Graciliano Ramo Ppt

Post on 19-Jan-2016

95 views 7 download

description

A vida de Graciliano Ramos

Transcript of Graciliano Ramo Ppt

CURSO CURSO Bacharel em TeologiaBacharel em Teologia

DISCIPLINADISCIPLINAPortuguês – I Português – I

TURMA TURMA Diurno/sábado Diurno/sábado

1º Ano / 1º Semestre – 2014 1º Ano / 1º Semestre – 2014

PROFESSOR PROFESSOR Ivan Ferreira Guariroba Ivan Ferreira Guariroba

Jares Souza Clausinei

Andre Dias

“A obra de criação, para mim, é quase sempre imprevista. E espontânea. Refaço tudo, depois.

Escrever dá muito trabalho.”

Graciliano Ramos de Oliveira foi um romancista, cronista, contista e jornalista do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938)

Graciliano Ramos de Oliveira nasce em

Quebrangulo zona da mata alagoana, em 27 de outubro de 1892, de uma família de classe média do sertão nordestino.

O autor

Pais de Graciliano

Ele é o primeiro dos dezesseis filhos de Sebastião Ramos de Oliveira, dono de uma loja de tecidos, e Maria Amélia Ferro e Ramos, filha de um fazendeiro do sertão pernambucano,

Viveu sua infância nas cidades de Viçosa,

Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE).

Infância

Fez estudos

secundários em Maceió, mas não cursou faculdade. Em 1910, sua família se estabelece em Palmeira dos Índios (AL).

Infância

Em meados de 1915, volta

a Palmeira dos Índios, onde trabalha como jornalista e comerciante. Casa-se com Maria Augusta Ramos, sua primeira esposa, com quem tem quatro filhos. Sua esposa falece em 1920.

1º Casamento de GR

Os quatro primeiros filhos de GR

•Maria Augusta,

•Múcio,

•Júnio e

•Márcio,

2º Casamento de GR

Em 16 de fevereiro de 1928 - Graciliano Ramos casava-se com a sua prima Heloisa Medeiros .Era a sua segunda núpcias.

Em 1927, é eleito prefeito

da cidade de Palmeira dos Índios, cargo no qual é empossado em 1928. 

Vida pública

“A sua administração ainda hoje é considerada uma referência de retidão, honestidade e espírito empreendedor. Graciliano combate privilégios, acaba com a corrupção e o endividamento público, aumenta a arrecadação de impostos, prioriza obras nos bairros pobres e reforma escolas públicas”

De novo em Maceió, onde

se instala em novembro de 1932, em 1933 Graciliano recebe o convite do interventor Afonso de Carvalho para assumir a direção da Instrução Pública do Estado, órgão equivalente à Secretaria de Educação hoje. 

Vida pública

Caetés (romance, 1933)

João Valério é um rapaz introvertido que se apaixona por Luísa, esposa de Adrião, dono da firma onde trabalha. O caso amoroso é deflagrado por uma carta anônima enviada ao patrão, que se suicida ao descobrir. 

As principais obras de Graciliano

Ramos

São Bernardo (romance, 1934)O ambicioso Paulo Honório, dono da fazenda São Bernardo, decide se casar para ter um herdeiro para as suas terras.

Angústia (romance, 1936)

Luís da Silva, funcionário público e jornalista, nutre ódio por Julião Tavares, moço rico que afasta Marina do protagonista, por quem ele é apaixonado. Para Silva, o rival representa o sistema humilhante e opressor em que vive. 

Vidas Secas (romance, 1938)No Nordeste, uma família, acompanhada de uma cachorra e de um papagaio, foge da seca em busca de melhores condições de vida. 

Infância (memórias, 1945)Graciliano Ramos rememora os tempos em que era criança, no estado de Alagoas, e conta histórias sobre sua criação e sobre as famílias vizinhas, de quem é atento observador. 

Insônia (reunião de contos, 1947)Treze contos em que a protagonista é a própria insônia, desvelando as inquietudes que levam uma pessoa a não conseguir dormir. 

Memórias do Cárcere (memórias, 1953)As memórias e histórias que Graciliano Ramos colecionou quando esteve preso, entre 1936 e 1937, no Rio de Janeiro, pela polícia política de Getúlio Vargas.

1936 - Prêmio Lima Barreto (Revista Acadêmica) - Angústia 1939 - Prêmio Literatura infanto juvenil (Ministério da Educação) - A Terra

dos Meninos Pelados 1942 - Prêmio Felipe de Oliveira - Conjunto da Obra 1962 - Prêmio da Fundação William Faulkner (Estados Unidos) - Vidas

Secas, como livro representativo da Literatura Brasileira Contemporânea. 1964 - Prêmios Catholique International du Cinema e Ciudad

de Valladolid (Espanha), concedidos a Nelson Pereira dos Santos, pela adaptação para o cinema do livro Vidas Secas.

2000 - Personalidade Alagoana do Século XX 2003 - Prêmio Nossa Gente, Nossas Letras / Prêmio Recordista 2003 - Medalha Chico Mendes de Resistência 2013 - Escolhido pelo Governo Federal para o PNBE - Programa Nacional

Biblioteca da Escola - Memórias do Cárcere

Os prêmios concedidos a Graciliano Ramos:

Graciliano Ramos de Oliveira foi um

romancista, cronista, contista e jornalista do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938)

O autor

http://graciliano.com.br/site/vida/biografia/http://graciliano.com.br/site/vida/biografia/http://veja.abril.com.br/infograficos/http://veja.abril.com.br/infograficos/especiais/graciliano-ramos/biografia.shtmlespeciais/graciliano-ramos/biografia.shtmlhttp://cariricaturas.blogspot.com.br/http://cariricaturas.blogspot.com.br/2009/10/mestre-graca-da-linguagem-cordel-2009/10/mestre-graca-da-linguagem-cordel-para.htmlpara.html