no mundo durante um ano por cada 1000 habitantes.

Na Europa observa-se que a taxa de mortalidade é maior (comparando com os outros continentes).

Resumo individual Taxa de Natalidade

A taxa de Natalidade compara o número médio anual de nascimentos no mundo durante um ano por cada 1000 habitantes.

No continente Africano observa-se um maior número de nascimentos (em relação a outros continentes). Isto acontece porque África é um país pobre onde não existe o controlo de nascimentos e existe a falta de contracetivos.