Guia de Implantação da ISO 9001:2015

Post on 13-Jan-2017

1.694 views 4 download

Transcript of Guia de Implantação da ISO 9001:2015

Guia deImplantação da

ISO 9001:2015

Orientações no desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade para a certificação na nova ISO 9001:2015.

Av. Adalberto Simão Nader, 425, sala 106, Ed. Milano - Mata da Praia - Vitória-ES. CEP 29066-370Tel/fax: (27) 3315-9001 - E-mail: qualieng@qualieng.com - Site: www.qualieng.com

Qualieng Consultoria, Auditoria e Treinamento

IntroduçãoA ISO que é conhecida como Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization) e sua missão é desenvolver normas que facilitam o intercâmbio internacional de bens e serviços, apoiam o crescimento econômico sustentável e promovem a inovação. A norma ISO 9001 tem obtido um grande sucesso internacional, com mais de 1 milhão de organizações certificadas (fonte: www.iso.org).

A norma ISO 9001, que trata a Gestão da Qualidade, foi emitida pela primeira vez em 1987 e depois vieram as versões 1994 e 2000. Recentemente, em 15 de setembro de 2015, foi publicada a nova norma. Essa versão passou por uma mudança significativa, gerando impacto direto nas organizações que a seguem.

A ISO 9001 é hoje reconhecida como um instrumento relevante para a satisfação dos clientes e a melhoria contínua de organizações de todas as dimensões e setores e, consequentemente, para a promoção da confiança nas relações comerciais e, agora também, para a sociedade, governo e demais partes interessadas.

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) bem implementado, leva naturalmente à redução de custos com combate a desperdícios e aumento da produtividade, bem como eleva satisfação do cliente por meio de produtos e serviços com mais qualidade.

Essa nova norma veio com uma nova estrutura, permitindo, assim, desenvolver um SGQ sem burocracias desnecessárias e voltado ao um direcionamento estratégico e de processos para promover melhores resultados organizacionais.

Dessa forma, espera-se que esta norma ganhe maior apelo pelos empresários por ser um modelo de gestão internacional de sucesso que possibilita a eficácia dos processos organizacionais e melhor gestão do negócio.

Transição para a

ISO 9001:2015Haverá um período de transição de três anos a partir de 15 de setembro de 2015, data da publicação internacional da ISO 9001:2015. Durante esse período (até 15/09/2018), os certificados emitidos na versão 2008 permanecerão válidos .

Os certificados da nova norma serão emitidos após a aprovação na auditoria de transição. Para uma validade continuada, os certificados emitidos pela versão 2008 precisam ser atualizados pela nova versão 2015 antes do prazo de validade.

A transição pode ser realizada durante qualquer auditoria programada nesse período.

Entretanto, apesar de que, em tese, seja possível realizar a auditoria de transição até setembro de 2018, se faz necessário consultar previamente o Organismo de Certificação de sua organização, pois há um determinação dos órgãos internacionais de que a partir de setembro de 2017 todas as auditorias deverão ser na versão 2015 da ISO 9001.

Recomendamos às organizações certificadas ISO 9001:2008 que iniciem desde já a adequação do Sistema com meta para a certificação ISO 9001:2015 no ano de 2016 ou 2017. Assim, haverá tempo suficiente para um bom planejamento, desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

15SET

PUBLICAÇÃOINTERNACIONAL

DA ISO 9001:2015

PUBLICAÇÃONACIONAL DA

NBR ISO 9001:2015

2015 2015

VALIDADE DOSCERTIFICADOS ISO 9001:2008

2018

30SET

15SET

PERÍODO PARA A AUDITORIA DE TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2015

Planejamento do Desenvolvimento e

Implementação do SGQ

Sugerimos que desenvolva um cronograma de atividades envolvidas no projeto de transição do SGQ para a ISO 9001:2015.

O cronograma pode conter as seguintes atividades:

Ÿ Treinamentos;Ÿ Mapeamento dos processos;Ÿ Ferramentas gerenciais;Ÿ Informações documentadas;Ÿ Reuniões;Ÿ Auditorias;Ÿ Correções e melhorias.

1

Contexto EstratégicoEstruture uma ferramenta eficaz para determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para o propósito da organização e para o seu direcionamento estratégico.

Apesar na norma não especificar quais ferramentas podem ser aplicáveis, sugerimos desenvolver um Planejamento Estratégico, aplicando a Matriz SWOT.

2

PONTOS FORTES

AMBI

ENTE

INTE

RNO

OPORTUNIDADES

AMBI

ENTE

EXT

ERNO

PONTOS FRACOS

AMEAÇAS

Partes Interessadase Escopo

Sua organização deve considerar as partes interessadas que podem impactar seu SGQ.

Os requisitos pertinentes às partes interessadas deverão ser identificados e abordados no Sistema. Assim, o SGQ passa a ter um foco mais amplo para proporcionar uma harmonia na relação com as partes interessadas.

Podem ser consideradas partes interessadas: clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, governos, sociedade, parceiros, entre outros.

A próxima etapa é determinar os limites e a aplicabilidade do SGQ, isto é, definir o seu escopo, considerando o direcionamento estratégico, as partes interessadas, os produtos e serviços da organização.

3

!

!!

Mapeamento dos Processos

Ao estabelecer o novo Sistema de Gestão da Qualidade, é preciso em primeiro lugar que identifique e revise os processos de modo a garantir a eficácia e o atendimento aos novos requisitos da ISO 9001:2015.

Indicamos utilizar fluxogramas para melhor identificação do alinhamento e interação entre os processos.

Essa etapa é fundamental para o sucesso do Sistema, fazendo com que o mesmo possa ser implementado de acordo com as reais necessidades da empresa e sem burocracias desnecessárias.

4

€F

)Li

Riscos e Oportunidades

Ao estruturar os processos, deve identificar e monitorar os riscos e oportunidades inerentes os processos, a conformidade do produto e a satisfação do cliente.

Apesar da norma não exigir informação documentada, sugerimos aplicar ferramentas de suporte aos controles, tais como a própria Matriz SWOT e o FMEA - Failure Mode and Effect Analysis, que é usado para aumentar a confiabilidade do produto ou processo.

5

!PROCESSO/PRODUTO RISCOS GRAVIDADE EFEITO PLANO DE AÇÃO ACOMPANHAMENTO

Procedimentos eControles

Com o mapeamento dos processos, os manuais, procedimentos, instruções, formulários, planilhas e sistemas informatizados devem ser adequados aos novos processos e aos requisitos da ISO 9001:2015.

Apesar da nova norma não exigir mais o manual da qualidade e procedimentos, para garantir o conhecimento necessário e o controle sobre os processos, em determinadas situações é importante manter a informação documentada.

6

Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

Após desenvolver o SGQ com base na ISO 9001:2015, chegou a hora de implantá-lo na prática.

Siga os passos:

Ÿ Reúna com os gestores e responsáveis pelos processos e setores para repassar os novos procedimentos;

Ÿ Treine os colaboradores;

Ÿ Monitore as atividades do dia-a-dia para identificar possíveis desvios;

Ÿ Realize uma Auditoria Interna para avaliar o SGQ como um todo;

Ÿ Implemente as melhorias necessárias ao SGQ.

7

Av. Adalberto Simão Nader, 425, sala 106, Ed. Milano - Mata da Praia - Vitória-ES. CEP 29066-370Tel/fax: (27) 3315-9001 - E-mail: qualieng@qualieng.com - Site: www.qualieng.com

Qualieng Consultoria, Auditoria e Treinamento

A sua parceira na certificação.

qualieng.com