IDADE DA PEDRA – PRÉ HISTÓRIA Dá-se o nome de Idade da Pedra ao longo espaço de tempo (que...

Post on 18-Apr-2015

109 views 3 download

Transcript of IDADE DA PEDRA – PRÉ HISTÓRIA Dá-se o nome de Idade da Pedra ao longo espaço de tempo (que...

IDADE DA PEDRA – PRÉ HISTÓRIA

Dá-se o nome de Idade da Pedra ao longo espaço de tempo (que durou milhares de anos) no qual os homens usavam armas e ferramentas feitas de pedra. Divide-se em dois períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, e Neolítico ou Idade da Pedra Polida.

PALEOLÍTICO

Os homens do Paleolítico eram caçadores(nomades), e modelavam suas armas em sílex, um tipo de rocha.

Quando o clima começou a esfriar na Europa ocidental, os homens cobriram-se de peles de animais, procurando cavernas para se abrigar, em cujas paredes deixaram notáveis desenhos, (pinturas rupestres) como os encontrados na Espanha e França.

MESOLÍTICO

O período compreendido entre o Paleolítico e o Neolítico chama-se Mesolítico; nele nossos antepassados usavam, ao mesmo tempo, instrumentos de pedra lascada e pedra polida.

NEOLÍTICO- IDADE DA TERRA POLIDA

Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

 

VESTÍGIOS ARQUEOLOGICOS Os vestígios mais antigos do Neolítico foram encontrados na Mesopotâmia

e Síria, datando de cerca, de 4000 a.C. O sílex com que os homens faziam os utensílios era tirado de minas, cortado e polido com rara habilidade. O clima tornara-se mais ameno, e eles haviam aprendido a cultivar milho e criar animais. Já construíam casas em forma de círculo, começando a viver em grupos maiores, muitas vezes em colinas fortificadas. Conheciam a cerâmica, faziam roupas, abriam caminhos e enterravam os mortos sob pequenos montes.

Mesmo depois que o bronze e o ferro se tornaram conhecidos, os utensílios e o modo de vida da Idade da Pedra ainda permaneceram durante algum tempo.

É importante lembrar que, enquanto em certos lugares como a Grã-Bretanha, por exemplo, vivia-se na Idade da Pedra, em outros, como Roma, Egito e China, já se usavam os metais, construíam-se belas casas e conhecia-se a escrita.

Ainda hoje, em alguns lugares do mundo, como em regiões da Austrália e Nova Zelândia, há tribo» que mal estão saindo do modo de vida da Idade da Pedra.

Os estudiosos acreditam que, uma vez que o homem da Idade da Pedra ainda não conhecia a escrita, os desenhos que gravava nas paredes das cavernas eram um meio de comunicação.

IDADE DOS METAIS É a última fase da Pré-história. De curta duração, este período vai de 6, 5 mil

anos atrás até o surgimento da escrita (por volta de 5,5 mil anos atrás).

O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.

Principais avanços do período da Idade dos Metais:

- Idade do Cobre - por volta de 6 mil anos atrás, o homem pré-histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre. Usava moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e produzir espadas, lanças e ferramentas. Usava o martelo para moldar estes objetos depois que esfriavam. 

- Idade do Bronze - por volta de 4 mil anos atrás, o homem começou a produzir o bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período.

- Idade do Ferro - por volta de 3,5 mil anos atrás o homem já dominava muito bem a metalurgia, passando a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas. Com o ferro, o homem passou a desenvolver, principalmente, armas mais resistentes.